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O futuro dos mercados dos usados

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    O futuro dos mercados dos usados

    Ola
    Estive este fim de semana a analisar o mercados dos carros usados e dei-me a pensar nisto:

    Ate 2001/2002 os utilitários (e segmentos imediatamente acima) a diesel tinham cilindradas elevadas sendo muito penalizados com o nosso IA + IVA. Exemplos:
    Corsa 1.7 DTI
    Clio 1,9 D
    Ibiza TDI (1.9)
    Peugeot 206 2.0 hdi

    A partir de 2001/2002 (4/5 anos) começaram a sair carros melhores para o nosso IA:
    Clio 1.5 Dci 65,80 e 100 cvs
    Corsa 1,3 cdti 70 cvs
    Peugeot 1,4 de 68 cvs
    C2 1.4 hdi 70 cvs entre outros

    Como é sabido muitos destes carros é vendido para renting/frotas a 36/48 meses.

    Ou seja vamos ver o mercado agora inundado por estes pequenos motores quer no segmento B quer no C:

    Astra 1,3 cdti; megane 1,5 dci, C4 1,6 hdi entre outros

    Estes carros custam novos (segmento B) normalmente 17 500 com muito equipamento/bastante extra vao chegar ao mercado (3/4 anos) entre 2000 e 2500 contos ou seja o que vai acontecer aos utilitarios a gasolina?

    Ja vejo pessoal que nao consegue vender clios 1.2 de 2001 (5 anos) por 5000 euros.

    Gostava de saber as vossas opinioes


    #2
    Podemos simplesmente acreditar que os carros desvalorizam de forma igual independentemente do seu combustível.

    Comentário


      #3
      Não falo de desvalorização falo de mais democracia no acesso a diesel.

      Ve-se pedidos de 3000 contos de audis tdi 110 de 98 :S. Assim em breve teremos astras 1,7 cdti elegance por esse valor e de 2003.

      Comentário


        #4
        Sinceramente não tenho opinião formada sobre isso. Para mim a democratização já aconteceu há uns tempos com a entrada em comercialização do Megane 1.5 dci e 307 1.4 HDI. Claro que agora o leque de escolhas é maior...

        Comentário


          #5
          Se eles(carros) estiverem colocados no mercado independentemente do sistema(particular/empresasa) o escoamento dos mesmos terá que ser feito de algum modo e se há mais procura de carros a gasóleo é natural que no futuro haja mais carros destes a circular(usados e novos)!

          Comentário


            #6
            de 5000 mil por um a gasolina para 10000 para um desses a Hzoil ainda vai muito combustivel

            Comentário


              #7
              Ainda bem...Assim se compram Alfas 166 2.0v6 turbo a 9000€

              Comentário


                #8
                Há muitos comerciantes com a corda na garganta por causa disto. Compraram ou retomaram carros a diesel com cilindradas maiores e agora vêm os novos com cilindradas menores com preços muito equivalentes.
                Penso que é um mercado que vai ter sempre procura mas está cada vez mais cercado, seja pela tentativa das marcas de fazerem carros mais compativeis com os impostos dos países, seja pela sucataria importada e martelada seja pela venda desonesta de rua e parques do lidl.
                Eu se tivesse dinheiro, era mercado onde nao me metia.

                Comentário


                  #9
                  Acho que os preços se vão equiparar bastante!

                  Comentário


                    #10
                    Quem compra um carro a gasolina não pode estar preocupado com o dinheiro.

                    Quem se preocupa com o dinheiro compra a diesel.

                    Se por fazer poucos kms a diferença para o modelo a gasolina não compensar (o que é muito pouco provavel) acaba por compensar na altura da venda, pois os modelos a diesel desvalorizam muito menos que os modelos a gasolina.

                    Um carro a diesel é uma "win/win situation" do ponto de vista financeiro.

                    Claro que existem sempre as pessoas com menos poder economico que já fazem um grande esforço para comprar um Segmento B 1.2 a gasolina. Essas sim, não têm outra opção.

                    Comentário


                      #11
                      Acho que não será assim um problema tão grande... Os motores dos veiculos sempre foram evoluindo de gerações em gerações e esta á mais uma evolução...

