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Trocar Mazda 6 por MX-5

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    Trocar Mazda 6 por MX-5

    Estou a pensar trocar o meu fiel companheiro Mazda 6 a Diesel por um MX-5 NB 1.8.

    Acontece que o meu carro apesar de bem guardado, tem que dormir á mercê das intempéries.
    É fazível ter um MX-5 nestas condições? As capotas aguentam ou começam a meter água? Quero dizer, a capota por si só é suficiente, se estiver bem cuidada e em boa condição?

    Sei por exemplo que o MX-5 Ocean vinha com a capota vulcanizada o que tanto quanto sei é um tratamento de plástico que será melhor para a chuva.

    Há mais algumas dicas que me queiram dar para comprar um MX-5?

    Obrigado desde já e agradecia á moderação o favor de não deslocar o post para ver se conseguia obter algumas respostas.

    #2
    Originalmente Colocado por Talha Ver Post
    Estou a pensar trocar o meu fiel companheiro Mazda 6 a Diesel por um MX-5 NB 1.8.

    Acontece que o meu carro apesar de bem guardado, tem que dormir á mercê das intempéries.
    É fazível ter um MX-5 nestas condições? As capotas aguentam ou começam a meter água? Quero dizer, a capota por si só é suficiente, se estiver bem cuidada e em boa condição?

    Sei por exemplo que o MX-5 Ocean vinha com a capota vulcanizada o que tanto quanto sei é um tratamento de plástico que será melhor para a chuva.

    Há mais algumas dicas que me queiram dar para comprar um MX-5?

    Obrigado desde já e agradecia á moderação o favor de não deslocar o post para ver se conseguia obter algumas respostas.



    normalmente as capotas (se bem mantidas) não têm grandes problemas em resistir ás intemperies.


    o grande problema é, normalmente o vandalismo (cortes nas capotas, etc)

    cumprimentos

    Comentário


      #3
      onde é que moras?...se morares na cova da moura ou assim, esquece lá isso...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por paio pires Ver Post
        onde é que moras?...se morares na cova da moura ou assim, esquece lá isso...
        como disse está bem guardado

        Por isso o problema do vandalismo não se coloca.

        Comentário


          #5
          Há mais carros descapotáveis a dormir ao relento do que julgamos. Hoje em dia as capotas têm materiais bons, e se o dono tiver o cuidado de lhe dar alguma atenção, então não colocam problemas.

          Não evitam cortes, é certo, mas os vidros também não evitam serem partidos...

          ... e que troca curiosa essa. Vem carro de serviço a caminho?

          Comentário


            #6
            O Mazda 6 era o meu carro de serviço, comprei-o no final do renting e agora está na hora de trocá-lo por algo mais interessante.

            É um desejo que tenho há muito tempo (ter um descapotável), e acho que este modelo assenta na perfeição para o que quero.

            Comentário


              #7
              Força

              Já experimentas-te o MX-5?

              Eu também estive para comprar um, um NC neste caso, mas optei por comprar algo maior e mais confortável porque precisava dos lugares extra.

              Cá no fórum existem vários proprietários de MX-5 e não me lembro de ler nada de mau relativamente ao carro, é um excelente roadster .


              Abraço Nuno .

              Comentário


                #8
                Experimentei o NA 1.6 e gostei bastante da condução, não tanto dos interiores excessivamente espartanos, mas também é um modelo bem mais antigo.

                O NB já vem bem mais requintado, com o equipamento minimo exigivel.

                O Megane CC é sem dúvida um espectaculo em termos de espaço, eu já verifiquei pessoalmente isso.

                Comentário


                  #9
                  Hard-Top nao há ?

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                    #10
                    esse 1.8 de 140cv (?) é um mimo, um verdadeiro kart!

                    Gostei muito de conduzir em especial em altas!

                    Comentário


                      #11
                      O meu Barchetta também costuma estar na rua e, até agora, a capota não cedeu.

