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Muda de óleo fora da marca faz perder garantia?

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    Muda de óleo fora da marca faz perder garantia?

    Boa noite! Alguém me sabe informar se mudar o óleo fora da marca, dá direito à perda de garantia???

    É que na Citroen levam o óleo muito caro, e além disso tem umas mudas duvidosas..aos 20 000 meteram 50 dl, agora aos 40 000 meteram 40 dl..ou então enganaram-se na factura..

    #2
    Legalmente não perde garantia nenhuma, não pode.
    A lei não obriga a que faças as revisões na marca (o que é lógico), apenas diz que tens de fazer a manutenção programada.

    Ou seja, desde que faças a manutenção, não importa quem a faz.

    O problema é que na prática se a marca não quiser dar garantia (segundo as clausulas ilegais e inválidas das garantias deles) tens um problema para resolver.

    Imagina que o motor gripava. Eles tinham de demonstrar por A+B que a manutenção não tinha sido feita ou que o óleo não era o indicado.

    Pode levantar problemas, mas legalmente não perdes a garantia.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Pode levantar problemas, mas legalmente não perdes a garantia.
      Tenho as minhas sérias dúvidas quanto a isso... parece-me que, neste ou em outro qualquer ramo, têm que ser as casas autorizadas e oficiais a realizar os trabalhos - se isto está certo ou errado, é outra questão!

      Se tudo correr bem com o carro, nunca haverá chatice, mas em caso de avaria relacionado com o motor, por exemplo, seria um imbróglio jurídico comprovar que o serviço foi bem feito, por entidade credenciada e com os componentes exigidos pelo fabricante. Além de que dá azo para desconfiar se outras intervenções não teriam sido feitas ao arrepio do recomendado, etc. e tal.

      É uma treta, a gente bem sabe que há elementos aqui no fórum que tratam melhor dos carros do que nos agentes oficiais. Até pode ser que o cliente tenha razão, mas isso será dar um trunfo para o concesionário se descartar da responsabilidade. Portanto, é nisto que deves pensar, porque são as regras do jogo, quer se concorde ou não. Como disse, acontece assim neste ou em qualquer outro ramo (experimenta consertar uma tv fora da marca da garantia, e logo verás).

      Aconselho-te a fazer o mesmo que eu: pede para que sejas tu a levar o óleo. No concessionário oficial têm deixado. O serviço é à mesma feito por eles, e sempre verificam que estou a meter o óleo recomendado. (acrescentado: E peço na ordem de serviço para escreverem o tipo de óleo que estou a meter... não vá o diabo tecê-las)
      Editado pela última vez por cobola; 17 January 2008, 13:28.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por cobola Ver Post
        Tenho as minhas sérias dúvidas quanto a isso... parece-me que, neste ou em outro qualquer ramo, têm que ser as casas autorizadas e oficiais a realizar os trabalhos - se isto está certo ou errado, é outra questão!

        Se tudo correr bem com o carro, nunca haverá chatice, mas em caso de avaria relacionado com o motor, por exemplo, seria um imbróglio jurídico comprovar que o serviço foi bem feito, por entidade credenciada e com os componentes exigidos pelo fabricante. Além de que dá azo para desconfiar se outras intervenções não teriam sido feitas ao arrepio do recomendado, etc. e tal.

        É uma treta, a gente bem sabe que há elementos aqui no fórum que tratam melhor dos carros do que nos agentes oficiais. Até pode ser que o cliente tenha razão, mas isso será dar um trunfo para o concesionário se descartar da responsabilidade. Portanto, é nisto que deves pensar, porque são as regras do jogo, quer se concorde ou não. Como disse, acontece assim neste ou em qualquer outro ramo (experimenta consertar uma tv fora da marca da garantia, e logo verás).

        Aconselho-te a fazer o mesmo que eu: pede para que sejas tu a levar o óleo. No concessionário oficial têm deixado. O serviço é à mesma feito por eles, e sempre verificam que estou a meter o óleo recomendado. (acrescentado: E peço na ordem de serviço para escreverem o tipo de óleo que estou a meter... não vá o diabo tecê-las)
        Não tenhas dúvidas porque está escrito na lei e até já foi falado aqui diversas vezes.
        O carro tem de fazer a manutenção, mas não tem de ser na marca.

        Se o motor gripar por falta de oleo ou porque meteste azeite no lugar do óleo o fabricante tem é de provar isso, e nesse caso é lógico que perdes a garantia.

        Mas se cumpriste tudo não se podem esquivar (apesar de tentarem).

        Comentário


          #5
          seria interessante saber os artigos legais em que isso está explícito, por uma questão de utilidade. É que este tipo de situações é recorrente, de modo que seria bastante útil ter essa informação à mão, a confirmar-se que assim seja.

          Aliás, essa relação dos suportes legais deveria estar em post permanente.