                      Depois acho coisas curiosas, por exemplo a diferença de preço entre um Astra 1.3 CDTI nao e assim tao significativa em relação ao 1.7!

                      Os veiculos foram desvalorizando e as diferenças que haviam quando eram novos, já pouco se notam passados 4 anos. Ou seja, tudo continua +/- como está

                      Comentário


                        #12
                        Eu penso que vai permitir mais justiça no acesso a diesel.

                        Reparem que se pede 10 000 euros por 1 corsa de 2000 o 1,7 DTI elegance. Um carro com 6 anos e 75 cvs.

                        Quando entrarem no mercado os 1,3 cdti de 70 Cosmo e outras variantes como enjoy R,etc com 3 anos quanto vao pedir por eles?

                        É que esses carros novos custaram 18 000 euros. 15 000 é absurdo e mesmo 12 500 só se o mercado nao se auto regular (a oferta vai ser bastante).

                        Alias se forem a sites ja veem carros de renting, serviço e rent-a-car.

                        Um dos comerciantes daqui ja tem um astra 1,7 elegance de 2004 ainda com garantia de fabrica por pouco mais de 20 000 euros e com imenso equipamento.


                        Um colega meu comprou-lhe a ele um golf tdi 110 sem equipamento quase nenhum (nao tem CB, tecto de abrir etc) de 2002 com 125 000 kms por 18 000 euros.

                        Penso que vai haver é democratização diesel. Isso sim

                        Comentário


                          #13
                          O que já não tenho dúvidas é que cada vez é mais complicado vender carros a gasolina.
                          A dieselização está aí e tanto nos novos como nos usados a procura por carros a diesel é cada vez maior, e cada vez conheço mais gente que vende os seus carros a gasolina e troca-os por carros a diesel.
                          Não vejo a questão do ponto de vista se a versão a gasolina desvaloriza mais ou menos que a gasóleo, para mim, a situação está num ponto em que bem ou mal, arranjam-se compradores para a versão diesel e é muito raro aparecer algum interessado numa versão a gasolina.
                          Um colega meu recentemente desfez-se de um Corsa 1.4 e esteve vários meses até arranjar comprador, e estamos a falar de um carro barato pelo elevado numero de anos que já tinha, se fosse um 1.5TD não faltariam interessados.
                          Já quando o meu pai vendeu em 99 o Marea 1.6 ouviu o argumento de que "ah, um fiat a gasolina, ainda para mais 1.6, bebe muito", e com o Honda HRV 1.6 a situação estava-se a agravar, como foram dados como retoma na compra de um novo, subvalorizaram claramente ambos os carros.
                          Já o Laguna 1.9dCi que se vendeu este ano, bem ou mal valorizado, foi bem aceite como retoma, e posteriormente soube que demorou nem 1 mês a ser vendido a uma senhora, lá está, é a diesel, se fosse o 1.8 seria bem mais complicado de colocar.

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            Superfast, o que referiste e que os diesel actuais estao caros...

                            Mas também não podemos esquecer que estao caros nao so por terem cc elevadas mas porque hj ha uma grande tendencia de olhar so para diesel... o que faz manter os preços altos pois a procura é elevada!

                            E os diesel usados de agora, uma grande parte possivelmente já nadou tb como rent-a-car

                            Comentário


                              #15
                              Eu nem falo em estarem caros mas o que ouves de pessoas que estao a pensar comprar usado é mais ou menos isto:

                              Corsa diesel quanto pedem? 10 000 de 2000. Por mais algum compram golfs tdi de 98 o que faz com que o nosso parque automovel envelheça (especialmente porque normalmente diesel e de 99 ou 2000 é importado (nao necessariamente mas em muitos casos)).

                              O que eu penso é que a partir de agora e dando 1 a 2 anos ao mercado por 3000 contos vai-se ter focus 1,6 hdi 90 com 3 anos ou mesmo meganes 1,5 dci 100 por aí.

                              Actualmente com 3000 contos em media compra-se carros com 5 anos com sorte. Ve o preço de um golf tdi 130 de 2002. Se arranjares por 20 000 é uma sorte e as pessoas compram carros com 5 a 6 anos ou as vezes mais.

