Todas as viaturas de rádio usam actualmente o sistema RDS, contudo dentro do sistema RDS existem outras sub-emissões que podem ser captadas nos Autorádios e consequentemente nalguns GPS's.
Por exemplo a emissão TMC - Traffic Message Chanell ,o sistema é util quando está a funcionar, e providência informações em tempo util muito bom.
Contudo em Portugal não conheço a sua funcionalidade, e os Autorádios e GPS's equipados com o mesmo não CAPTAM NENHUM SINAL. (não há nenhuma emissora publica ou privada que o faça)
A minha pergunta é:
Se querem prevenção, se querem que os condutores estejam a par dos desenvolvimentos de trânsito no que respeita a acidentes e congestionamentos, porque razão estes sistemas não estão activos ?
Reduziam, perdas desnecessárias de tempo, as emissões de dióxidos e consumo de combustível, e evitavam a acumulação de transito que potencia sempre o acidente.
Acresce que todos os cidadãos encartadas ou não, pagam uma taxa de radio difusão na factura da EDP, como tal seria da mais elementar justiça ter este sistema activo.
Informação sobre o sistema TMC. (link)
( Verifiquem que quando chega a Portugal não existe nenhuma indicação de emissora com o sistema activo )
Sobre o TMC retirado do site da Blaupunkt (mas existem outras marcas com o sistema instalado)
Isto sim é prevenção, mas isto não dá dinheiro como os radares e viaturas descaracterizadas numa AE pois não !!
Por exemplo a emissão TMC - Traffic Message Chanell ,o sistema é util quando está a funcionar, e providência informações em tempo util muito bom.
Contudo em Portugal não conheço a sua funcionalidade, e os Autorádios e GPS's equipados com o mesmo não CAPTAM NENHUM SINAL. (não há nenhuma emissora publica ou privada que o faça)
A minha pergunta é:
Se querem prevenção, se querem que os condutores estejam a par dos desenvolvimentos de trânsito no que respeita a acidentes e congestionamentos, porque razão estes sistemas não estão activos ?
Reduziam, perdas desnecessárias de tempo, as emissões de dióxidos e consumo de combustível, e evitavam a acumulação de transito que potencia sempre o acidente.
Acresce que todos os cidadãos encartadas ou não, pagam uma taxa de radio difusão na factura da EDP, como tal seria da mais elementar justiça ter este sistema activo.
Informação sobre o sistema TMC. (link)
( Verifiquem que quando chega a Portugal não existe nenhuma indicação de emissora com o sistema activo )
Sobre o TMC retirado do site da Blaupunkt (mas existem outras marcas com o sistema instalado)
TMC-Traffic Message Channel
O Sistema RDS (Radio Data System) tem sido consideravelmente difundido por uma nova geração de transmissão de informações de trânsito: TMC. No início de 1990, a Blaupunkt desenvolveu um equipamento de terminal e de receptor para um projecto piloto RDS-TMC no Rhine-Westphalia do Norte.
A Tecnologia TMC baseia-se num sistema de notícias. A informação de tráfego é gravada continuamente por sensores instalados nas auto-estradas e pela polícia.
Esta emissão é posteriormente enviada para as estações de rádio.
É digitalmente codificada, diferenciada de acordo com as estradas e direcções e transmitida silenciosamente. O Auto-Rádio possui sintetizadores para converter os dados do telegrama em mensagens, e porque são utilizados códigos standardizados na Europa, tal pode ser feito na linguagem do condutor.
O Auto-Rádio selecciona a informação de trânsito por ruas e áreas de tráfego.
A tecnologia TMC divulga o acontecimento, a localização e o tipo de congestionamento.
A mensagem é então memorizada no receptor TMC da Blaupunkt e pode ser transmitida pelo toque de um botão: "Trânsito congestionado na A1, sentido Lisboa, depois da saída para Pombal, causado por um acidente. Fila atinge já os 8 KM."
O Sistema RDS (Radio Data System) tem sido consideravelmente difundido por uma nova geração de transmissão de informações de trânsito: TMC. No início de 1990, a Blaupunkt desenvolveu um equipamento de terminal e de receptor para um projecto piloto RDS-TMC no Rhine-Westphalia do Norte.
A Tecnologia TMC baseia-se num sistema de notícias. A informação de tráfego é gravada continuamente por sensores instalados nas auto-estradas e pela polícia.
Esta emissão é posteriormente enviada para as estações de rádio.
É digitalmente codificada, diferenciada de acordo com as estradas e direcções e transmitida silenciosamente. O Auto-Rádio possui sintetizadores para converter os dados do telegrama em mensagens, e porque são utilizados códigos standardizados na Europa, tal pode ser feito na linguagem do condutor.
O Auto-Rádio selecciona a informação de trânsito por ruas e áreas de tráfego.
A tecnologia TMC divulga o acontecimento, a localização e o tipo de congestionamento.
A mensagem é então memorizada no receptor TMC da Blaupunkt e pode ser transmitida pelo toque de um botão: "Trânsito congestionado na A1, sentido Lisboa, depois da saída para Pombal, causado por um acidente. Fila atinge já os 8 KM."
Isto sim é prevenção, mas isto não dá dinheiro como os radares e viaturas descaracterizadas numa AE pois não !!
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