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Clio - fecho centralizado

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    Clio - fecho centralizado

    Olá a todos,
    Tenho um Renault Clio de 2002 (1.2, 16v, 75cv) e hoje aconteceu-me o seguinte (ainda por cima a um Domingo em que está tudo fechado). Fui a um centro comercial, fechei o carro com o comando da chave e até aí tudo bem. O carro ficou trancado. Depois abri-o novamente com o comando à distância, sem problemas, até que andei um quilometro, estacionei e quando queria fechar o carro, simplesmnte não funcionava. Não fechava nada, a luz da chave acendia mas o fecho centralizado parecia ter pifado de vez. Tentei fechar as portas através da porta do condutor com a chave, mas nada.. só fechava porta a porta... mas o pior de tudo é o porta-bagagens, n sei se é problema da minha vista mas não consegui encontrar nada onde pudesse meter a chave para fechar o porta-bagagens, ou seja, ficou aberto. O mais estranho é que eu estando dentro do carro e carregando no botão de fecho centralizado do tablier, as portas fecham convenientemente assim como o porta-bagagens, mas quando o tento fehcar por fora, aí é que não dá mesmo. Amanhã vou levá-lo a uma oficina, mas alguém tem ideia do que possa ser? Já agora, a questão do porta-bagagens é mesmo assim, ou seja, não tem onde fechar com chave ou não?
    Obrigada!!

    #2
    Para trancares o carro abres a porta do condutor carregas no botão para trancar o carro (no tablier) e trancas a do condutor manualmente.


    Já experimentaste com outra chave ou com outra pilha?

    Comentário


      #3
      Ok, obrigada pela dica, não me tinha lembrado dessa!
      Já experimentei com outra chave e não dá nada... penso que se o problema fosse da pilha nem sequer acendia o Led vermelho das chaves e ele acende em ambas...

      Comentário


        #4
        Vou mandar a minha posta... será o fusível?
        Editado pela última vez por XicoZe; 20 January 2008, 22:05.

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          #5
          Já abri o compartimento lateral ao pé do volante onde estão os fusiveis... pelo que percebi parece que o do fecho centralizado é o azul mas n m parece ter nd d mais... em qualquer dos casos como nao percebo, é melhor não mexer... mas tambem ja tinha pensado nisso ;)

          Comentário


            #6
            Humm... bateria a dar a últimas? Tive sintomas idênticos no meu clio de 2003.

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              #7
              Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
              Para trancares o carro abres a porta do condutor carregas no botão para trancar o carro (no tablier) e trancas a do condutor manualmente.


              Já experimentaste com outra chave ou com outra pilha?
              Grande dica! Não sabia disso.

              Já tinha pensado neste problema, pois no meu já experimentei fechar só com a chave e só tranca a porta do condutor.

              Bem Vinda AnadeSousa.

              Comentário


                #8
                Realmente foi mesmo uma grande dica
                Em relação à bateria... mudei-a há 2 anos mais ou menos e o problema é apenas este do fecho centralizado, ele arranca bem, as luzes estão bem e tudo... Vou levá-lo daqui a pouco à oficina, vamos lá ver... depois dou notícias!

                Comentário


                  #9
                  O meu Clio, volta e meia, "esquece-se" do código da chave, mas é fácil de reprogramar. Daqui a nada já te digo como se faz.

                  Comentário


                    #10
                    O meu ClioII é dos primeiros (1998) e a chave de telecomando é por infravermelhos. Os telecomandos de Clios mais recentes são por RF, e não sei se o procedimento se aplica.

                    Vou descrever como se resolve no meu carro.

                    Há uma "central de temporização e comando" (não é a centralina do motor!) que deve responder aos sinais emitidos pela chave. Essa central é capaz de reconhecer duas chaves distintas. Pode às vezes acontecer que a central "esqueça" os códigos das chaves. Como reprogramá-la?

                    - Carregar no botão do fecho centralizado presente na consola central e não o largar;
                    - Ao fim de uns segundos dá-se um trancamento e destrancamento geral das portas - este é o sinal de que a central entrou em modo de programação;
                    - Deve-se agora apontar a chave para o sensor de infravermelhos e carregar firmemente no botão.
                    - Soltar o botão da chave, e voltar a premi-lo novamente para confirmação.
                    - Se a central adquiriu correctamente o código, dá-se novo trancamento/destrancamento das portas.

                    Voilá!