                              Isso e que chamo democratizacao diesel. Renault clio dci de 82 cavalos com 3 anos vao ter preços aliciantes.

                              Eu espero para ver essa mudança no mercado

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Superfast

                                Ola
                                Estive este fim de semana a analisar o mercados dos carros usados e dei-me a pensar nisto:

                                Ate 2001/2002 os utilitários (e segmentos imediatamente acima) a diesel tinham cilindradas elevadas sendo muito penalizados com o nosso IA + IVA. Exemplos:
                                Corsa 1.7 DTI
                                Clio 1,9 D
                                Ibiza TDI (1.9)
                                Peugeot 206 2.0 hdi

                                A partir de 2001/2002 (4/5 anos) começaram a sair carros melhores para o nosso IA:
                                Clio 1.5 Dci 65,80 e 100 cvs
                                (...)
                                Gostava de saber as vossas opinioes

                                Pois, à primeira vista parece que comprar diesel baixa cilindrada é um grande negócio. O problema está em que esses motores "dopados" (talvez com excepção do toyota) não estão feitos para durar e cobram cedo a factura: turbos rebentados, injectores entupidos, problemas de electrónica, tudo com reparações caríssimas, que levam de uma só vez mais do que algum dia se conseguiu poupar no combustível. Os motores a gasolna não têm turbos, são mais fiáveis e têm reparações de muito longe mais baratas. O grande inconveniente nem sequer é culpa deles: está no preço da gasolina, que por cá é um roubo, para mais cometido com requintes de malvadez, já que atinge selectivamente os bolsos do proletariado e da classe média assalariada, que não têm dinheiro para comprar carros a diesel e tem que subsidiar os carros da burguesia exploradora. Por isso, em termos de economia, o "melhor de dois mundos" é mesmo comprar carro a gasolina, e depois abastecê-lo em Espanha. E andar com ele 15 ou 20 anos, para que o problema da desvalorização na revenda não se coloque.
                                Penso eu de que.

                                Comentário


                                  #17
                                  Malta não queiram carros a gasolina usados.

                                  Diesel é que é bom e poupa-se que é uma coisa louca!!
                                  (Mesmo que se faça 15.000km/ano)

                                  ps.
                                  Enquanto fazem isso eu e outros "pouco entendidos nisto" vamos arranjado muito bons carros com 4/5 anos por 9000-10.000€.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

                                    Malta não queiram carros a gasolina usados.

                                    Diesel é que é bom e poupa-se que é uma coisa louca!!
                                    (Mesmo que se faça 15.000km/ano)

                                    ps.
                                    Enquanto fazem isso eu e outros "pouco entendidos nisto" vamos arranjado muito bons carros com 4/5 anos por 9000-10.000€.
                                    Ou então tu e os outros "pouco entendidos nisto" tb podem subsidiar a gasolina para os "pouco entendidos em matemática" que até vêm e usam a poupança.

                                    [8)]

                                    RR

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por SOneca-II

                                      citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

                                      Malta não queiram carros a gasolina usados.

                                      Diesel é que é bom e poupa-se que é uma coisa louca!!
                                      (Mesmo que se faça 15.000km/ano)

                                      ps.
                                      Enquanto fazem isso eu e outros "pouco entendidos nisto" vamos arranjado muito bons carros com 4/5 anos por 9000-10.000€.
                                      Ou então tu e os outros "pouco entendidos nisto" tb podem subsidiar a gasolina para os "pouco entendidos em matemática" que até vêm e usam a poupança.

                                      [8)]

                                      RR
                                      O paulo tem toda a razão,o pessoal é que tem a mania dos diesel.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                        citação:Originalmente colocada por SOneca-II

                                        citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

                                        Malta não queiram carros a gasolina usados.

                                        Diesel é que é bom e poupa-se que é uma coisa louca!!
                                        (Mesmo que se faça 15.000km/ano)

                                        ps.
                                        Enquanto fazem isso eu e outros "pouco entendidos nisto" vamos arranjado muito bons carros com 4/5 anos por 9000-10.000€.
                                        Ou então tu e os outros "pouco entendidos nisto" tb podem subsidiar a gasolina para os "pouco entendidos em matemática" que até vêm e usam a poupança.

