Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hipermercados: luzes que enganam

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Hipermercados: luzes que enganam

    Já devem ter reparado que em determinadas zonas (peixaria, fruta, ...) dos hipermercados são usadas umas lâmpadas especiais...

    Hoje reparei mais uma vez no efeito dessas luzes na fruta. Estavam lá umas maçãs que pareciam muito maduras e muito apetitosas, mas assim, que as tirei debaixo dessas luzes, revelaram a sua verdadeira natureza: completamente verdes !!!

    Na minha opinião estas técnicas são eticamente reprováveis.

    A minha dúvida é: não serão também ilegais?

    Os hipermercados não deveriam ser obrigados a colocar um aviso do tipo "cores alteradas por iluminação especial"?

    #2
    Não queiras saber a carne como fica fresca e suculenta, depois é tarde já está cortada e embalada.

    Bom é melhor nem falar em peixe ...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Já devem ter reparado que em determinadas zonas (peixaria, fruta, ...) dos hipermercados são usadas umas lâmpadas especiais...

      Hoje reparei mais uma vez no efeito dessas luzes na fruta. Estavam lá umas maçãs que pareciam muito maduras e muito apetitosas, mas assim, que as tirei debaixo dessas luzes, revelaram a sua verdadeira natureza: completamente verdes !!!

      Na minha opinião estas técnicas são eticamente reprováveis.

      A minha dúvida é: não serão também ilegais?

      Os hipermercados não deveriam ser obrigados a colocar um aviso do tipo "cores alteradas por iluminação especial"?

      nunca reparei: vou estar atento.

      obrigado pelo aviso.

      Comentário


        #4
        grande cadeirão que davam os truques dos hipermercados!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por gro Ver Post
          nunca reparei: vou estar atento.

          obrigado pelo aviso.
          Há isto

          Índice de restituição da cor – parâmetro que caracteriza a aptidão das lâmpadas para não alterar a cor dos objectos que iluminam;
          Ou seja, um bom técnico de luminotecnia pode conjugar o tipo de cor da lâmpada para reforçar a ideia de qualidade ou excelência de um produto, ou ainda que é muito fresco, e sem que seja ilegal.

          Realça a pigmentação que torna os alimentos mais apelativos ao consumidor.

          Isto é uma técnica usada é todos os estabelecimentos com balcões frigorificos de produtos alimentares ou zonas de alimentos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
            Não queiras saber a carne como fica fresca e suculenta, depois é tarde já está cortada e embalada.

            Bom é melhor nem falar em peixe ...

            Por acaso até quero saber...

            Conta lá o que sabes ou sabes apenas aquilo que te dizem...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
              Por acaso até quero saber...

              Conta lá o que sabes ou sabes apenas aquilo que te dizem...

              Sabes que a pigmentação pode ser "alterada" com o uso de cores adequadas não sabes.

              Muito do "fresquissimo" não o é.

              Se na carne passa mais ou menos, no peixe ...

              Agora imagina o pescado andar em "bolandas" no entra e sai de câmaras frigorificas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                Há isto



                Ou seja, um bom técnico de luminotecnia pode conjugar o tipo de cor da lâmpada para reforçar a ideia de qualidade ou excelência de um produto, ou ainda que é muito fresco, e sem que seja ilegal.

                Realça a pigmentação que torna os alimentos mais apelativos ao consumidor.

                Isto é uma técnica usada é todos os estabelecimentos com balcões frigorificos de produtos alimentares ou zonas de alimentos.

                Não fazia a mínima ideia que tais resultados se poderiam produzir apenas alterando a luz. Da próxima vez vou observar melhor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Já devem ter reparado que em determinadas zonas (peixaria, fruta, ...) dos hipermercados são usadas umas lâmpadas especiais...

                  Hoje reparei mais uma vez no efeito dessas luzes na fruta. Estavam lá umas maçãs que pareciam muito maduras e muito apetitosas, mas assim, que as tirei debaixo dessas luzes, revelaram a sua verdadeira natureza: completamente verdes !!!

                  Na minha opinião estas técnicas são eticamente reprováveis.

                  A minha dúvida é: não serão também ilegais?

                  Os hipermercados não deveriam ser obrigados a colocar um aviso do tipo "cores alteradas por iluminação especial"?
                  Há muitos anos que se usam luzes dessas, o truque é optar pelo comercio tradicional .

