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Radares de Lisboa ilegais - Por Observatório Estradas

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    Radares de Lisboa ilegais - Por Observatório Estradas

    O presidente do Observatório das Estradas, Nuno Salpico, classificou hoje o sistema de radares de Lisboa, instalado pela autarquia há seis meses, de ser ineficaz no combate à insegurança rodoviária e de incluir uma sinalização «ilegal».
    «Era fácil prever a falta de eficácia nesta matéria, desde logo porque a utilização dos radares é meramente pontual. Estamos a falar de 0,2 ou 0,3 por cento da rede urbana perigosa de Lisboa», afirmou o presidente do Observatório da Segurança, das Estradas e das Cidades (OSEC) à Lusa.

    Para Nuno Salpico, junto de cada um dos 21 radares de Lisboa «apenas existem 500 metros de segurança», porque os automobilistas abrandam à aproximação daquele dispositivo e voltam a acelerar depois de o passarem.

    «Na Segunda Circular e noutras vias onde o limite poderia ser fixado em 80 quilómetros por hora seria muito mais eficaz o controlo de velocidade através de sinalização semafórica, que a partir desse limite 'dispara'«, sustentou.

    Nuno Salpico sublinhou que »a Câmara de Lisboa não tem meios para processar os milhares de multas« resultantes das infracções aos limites de velocidade estabelecidos pelos radares.

    «A sinalização é ilegal sempre que não estiver de acordo com o traçado», acusou o presidente do Observatório das Estradas.

    A Avenida Marechal Gomes da Costa é um exemplo desta alegada ilegalidade, porque, de acordo com Nuno Salpico, «é impossível fixar o limite de velocidade em 50 quilómetros num traçado com três vias».

    «O limite de velocidade não é um acto político, está vinculado a critérios de segurança«, sublinhou.


    Para Nuno Salpico, »o grande problema de segurança rodoviária em Lisboa tem a ver com o confronto entre peão e condutor«, patente sobretudo na »má localização das passadeiras«.

    «Existem critérios de segurança que sistematicamente não são respeitados, como o facto de nas vias onde a circulação se faz a mais de 50 Km não ser possível haver atravessamentos seguros em passadeiras», defendeu.

    Por outro lado, para grupos com maior risco de atropelamento - crianças, idosos e pessoas com dificuldades motoras - as passadeiras têm de ser «especiais».

    Assim, junto a escolas, hospitais e centros de dia, as passadeiras devem ser «sobreelevadas», em lomba, explicou Nuno Salpico, acrescentando que esta princípio «não é respeitado em Lisboa».

    A falta de visibilidade entre peão e condutor é outro problema detectado por Nuno Salpico, nomeadamente, quando as passadeiras se situam junto a paragens de autocarro.

    Os radares estão instalados desde 16 de Julho de 2007 nas Avenidas das Descobertas, da Índia, Cidade do Porto, Brasília, de Ceuta, Infante D. Henrique, Estados Unidos da América, Marechal Gomes da Costa e Gago Coutinho e nos Túneis do Campo Grande, do Marquês de Pombal e da Avenida João XXI - onde o limite de velocidade é de 50 quilómetros/hora - e ainda na Radial de Benfica, na Segunda Circular e no prolongamento da Avenida Estados Unidos da América, onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/h.

    #2
    Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
    O presidente do Observatório das Estradas, Nuno Salpico, classificou hoje o sistema de radares de Lisboa, instalado pela autarquia há seis meses, de ser ineficaz no combate à insegurança rodoviária e de incluir uma sinalização «ilegal».
    «Era fácil prever a falta de eficácia nesta matéria, desde logo porque a utilização dos radares é meramente pontual. Estamos a falar de 0,2 ou 0,3 por cento da rede urbana perigosa de Lisboa», afirmou o presidente do Observatório da Segurança, das Estradas e das Cidades (OSEC) à Lusa.

    Para Nuno Salpico, junto de cada um dos 21 radares de Lisboa «apenas existem 500 metros de segurança», porque os automobilistas abrandam à aproximação daquele dispositivo e voltam a acelerar depois de o passarem.

    «Na Segunda Circular e noutras vias onde o limite poderia ser fixado em 80 quilómetros por hora seria muito mais eficaz o controlo de velocidade através de sinalização semafórica, que a partir desse limite 'dispara'«, sustentou.
    Semáforos de velocidade na segunda circular?!?

    Nuno Salpico sublinhou que »a Câmara de Lisboa não tem meios para processar os milhares de multas« resultantes das infracções aos limites de velocidade estabelecidos pelos radares.

    «A sinalização é ilegal sempre que não estiver de acordo com o traçado», acusou o presidente do Observatório das Estradas.

    A Avenida Marechal Gomes da Costa é um exemplo desta alegada ilegalidade, porque, de acordo com Nuno Salpico, «é impossível fixar o limite de velocidade em 50 quilómetros num traçado com três vias».
    Porquê? Tudo o que tem 3 vias é uma auto-estrada? O facto de ter inúmeros cruzamentos de nível e passadeiras não quer dizer nada?


    «O limite de velocidade não é um acto político, está vinculado a critérios de segurança«, sublinhou.

    Para Nuno Salpico, »o grande problema de segurança rodoviária em Lisboa tem a ver com o confronto entre peão e condutor«, patente sobretudo na »má localização das passadeiras«.