                                        [8)]

                                        RR
                                        O paulo tem toda a razão,o pessoal é que tem a mania dos diesel.
                                        Então eu vendo hoje mesmo o meu clio (MAKINÃO!!!!) e ele e os outros passam a pagar-me os 1500€ anuais que gastaria a mais em gasolina para os mesmos km's, mesmo estilo de condução e mesmos percursos .

                                        Negócio??? Eu até preferia ter um gasolina [:X]

                                        Ah.. Eu fui mais uma vitima do STATUS, tenho um clio dci... é só status... [}]

                                        RR

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                          citação:Originalmente colocada por SOneca-II

                                          citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

                                          Malta não queiram carros a gasolina usados.

                                          Diesel é que é bom e poupa-se que é uma coisa louca!!
                                          (Mesmo que se faça 15.000km/ano)

                                          ps.
                                          Enquanto fazem isso eu e outros "pouco entendidos nisto" vamos arranjado muito bons carros com 4/5 anos por 9000-10.000€.
                                          Ou então tu e os outros "pouco entendidos nisto" tb podem subsidiar a gasolina para os "pouco entendidos em matemática" que até vêm e usam a poupança.

                                          [8)]

                                          RR
                                          O paulo tem toda a razão,o pessoal é que tem a mania dos diesel.
                                          Eu estou convosco ... vá pessoal comprem todos diesel e deixem os carros com motores a sério para nós [:X]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas os carros a diesel são mt mais caros,e ate perfazer a diferença de preço por 100 km,precisa de alguns anos,ou mesmo uma vida toda.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Basta saber fazer contas... mais nada.

                                              Agora que 90% das pessoas que excluem a gasolina porque querem poupar... nem sequer saber fazer contas.

                                              Enquanto isso, eu faço contas para comprar um Volvo V70 T5 2.3 a gasolina usado de 2003 cheio de extras pelo preço de uma carrinha A4 1.9 TDI de 1999.


                                              edit: Para fazer 10.000->15.000km' Ano

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por gilmour

                                                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                citação:Originalmente colocada por SOneca-II

                                                citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira

                                                Malta não queiram carros a gasolina usados.

                                                Diesel é que é bom e poupa-se que é uma coisa louca!!
                                                (Mesmo que se faça 15.000km/ano)

                                                ps.
                                                Enquanto fazem isso eu e outros "pouco entendidos nisto" vamos arranjado muito bons carros com 4/5 anos por 9000-10.000€.
                                                Ou então tu e os outros "pouco entendidos nisto" tb podem subsidiar a gasolina para os "pouco entendidos em matemática" que até vêm e usam a poupança.

                                                [8)]

                                                RR
                                                O paulo tem toda a razão,o pessoal é que tem a mania dos diesel.
                                                Eu estou convosco ... vá pessoal comprem todos diesel e deixem os carros com motores a sério para nós [:X]
                                                :D;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O mercado de usados funciona pelo jogo da oferta e da procura, tal como todas as trocas comerciais. Aqui, quase já não interessa a percentagem de desvalorização de cada carro.
                                                  Dentro de 2/3 anos, vai haver um boom de carros diesel usados, que mesmo associado à crescente procura, fará com que os preços desçam.

                                                  Em relação aos carros a gasolina, será, de facto, cada vez mais difícil de os vender. Como eu prefiro gasolina e vejo as "contas" de forma diferente da maioria, vai ser bom para eu poder comprar "máquinas" a preços baixos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                    Mas os carros a diesel são mt mais caros,e ate perfazer a diferença de preço por 100 km,precisa de alguns anos,ou mesmo uma vida toda.
                                                    Sabes, existem pessoas que n trocam de carro como quem troca de roupa.

                                                    É que é um bem caro, e os portugueses cada vez ganham menos.

                                                    Mtos fazem como eu. Fazem contas, vêm qtos anos vão manter o carro e "investem" no que lhes pode trazer menos despesas.

                                                    Vocês generalizam de uma forma que até parece que portugal é uma cambada de selvagens e só alguns elementos deste forum é que são as mentes brilhantes.

