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REPROGRAMAÇÕES fazem perder garantia?

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    REPROGRAMAÇÕES fazem perder garantia?

    Muitas vezes confunde-se reprogramações com "street racing" mas o meu caso prende-se com o facto de ter uma viatura turbo diesel com apenas 70cv,o que ás vezes em ultrapassagens,subidas e quando o carro está mais pesado, chega a ser desesperante.A viatura é um Opel Corsa 1.3CDTi 70cv.

    #2
    Em 99% dos casos sim, o que tem lógica.

    Mercedes, Citroen e mais algumas assim de repente fazem reprogramações, mas algumas obrigam o cliente a assinar um documento a responsabilizar-se (mercedes, por exemplo).

    A garantia acaba logo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Em 99% dos casos sim, o que tem lógica.

      Mercedes, Citroen e mais algumas assim de repente fazem reprogramações, mas algumas obrigam o cliente a assinar um documento a responsabilizar-se (mercedes, por exemplo).

      A garantia acaba logo.
      Já agora...Volkswagen Passat 1.9 tdi .. já me foi dito num concessionário que não perde garantia ...e noutro disseram-me que perde ... alguém sabe ajudar?

      Comentário


        #4
        Obvio que reprogramacoes fora da marca igual a ficar sem garantia ! Ha marcas que disponibilizam "upgrades" desses a troco de algumas centenas de € e que nao retira a garantia oficial da casa ! Relembro me por exemplo da Toyota !

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          #5
          sim, mas a fazer seria na própria marca....

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            #6
            Para além das políticas de cada marca, temos de ter em atenção que raramente os motores são rigorosamente iguais só mudando o software.

            Ou seja, por exemplo, o C4 1.6 HDI 92 e o HDI 110 podem até ter o mesmo bloco, mas depois o turbo é diferente, entre outras coisas.

            Ao pedirmos à marca uma reprogramação, estamos a pedir para que exceda os valores de fábrica, aumentando poluição, etc.

            Por aqui compreende-se que raramente o façam e mantenha a garantia.

            Comentário


              #7
              Nos casos que nao ha mudanças tecnicas na teoria eu acredito que por exemplo os injectores para as versoes mais potentes saiem de um controlo de qualidademais elevado...isto acho eu.

              O 1.6 HDi tem diferenças no turbo, na programaçao e no intercooler para lhe dar apenas mais uns 17cv.

              A vida do motor que é programada para ser em torno de 300 mil kms pode ou n baixar com a programaçao mas n esquecer que um carro que leva constantes puxou mesmo sem ter repro tem mt mais desgaste que um com repro e que n leva esticoes constantes.

              Comentário


                #8
                Não sou nenhum conhecedor das reprogramações (antes pelo contrário), mas há conceitos básicos que se entendem:

                Um dos principais motivos de se ganhar potência é aumentando a pressão do turbo. Nos carros a diesel uma pessoa pode ir às 2000 rpm com imensa pressão de turbo, e se estiver reprogramado ainda pior.

                Ou seja, podíamos pensar que só puxavamos mais pelo carro exporádicamente, mas o facto é que em qualquer recuperação já se está a puxar mais pelo turbo.

                Se calhar num 335d não é muito importante, mas num carro com pouca potência, está constantemente em maior esforço.

                Comentário


                  #9
                  Depende. Se tiveres cunhas lá dentro, não perdes.

                  E o melhor é que há quem apoie isso mesmo aqui no fórum.

                  Comentário


                    #10
                    por acaso, nunca tinha ouvido falar em perder garantia em repro's de concessionários oficiais

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rc Ver Post
                      por acaso, nunca tinha ouvido falar em perder garantia em repro's de concessionários oficiais
                      A Mercedes propõe por a E220 CDI (170 de origem) com 200cv.

                      O cliente só tem de assinar um documento em como se responsabiliza

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                        Muitas vezes confunde-se reprogramações com "street racing" mas o meu caso prende-se com o facto de ter uma viatura turbo diesel com apenas 70cv,o que ás vezes em ultrapassagens,subidas e quando o carro está mais pesado, chega a ser desesperante.A viatura é um Opel Corsa 1.3CDTi 70cv.
                        Há concessionários Opel a fazer reprogramações...provavelmente a garantia mantém-se.