                      Aliás, a capota está como quando era nova, como alguns poderão comprovar. Quanto ao vandalismo, tem sofrido o mesmo que qualquer outro carro.

                      Comentário


                        #12
                        Se puderes compra o NB 1.8 após meados de 2001(146cv´s)
                        É mais bonito e tem mais equipamento.
                        A versão sport é a melhor.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado pelos conselhos, já estou mais descansado em relação á chuva.

                          Sim estou a ver para cima de 2001, com o restyling e com os interiores mais interessantes, vamos lá a ver agora como corre.

                          Versões Sport com caixa de 6 é que nem vê-los, mas também não me parece ter um valor acrescentado muito maior. Ou é assim tão melhor? As unicas diferenças que sei é a caixa de 6 e menos 0.1 segundos dos 0-100.
                          Há assim mais diferenças?

                          Comentário


                            #14
                            O sport tem jantes 16" em vez de 15.
                            Suspenção mais desportiva.
                            Travões melhores.
                            Barra AA.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              O meu Barchetta também costuma estar na rua e, até agora, a capota não cedeu.

                              Aliás, a capota está como quando era nova, como alguns poderão comprovar. Quanto ao vandalismo, tem sofrido o mesmo que qualquer outro carro.
                              Confirmo...


                              On topic:
                              Gosto mesmo muito do Mx-5... o Ocean é lindo.
                              As capotas hoje em dia com o devido cuidado duram tanto como as restantes soluções... só em caso de vandalismo é que nada a fazer... mas em ultimo caso há disponivel o Hard-top para o mx-5

                              Comentário


                                #16
                                Tenho um NA 1.6 de 97 e até agora problemas zero com a capota, tendo em conta os dias chuvosos. e também dorme ao relento.
                                No entanto, a capota do meu é recente, tem apenas 1 ano e uns trocos, no qual se aproveitou para trocar o acrilico por um vidro.
                                As únicas infiltrações que ocorrem é mesmo quando lavo o carro em que há jactos de a´gua em direcções estranhas... eheh.
                                mas são apenas umas gotas, nada de preocupante.

                                De resto é um carro excelente.
                                Se o meu com 90 cavalinhos já é uma barrigada de riso quando puxamos por ele, esse 1.8 e mais de 140cv deve ser épico...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                  O sport tem jantes 16" em vez de 15.
                                  Suspenção mais desportiva.
                                  Travões melhores.
                                  Barra AA.

                                  e falta o mais importante, autoblocante.

                                  é diversão assegurada

                                  cumprimentos

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                    Obrigado pelos conselhos, já estou mais descansado em relação á chuva.

                                    Sim estou a ver para cima de 2001, com o restyling e com os interiores mais interessantes, vamos lá a ver agora como corre.

                                    Versões Sport com caixa de 6 é que nem vê-los, mas também não me parece ter um valor acrescentado muito maior. Ou é assim tão melhor? As unicas diferenças que sei é a caixa de 6 e menos 0.1 segundos dos 0-100.
                                    Há assim mais diferenças?

                                    se puderes a sport é superior


                                    eu não tinha percebido bem, mas se o carro está guardado não deve existir problema nenhum com a capota.

                                    cumprimentos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                      e falta o mais importante, autoblocante.

                                      é diversão assegurada

                                      cumprimentos
                                      Sim, mas todos os 1800 têm!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                        Sim, mas todos os 1800 têm!

                                        pensava que era so o sport

                                        obrigado pela correcção

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                          Experimentei o NA 1.6 e gostei bastante da condução, não tanto dos interiores excessivamente espartanos, mas também é um modelo bem mais antigo.

                                          O NB já vem bem mais requintado, com o equipamento minimo exigivel.
                                          O equipamento não varia por ser NA ou NB. Existem muitos NB's com um nível de equiapmento muito básico, ao passo que o meu NA de 91, tem airbag, cruise control, ar condicionado, etc..
                                          É evidente que o NB tem outro nível de acabamentos.

