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Ajuda - Problema com Seat Ibiza 1.3 GLXi 1993 :(

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    Ajuda - Problema com Seat Ibiza 1.3 GLXi 1993 :(

    Ola a todos. Resolvi criar este topico na esperança de alguem poder me ajudar a resolver um problema com o meu ibiza. Desde ha umas semanas para cá, ele resolveu parar-se em pleno andamento sem o menor aviso, simplesmente para. Depois dou á chave, o motor de arranque funciona, faz o motor girar, acendem as luzes do painel de controlo, mas o carro nao pega!! Mas, se esperar alguns minutos, ele volta a pegar!! Após verificar o que poderia ser, reparei que quando nao quer pegar, nao existe passagem de corrente electrica da bobine para o distribuidor!! Outra das coisas que tambem aconteçe, é por vezes ele nao pegar logo de manha ou de tarde, tanto faz, mas depois de um tempo, la pega, mas sempre com a falha a ser a falta de passagem de corrente!!! Bom, sendo isto, ja pensei que poderiam ser varias coisas, bobine, bateria, motor de arranque, mas bobine nao, porque é "nova", bateria nao vejo o que influencia na passagem de corrente da bobine para o distribuidor visto que o motor de arranque funciona bem!! Tou a pensar que possa ser o sensor hall, que fica colocado na parte superior do distribuidor e que informa a centralina de as velas estão prontas para receber corrente electrica(espero nao tar a dizer barbaridades, mas é para que se perceba melhor e nao entrar tanto em promenores), sendo assim se esse sensor está avariado por vezes deixa de enviar sinal á centralina ou entao envia sinal errado!! ja levei a um mecanico, um electricista e ninguem sabe o que é!! Assim sendo se alguem souber ou se ja passou pelo mesmo agradecia alguma ajuda.

    Um abraço.
    Flávio Alferes
    Editado pela última vez por FMSA; 03 January 2008, 20:23.

    #2
    Humm, será que ninguem me pode ajudar?

    Comentário


      #3
      O teu problema, pela descrição, parece de facto um problema eléctrico. Penso que estás no bom caminho.

      O chato mesmo é ser um problema intermitente. Eu nunca fiz reparação em electricidade automóvel, mas já fiz muita em electrónica. E esses problemas são "do caraças" para serem encontrados.

      Se dizes que a bobina foi trocada há pouco tempo, começa por investigar aí. Normalmente contactos bons há muitos anos continuam bons. Isto não é garantido, mas é provável. Verifica se os contactos da bobina estão bons e bem apertados. Se possível limpa-os bem com uma palha de aço (cuidado! não deixar lá resíduos de palha!) e ajusta-os para eliminar folgas, reapertando-os.

      Do motor de arranque e da bateria não deve ser, já que dizes que ele é capaz de parar mesmo em andamento.

      Quanto ao sensor de Hall fiquei na dúvida, já que falaste tb em distribuidor. Normalmente tens distribuidor em carros a carburador e sensor de Hall e múltiplas bobinas em carros de injecção. Podes confirmar o que tens debaixo do capot?

      Comentário


        #4
        Boas amigo ClioII, antes de mais, obrigado pela tua opinião e em tentares ajudar. Realmente é muito chato, com esta semana ja foi a terceira vez que o carro foi para a oficina e nao descobriram nada ate agora! Ja fiz isso que indicas, de tirar a bobine, limpar bem os contactos de forma a fazer massa, nao ter folgas, etc. Mas sem resultados.

        Quanto ao que tenho de baixo do capot é assim: Tenho uma unica bobine do qual parte um cabo que vai ligar ao disbtribuidor e desse mesmo distribuidor parte um cabo individual para cada uma das 4 velas! E o sensor hall está digamos, dentro do distribuidor ao qual liga uma ficha com 3 fios que suponho ir ligar á centralina juntamente com os fios do sensor da temperatura do motor!

        Posso é nao tar a chamar as coisas pelos nomes correctos, mas acho que nao.

        O carro é de injecção e nao tem carburador. A sonda lambda é que controla a entrada de gasolina e ar, respectivamente.

        Abraço
        Flávio Alferes
        Editado pela última vez por FMSA; 04 January 2008, 20:23.

        Comentário


          #5
          Aqui fica uma imagem do sensor hall como o que se encontra no meu ibiza e tambem uma explicação do seu funcionamento.

