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Garantia negada por condutor exceder o redline

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    Garantia negada por condutor exceder o redline

    Ola

    A Quattroruote italiana de janeiro conta um caso curioso que se passou com um Fiat Grande Punto 1.4 StarJet 95CV com 3 meses e 3500km.
    Certa manhã de Outubro após iniciar a marcha o carro pára e não anda mais. Diagnóstico: válvulas empenadas e início de gripagem da árvore de cames. Orçamento 2100 EUR. Garantia não aceite pois análise da centralina revela 3 casos de overrev totalizando 19.9 segundos com um máximo de 6520rpm. Com estes dados o inspector da FIAT nega a garantia e atribui o dano ao mau uso do condutor.
    O proprietário contacta a Quatroruote que expressa as suas reservas à decisão da FIAT:
    O motor 1.4 95CV tem um regime máximo de 6000rpm logo é muito estranho que excedê-lo em 500 rpm durante apenas 20s possa causar tais danos. Por outro lado como a centralina não regista a data em que se verificaram os eventos a FIAT não pode excluir a hipótese de a rotação excessiva ter ocorrido antes da entrega do carro ao dono durante teste ou movimentação do veículo. Após o contacto da Quattroruote a garantia é concedida e a reparação feita a custo zero.

    #2
    Não deixa de ser absurdo. É a marca que define a rotação em que se dá o corte de injecção. Se a marca permite que este se faça após o redline, não pode imputar responsabilidades ao condutor.

    Comentário


      #3
      deleted

      Comentário


        #4
        Nada de novo.

        Excedeu o limite de rpm, logo perde a garantia. Logico.

        Comentário


          #5
          Penso que numa redução excedes e bem o limite!

          E para estar 19s a esse regime , de certeza que não era em 5ª!

          Agora para se fazer um comentário melhor, era necessário saber como isso foi feito, isto é, como um carro andou 19s a esse regime de rotação!

          Após o contacto da Quattroruote a garantia é concedida e a reparação feita a custo zero.

          Esta parte é que é bem gira

          Comentário


            #6
            6000 rpm é o regime máximo do motor starjet ou é a rotação em que é atingida a potência máxima? Uma coisa não implica a outra. Parece-me possível, mas não aconselhável nos primeiros milhares de Km, levar o carro além dessa rotação.
            Editado pela última vez por RAD; 24 January 2008, 14:05.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
              Não deixa de ser absurdo. É a marca que define a rotação em que se dá o corte de injecção. Se a marca permite que este se faça após o redline, não pode imputar responsabilidades ao condutor.
              Exacto por príncípio num motor o RPM a que ocorre o corte de injecção devia ser inferior ao máximo regime contínuo em que o motor pode funcionar continuamente sem problemas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pedro Alvares Ver Post
                Exacto por príncípio num motor o RPM a que ocorre o corte de injecção devia ser inferior ao máximo regime contínuo em que o motor pode funcionar continuamente sem problemas.
                Resta saber se a marca não aconselha contenção na utilização de altos regimes durante os primeiros XXXX Km.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Nada de novo.

                  Excedeu o limite de rpm, logo perde a garantia. Logico.
                  Só que...
                  Originalmente Colocado por Pedro Alvares Ver Post
                  Ola
                  [...] Por outro lado como a centralina não regista a data em que se verificaram os eventos a FIAT não pode excluir a hipótese de a rotação excessiva ter ocorrido antes da entrega do carro ao dono durante teste ou movimentação do veículo. Após o contacto da Quattroruote a garantia é concedida e a reparação feita a custo zero.

                  Comentário


                    #10
                    Este é um caso perfeito de negligência na utilização do produto (no caso um automóvel). Para além dos dados registados na unidade de comando do motor (centralina) as consequências a nível mecânico evidenciam perfeitamente a utilização irregular do motor.

                    Portanto o seu proprietário teve muita sorte em a marca assumir as despesas.

                    Comentário


                      #11
                      Se levarem o carro ao corte e depois engrenarem (à força) uma mudança mais baixa, o motor passa esse regime ainda que tenha limitador.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                        Este é um caso perfeito de negligência na utilização do produto (no caso um automóvel). Para além dos dados registados na unidade de comando do motor (centralina) as consequências a nível mecânico evidenciam perfeitamente a utilização irregular do motor.

                        Portanto o seu proprietário teve muita sorte em a marca assumir as despesas.
                        ´

                        E se foram os camaradas do transporte e do concessionário que andaram a fazer brincadeiras q n deviam?

                        Comentário


                          #13
                          O corte está lá para alguma coisa não?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                            Este é um caso perfeito de negligência na utilização do produto (no caso um automóvel). Para além dos dados registados na unidade de comando do motor (centralina) as consequências a nível mecânico evidenciam perfeitamente a utilização irregular do motor.

                            Portanto o seu proprietário teve muita sorte em a marca assumir as despesas.


