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Em que situações poderia ser considerado culpado?

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    Em que situações poderia ser considerado culpado?

    Olá a todos.

    A imagem corresponde a uma saída da 2ª circular para Telheiras, mas é uma situação que se encontra em muitos outros locais.

    O carro que circula na faixa 2 encontra um sinal de cedência de prioridade (pouco visível, mas está lá!), no entanto a sinalização horizontal (tracejado na estrada) não dá essa ideia.

    Quem circula na faixa 1 e quer passar para a faixa 2 tem duas hipóteses: ou "força" a entrada ou então para evitar um possível acidente, apela à boa vontade de quem já circula na faixa 2 (boa vontade de quem nem sequer tem prioridade!...).

    O veículo que vai passar da faixa 1 para a faixa 2 tem prioridade, mas em que situação poderá ser culpado em caso de acidente?
    (Supondo diferentes situações como um embate lateral ao nível da roda dianteira com a roda dianteira do outro carro ou um embate do pára-choques frontal na porta do outro veículo, etc...)

    Peço desculpa se não me consegui fazer entender.

    Cmpts,
    RU
    mapa.jpg
    Editado pela última vez por RPalma; 21 January 2008, 11:24.

    #2
    Tenho uma dúvida nesta situação: a cedência de prioridade p/quem vai na faixa 2 não é só aplicável se 1 carro k for nessa faixa quiser passar p/a faixa 1?

    Ou seja, pretendendo 1 carro manter-se na faixa 2 não tem prioridade sobre quem queira passar da faixa 1 p/a 2?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Gasoil Ver Post
      Tenho uma dúvida nesta situação: a cedência de prioridade p/quem vai na faixa 2 não é só aplicável se 1 carro k for nessa faixa quiser passar p/a faixa 1?
      não, porque isso é a regra geral. quando mudas de faixa perdes prioridade. ali é necessário cederes prioridade a quem quer passar para a tua faixa (2)

      Comentário


        #4
        Aberração

        Não interceptando a faixa 2 qualquer faixa não deveria de existir qualquer sinalização.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vipedro Ver Post
          Não interceptando a faixa 2 qualquer faixa não deveria de existir qualquer sinalização.
          Exacto.

          No entanto como teoricamente as faixas mais à direita são obrigatoriamente para se andar mais devagar que as outras, é natural que quem circule na faixa 2 "deixe" passar à frente quem circula na faixa 1.

          Eu interpreto a presença do sinal de aproximação a estrada com prioridade nesse caso como "épa tem cuidado que estás a entrar numa estrada maior e tal, onde o pessoal já está a circular bem."

          Comentário


            #6
            A via 2 tem sempre de dar prioridade.

            Claro que os da via 1 têm de sinalizar a mudança de via. Em caso de acidente a culpa penderá sempre para o veículo da via 2.

            Comentário


              #7
              O sinal de Cedencia de passagem está lá para alguma razão...

              Tal como numa AE que vem de um ramal de acesso, tem que ceder passagem, nessa "ramal" da IC a situação é semelhante.

              Comentário


                #8
                das pisca pra mudar de direcção para a direita,,
                e vais entrando devagarinho,,,

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
                  das pisca pra mudar de direcção para a direita,,
                  e vais entrando devagarinho,,,
                  Isso é o que a maioria das pessoas faz.

                  Infelizmente a maioria dos condutores não facilita a passagem para a faixa da direita, provavelmente porque nem sequer se aperceberam do sinal (que como já tinha referido antes, não está lá muito bem colocado) e pensam que se trata de uma simples mudança de faixa.

                  Tal como eu temia, a minha questão não foi colocada de uma forma clara. Basicamente o que eu queria perceber era se no caso de irem dois veículos lado a lado (vei. A e B), com um deles (A) a passar para a faixa da direita e a embater no outro carro (B), este poderia ser considerado culpado ou não. Considerariam que o condutor (do B) entrou de forma imprudente e não respeitando o sinal, ou poderiam considerar que o condutor (A) mudou de faixa e teve parte da culpa...

