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Serei o único a gostar menos de conduzir um Diesel?

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    Serei o único a gostar menos de conduzir um Diesel?

    Boa tarde a todos.

    Venho colocar mais uma tema em cima da mesa, embora já algo discutido por estas bandas, gostava de saber se sou ou não um exclusivo nesta matéria.

    Basicamente, a minha condução é considerada de extremos, vai desde o muito calmo ao ultra agressivo, porém, em ambas as formas de condução eu não consigo extrair agradabilidade de condução dos denominados Diesel turbinados de última geração.

    Ora, se conduzo devagar sou sistematicamente confrontado com fossos de potencia a baixa rotação e com uma desagradável entrega brusca de potencia. Quando conduzo deforma mais agressiva, os meus instintos levam-me a explorar regimes mais altos, simplesmente inexistentes na maioria dos motores Diesel (Atenção que não falo em motores bi-turbo, como o 2.2 HDi, que atenuam estas sensações).

    Ora, sou eu que tenho um estilo de condução muito próprio, que põe de lado regimes intermédios, preferindo continuamente os mais altos, o que me obriga a descartar a opção Diesel, ou estes motores ainda têm um longo caminho a percorrer para alcançar a linearidade dos motores otto NA?

    Cumprimentos.

    #2
    É tudo uma questão de hábito, mas claro o controlo do pé ajuda muito.
    Eu tenho dias. Apesar de não conduzir um diesel da última geração, conduzo um bem antigo, em que se nota bem o turbo a entrar a partir das 3 mil rpm.
    Gosto de sentir o turbo a entrar em acção ( apesar de não ser nada de mais, de todo ), mas há dias em que em ando diferente e torna-se um pouco incómodo.

    Da mesma forma que nas reduções, não grandes porque isso não faço se sente. Normalmente antes de reduzir dou sempre um cheirinho no acelerador, para cair na rotação que sei que não vai dar o solavanco, para se tornar menos incómodo nesse aspecto também.

    Comentário


      #3
      Tb depende do diesel.. eu deixo-te andar uma volta no meu e se conseguires andar depressa naquilo e acima das 3500 rpm pago-te o almoço!

      Comentário


        #4
        Quantos anos tinha o ultimo diesel que conduziste?

        10, 20?

        É que pela descrição do diesel, isso era de um motor antigo e não certamente um bom motor diesel de ultima geração.
        Ou então era algum diesel economico de baixa cilindrada.

        Comentário


          #5
          eu consigo bem conduzir qualquer diesel!


          destes novos, se não fosse a traineirada até nem eram totalmente maus!



          dizem que o 5 cilindros alfa é melhor....já não sei!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            Quantos anos tinha o ultimo diesel que conduziste?

            10, 20?

            É que pela descrição do diesel, isso era de um motor antigo e não certamente um bom motor diesel de ultima geração.
            Ou então era algum diesel economico de baixa cilindrada.
            Talvez seja isso.

            Mas já conduzi tantos, desde mjets, TDi, D4D...

            Comentário


              #7
              conduz um sdi ou algo do género...
              aí já não fosso do turbo :P

              Comentário


                #8
                Eu também não sou apreciador de diesel, nem tenciono comprar nenhum nos próximos anos.

                Quando vier a fazer quilometragens que não me permitam sustentar o combustível, aí sim.... pondero fazer a transformação para GPL, mas não comprar um fumaças.

                Se bem que há motores diesel bem agradáveis de conduzir (para os padrões diesel), lembro-me dos D4-D da Toyota, dos BMW diesel em geral, e mesmo o 2.0TDi VW, que pode ser um motor com muitos defeitos e algo ruidoso, mas quando montado num A3 dos novos, tem uma utilização bem agradável.
                No entanto, apesar de agradáveis (alguns deles), se formos andar na respectiva variante a gasolina, a agradabilidade é outra, a ausência de vibrações, a macieza do motor, a suavidade... são factores que aprecio muito e nisso não tenciono ceder.

                Comentário


                  #9
                  Desculpa, mas isso é não saber usar o k se tem.