          " Este sensor, que faz parte do próprio distribuidor de ignição, envia sinais para a unidade de comando calcular a rotação do motor e identificar a posição do primeiro cilindro para sincronizar a injeção seqüencial e o controle de detonação individualmente por cilindro.
          Ele é composto de um imã permanente, circuito integrado Hall e um rotor metálico com quatro janelas, fixado diretamente à arvore do distribuidor.

          O sensor Hall é energizado diretamente pela unidade de comando 1AVB e, seu funcionamento baseia-se na emissão de sinais negativos que geram, internamente na unidade, uma tensão de 12V.
          Quando a abertura do rotor metálico está entre o imã permanente e o sensor, o campo magnético do imã consegue chegar até o sensor. Nesta condição, o sinal negativo produzido, gera na unidade uma diferença de potencial de 12V. Quando há a cobertura do sensor pelo rotor metálico, o campo magnético não chega até o sensor. Quando ocorre a cobertura da janela, o sinal gerado é de 0V."



          Retirado de: http://www.webmecauto.com.br/servicos/serv07_01.asp
          Ficheiros anexados

          Comentário


            #6
            Continou sem saber o que se passa com o meu ibiza!!

            3 dias á do electricista e nao descobriram nada!!!!!!

            Comentário


              #7
              Eu tive um caso semelhante há muitos anos, mas num carro de carburador, acabei por descobrir que eram os cabos das velas q estavam em mau estado, como o aumento da temperatura dos cabos a resistividade dos mesmos aumentava, tal como as percas de energia, n chegado por assim dizer quase nenhuma corrente ás velas, só descobri quando pedi a alguém q desse á chave enquanto eu averiguava se chegava corrente ás velas (tirando o cabo da vela e encostando o cachimbo á parte superior da vela, para verificar se saltava chispa, como já tinha visto um mecânico fazer) apanhei um esticão q ainda hoje me lembro, trocados os cabos, ficou 5*, mas no meu caso só acontecia quando o carro estava quente, o teu parece-me um pouco diferente

              Comentário


                #8
                Boas

                o carro da minha irmã (Ibiza 900cc Disco de 1990) também ja teve um problema semelhante com o teu, mas este motor nada tem a ver com o teu.

                TAmbém foi muito complicado ver a origem do problema, ele para por a trabalhar, funcionava tudo aparentemente, mas andava para ali as voltas e nao pegava

                Viu-se cabos, bobines, motores de arranque....mas nao me lembro exactamente o que era...quando tiver com a minha irma posso-lhe perguntar o que era e foi de um momento para o outro...recordo-me que aconteceu num dos primeiros dias de chuva

                Mas de resto tem estado satisfeito com o carro.

                é verdade o carro tem 25 mil km

                abraços
                Editado pela última vez por DedraMPI; 08 January 2008, 10:40.

                Comentário


                  #9
                  Olá FMSA.

                  Esse Ibiza está apostado em ser teimoso, mas nós havemos de ser mais ainda. Foi bom teres explicado o que tens exactamente no carro em termos de ignição/injecção, pois tinha ficado na dúvida.

                  Os problemas de cabos nas velas que já referiram são vulgares com o envelhecimento dos mesmos. Como o carro é de 93, não é de se pôr a hipótese de fora.

                  Obviamente que é muito chato andar a trocar peças velhas por peças novas ao calhas a ver se resulta. Tu consegues "forçar" a que o problema apareça, ou é totalmente imprevisível? Por exemplo, o meu carro teve um problema semelhante mas só em dias de calor. Não há uma condiçõa que tu identifiques que seja mais propícia à ocorrência de problemas?

                  Comentário


                    #10
                    Boas ,

                    Esse carro terá Imobilizador na Ignição?

                    Se sim, experimenta trocar a chave ...

                    è uma sugestão!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gessler Ver Post
                      Boas ,

                      Esse carro terá Imobilizador na Ignição?

                      Se sim, experimenta trocar a chave ...

                      è uma sugestão!
                      exactamente, um colega meu já teve um problema com um carro desses e os sintomas são efectivamente os mesmos. foi á Seat e reprogramaram a chave e voilá... nunca mais aconteceu


                      boa sorte e cumps \m/

                      Comentário


                        #12
                        Olá amigos. Antes de mais obrigado pelas vossas opiniões na tentativa de solucionar o problema do meu carro.