                  Cmpts,
                  RU

                  Comentário


                    #10
                    se os carros estiverem a par e o da esquerda bater no da direita, é obvio que a culpa é dele, o outro carro não consegue "magicamente" desaparecer dali para ele passar.

                    Comentário


                      #11
                      Eu ja tinha uma duvida destas há muito tempo mas com uma pequena alteração:

                      Aqui na VCI do Porto quem sai da A3 para entrar na VCI direcção Arrábida passa-se a mesma coisa. So que a faixa 2 não tem sinal de cedência de passagem. Ora eu pra ir pra faculdade tenho que passar da 1 pra 2.

                      Eles têm que me deixar passar?
                      Editado pela última vez por Bj40; 21 January 2008, 20:08.

                      Comentário


                        #12
                        Não percebi a dúvida... talvez n esteja a imaginar a situação ou o esquema esteja incorrecto, mas pelo desenho, as faixas não se chegam a juntar, pelo que a sinalização nem faz sentido. Faria sentido se, como noutras estradas, essa faixa (2) desaparecesse para a faixa 1... mas não parece ser o caso.

                        No caso do esquema, a sinalização não está fazer mesmo nada, porque não se pode ter ou perder prioridade onde não haja cruzamento de faixas... penso eu.
                        Assim, simplesmente, cada um avança na sua faixa e, a partir do momento em que acabe o traço contínuo, podem mudar de faixa como em qualquer outra estrada, valendo para tal as regras normais.

                        Se não tiver percebido a questão, peço desculpa...

                        Comentário


                          #13


                          Setas verdes - VCI
                          Setas vermelhas - A3

                          A duvida é muito simples. Eu sigo naquelas setas verdes e assim que possível preciso de passar rapidamente para as vermelhas a fim de poder sair numa saída 150 metros depois desta junção de vias.. O problema é que o pessoal vem da A3 (vermelhas) todo lançado e nao seguem regras, apenas se deixam ir a velocidade que iam ultrapassando os que seguem nas verdes pela direita.

                          Ora se eu necessito mesmo de passar para o mais à direita ou paro na auto-estrada á espera deles ou se me meto levo com um carro em cima.

                          Situaçao igual á inicial mas sem o sinal de cedencia de passagem... Mas que eu saiba nao se pode ultrapassar pela direita nunca ainda pra mais impedindo os da esquerda de sairem onde precisam.

                          Abraço

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post


                            Setas verdes - VCI
                            Setas vermelhas - A3

                            A duvida é muito simples. Eu sigo naquelas setas verdes e assim que possível preciso de passar rapidamente para as vermelhas a fim de poder sair numa saída 150 metros depois desta junção de vias.. O problema é que o pessoal vem da A3 (vermelhas) todo lançado e nao seguem regras, apenas se deixam ir a velocidade que iam ultrapassando os que seguem nas verdes pela direita.

                            Ora se eu necessito mesmo de passar para o mais à direita ou paro na auto-estrada á espera deles ou se me meto levo com um carro em cima.

                            Situaçao igual á inicial mas sem o sinal de cedencia de passagem... Mas que eu saiba nao se pode ultrapassar pela direita nunca ainda pra mais impedindo os da esquerda de sairem onde precisam.

                            Abraço
                            Exactamente: se queres sair p Paranhos, regra geral quem vem da A3 vem em aceleração (ligeira descida), enquanto q quem vem do Dragão já vem a reduzir velocidade...
                            Mesmo supondo q quem vem da A3 quer entrar na VCI, se bateres há sempre o risco da pessoa referir q ia sair em Paranhos e logo tu é q estás a mudar de faixa...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                              se os carros estiverem a par e o da esquerda bater no da direita, é obvio que a culpa é dele, o outro carro não consegue "magicamente" desaparecer dali para ele passar.
                              Isso é verdade, mas por essa lógica o veículo da esquerda nunca vai conseguir passar para a faixa da direita a não ser que o veículo da direita lhe facilite essa manobra.

                              A estrada indicada no Porto dá-me ideia que é diferente, pelo simples facto de não haver sinalização. Quem já circula pelas faixas vermelhas, não terá a meu ver obrigação de reduzir a velocidade só para deixar um carro atravessar duas faixas. Pelo menos essa é a minha maneira de ver as coisas...