    «Existem critérios de segurança que sistematicamente não são respeitados, como o facto de nas vias onde a circulação se faz a mais de 50 Km não ser possível haver atravessamentos seguros em passadeiras», defendeu.
    Daí não haver passadeiras nas vias onde o limite é 80km/h, como na Av. Lusíada, 2ª circular, radial de Benfica, etc.


    Por outro lado, para grupos com maior risco de atropelamento - crianças, idosos e pessoas com dificuldades motoras - as passadeiras têm de ser «especiais».

    Assim, junto a escolas, hospitais e centros de dia, as passadeiras devem ser «sobreelevadas», em lomba, explicou Nuno Salpico, acrescentando que esta princípio «não é respeitado em Lisboa».
    Ok, estou de acordo.


    A falta de visibilidade entre peão e condutor é outro problema detectado por Nuno Salpico, nomeadamente, quando as passadeiras se situam junto a paragens de autocarro.
    Este problema até se verifica mais nas EN's que em Lisboa.


    Os radares estão instalados desde 16 de Julho de 2007 nas Avenidas das Descobertas, da Índia, Cidade do Porto, Brasília, de Ceuta, Infante D. Henrique, Estados Unidos da América, Marechal Gomes da Costa e Gago Coutinho e nos Túneis do Campo Grande, do Marquês de Pombal e da Avenida João XXI - onde o limite de velocidade é de 50 quilómetros/hora - e ainda na Radial de Benfica, na Segunda Circular e no prolongamento da Avenida Estados Unidos da América, onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/h.

    Comentário


      #3
      O discurso desse senhor é estranho, espalha-se ao comprido ao dizer que existe segurança perto dos radares quando tal não é verdade, assisto a travagens bruscas e malta a circular a 50km/h na faixa da esquerda na 2ª circular por exemplo.

      Depois, as famosas passadeiras em lomba, se as normais já são perigosas porque não têm iluminação, estas em lomba são autênticas rampas de lançamento para passar por cima de um peão. Faz mais sentido uma sinalização correcta e a aplicação dos candeeiros feios (aqueles amarelos e pretos) a iluminar a passadeira e o passeio à volta para vermos se existem peões que querem atravessar, não para os vermos unicamente quando já estão no meio da estrada.

      Em relação a passadeiras em faixas de 3 vias, vamos lá a ver, tudo depende da natureza da estrada. Aqui ao pé na N10 para acesso ao apeadeiro da Bobadela em vez uma passadeira na N10 fizeram uma passagem elevada porque naquele local, apesar de apenas 1 via em cada sentido, as velocidades são elevadas (70km/h em média) para uma passadeira.

      Acho que se o problema são as passagens para peões então vamos começar a culpabilizar as autarquias que permitem (ou dão ordem) que sejam criadas passadeiras em cruzamentos e curvas sem visibilidade ou em locais sem iluminação.

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        #4
        não é novidade nenhuma que os radares não foram implementados para aumentar as margens de segurança, nem sequer as estatisticas.

        Aquilo são máquinas de fazer multas, mas antes de pensarem em maior facturação, deveriam ter arranjado uma caixa registeradora maior

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          #5
          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
          Semáforos de velocidade na segunda circular?!?
          Sim na marginal existem. Se numa via rapida existe pq é que na outra nao pode existir?

          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
          Porquê? Tudo o que tem 3 vias é uma auto-estrada?
          Uma AE tem um limite de 120kmsh, o q foi dito é que 50kmsh era ilegal. Os limites têm alguma razao de ser, e essa razao deve ser técnica foi o que foi dito.
          Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
          O facto de ter inúmeros cruzamentos de nível e passadeiras não quer dizer nada?
          Para regular isso o Observatorio estradas, tem apontado várias passadeiras mal feitas e outras aberracoes que diminuem a seguranca.

          No fundo o que o observatório de estradas disse é que 1) Os radares foram postos nao por qq questao de seguranca mas por motivos politicos (caça à multa) e 2) Daí resulta que nao ha numeros que mostrem uma melhoria da seguranca (menos acidentes)
          Ainda esta semana passei nesse radar da Av. Marechal Gomes da Costa, engatei a 4ª e mesmo a carregar no travao a porcaria do carro ia passando dos 50kmsh por causa da descida, qdo dei por mim já tinha passado pela passadeira se tivesse passado alguem por lá tinha-lhe batido pq ia com os olhos no velocimetro. Aquilo tem melhor visibilidade q mta AE, meter um limite de 50kmsh ali é uma autentica aberracao e provoca q vamos com mais atencao ao velocimetro do q em olhar pra estrada
          Editado pela última vez por jccgold; 19 January 2008, 15:18.

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            #6
            A Marginal não é uma via rápida, mais não seja por ser ladeada de passeios e ter passadeiras...

            O Observatório terá razão nalguns dos pontos que toca, no entanto as questões que o Luis Miguel são realmente estranhas...
            Num IC haver semaforos?

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              #7
              Nuno Salpico, não conheço...

              É especialista em ? ..... a formação é de,..... formado ,em ....



              O que esta gente faz, para dar nas vistas

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                Sim na marginal existem. Se numa via rapida existe pq é que na outra nao pode existir?

                Tu tens consciência do que estás a dizer??

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                  #9
                  Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                  Nuno Salpico, não conheço...

                  É especialista em ? ..... a formação é de,..... formado ,em ....



                  O que esta gente faz, para dar nas vistas
                  Deve ser engenheiro como o outro...

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