                        Ipr, quanto aos cabos das velas, é uma hipotese que ja coloquei de lado pois quando o problema aconteçe a corrente nao passa da bobine para o distribuidor, logo nao vai chegar ás velas e os cabos até se encontram em bom estado.

                        DedraMPI, poderia até ser da chuva, humidades ou algo do genero, mas mesmo em dias de sol o problema aconteçe.

                        ClioII, realmente o meu ibiza ta feito teimoso, mas concerteza nós vamos ser mais que ele. Quanto á tua pergunta posso dizer que nao consigo forçar o problema a apareçer, é mesmo imprevisivel! E nao ha nenhuma condição climatologica que possa dizer ser favoravel para o problema surgir. Pode ser dia de calor, frio, normal, humidade, etc.

                        Gessler e Extremist o meu carro nao pussui imobilizador na ignição. A chave nao contem nenhum chip nem nada que se pareça para se reprogramar. É so plastico e metal! Obrigado na mesma pela sugestão.

                        Respondidas as vossas questões, e ja que nem mecanicos nem electricistas resolveram nada, decidi eu por maos á obra!! Como eu vos tinha dito, andava desconfiado do sensor hall (modulo de ignição) que fica no distribuidor, e hoje fui á sucata ver se arranjava algum distribuidor usado, mas fui a uma e nada, a outra e nada! Nao tinham, mas um velhote, quando lhe coloquei o problema, disse-me logo que era esse mesmo modulo de ignição avariado, mesmo sem eu lhe dizer que tambem desconfiava do mesmo!! Bom, sendo isso mais a minha certeza aumentou( mesmo que teja enganado). Dali fui para outra sucata que ja fica a uns 35km´s, mas felizmente tinham la um distribuidor em melhor estado igualzinho ao meu, dai que resolvi traze-lo!! (em troca de 40€)

                        Ja o coloquei, ja dei umas voltas e por agora está tudo aparentemente a funcionar bem. Esta semana vou andar mais com ele a ver se o problema surge novamente, mas espero que nao!!!!!!!!! Depois conto-vos novidades para ver se tudo se revolveu.

                        Abraço
                        Flávio Alferes

                        Comentário


                          #13
                          caro amigo FMSA, falei com a minha irma, e ela disse-me que mudaram cabos de velas, velas....o problema manteve-se....depois mudaram as peças do distribuidor....."roters" e "condesadores" penso que seja isto....e a partir daí ficou bom...

                          Cumps e boa sorte para a resolução
                          Editado pela última vez por DedraMPI; 09 January 2008, 00:40.

                          Comentário


                            #14
                            Olá caro amigo DedraMPI, quando falas em "roters", penso que te refiras ao rotor. Como disse ontem, fui á sucata buscar um distribuidor usado, apesar de deseconfiar que o problema seja so do modulo de ignição (sensor hall) que fica tambem incorporado no distribuidor, optei por trazer tudo.

                            Ontem ja andei com o carro, hoje tambem ja fiz alguns km´s e parece estar tudo e funcionar correctamente. Agora vou andar mais uns dias a ver se o problema surge novamente, mas tou confiante que nao.

                            Abraço e obrigado pela colaboração.
                            Flávio Alferes

                            Comentário


                              #15
                              Não quero invadir o teu tópico, só queria mesmo desabafar e dizer que tenho um carro ao igual ao teu e é uma autêntica treta, sempre me deu problemas. O meu ódio de estimação passou a ser a Seat.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FMSA Ver Post
                                Olá caro amigo DedraMPI, quando falas em "roters", penso que te refiras ao rotor. Como disse ontem, fui á sucata buscar um distribuidor usado, apesar de deseconfiar que o problema seja so do modulo de ignição (sensor hall) que fica tambem incorporado no distribuidor, optei por trazer tudo.

                                Ontem ja andei com o carro, hoje tambem ja fiz alguns km´s e parece estar tudo e funcionar correctamente. Agora vou andar mais uns dias a ver se o problema surge novamente, mas tou confiante que nao.

                                Abraço e obrigado pela colaboração.
                                Flávio Alferes

                                Ainda bem que aparentemente tudo se resolveu...já agora quantos km tem o teu IBIZA?

                                Cumprimentos

                                Pedro

                                Comentário


                                  #17
                                  Ola a todos, ou muito me engano, ou o problema do meu Ibiza ja está resolvido.