          Comentário


            #6
            Resposta tendo em conta que sou precisamente responsável de garantias de uma concessão: Sim

            Resposta como utilizador normal de uma viatura: Não tem lógica absolutamente nenhuma perder a garantia numa situação como a que descreves.

            Agora há casos em que faz todo o sentido haver rejeições de garantia caso não se siga o preconizado pela marca.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post
              Resposta tendo em conta que sou precisamente responsável de garantias de uma concessão: Sim

              Resposta como utilizador normal de uma viatura: Não tem lógica absolutamente nenhuma perder a garantia numa situação como a que descreves.

              Agora há casos em que faz todo o sentido haver rejeições de garantia caso não se siga o preconizado pela marca.

              Mas o óleo que quero meter também é aconselhado pela marca..só que em vez de 10 000, é para 30 000 km's.. tipo..eles levam-me quase 60€ pelo óleo Total Quartz 7000 10w40 (semi-sintético), e vi na norauto o Total Quartz 9000 5w40 (sintético) por 70€!.. e mais..o puto do mecanico disse que eu podia fazer 20 000km's com o 10w40..e pelo que me informei..o 10w40 aguenta no máximo uns 15 000..vou falar na oficina..a ver o que dizerm..quando tal ainda mudo..

              Obrigado na mesma.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                Mas o óleo que quero meter também é aconselhado pela marca..só que em vez de 10 000, é para 30 000 km's.. tipo..eles levam-me quase 60€ pelo óleo Total Quartz 7000 10w40 (semi-sintético), e vi na norauto o Total Quartz 9000 5w40 (sintético) por 70€!.. e mais..o puto do mecanico disse que eu podia fazer 20 000km's com o 10w40..e pelo que me informei..o 10w40 aguenta no máximo uns 15 000..vou falar na oficina..a ver o que dizerm..quando tal ainda mudo..

                Obrigado na mesma.
                Se te informares em casas tipo Norauto ou casas de peças, um óleo é para mudar pouco mais que 5mil quilómetros .

                O que conta é o que o fabricante diz, mais nada!

                Comentário


                  #9
                  Mas eu não me informei na norauto..lol..a norauto é só para comprar algumas coisas e comparar preços..informei com 3 mecânicos diferentes da citroen..e dois disseram o mesmo..10w40, 15 000 no máximo..20 000..até pode fazer..mas não o fariam no carro deles..se calhar tenho é de mudar de oficina brevemente..é cada argolada que vejo para la a meter agora..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                    Mas o óleo que quero meter também é aconselhado pela marca..só que em vez de 10 000, é para 30 000 km's.. tipo..eles levam-me quase 60€ pelo óleo Total Quartz 7000 10w40 (semi-sintético), e vi na norauto o Total Quartz 9000 5w40 (sintético) por 70€!.. e mais..o puto do mecanico disse que eu podia fazer 20 000km's com o 10w40..e pelo que me informei..o 10w40 aguenta no máximo uns 15 000..vou falar na oficina..a ver o que dizerm..quando tal ainda mudo..

                    Obrigado na mesma.
                    Ia referir esta situação da Norauto, pois conseguem ter os mesmos produtos/marcas recomendados a preços muito mais competitivos em particular os óleos para os HDI do grupo PSA pelo vi.

                    Quanto ao óleo é mesmo uma questão de exigir esclarecimentos na mudança deste na oficina e verificar se não existe um programa alternativo escrito no livro de revisões do automóvel ou que a própria marca disponha ao cliente XMRV6

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                      Mas eu não me informei na norauto..lol..a norauto é só para comprar algumas coisas e comparar preços..informei com 3 mecânicos diferentes da citroen..e dois disseram o mesmo..10w40, 15 000 no máximo..20 000..até pode fazer..mas não o fariam no carro deles..se calhar tenho é de mudar de oficina brevemente..é cada argolada que vejo para la a meter agora..
                      É claro que quanto mais vendas houver do dito produto melhor para a concessão dos ditos mecâncios, sem querer entrar em discussão sobre este assunto em particular pois existem de certeza diversas opiniões técnicas sobre a quilometragem possível para o óleo também o consumo do óleo ou a durabilidade/qualidade do mesmo depende da utilização dada à mecânica.

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                        #12
                        Mercedes / Renault / Audi / BMW / Rover / Land Rover e jaguar

                        Nestes tenho a certeza que nao perdes por experiência própria ... quanto aos outros já não sei .

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                          Mercedes / Renault / Audi / BMW / Rover / Land Rover e jaguar

                          Nestes tenho a certeza que nao perdes por experiência própria ... quanto aos outros já não sei .

                          Pelos vistos em qualquer marca de segundo o Regulamento (CE) 1400/2002 da Comissão Europeia! Até as revisões podem ser efectuadas fora da marca! Não há perda de garantia!

                          Se ainda alguém tiver dúvidas:

                          http://www.acap.pt/autoinforma/jurid...E1400-2002.pdf

                          Comentário

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