Tive recentemente oportunidade de experimentar o novo VW Tiguan 2.0 tdi e o Mitsubishi Outlander, ambos carros que gosto muito e cujo comparativo tem alguns aspectos interessantes:
- Comparativo de dois SUVs das duas marcas favoritas no Dakar
- Comparativo de duas gerações de 2.0 tdi - o injector bomba e o comon- rail
- Comparativo de Alemão vs Japonês
O primeiro foi o Tiguan, ligeiramente mais pequeno, em termos de condução parece consideravelmente mais, motor suave e silencioso, ajudado por cx automática (andei sempre em sequencial) excelente comportamento ágil e muito previsivel, total ausência de ruídos parasitas e enorme capacidade de filtrar a estrada sem perder uma direção razoavelmente directa e comunicativa. Menos positivo pareceu-me o facto de a bagageira ser pequena (não sei como é que declaram 470 lts ).
Depois o Outlander, mais comprido e com claramente mais espaço nos lugares traseiros e bagageira, ao volante faz notar as suas dimensões maiores. O motor 2.0 de 140 cv, que eu bem conheço, a lidar bem com o porte do outlander, dando-lhe também uma certa noção de ligeireza, é no entanto bastante mais ruidoso. O comportamento também bastante bom, gostei mais com a tracção as 4 ligada, permite velocidades de passagem em curva muito boas e sempre com grande sensação de segurança.
Ambos razoavelmente rápidos, com muita facilidade atingem velocidades da ordem dos 140/150. O Tiguan é o que consegue disfarçar melhor a sensação de velocidade, talvez por ser mais silenciosos e ter um motor mais linear.
Em termos de interiores, o outlander é mais espaçoso e o Tiguan tem melhores materiais, sendo cada um deles bastante bom em cada uma das coisas. Ambos parecem bem montados. Na sensação que se tem no interior, o Outlander parece uma carrinha alta e o Tiguan um pequeno monovolume alto, tendo o 2ª mais superficie de vidro.
Em termos dinâmicos o Tiguan está mais perto de um carro "normal", o Outlander sendo bastante bom, pelo seu porte e tipo de amortecimento é mais o que se espera de um SUV, ainda que também muito bem comportado. Em ambos é fácil fazer umas brincadeirinhas e provocar pequenos escorregamentos de traseira ou mesmo do "todo", não sendo os respectivos ESP demasiado castradores.
Em resumo, duas excelentes opções, gostei bastante de ambos, a comprar um neste momento, preferia o Outlander, pelo facto de poder ter 7 lugares (5+2) e de ser mais espaçoso.
P.S.: Não dei demasiada importância ao equipamento, mas ambos podem ser bastante bem equipados
P.S.: O Outlander pode andar em tração à frente, tração às 4 e ainda bloquear o diferencial. O Tiguan é um tracção à frente que passa tracção para trás sempre que é necessário.
- Comparativo de dois SUVs das duas marcas favoritas no Dakar
- Comparativo de duas gerações de 2.0 tdi - o injector bomba e o comon- rail
- Comparativo de Alemão vs Japonês
O primeiro foi o Tiguan, ligeiramente mais pequeno, em termos de condução parece consideravelmente mais, motor suave e silencioso, ajudado por cx automática (andei sempre em sequencial) excelente comportamento ágil e muito previsivel, total ausência de ruídos parasitas e enorme capacidade de filtrar a estrada sem perder uma direção razoavelmente directa e comunicativa. Menos positivo pareceu-me o facto de a bagageira ser pequena (não sei como é que declaram 470 lts ).
Depois o Outlander, mais comprido e com claramente mais espaço nos lugares traseiros e bagageira, ao volante faz notar as suas dimensões maiores. O motor 2.0 de 140 cv, que eu bem conheço, a lidar bem com o porte do outlander, dando-lhe também uma certa noção de ligeireza, é no entanto bastante mais ruidoso. O comportamento também bastante bom, gostei mais com a tracção as 4 ligada, permite velocidades de passagem em curva muito boas e sempre com grande sensação de segurança.
Ambos razoavelmente rápidos, com muita facilidade atingem velocidades da ordem dos 140/150. O Tiguan é o que consegue disfarçar melhor a sensação de velocidade, talvez por ser mais silenciosos e ter um motor mais linear.
Em termos de interiores, o outlander é mais espaçoso e o Tiguan tem melhores materiais, sendo cada um deles bastante bom em cada uma das coisas. Ambos parecem bem montados. Na sensação que se tem no interior, o Outlander parece uma carrinha alta e o Tiguan um pequeno monovolume alto, tendo o 2ª mais superficie de vidro.
Em termos dinâmicos o Tiguan está mais perto de um carro "normal", o Outlander sendo bastante bom, pelo seu porte e tipo de amortecimento é mais o que se espera de um SUV, ainda que também muito bem comportado. Em ambos é fácil fazer umas brincadeirinhas e provocar pequenos escorregamentos de traseira ou mesmo do "todo", não sendo os respectivos ESP demasiado castradores.
Em resumo, duas excelentes opções, gostei bastante de ambos, a comprar um neste momento, preferia o Outlander, pelo facto de poder ter 7 lugares (5+2) e de ser mais espaçoso.
P.S.: Não dei demasiada importância ao equipamento, mas ambos podem ser bastante bem equipados
P.S.: O Outlander pode andar em tração à frente, tração às 4 e ainda bloquear o diferencial. O Tiguan é um tracção à frente que passa tracção para trás sempre que é necessário.
Comentário