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Braço da suspensão - peça de desgaste?

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    Braço da suspensão - peça de desgaste?

    Caros colegas.
    Desculpem o tópico mas é mesmo a ignorância a "falar".
    Hoje levei o meu carro à Alfa para uma revisão mais profunda - embraiagem, suspensões, etc... (já está com 120.000 kms).
    Em conversa com o mecânico disse que, entre outras coisas, poderia ser necessário rever a suspensão porque a achava um pouco "seca".
    Ele foi-me dizendo que, se calhar era preciso trocar os braços da suspensão, o que achei estranho porque pensei que era uma peça que poderia durar muito tempo.
    Até lhe perguntei se ele estava a falar dos casquilhos, ao que ele respondeu que não, que esses também poderiam ter de ser trocados mas que os braços da suspensão também são peças de desgaste e, como tal, têm de ser trocados.
    Será isto correcto?
    É que sempre me disseram que o elemento que se desgastava nos braços da suspensão eram os casquilhos...
    E a diferença de preço entre uns casquilhos e dois braços da suspensão deve ser apreciável...
    Agradeço quaisquer informações, até porque o carro está pronto amanhã e queria ter alguma "sustentação" técnica.
    Obrigado antecipado.

    #2
    Boas,
    Ínfelizmente não dizes de que alfa se trata,mas sei que um ponto fraco dos alfa são as suspensões, nomeadamente braços.

    Essa da suspensão "seca", não percebo.

    Se os braços estiverem estragados, sentes decerto folga e barulhos na direcção.

    A maioria dos braços têm que ser trocados, porque nem todos permitem trocar os casquilhos todos.

    Como tal, está entregue ao que esse mecÂnico te diz.

    Abraço

    Comentário


      #3
      É um Alfa GT JTD.
      A suspensão "seca" é uma expressão que uso para dizer que sinto mais as pancadas da estrada, que não me parece tão suave como há uns kms atrás. Não sei explicar melhor...
      Não sinto quaisquer folgas ou barulhos na direcção. Por vezes, sinto um "nhec-nhec" (desculpa a onomatopeia) na suspensão.
      E se a suspensão permitir trocar todos os casquilhos? Ainda assim é preciso trocar o braço da suspensão? É que não percebo como é possível existir a necessidade de substituir uma peça de uma valor elevado só porque uns casquilhos (que custarão uns poucos de euros) estão gastos...

      Comentário


        #4
        Mais rápido que os casquilhos vão as rótulas (benditas as nossas estradas) e, sinceramente, não sei se nesse carro dão para substituir.

        Comentário


          #5
          Os Alfa GT, tal como os 156 e provavelmente outros modelos, não permitem a troca apenas dos casquilhos, daí que tens de trocar os braços da suspensão por completo.

          Quanto a ser uma peça de desgaste, é sim. Tem um certo número de kilómetros que cada suspensão está preparada para fazer, este número poderá aumentar ou diminuir conforme o tipo de estrada que costumas fazer, mas tendo em conta que o teu é um GT, logo com suspensões desportivas e mais duras, não me é difícil conceber que com 120 000km, talvez precise de umas novas...

          Saudações Alfistas. Passa no CuoreSportivo Portogallo, onde te podem esclarecer todas as dúvidas sobre Alfas. (http://cuoresportivo.rodwebdesigns.com)

          Comentário


            #6
            Quando foi a ultima vez que trocaste de amortecedores?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              Quando foi a ultima vez que trocaste de amortecedores?
              Nunca.
              Por isso também pedi para verem se era necessário trocar amortecedores.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                Nunca.
                Por isso também pedi para verem se era necessário trocar amortecedores.
                Antes de trocar os braços de suspenção, verifica antes se os amortecedores estão ainda em condições ou se só estão lá a ocupar espaço.
                Geralmente troca-se os casquilhos ou rotulas quando de ouve barulho e não quando se sente o carro com uma suspenção menso eficaz.
                O que descreves parece-me ser uma questão de amortecedores mortos que já não fazem amortecimento e causam um efeito "barco", especialmente em curva e lombas.

                Comentário


                  #9
                  120'000 km nas nossas estradas é realmente uma boa altura para rever a suspensão.

                  Sei de vários casos em que foi mudada antes dos 80'000km.

                  Não sei qual a sua kilometragem habitual, mas se o carro ainda for para durar eu apostava em algo fora da marca. KW de certeza.

                  Por curiosidade qual o orçamento da Alfa para isso ?

                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    No caso do Alfa é de facto um elemento de desgaste, porque não dá para aproveitar o triângulo e colocar-lhe sinoblocos novos, ao contrário da maioria das marcas.
                    Podes ver aqui:
                    http://www.irecambio.com/english/pdfcatalogue.asp
                    tem sinoblocos para várias marcas e se reparares para o teu é o conjunto todo. Já para um 145 é possivél comprar apenas os sinoblocos e aproveitar os triângulos.

                    Comentário


                      #11
                      Esse carro tem suspensão multilink? Se sim, geralmente, para não dizer sempre, é impossível mudar só os sinoblocos e/ou rótulas.

                      Comentário


                        #12
                        Só hoje ao fim da manhã é que me dizem em concreto o que é preciso mudar na suspensão.