                              Outro local onde se repete a situação inicial (um dos acessos de Sete Rios para a Praça de Espanha):
                              mapa2.JPG

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rui_Unas Ver Post
                                Quem já circula pelas faixas vermelhas, não terá a meu ver obrigação de reduzir a velocidade só para deixar um carro atravessar duas faixas. Pelo menos essa é a minha maneira de ver as coisas...
                                É um bocado a mesma coisa das rotundas... pelo teu comentário, o pessoal é incapaz de facilitar uma manobra a uma pessoa se não for obrigado a isso.

                                ...sinceramente... às vezes é o que parece. Só vejo pessoal a falar no que é ou não obrigado e proibido de fazer... bolas!
                                É como quando há um afunilamento de duas faixas para uma delas com, se uma perde prioridade. Se formos a pensar no que somos ou não obrigados a fazer, estamos lixados (se estivermos na que perde prioridade). O pessoal da outra faixa não é "obrigado" a dar passagem. Mas dá (normalmente, graças a Deus)
                                Editado pela última vez por Akh608; 22 January 2008, 09:11.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rui_Unas Ver Post
                                  Olá a todos.

                                  A imagem corresponde a uma saída da 2ª circular para Telheiras, mas é uma situação que se encontra em muitos outros locais.

                                  O carro que circula na faixa 2 encontra um sinal de cedência de prioridade (pouco visível, mas está lá!), no entanto a sinalização horizontal (tracejado na estrada) não dá essa ideia.

                                  Quem circula na faixa 1 e quer passar para a faixa 2 tem duas hipóteses: ou "força" a entrada ou então para evitar um possível acidente, apela à boa vontade de quem já circula na faixa 2 (boa vontade de quem nem sequer tem prioridade!...).

                                  O veículo que vai passar da faixa 1 para a faixa 2 tem prioridade, mas em que situação poderá ser culpado em caso de acidente?
                                  (Supondo diferentes situações como um embate lateral ao nível da roda dianteira com a roda dianteira do outro carro ou um embate do pára-choques frontal na porta do outro veículo, etc...)

                                  Peço desculpa se não me consegui fazer entender.

                                  Cmpts,
                                  RU
                                  [ATTACH]23588[/ATTACH]
                                  Esta saída é logo depois da escola alemã?
                                  È que se for o que tens não é uma cedência de prioridade mas sim uma obrigatoriedade. acho que existe um Stop nesse local para quem vem da segunda circular.
                                  E que acaba por ter um pouco de lógica pois assim que sais da segunda circular estás numa zona residencial em pleno bairro de Telheiras, no meio de casas e onde a circulação em poucos metros passa de 80 par 50 Km.
                                  O erro está não na sinalização mas sim na localização da saída.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                    É um bocado a mesma coisa das rotundas... pelo teu comentário, o pessoal é incapaz de facilitar uma manobra a uma pessoa se não for obrigado a isso.

                                    ...sinceramente... às vezes é o que parece. Só vejo pessoal a falar no que é ou não obrigado e proibido de fazer... bolas!
                                    É como quando há um afunilamento de duas faixas para uma delas com, se uma perde prioridade. Se formos a pensar no que somos ou não obrigados a fazer, estamos lixados (se estivermos na que perde prioridade). O pessoal da outra faixa não é "obrigado" a dar passagem. Mas dá (normalmente, graças a Deus)
                                    Tenho ideia que a maioria das pessoas até facilita as manobras. Eu pelo menos faço-o muitas vezes.
                                    Claro que há quem pura e simplesmente não tenha bom-senso.

                                    Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                    Esta saída é logo depois da escola alemã?
                                    È que se for o que tens não é uma cedência de prioridade mas sim uma obrigatoriedade. acho que existe um Stop nesse local para quem vem da segunda circular.
                                    E que acaba por ter um pouco de lógica pois assim que sais da segunda circular estás numa zona residencial em pleno bairro de Telheiras, no meio de casas e onde a circulação em poucos metros passa de 80 par 50 Km.
                                    O erro está não na sinalização mas sim na localização da saída.
                                    É a saída da 2ª circular, que vai dar às bombas da BP. O sinal é mesmo o de aproximação de estrada com prioridade e não um STOP.