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Já devem ter reparado que em determinadas zonas (peixaria, fruta, ...) dos hipermercados são usadas umas lâmpadas especiais...

                    Hoje reparei mais uma vez no efeito dessas luzes na fruta. Estavam lá umas maçãs que pareciam muito maduras e muito apetitosas, mas assim, que as tirei debaixo dessas luzes, revelaram a sua verdadeira natureza: completamente verdes !!!

                    Na minha opinião estas técnicas são eticamente reprováveis.

                    A minha dúvida é: não serão também ilegais?

                    Os hipermercados não deveriam ser obrigados a colocar um aviso do tipo "cores alteradas por iluminação especial"?
                    Patifes licenciados para o logro...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gro Ver Post
                      Não fazia a mínima ideia que tais resultados se poderiam produzir apenas alterando a luz. Da próxima vez vou observar melhor.


                      Para complementar


                      luminotecnia

                      A luminotecnia consiste num conjunto de técnicas que permitem definir, tanto no interior dos recintos como espaços exteriores e vias públicas, uma quantidade e qualidade de distribuição de luz suficiente para a natureza dos trabalhos a realizar (indústria), actividades a desenvolver (domicílio), segurança rodoviária (ruas e estradas), aspectos estéticos (iluminação sumptuária), entre outras.

                      Todas estas técnicas foram estabelecidas tomando como ponto de partida a noção fundamental de fluxo luminoso, o qual se define a partir da curva que relaciona a sensibilidade da vista humana com o comprimento de onda das radiações electromagnéticas que se transmitem sob a forma de luz.

                      Assim, a base técnica da iluminação é de natureza fisiológica.
                      Os valores fotométricos que entram na definição de qualquer projecto de iluminação (fluxo luminoso, intensidade de iluminação, luminância) encontram-se sempre relacionados, em última instância, com a função visual.


                      Na iluminação de interiores utilizam-se lâmpadas de incandescência, de descarga gasosa e tubos de néon.

                      A iluminação deve estar disposta de tal forma que a acção da luz e as suas cores não prejudiquem a comodidade, a economia e a higiene do trabalho.

                      As instalações exteriores são, contudo, iluminadas exclusivamente de forma directa, ao contrário das interiores. A iluminação das ruas dever ser ajustada às condições de tráfego.


                      Está lá tudo, e com muita latitude de acção.

                      Comentário


                        #12
                        Encontrei isto, que relata muitos outros truques usados nos hipers: http://www.midiaindependente.org/pt/...2/270549.shtml

                        Por exemplo, nunca tinha reparado que a entrada nos hipers é quase sempre no lado direito. Leiam o link se quiserem saber porquê...

                        Comentário


                          #13
                          E as lojas de roupa com os espelhos que "emagrecem"? todo o comércio está minado de pequenos truques.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            E as lojas de roupa com os espelhos que "emagrecem"? todo o comércio está minado de pequenos truques.
                            E as pessoas que se sentem magras?

                            Eu "gostava" de um espelho que me fizesse mais gordo..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Encontrei isto, que relata muitos outros truques usados nos hipers: http://www.midiaindependente.org/pt/...2/270549.shtml

                              Por exemplo, nunca tinha reparado que a entrada nos hipers é quase sempre no lado direito. Leiam o link se quiserem saber porquê...
                              Interessante esse artigo..

                              ...E os carrinhos das compras ajudam, dado que têm uma inclinação intencional para a esquerda

                              ...clientes tendem a caminhar no sentido dos ponteiros do relógio, da esquerda para a direita...
                              "Quando queremos que o cliente seja mais rápido a comprar, a música tem mais ritmo; quando queremos que seja mais lento, o som é mais calmo"

                              E para terminar
                              Logo que entra num hipermercado, o cliente começa a caminhar a uma velocidade de um a 1,20 metros por segundo e, nesse momento, recebe entre 200 a 300 estímulos por segundo, aos quais se associam as suas necessidades e motivações

                              Comentário


                                #16
                                Se se quiserem dar ao trabalho

                                Em especial no Verão, experimentem observar o movimento de descarga nas traseiras do Hiper's. Até arrepia. Apesar de sermos empurrados para as compras nas grandes superfícies pelas razões que todos conhecemos. Em relação à carne, peixe e marisco (então o vendido avulso) fujam.