                        Sempre pensei que a suspensão do GT fosse em quadrilátero à frente e McPherson atrás...

                        Comentário


                          #13
                          Já agora, alguém sabe dizer-me qual é a marca e o modelo dos amortecedores que o Alfa GT traz de origem?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                            Já agora, alguém sabe dizer-me qual é a marca e o modelo dos amortecedores que o Alfa GT traz de origem?
                            Cofap (Grupo Fiat)

                            Comentário


                              #15
                              O mais lógico é mesmo mudar os amortecedores.

                              A menos que existam folgas, chiadeiras e rangedeiras, deixa estar os braços.

                              Comentário


                                #16
                                O meu foi hoje para mudar os braços! Estava com folga

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Leonardo Sinisgalli Ver Post
                                  Só hoje ao fim da manhã é que me dizem em concreto o que é preciso mudar na suspensão.

                                  Sempre pensei que a suspensão do GT fosse em quadrilátero à frente e McPherson atrás...
                                  Atrás não é McPherson de certeza!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Os braços segundo já li por outros foruns rondam os 110 euros os 2.

                                    E sim só trocam os casquilhos juntamente com os braços.

                                    Se sentires barulhos em mau piso, precisam de ser trocados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tive uns problemas com uns ruidos na minha marea quando andava em piso que nao fosse muito certo um " tocktock" e era a barra estabilizador!(casquilhos com folga) é o mesmo problema que os braços nao é o ferro dos braços que se estraga é a porcaria das borrachas que estao estragadas mas vem agarradas e tem que se trocar a peça toda.
                                      Estes tipos tem ideias fantasticas nao tem, é só ganhar dinheiro no pós venda em peças!

                                      Mas o problema é que por causa da porcaria de umas borrachitas tive que comprar a barra cerca de 150aerios e o trabalho que aquilo deu pa trocar, o mecanico diz que foi preciso desapertar os apoios do motor e suspender o motor para que fosse possivel retirar e recolocar a nova barra, um filme de outro mundo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fui buscar o carro ontem ao fim da tarde.
                                        Tive duas surpresas. Uma agradável e outra desagradável.
                                        A primeira foi que a suspensão, apesar dos 120.000 kms, ainda não precisou de nenhuma intervenção mais profunda. Foi só trocar uns "tirantes" ou lá o que é (foi barato) e deixou de fazer o "nhec-nhec" que referi acima e passou a tratar a buracada das nossas estradas com a suavidade a que estava habituado.
                                        A má notícia é que o carro precisou de trocar os discos dos travões. Nada de especial seria se não o tivesse feito há 40.000 kms atrás!!!
                                        Bem sei que todos nos achamos os melhores condutores do mundo, mas não sou daqueles que uso o travão como o acelerador. Além de que uns 90% dos kms foram feitos em AE.
                                        O que têm a dizer acerca disto?
                                        Será isto normal?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Discos sao uma peça de desgaste mas duram muito tempo ate precisares de substituir... podem empenar mas sentias no pé alguma vibração no pedal ao travar!
                                          Mas os discos sendo novos é mais difil empenar... pedias para ver os discos "velhos" para comprovar se realmente se estavam gastos!
                                          Os calços podiam ser mais duros que o normal e o processo de desgaste dos discos ser mais rapido mas 40000km é mt mt pouco!
                                          Cheira me que os teus discos antigos ainda vao fazer o jeito a alguem!
                                          Os meus discos de origem fizeram 110000km e troquei não por estar gastos nem por estar empenados, tinha um desgaste anormal que criou uma especie de rebarba e ao travar fazia um som estranhopois a lateral no calço (talvez parte metalica)estava em contacto com o disco, e como não era muito caro troqueio os discos...
                                          Será que este era o teu problema?Mas nao te queixaste de nada....MISTERIO!
                                          Editado pela última vez por nheknhek; 10 January 2008, 12:40.

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                                            #22
                                            O meu problema é que de mecânica percebo zero ou quase...
                                            Além disso tenho confiança na oficina em causa. Mas ter confiança não quer dizer que seja burro... Por isso também coloquei este post para ter outras opiniões.
                                            Por outro lado, nem sei bem em que termos hei-de reclamar...
                                            Se o mecânico diz que tenho de trocar os discos... O que é que vou dizer? Que não? Que eu é que percebo do assunto?
                                            Se alguém me der uma boa sugestão para ultrapassar isto, de certeza que a vou utilizar para reclamar!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Agora acho que não há muito a fazer, até porque tens ao que parece uma boa relação com a oficina, e provavelmente não a quererás "danificar".

                                              Habitua-te a requerer as peças substituídas nas substituições, na minha oficina fazem-me isso sem sequer eu pedir.

                                              Eu só mudei agora os discos dos travões, o carro estava na altura com 187 000 km ...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os desgaste do conjunto discos+calços depende, como já disseram, do tipo de condução, mas também do material com que ambos são feitos. Temos de ter isso em mente.
                                                Há conjuntos nos quais os discos desgastam estupidamente rápido - nem foi o caso - e outros há em que os calços se vão num instante.
                                                Depois, se foi na marca, basta que os discos tenham mostrado menos 2mm (regra geral) na espessura, para tos terem trocado. Cá fora, talvez te recomendassem rectificá-los, mas acho que ficarias a perder com isso.

                                                Comentário

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