                                                    E nem todos os carros hoje em dia estão assim €€€€ penalizados pela motorização diesel.

                                                    RR

                                                    ps -> sim, n falo de carrões, falo de carros para o proletariado, pequenos económicos e sem luxos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por SOneca-II
                                                      ps -> sim, n falo de carrões, falo de carros para o proletariado, pequenos económicos e sem luxos.
                                                      Enquanto anda tudo doido, eu procuro a gasolina
                                                      - Tinha um alfa 166 de 2001 por 15.000€
                                                      - Tinha um alfa 156 de 2000 por 10.000€

                                                      Comprei a meio de agosto do ano passado por 11.000€
                                                      1.6 Gasta-me 7.3L/100 no meu dia-a-dia.
                                                      Diz-me o que compravas a disiel por estes valores.
                                                      Queres comparar conforto, fiabilidade, segurança...



                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Parabéns pela compra [^].

                                                        Eu ainda no outro post falei disso.

                                                        Na compra e troca de carro perde-se sempre algum mesmo que seja pouco, fora um ou outro arranjo que se encontre em necessidade.

                                                        Os créditos para carros usados são mto mais caros, ainda para mais pq tive 0% na compra do meu clio dado ter apanhado uma campanha. Que existe todo o ano... basta procurar.
                                                        Aliado ao facto de 7.3 litros face ao meu makinão e os seus 4 e tal nunca na vida tinha dinheiro para sustentar esse carro e poder viajar/passear.

                                                        Para mim esse carro significava ter gasto mais 3000 euros em combustivel, valor esse que já poupei desde a compra do carro vai fazer 2 anos.

                                                        Mais uma vez a generalização não leva a nada, há casos e casos e no meu caso compensava comprar a Diesel, novo foi devido a não ter dinheiro para enterrar num carro possivelmente martelado.

                                                        Segurança, é menor que um audi
                                                        Conforto, é menor que um audi
                                                        Status, é negativo,abaixo de 0, é um clio pois tá claro [}]

                                                        E a dita Fiabilidade...

                                                        60.000 km's feitos em menos de 2 anos, nenhum problema sem ser um desgaste anormal no volante em pele que a Renault trocou dentro da garantia.

                                                        E daki a 2 anos? Estimo que tenha uns 120.000 nas calmas.

                                                        E ainda o terei nas minhas mãos n prevejo ter dinheiro para outro tão depressa.

                                                        E de qquer forma não ataquei a tua compra, apenas a forma em como rotulas todos os compradores de Diesel.

                                                        De todas as pessoas que eu conheço com diesel nenhuma perdeu dinheiro com o carro... Devo só conhecer pessoas inteligentes...

                                                        Mesmo uma pessoa que só ande 10.000 por ano se pensar ter o carro mtos anos poderá mto bem valer a pena e poupar face a gasolina no mesmo periodo de tempo e km's.

                                                        É uma questão de matemática.

                                                        RR

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por SOneca-II

                                                          60.000 km's feitos em menos de 2 anos
                                                          Isso dá 30.000/ ano ;)
                                                          (Tinha de ser a disiel)

                                                          A discussão centra-se na moda disiel para quem faz 10.000-> 15.000mil km's ou até 20.000 mil ano.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu nao concordo muito com essa de só quem faz mais de 30 000 é que compensa diesel. Sim, por valores identicos encontram-se carros a gasolina melhores e até mais novos no entanto a diferença mensal de gastos em gasolina faz mossa em bolsas de pessoas como eu (estudante).
                                                            Se me dessem 10 000 euros para a mão, com o baixo incoming $ que tenho por mês actualmente e para nao estar a abdicar de fazer coisas por causa da gasolina preferia um carro dum segmento mais baixo a diesel q outro a gasolina que dps será um bico de obra para vender. É a diferença entre dar um maior investimento e baixar os custos fixos por mes (excluindo manutenções mas essas ja nenhuma e barata) ou diminuir o investimento inicial e ter mais gastos com gasolina.
                                                            Quando tiver melhor de $ a solução para mim + interessante e ter tipo um smart para o dia-a-dia e um bom carro a gasolina para o f-d-s e passeatas.

                                                            Comentário

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