                                          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                          Versões Sport com caixa de 6 é que nem vê-los, mas também não me parece ter um valor acrescentado muito maior. Ou é assim tão melhor? As unicas diferenças que sei é a caixa de 6 e menos 0.1 segundos dos 0-100.
                                          Há assim mais diferenças?
                                          A caixa de 6 melhora a utilização em longas distâncias. É, no essencial, a caixa de 5 com uma 6 relação para tornar o carro mais estradista. No entanto já ouvi dizer que as caixas de 6 dão mais problemas e as peças são difíceis de arranjar!

                                          Em termos de fiabilidade o MX-5 beneficia da sua simplicidade e construção japonesa. É uma maravilha de carro para se usufruir despreocupadamente. Não te arrependerás, de certeza.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se for carro para andar todos os dias, pensa duas vezes.

                                            No início é tudo muito giro, mas depois cansa andar com o barulho do vento na capota, pior insonorização de motor e exterior, falta de espaço, etc.


                                            Agora se for para segundo carro, força nisso !

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                              normalmente as capotas (se bem mantidas) não têm grandes problemas em resistir ás intemperies.


                                              o grande problema é, normalmente o vandalismo (cortes nas capotas, etc)

                                              cumprimentos
                                              x2


                                              Atenção aos consumos desse motor.
                                              Se o carro não tiver AC, no Verão vais penar um pouco.
                                              Apesar de tudo MX5 é paixão e, como tal, tudo se suporta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Se for carro para andar todos os dias, pensa duas vezes.

                                                No início é tudo muito giro, mas depois cansa andar com o barulho do vento na capota, pior insonorização de motor e exterior, falta de espaço, etc.


                                                Agora se for para segundo carro, força nisso !

                                                Nada disso se passa no MX5 ( pelo menos nas penúltimas versões).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Se for carro para andar todos os dias, pensa duas vezes.

                                                  No início é tudo muito giro, mas depois cansa andar com o barulho do vento na capota, pior insonorização de motor e exterior, falta de espaço, etc.


                                                  Agora se for para segundo carro, força nisso !
                                                  facilmente um tipo se habitua, já que não é tão dramático como isso.
                                                  tiradas grandes em AE é que se pode tornar cansativo.

                                                  Uso o carro diariamente e nunca senti falta de espaço. é certo que a bagageira é pequena, mas também depende das necessidades de cada um para o dia-a-dia. Para mim, serve perfeitamente.

                                                  Está longe de ser perfeito, mas uma convivência diária é perfeitamente possivel e nada cansativa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Se for carro para andar todos os dias, pensa duas vezes.

                                                    No início é tudo muito giro, mas depois cansa andar com o barulho do vento na capota, pior insonorização de motor e exterior, falta de espaço, etc.


                                                    Agora se for para segundo carro, força nisso !
                                                    Isso não é verdade. A capota do meu MX-5, que tem 17 anos, só faz algum ruído acima dos 170 (velocidade a que muuuito raramente ando. As de óculo de vidro (NB) fazem muito menos.
                                                    Garanto que o nível de ruídos exteriores dentro do carro não é superior ao de um carro fechado normal.
                                                    Quanto à falta de espaço, é muito relativo. A menos que precises de transportar uma mala de viagem, o MX-5 chega para tudo. Ainda há dias fui ao supermercado fazer as compras do mês e um carrinho de compras todo atafulhado coube bem no carro.