                  Nos diesel é possivel conduzir mto depressa sem passar das 3000/3500rpm.

                  Aliás um otto, para ser conduzido depressa, convem andar acima das 3500rpm. A não ser que seja turbo.
                  O que leva a grandes consumos!

                  Comentário


                    #10
                    È habito mas prefiro 300vezes um gasolina a gasoleo porra... nas 1000-1200rpms o gasolina tem mto mais força é mais agradavel de conduzir. Para mim...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                      Desculpa, mas isso é não saber usar o k se tem.

                      Nos diesel é possivel conduzir mto depressa sem passar das 3000/3500rpm.

                      Aliás um otto, para ser conduzido depressa, convem andar acima das 3500rpm. A não ser que seja turbo.
                      O que leva a grandes consumos!
                      Andar sempre em alta rotação tambem não é nada economico

                      Comentário


                        #12
                        sim és!

                        Comentário


                          #13
                          Por acaso ontem alternei entre um HDI e o meu chasso a gasolina, e a diferença entre os dois carros é mesmo muito forte. No HDI a resposta ao acelerador é sempre mais lenta e suave. Sente-se a inércia do motor ao trocar de relações. No "gasolinas" é o inverso, a resposta é mais pronta, parece tudo mais directo.

                          São maneiras de conduzir diferentes. Mas homem que é homem conduz qualquer coisa.

                          Comentário


                            #14
                            Eu consigo conduzir qualquer carro lol ... se nao consegue guiar um diesel é pq tem algum problema .

                            Tá tramado se lhe dão um carro de serviço vai ter de pedir um especial a gasolina :|

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                              São maneiras de conduzir diferentes. Mas homem que é homem conduz qualquer coisa a gasolina .


                              Concordo contigo!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                Por acaso ontem alternei entre um HDI e o meu chasso a gasolina, e a diferença entre os dois carros é mesmo muito forte. No HDI a resposta ao acelerador é sempre mais lenta e suave. Sente-se a inércia do motor ao trocar de relações. No "gasolinas" é o inverso, a resposta é mais pronta, parece tudo mais directo.

                                São maneiras de conduzir diferentes. Mas homem que é homem conduz qualquer coisa.
                                Existem carros a gasolina com maior inercia em baixa que as suas correspondentes turbo-diesel.

                                Comentário


                                  #17
                                  apenas tens de adaptar a tua condução ao diesel, os modernos turbodiesel gostam muito de médios regimes, por isso resta adaptares-te ao tipo de motor, ou então vais ter de comprar um taipérre! LOL

                                  Comentário


                                    #18
                                    São carros diferentes, o 1.6 HDi cá de casa faz-me confusão porque não é nada linear, em baixas parece uma traineira, depois lá entra o turbo e lá desenvolve alguma coisa, mas isto não é mal só dos diesel, é mal de qualquer carro com turbo, é por isso que prefiro os NA que são mais lineares.

                                    No meu é pisar e ele vai, no 1.6 HDi é pisar e esperar um pouco até às 2000rpm...

                                    Depois ainda temos a questão da sonoridade e aquele subir de rotação que nunca mais pára!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                      São carros diferentes, o 1.6 HDi cá de casa faz-me confusão porque não é nada linear, em baixas parece uma traineira, depois lá entra o turbo e lá desenvolve alguma coisa, mas isto não é mal só dos diesel, é mal de qualquer carro com turbo, é por isso que prefiro os NA que são mais lineares.

                                      No meu é pisar e ele vai, no 1.6 HDi é pisar e esperar um pouco até às 2000rpm...

                                      Depois ainda temos a questão da sonoridade e aquele subir de rotação que nunca mais pára!

                                      de alguns turbo!os mais modernos já atenuam o turbo lag.....

                                      o meu otto Turbinado é pior que a maioria dos diesel turbo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        Existem carros a gasolina com maior inercia em baixa que as suas correspondentes turbo-diesel.
                                        Exemplos? De qualquer forma, a existirem, serão as excepções que confirmam a regra.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hábito.