                        Comentário


                          #13
                          Qualquer alteração no mapeamento do carro feita por pessoas externas à marca é razão, mais que suficiente, para esta negar-se a reparar seja o que for dentro da garantia.

                          A única coisa que podes modificar no período da garantia, sem que esta seja afectada, são peças de desgaste não abrangida por esta, como luzes, filtros, etc.

                          Mesmo assim cuidado, porque se o trabalho for feito no "Manel GT", e o concessionário conseguir imputar alguma responsabilidade da avaria ao pobre Manel, também te sujeitas a uma desilusão.

                          Conheço quem tenha gripado o carro (com um aumento de potência 35%) e cujo problema foi prontamente resolvido com direito a carro de substituição e tudo, mas também quem foi chamado pelo engenheiro para lhe transmitirem que a partir daquele momento o carro deixava de se encontrar no período da garantia por alterações no mapeamento.

                          Comentário


                            #14
                            Mas mesmo que se possa fazer no propria marca qual a diferença de preço? E mantem-se a garantia?Já aqui disseram que na mercedes nao..Na VW disseram nim...Alguem que ajude.

                            Comentário


                              #15
                              Tens marcas que têm upgrades disponíveis na a garantia e até anunciam na televisão, lembro-me da SAAB com o kit da Hirsh.

                              Outras fazem-no a pedido.

                              Outras vezes é o stand que tem um programa preparado e ele assegura o garantia, mas de forma independente da marca. Salvo erro na Alfa é assim, mas corrijam-me se estiver errado.

                              Relativamente a preços penso que cá fora se fores aos melhores sítios (o que eu recomendo) andam pelos 500 e nas marcas devemos falar de valores superiores. Não sei quanto, mas aponta um tecto máximo do dobro e mínimo de 600, 700 euros.

                              Comentário


                                #16
                                Sim fazem perder as garantias, deixa o motor estar com está pois ele agradece

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas quando acabar a garantia...Corro é o risco de acabar com o motor num instante...Eu acho é q vou arranjar um ibiza sport 1.9tdi 110cv ou mais recente de 130cv.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se for através da marca, manténs a garantia. Lamento desiludir mas a Opel não tem reprogramações para esse motor, portanto resta a outra hipótese de fazeres numa casa especializada e perderes a garantia.

                                    Só um pormenor. Esse motor não tem culpa da potência que tem, as pessoas já compram sabendo a potência. Se não dá para fazer a ultrapassagem, não se faz. Temos de nos adaptar ao veículo que conduzimos.

                                    Cumprimentos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                      Mas quando acabar a garantia...Corro é o risco de acabar com o motor num instante...Eu acho é q vou arranjar um ibiza sport 1.9tdi 110cv ou mais recente de 130cv.
                                      Essa é a solução mais sensata a meu ver.

                                      Antes das reprogramações, tive um carro com 60cv que ficou com 80cv (mudança de motor), e digo-te que mesmo comprando motores usados (para baixar em muito os custos) não vale a pena.

                                      Depois são os travões que não estão adequados, a suspensão, etc...

                                      Se uma pessoa precisa de mais potência, o lógico é comprar um carro que já a traga. Assim não se correm riscos desnecessários.

                                      Vendes o teu a particular e procuras em particular um bom negócio. Acabas por ter um diferencial menor do que se tentares transformar esse em algo que não nasceu para ser.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Serei o único a achar que fazer reprogramações no Concessionário é uma situação caricata e embaraçosa para a casa-mãe?

                                        Andam as marcas a seguir uma determinada politica de vendas, a fazer dezenas de alterações e testes para conseguir aumentar a potencia de um modelo para outro (por ex. BMW 18d Vs 20d), tudo isto tentando conquistar elevada fiabilidade que dará bom nome ao produto e consequentemente à marca, e vai um concessionário, que tem o objectivo de representar (bem) a marca, contratar com "entendido" e altera isso tudo.


                                        Até dá vontade de

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não é à toa que o maior construtor de automóveis e lider em fiabilidade, não vai em modas de espremer os seus motores ao máximo, ou pelo menos, foi o último a resistir! TOYOTA!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
                                            Não é à toa que o maior construtor de automóveis e lider em fiabilidade, não vai em modas de espremer os seus motores ao máximo, ou pelo menos, foi o último a resistir! TOYOTA!