                                                    Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                    x2


                                                    Atenção aos consumos desse motor.
                                                    Se o carro não tiver AC, no Verão vais penar um pouco.
                                                    Apesar de tudo MX5 é paixão e, como tal, tudo se suporta.
                                                    Os consumos são um problema real, mas nada assustador. O meu MX-5, desafinado, gasta 10 em circuito urbano. Em estrada, a correr mal, gasta 8,5. A menos que vás de 160 para cima.
                                                    O meu tem AC. É bem verdade que no verão, se não o ligar, torna-se insuportável aguentar o calor gerado pelo sol a bater na capota preta. E abrir a capota quando está aquele sol de verão, só mesmo para os parolos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por McReis Ver Post
                                                      Isso não é verdade. A capota do meu MX-5, que tem 17 anos, só faz algum ruído acima dos 170 (velocidade a que muuuito raramente ando. As de óculo de vidro (NB) fazem muito menos.
                                                      Garanto que o nível de ruídos exteriores dentro do carro não é superior ao de um carro fechado normal.
                                                      Quanto à falta de espaço, é muito relativo. A menos que precises de transportar uma mala de viagem, o MX-5 chega para tudo. Ainda há dias fui ao supermercado fazer as compras do mês e um carrinho de compras todo atafulhado coube bem no carro.


                                                      Os consumos são um problema real, mas nada assustador. O meu MX-5, desafinado, gasta 10 em circuito urbano. Em estrada, a correr mal, gasta 8,5. A menos que vás de 160 para cima.
                                                      O meu tem AC. É bem verdade que no verão, se não o ligar, torna-se insuportável aguentar o calor gerado pelo sol a bater na capota preta. E abrir a capota quando está aquele sol de verão, só mesmo para os parolos.
                                                      E o calor emanado pelo tunel do veio de transmissão ?

                                                      Enfim...é um MX5, tudo se suporta.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                        facilmente um tipo se habitua, já que não é tão dramático como isso.
                                                        tiradas grandes em AE é que se pode tornar cansativo.

                                                        Uso o carro diariamente e nunca senti falta de espaço. é certo que a bagageira é pequena, mas também depende das necessidades de cada um para o dia-a-dia. Para mim, serve perfeitamente.

                                                        Está longe de ser perfeito, mas uma convivência diária é perfeitamente possivel e nada cansativa.
                                                        Eu nunca andei no mazda, mas no S2000 depois de ter feito 300 kms num dia com muita AE (em ritmos calmos) entrei num Rover 200 (1999) com molas e amortecedores Koni e parecia um carro de luxo.

                                                        Suave, fofinho, silencioso...
                                                        ...ou seja, características que o rover não tem !

                                                        Aliás, é impensável que uma capota fléxivel ofereça o isolamento acústico de um carro fechado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                          E o calor emanado pelo tunel do veio de transmissão ?

                                                          Enfim...é um MX5, tudo se suporta.
                                                          Nem tudo. Como todos os carros, tem coisas más.
                                                          Mas atenção que isso do túnel pode resolver-se: o túnel tem um isolante que vai perdendo eficácia com o tempo e uso do carro e, só então, aquece.
                                                          Como o meu carro ainda nem tem 40.000kms, não sinto esse calor de que muitos proprietários se queixam.

                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Eu nunca andei no mazda, mas no S2000 depois de ter feito 300 kms num dia com muita AE (em ritmos calmos) entrei num Rover 200 (1999) com molas e amortecedores Koni e parecia um carro de luxo.

                                                          Suave, fofinho, silencioso...
                                                          ...ou seja, características que o rover não tem !

                                                          Aliás, é impensável que uma capota fléxivel ofereça o isolamento acústico de um carro fechado.
                                                          Atenção que o S2000 é muito mais dureo e seco que o MX-5. Aliás, tinha forçosamente que ser.

                                                          Quanto ao isolamento acústico: se for um Mercedes ou um carro de construção pós 2000, pode notar-se uma diferença. Mas comparado, por exemplo, com um Fiesta de 98, é igual.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Olha que no meu consegui adaptar-lhe o «isolante» do Mazda 6...ficou melhor mas...pouco.

                                                            40.000 ?!

                                                            O meu tem 15.000 ( e é um ...-...-RE )


                                                            Quais são as coisas más?

                                                            Comentário

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