                    Comentário


                      #11
                      Desculpem-me lá o off-topic mas alguém arrisca-se a dizer porque o ClioI da minha maria mesmo após mudar-se a bateria continua a acender a luz da dita no tablier?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                        Desculpem-me lá o off-topic mas alguém arrisca-se a dizer porque o ClioI da minha maria mesmo após mudar-se a bateria continua a acender a luz da dita no tablier?
                        problemas no alternador ou alguma cablagem a fazer curto-circuito

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tulicreme Ver Post
                          problemas no alternador ou alguma cablagem a fazer curto-circuito
                          o cabos da bateria, quando esta foi trocada, não estavam em muito boas condições e um dos "pernes" (não sei como se diz) teve que ser feito de novo... será daí?

                          Comentário


                            #14
                            é possível que sim, de laguma forma a corrente não passa devidamente e por isso acende a luz.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por tulicreme Ver Post
                              é possível que sim, de laguma forma a corrente não passa devidamente e por isso acende a luz.
                              Obrigado pela dica tulicreme. Certamente poderá ser da cablagem porque a bateria é novinha em folha.

                              Cumps.

                              Comentário


                                #16
                                "augustus", a luz do sistema eléctrico é enganadora porque tem uma bateria desenhada e as pessoas julgam que é um problema de bateria. Não é, é um problema do sistema eléctrico em geral.

                                Pode muito bem ser problema do alternador, do rectificador/regulador ou da cablagem. Ou, até, do próprio sistema de aviso ("luz") marado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  "augustus", a luz do sistema eléctrico é enganadora porque tem uma bateria desenhada e as pessoas julgam que é um problema de bateria. Não é, é um problema do sistema eléctrico em geral.

                                  Pode muito bem ser problema do alternador, do rectificador/regulador ou da cablagem. Ou, até, do próprio sistema de aviso ("luz") marado.
                                  O problema começou quando em andamento acendeu a dita luz. Parei o carro e ele não arrancou mais. Veio um mecânico que trouxe a "malinha" dele que lhe deu um "cheirinho" e o carro pegou logo. Troquei a bateria e tive logo problemas com a cablagem e ele teve que refazer um "perne". Estou esperançado que seja só isso... Mas nunca se sabe...

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                    O problema começou quando em andamento acendeu a dita luz. Parei o carro e ele não arrancou mais. Veio um mecânico que trouxe a "malinha" dele que lhe deu um "cheirinho" e o carro pegou logo. Troquei a bateria e tive logo problemas com a cablagem e ele teve que refazer um "perne". Estou esperançado que seja só isso... Mas nunca se sabe...
                                    Isso foi há muito tempo?

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Isso foi há muito tempo?
                                      Foi 6ª feira passada. Entretanto o carro ficou parado durante o fim-de-semana. Hoje a minha maria ligou-me a dizer que a luz da bateria voltou a acender no caminho. Desligou o carro e voltou a ligar e não deu problema nenhum.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                        Foi 6ª feira passada. Entretanto o carro ficou parado durante o fim-de-semana. Hoje a minha maria ligou-me a dizer que a luz da bateria voltou a acender no caminho. Desligou o carro e voltou a ligar e não deu problema nenhum.
                                        Vou-te dizer o que me parece, e espero não estar a ser agoirento.

                                        Desconfio que a bateria não está a ser convenientemente carregada, devido a defeito no alternador (escovas?), no regulador de tensão ou cablagem.

                                        Isso provocou a descarga da bateria antiga.

                                        Ao trocares por uma bateria nova, como esta já trás carga, o problema de início não se manifesta. Mas há medida que vais usando o carro, a bateria vai-se gastando e o problema reaparece.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CM Ver Post
                                          Grande dica! Não sabia disso.

                                          Já tinha pensado neste problema, pois no meu já experimentei fechar só com a chave e só tranca a porta do condutor.

                                          Bem Vinda AnadeSousa.

                                          Tb nunca percebi o pq disto ser assim. Quando deixo cão no Clio, tenho que fazer essa manobra de trancar primeiro no botão e depois então fechar a porta do condutor e trancar com a chave.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            Vou-te dizer o que me parece, e espero não estar a ser agoirento.

                                            Desconfio que a bateria não está a ser convenientemente carregada, devido a defeito no alternador (escovas?), no regulador de tensão ou cablagem.

                                            Isso provocou a descarga da bateria antiga.