                                          Quando passo umas semanas sem rodar de bicicleta, ao regressar, parece que não há posição suportável em cima da bicha... Ao fim de uma semana com treinos diários já volta tudo ao normal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                            Por acaso ontem alternei entre um HDI e o meu chasso a gasolina, e a diferença entre os dois carros é mesmo muito forte. No HDI a resposta ao acelerador é sempre mais lenta e suave. Sente-se a inércia do motor ao trocar de relações. No "gasolinas" é o inverso, a resposta é mais pronta, parece tudo mais directo.

                                            São maneiras de conduzir diferentes. Mas homem que é homem conduz qualquer coisa.
                                            Exactamente a mesma opinião, eu num otto piso e ele anda, já num diesel, tenho que esperar que entre o turbo... bla bla bla... Até tenho tempo para assar um frango...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu tambem acho isso. Quando ando com o meu 1.3 cdti até mete medo. Aquela sensação de querer que o carro ando e ele quietinho...

                                              Comentário


                                                #24
                                                É do teu tipo de condução.


                                                Não acho nada "complicado" conduzir um diesel, mesmo quando conduzi um pela primeira vez (Pug 504).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quando comprei o meu carro, usado, notei muito a falta de progressividade na passagem do meu carro antigo (um diesel aspirado de cilindrada elevada e peso relativamente baixo) para um turbinado "à antiga". Nomeadamente, havia um fosso incrível entre a 2ª e a 3ª velocidade ao qual demorei MESES a habituar-me. Mas hoje em dia habituei-me e sou perfeitamente capaz de adoptar diversos estilos de condução consoante a necessidade ou o momento.
                                                  Mas que demorei vários meses e milhares de kms para o conseguir, isso foi!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Num carro com um bom motor turbodiesel, com CommonRail, o Lag é praticamente inexistente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                                      Exactamente a mesma opinião, eu num otto piso e ele anda, já num diesel, tenho que esperar que entre o turbo... bla bla bla... Até tenho tempo para assar um frango...
                                                      LOL

                                                      não és nada exagerado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        deixa de ser con@s pá!!!

                                                        havias de ter que andar de papa-reformas (aka mata-velhos) para veres o que é bom prá tosse


                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          tenho que reconhecer que concordo contigo. acontece-me a mesma coisa.

                                                          acho que quem diz que prefere motores a diesel, devem ter apenas experimentado motores a gasolina de baixa cilindrada (1000,1100 ou 1200cc) e nunca experimentou um motor a gasolina decente.

                                                          ainda só tive 2 carros. um megane 1.4 16v 94 cv a gasolina e o actual colt 1.5 DiD 95 cv e tenho que reconhecer, apesar do motor do megane não ser nada de especial, dava-me mais prazer de condução. que saudades de ouvir a terceira a gritar às 7.000 rotações como se não houvesse amanha.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                                            Boa tarde a todos.

                                                            Venho colocar mais uma tema em cima da mesa, embora já algo discutido por estas bandas, gostava de saber se sou ou não um exclusivo nesta matéria.

                                                            Basicamente, a minha condução é considerada de extremos, vai desde o muito calmo ao ultra agressivo, porém, em ambas as formas de condução eu não consigo extrair agradabilidade de condução dos denominados Diesel turbinados de última geração.

                                                            Ora, se conduzo devagar sou sistematicamente confrontado com fossos de potencia a baixa rotação e com uma desagradável entrega brusca de potencia. Quando conduzo deforma mais agressiva, os meus instintos levam-me a explorar regimes mais altos, simplesmente inexistentes na maioria dos motores Diesel (Atenção que não falo em motores bi-turbo, como o 2.2 HDi, que atenuam estas sensações).

                                                            Ora, sou eu que tenho um estilo de condução muito próprio, que põe de lado regimes intermédios, preferindo continuamente os mais altos, o que me obriga a descartar a opção Diesel, ou estes motores ainda têm um longo caminho a percorrer para alcançar a linearidade dos motores otto NA?

                                                            Cumprimentos.

                                                            Vai lá mas é conduzir a sucata inglesa.

                                                            Comentário

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