                                            Já a Salvador Caetano usava as famosas Box de 135 ou 140cv para os 2.0 D4-D 116cv que tantos problemas deram, pondo em causa a imagem da marca.

                                            É como digo, reprogramação em concessionário é caricato.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas relativamente às repros, acham k, de 1 modo geral, por ex. fazendo 1 aumento de cerca de 20% na potência do carro (k é relativamente soft), será assim tão arriscado? Desde k a casa k o faça saiba bem o k está a fazer clero.

                                              Já nem falo dentro do período da garantia, mas fora desta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                Mas mesmo que se possa fazer no propria marca qual a diferença de preço? E mantem-se a garantia?Já aqui disseram que na mercedes nao..Na VW disseram nim...Alguem que ajude.
                                                Tens que te informar ...no local e, provavelmente, terás que ter alguns conhecimentos no Concessionário.

                                                E olha que isto não são assuntos para tratar publicamente.
                                                Provavelmente ninguém aqui vai publicitar tudo o que sabe.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                                  Serei o único a achar que fazer reprogramações no Concessionário é uma situação caricata e embaraçosa para a casa-mãe?

                                                  Andam as marcas a seguir uma determinada politica de vendas, a fazer dezenas de alterações e testes para conseguir aumentar a potencia de um modelo para outro (por ex. BMW 18d Vs 20d), tudo isto tentando conquistar elevada fiabilidade que dará bom nome ao produto e consequentemente à marca, e vai um concessionário, que tem o objectivo de representar (bem) a marca, contratar com "entendido" e altera isso tudo.


                                                  Até dá vontade de
                                                  O que tu escreves...não são verdades absolutas....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                    Mas quando acabar a garantia...Corro é o risco de acabar com o motor num instante...Eu acho é q vou arranjar um ibiza sport 1.9tdi 110cv ou mais recente de 130cv.
                                                    Se optares por essa situação e te mantiveres interessado na Repro, por PM posso ajudar-te na Reprogramação...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Há imensas marcas que fazem repros ... até mais baratas do que nessas oficinas que andam por aí ...

                                                      A minha na Audi ficou por 330€ + Iva .

                                                      Claro que nao fiquei sem garantia ...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        > Reprogramação de Centralinas
                                                        Aumente a potência do seu automóvel de uma forma segura rapida e eficaz, mantendo os consumos baixos, sem perder a garantia de fabrica e a fiabilidade do motor.


                                                        Será isto verdade?

                                                        fonte: http://www.turbotec.pt/

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por samuel18 Ver Post
                                                          > Reprogramação de Centralinas
                                                          Aumente a potência do seu automóvel de uma forma segura rapida e eficaz, mantendo os consumos baixos, sem perder a garantia de fabrica e a fiabilidade do motor.


                                                          Será isto verdade?

                                                          fonte: http://www.turbotec.pt/
                                                          Resposta a essa pergunta retirado do site deles:

                                                          A garantia de fabrica mantêm-se porque a reprogramação de centralina é um processo invisível de modificação não deixando qualquer tipo de rasto. Este método não é detectável, mesmo quando o veículo é ligado a sistemas de diagnóstico. De qualquer forma as próprias marcas já recorrem a este método a muito tempo, fazendo evoluir os seus motores com pequenas alterações de software o que comprova a validade do sistema.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            hoje em dia, com as EDC17 é possivel saber quantas vezes a ECU foi flashada!
                                                            em termos de garantia, exemplo de um turbo partido, isto não joga a teu favor!
                                                            apareces com um turbo partido e tudo o resto bem, nenhum sensor estragado, nenhum cabo de vacuo roto e afins....eles ao verem que a tua ECU foi flashada fora do dia em que a viatura esteve no concessionario ....podes dizer goodbye maria ivone á garantia!

                                                            o grupo vag já tem defesas para os clientes sabichões!
                                                            o grupo fiat ainda não!

                                                            podes fazer repro á vontade mas evita os chipadeiros dos sites bonitos e cheios de palavriado!
                                                            pke
                                                            turbotech
                                                            ep3
                                                            central power
                                                            smartchip
                                                            speed factor
                                                            todas as casas que referi em cima são casas a evitar!

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