                                            Ao trocares por uma bateria nova, como esta já trás carga, o problema de início não se manifesta. Mas há medida que vais usando o carro, a bateria vai-se gastando e o problema reaparece.
                                            Não é agoiro Pode ser a realidade. Vou ficar muito atento...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                              Não é agoiro Pode ser a realidade. Vou ficar muito atento...
                                              E olha que não demora muito tempo, porque a bateria aguenta relativamente pouca carga. Uns arranques, uns percursos à noite com os faróis acesos... e a bateria "já se foi" outra vez.

                                              Se calhar é preferível levar o carro ao electricista o mais rápido possível, antes de ficar de noite "empanado" na estrada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                E olha que não demora muito tempo, porque a bateria aguenta relativamente pouca carga. Uns arranques, uns percursos à noite com os faróis acesos... e a bateria "já se foi" outra vez.

                                                Se calhar é preferível levar o carro ao electricista o mais rápido possível, antes de ficar de noite "empanado" na estrada.
                                                No percurso de volta a casa a luz da bateria manteve-se acesa. Mandei um bocadinho de WD40 em cima do "perne" novo... Não deve fazer nada mas amanhã vou verificar se o problema mantém-se.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                                  No percurso de volta a casa a luz da bateria manteve-se acesa. Mandei um bocadinho de WD40 em cima do "perne" novo... Não deve fazer nada mas amanhã vou verificar se o problema mantém-se.
                                                  Ligou-se o carro de manhã e não acendeu mas após um Km, em andamento, acendeu outra vez a luz da bateria

                                                  Confirmei agora, ao final do dia, que o alternador não está a mandar electricidade para a bateria. Mandaram-me falar com um electricista para resolverem o problema. Alguém tem uma estimativa assim por alto de quanto ficará a reparação?
                                                  Editado pela última vez por augustus; 22 January 2008, 18:51.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                                    Ligou-se o carro de manhã e não acendeu mas após um Km, em andamento, acendeu outra vez a luz da bateria

                                                    Confirmei agora, ao final do dia, que o alternador não está a mandar electricidade para a bateria. Mandaram-me falar com um electricista para resolverem o problema. Alguém tem uma estimativa assim por alto de quanto ficará a reparação?
                                                    Desculpem-me lá o off-topic mas alguém consegue dizer-me um orçamento por alto?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                                      Desculpem-me lá o off-topic mas alguém consegue dizer-me um orçamento por alto?


                                                      Há alturas em que eu preferia não ter razão. Esta foi uma delas.

                                                      Augustus, isso n dá para fazer orçamento a olho. Tanto pode ser escovas gastas no alternador (e isso custa uma ninharia, é mais o peso da mão de obra) como necessitar de um alternador novo ou de um regulador.

                                                      (Já agora: parabéns pelo novo "bules"! )

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Olá a todos!
                                                        Voltando ao assunto do tópico Fui à Renault e disseram-me que era a pilha... levaram o carro lá para dentro e quando voltou (10 minutos depois) já estava bom... Sinceramente fiquei desconfiada, porque a segunda chave também não abria e é muita coincidencia terem ficado as duas sem pilha ao mesmo tempo mas enfim.. Só um pormenor... quando cheguei a casa (já estava escuro e não tinha reparado antes) vi que a peça do cinzeiro do carro (ao lado do isqueiro) estava retirada e la por debaixo há uns circuitos... Alguém sabe se isto pode ter alguma relação?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AnadeSousa Ver Post
                                                          Olá a todos!
                                                          Voltando ao assunto do tópico Fui à Renault e disseram-me que era a pilha... levaram o carro lá para dentro e quando voltou (10 minutos depois) já estava bom... Sinceramente fiquei desconfiada, porque a segunda chave também não abria e é muita coincidencia terem ficado as duas sem pilha ao mesmo tempo mas enfim.. Só um pormenor... quando cheguei a casa (já estava escuro e não tinha reparado antes) vi que a peça do cinzeiro do carro (ao lado do isqueiro) estava retirada e la por debaixo há uns circuitos... Alguém sabe se isto pode ter alguma relação?
                                                          debaixo do cinzeiro fica o conector para ligar o carro ao PC, devem ter limpo os erros ou configurado as chaves

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E até pode ser das pilhas, sendo o carro de 2002 até pode ser que nunca tenha levado novas. Mesmo a chave menos usada, a pilha perde energia.

                                                            Se o ligaram à máquina, foi certamente para verificar se existia algum problema de outra natureza.

                                                            Comentário

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