                                    Parece-me que o problema é mesmo a forma como está colocada a sinalização horizontal.
                                    O facto de os veículos que saem da 2ª circular continuarem numa faixa e os veículos que vêm da esquerda precisarem de se meter na faixa à direita, aparentemente transforma a manobra numa mudança de faixa quando se trata apenas do uso da prioridade. Ou estou enganado?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu não percebo a dúvida...

                                      Então o sinal B1 está lá a fazer o que? É para ceder passagem a quem?
                                      Quem vem do ramal tem que ceder passagem, mesmo a quem mude de fila, tal como se fosse ele que quisesse entrar na Via.

                                      In: Regulamento sinalização Transito

                                      SUBSECÇÃO II
                                      Sinais de cedência de passagem

                                      Artigo 21.
                                      o

                                      Sinais de cedência de passagem
                                      Os sinais de cedência de passagem, representados no quadro XXIII, em anexo, são os seguintes:

                                      B1 — cedência de passagem: indicação de que o
                                      condutor deve ceder passagem a todos os veículos
                                      que transitem na via de que se aproxima;

                                      ....


                                      Na minha modesta opinião como já disseram, com boa vontade e sensatez, nestes locais não há acidentes.


                                      Editado pela última vez por Valium; 22 January 2008, 16:44.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Eu não percebo a dúvida...

                                        Então o sinal B1 está lá a fazer o que? É para ceder passagem a quem?
                                        [/left]
                                        A quem vem na via principal e quer passar para a faixa à direita!

                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                        Quem vem do ramal tem que ceder passagem, mesmo a quem mude de fila, tal como se fosse ele que quisesse entrar na Via.
                                        [/left]
                                        Nem mais! Mas que não é facilmente perceptível, não é!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rui_Unas Ver Post

                                          É a saída da 2ª circular, que vai dar às bombas da BP. O sinal é mesmo o de aproximação de estrada com prioridade e não um STOP.

                                          Parece-me que o problema é mesmo a forma como está colocada a sinalização horizontal.
                                          O facto de os veículos que saem da 2ª circular continuarem numa faixa e os veículos que vêm da esquerda precisarem de se meter na faixa à direita, aparentemente transforma a manobra numa mudança de faixa quando se trata apenas do uso da prioridade. Ou estou enganado?

                                          OK. Sei qual é. Pensei que falavas de outra. Nesta passo lá muitas vezes. È a saída de acesso ao Largo da Luz (sentido Pontinha). Quando venho de qualquer um dos lados tenho o máximo dos cuidados, pois nem sempre quem desce da segunda circular dá prioridade apesar do sinal.

                                          Tens outra situaçao também com a segunda circular: quem saí da segunda circular para entrar na CRIL acesso á A5, também tem prioridade sobre quem vem da circular de Benfica, mas o que acontece é que quem vem da circular de Benfica já vem pela direita e não respeita a perda de prioridade sobre quem está na segunda circular e quer ir para a CRIL. Causando filas enormes na segunda circular e um pequeno afunilamanento na circular de benfica pois eles já estão colocados na direcção da entrada da CRIL.

                                          Enfim, a falta de cuidado quando se projectam estradas e acessos provoca estas coisas.O melhor é termos cuidado mesmo que os sinais estejam verdes ou se tenha prioridade.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                            Eu não percebo a dúvida...

                                            Então o sinal B1 está lá a fazer o que? É para ceder passagem a quem?
                                            Quem vem do ramal tem que ceder passagem, mesmo a quem mude de fila, tal como se fosse ele que quisesse entrar na Via.



                                            Na minha modesta opinião como já disseram, com boa vontade e sensatez, nestes locais não há acidentes.


                                            [/left]

                                            È facilmente preceptivel a dúvida se te lembrares do caso que acabei de descrever no post de cima.
                                            O pior é que nem sempre impera a boa vontade e a sensatez. Impera muitas vezes o ter que passar primeiro que os outros pq estou na direita e se bater azar o do outro pq eu estou na minha faixa e na direita!

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