                                  Desde terça, em que lhe resolvi mudar o distribuidor, ainda nao me deu o minimo sinal de avaria e até se nota que a corrente chega mais rapido ás velas (pega mais rapido).

                                  Ja tudo podia tar resolvido ha mais tempo, mas infelizmente ha por aqui uns mecanicos e electricistas que demostram alguma incompetencia!! Não se esforçaram minimamente para tentar resolver o problema nem ligaram á minha opinião do que poderia estar mal!! Enfim, eles é que perderam um cliente!

                                  Ah, amigo DedraMPI, o carro tem 182 760km´s


                                  Abraço a todos, e obrigado pela vossa colaboração.
                                  Flávio Alferes

                                  Comentário


                                    #18
                                    Confirma-se.

                                    Ibiza a 100%

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ainda bem que o problema se resolveu que eu também ia apontar para distribuidor,condesador,modulo e até mesmo o imobilizador caso o teu carro o tivesse,eu também a uns tempos atrás andei com um problema do raio no meu polo de 94 por causa do imobilizador.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem, esperemos que o Ibiza continue a comportar-se como manda a lei.

                                        Realmente, saber que uma dada peça (neste caso o distribuidor) é propensa a avarias sempre é uma segurança para se experimentar a trocar.

                                        Resta-me apenas elogiar a tua perserverança e o teu engenho para resolveres por ti mesmo o problema! ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          FMSA, ainda bem que tudo se resolveu , no ibiza ca de casa tambem nao foi facil encontrar um diagnostico, depois de muita luta lá se descobriu o problema, é preciso sorte com quem confiamos o carro...

                                          Esse Ibiza já tem alguns km parabens!!

                                          Muitos km ao volante dessa maquina

                                          Abraço

                                          Pedro

                                          Comentário


                                            #22
                                            peças para ibiza

                                            oi pessoal,tenho um ibiza 2000 4 portas,onde posso comprar peças mecanicas,e acessorios para ele?

                                            ele ta com um problema nao sei onde,ninguem descobre nada,quando estou acima de 80 Km/h do nada engasga e vai reduzindo ate parar,o que poderá ser?agora nao ta querendo ligar,viro a chave e nada,nao liga de jeito nenhum...deve ser parte eletrica...alguem me ajude ai por favor...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FMSA Ver Post
                                              Confirma-se.

                                              Ibiza a 100%
                                              cara blz??me ajuda na minha pergunta la em cima do topico,valeu...to precisando muito....

                                              Comentário


                                                #24
                                                preciso de ajuda

                                                boa noite pessoal

                                                vi este blog e decidi registar-me, pois tenho um seat ibiza clxi a gasolina de 93, e agr a pouco tempo ia a andar e o carro simplesmente parou, pensei que fosse por falta de combustivel, pois nao tinha muita gasolina, mas pus gasolina, dei a xave e nada
                                                depois chamei um mecânico na qual verificou as velas,o carburador etc... e verificou que o problema era electrico e nao mecânico.
                                                posteriormente chamei um electricista de carros, ligou um pc proprio ao carro, e foi diagnosticado avaria no distribuidor.
                                                entretanto fui a sucata, comprei um distribuidor que estava a funcionar noutro carro, montei no seat mas nada, ficou tudo na mesma.
                                                agora penso que seja da bobine,mas nao tenho a certeza.

                                                podem ajudar-me por favor, caso tenha tido uma anomalia idêntica

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ah , é verdade! há pouco testei, desliguei o cabo que vai da bobine ao distribuidor, e coloquei o cabo directamente á massa, e dei a xave, nao tem corrente, por isso penso que seja da bobine.

                                                  o que acham???

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    vi este blog e decidi registar-me, pois tenho um seat ibiza clxi a gasolina de 93, e agr a pouco tempo ia a andar e o carro simplesmente parou, pensei que fosse por falta de combustivel, pois nao tinha muita gasolina, mas pus gasolina, dei a xave e nada
                                                    depois chamei um mecânico na qual verificou as velas,o carburador etc... e verificou que o problema era electrico e nao mecânico.
                                                    posteriormente chamei um electricista de carros, ligou um pc proprio ao carro, e foi diagnosticado avaria no distribuidor.
                                                    entretanto fui a sucata, comprei um distribuidor que estava a funcionar noutro carro, montei no seat mas nada, ficou tudo na mesma.
                                                    agora penso que seja da bobine,mas nao tenho a certeza.


                                                    pode ajudar-me?

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