                                Todos que possam e pelo menos relativamente à carne manterem a fidelidade ao talho de bairro e quanto ao peixe, nada como os velhos mercados. De preferência mantendo uma relação de amizade criada ao longo do tempo pelo(a) vendedor(a) da bancada x ou Y.

                                Conheço pessoal de Lisboa que aproveita o fim de semana para dar um salto ao mercado de Setúbal para se abastecer de peixinho do melhor. Quanto ao peixe na lota de Sesimbra também não é mau, mas é mais careiro.

                                Quanto à história das luzes é bem verdade. Retirem a carne, legumes e a fruta debaixo das luzes e vejam a diferença.

                                Boas compras

                                Comentário


                                  #17
                                  O marketing de algo não deveria precisar de ser fraudulento para vender. Se tal é necessário, é porque o produto não presta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    poi é pssoal...

                                    Não nos vamos deixar enganar e vamos optar por comprar as frutas e legumes nas praças e nos mercados tradicionais...

                                    Vêmos o que realmente é e ainda por cima desfrutamos da melhor fruta Nacional..

                                    cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu já tiro a carne de debaixo das luzes há muitos anos... A mim nunca me enganaram.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bom tópico eu

                                        Muitas destas estratégias de manipulação da mente do consumidor são também usadas pela publicidade, pela comunicação social e no marketing político.

                                        Aqui atrasado andava às compras no Tesco e reparei num painel publicitário da Disney/Pixar relativo a um produto de merchandising do filme Cars.

                                        O carro desportivo vermelho aparecia em primeiro plano e com a roda da frente bem exposta, li no pneu GOODYEAR mas... passado um pouco voltei atrás para confirmar e afinal apenas tinha apenas escrito YEAR, estando o resto oculto pelo guarda-lamas, claro que como o lettering é igual ao dos pneus Goodyear fazemos logo a associação.

                                        A título de curiosidade no filme aparece Lightyear nos pneus mas o grande patrocinador do NASCAR é mesmo a Goodyear.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aqui em casa são poucos os alimentos frescos que compramos nos hipermercados. Pois os meus pais são agricultores e a minha mãe gosta muito de fazer a sua horta e temos um pequeno pomar. A carne também é criada em casa, desde carne de vaca ao porco e à galinha. O peixe é o único que compramos quando é fresco a minha mãe compra no mercado ou a um vendedor ambulante que anda a vender aqui pelas aldeias. O leite também não compramos eu tenho o privilégio de beber leite do dia todos os dias.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isto era algo que me escapava completamente. Vou tentar fazer isto em fotografia. Vou andar atento.

                                            Há algum Hiper + tendencioso?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por e-bLaSe Ver Post
                                              Isto era algo que me escapava completamente. Vou tentar fazer isto em fotografia. Vou andar atento.

                                              Há algum Hiper + tendencioso?

                                              Eu acho que são todos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por brunoclio Ver Post
                                                O marketing de algo não deveria precisar de ser fraudulento para vender. Se tal é necessário, é porque o produto não presta.
                                                Numa sociedade tão "rápida" como é a de hoje, o marketing tem uma posição imprescindível. E vai do defraudou ao agressivo. Mas na maior parte dos casos é apenas agressivo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Encontrei isto, que relata muitos outros truques usados nos hipers: http://www.midiaindependente.org/pt/...2/270549.shtml

                                                  Por exemplo, nunca tinha reparado que a entrada nos hipers é quase sempre no lado direito. Leiam o link se quiserem saber porquê...

                                                  Excelente tópico
                                                  Também aprendi umas quantas coisas neste artigo.
                                                  Essa das luzes nos legumes é demais. Nunca tinha reparado.
                                                  Vou andar mais atento.

                                                  Cumprimentos,

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso tem anos e anos.. já antes dos Hipers os normais talhos ou lojistas usavam luzes para esse efeito..

                                                    Lembro-me que bastava um tipo de flurescente que já tornava a carne muito mais apetitosa

                                                    Já ouvi até que alguns restaurantes tambem as usam..

                                                    Não é só os hipers

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso é muito comum, lembro-me de ter dado isso na escola

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X