                            Negligência?!? Então as rotações estão lá para que? Ou vão-me dizer que no Grupo Fiat estão à espera que os carros NUNCA cheguem sequer a tocar no redline? Claro que não, e o homem não andou nem 30 esgundos nesse regime máximo!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              ´

                              E se foram os camaradas do transporte e do concessionário que andaram a fazer brincadeiras q n deviam?
                              Precisamente por haver essa hipótese é que a marca assumiu os custos da reparação. Se devia tê-lo feito logo de início? Se calhar devia. Devia mesmo era passar a incluir a data do desvario na centralina.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                O corte está lá para alguma coisa não?
                                O corte está lá para evitar danos maiores no motor.
                                O caso é que em garantia há certas restições na utilização do veiculo e do motor. Uma delas é exceder o regime maximo de rpm.

                                Comentário


                                  #17
                                  Haviam de ver como é que retiram os carros daqueles navios enormes de transporte. Até chegam a fazer rally nas docas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                    Este é um caso perfeito de negligência na utilização do produto (no caso um automóvel). Para além dos dados registados na unidade de comando do motor (centralina) as consequências a nível mecânico evidenciam perfeitamente a utilização irregular do motor.

                                    Portanto o seu proprietário teve muita sorte em a marca assumir as despesas.
                                    A questão está em se a negligência foi feita antes de o veiculo ter sido vendido ao proprietário.
                                    Imagina que compraste agora carro novo e passados 3 meses o motor gripa com um diagnóstico igual ao do caso, como ficas, sabendo que nunca negligrenciaste o veículo?
                                    Era o cabo dos trabalhos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                      Haviam de ver como é que retiram os carros daqueles navios enormes de transporte. Até chegam a fazer rally nas docas.
                                      Mas é que é mesmo.
                                      Lembro-me nas docas de Leixões descarregarem os Toyota a fazer slides e a puxarem bem pelos motores.
                                      O que vale é que eram Toyotas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        é verdade sim senhor!!!!!

                                        andar no red line dá cabo dos motores!!!

                                        este a seguir a fazer isto foi para o lixo:






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                                          #21
                                          E quando os carros são transportandos entre satnds
                                          Até cheira a queimado ficam logo com a rodagem feita, adianta de muito vir escrito no manual que nos primeiros 1500 km não se deve de exceder 3/4 do regime máximo de rotações do motor . Simplesmente hilariante, aquilo na preparação leva logo tratamento VIP
                                          Editado pela última vez por luisfilipe; 24 January 2008, 14:45.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                            A questão está em se a negligência foi feita antes de o veiculo ter sido vendido ao proprietário.
                                            Imagina que compraste agora carro novo e passados 3 meses o motor gripa com um diagnóstico igual ao do caso, como ficas, sabendo que nunca negligrenciaste o veículo?
                                            Era o cabo dos trabalhos.
                                            Exacto, esse é de facto o problema, e sendo impossível provar que o cliente foi efectivamente quem excedeu as rpm a fiat deve assumir a garantia, é triste é ter que ser uma revista a fazer pressão para que tal aconteça.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Se levarem o carro ao corte e depois engrenarem (à força) uma mudança mais baixa, o motor passa esse regime ainda que tenha limitador.
                                              Sim. Mas, por quanto tempo?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII
                                                Se levarem o carro ao corte e depois engrenarem (à força) uma mudança mais baixa, o motor passa esse regime ainda que tenha limitador.
                                                Sim. Mas, por quanto tempo?
                                                num carro com redline às 7200 por exemplo, se fores às 7200rpm em 4ª e reduzires para 3ª, o mais certo é perguntar quanto tempo vais demorar para apanhar os bocados das peças que entretanto ficaram no chão...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não me parece correcto

                                                  Atendendo ao desfecho, não me parece que o título do tópico seja o adequado.

                                                  Faz-me lembrar a nossa imprensa. O título é um, mas a notícia outra.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    Sim. Mas, por quanto tempo?
                                                    Alguns segundos, poucos.
                                                    Vamos atirar assim a olhómetro: 2 segundos.
                                                    Se repetirem a brincadeira 10 vezes, vai para os tais 20 segundos deste caso.
                                                    Mas basta-te uma vez para ficares com as válvulas empenadas...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Desde logo não concordando à partida com a recusa da marca em assumir a garantia neste caso e segundo os danos que são fornecidos, não nos esquecámos que se trata de um motor em plena rodagem.

                                                      Quantos de nós dariam este tratamento a um motor em plena rodagem?

                                                      E os que não dariam, porque não? Porque pode acontecer algo semelhante ao que aconteceu neste caso, certo?

                                                      Com certeza a marca terá concedido perante o argumento de não ser possivel saber quando essas rotações foram atingidas...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                                                        Exacto, esse é de facto o problema, e sendo impossível provar que o cliente foi efectivamente quem excedeu as rpm a fiat deve assumir a garantia, é triste é ter que ser uma revista a fazer pressão para que tal aconteça.
                                                        A atitude que a marca deveria ter é a que teve, mas mais cedo claro e sem a pressão da imprensa.
                                                        Espero é que ela (Fiat) seja esperta e comece a ter um mregisto de data na centralina. Não deverá ser complicado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Alguns segundos, poucos.
                                                          Vamos atirar assim a olhómetro: 2 segundos.
                                                          Se repetirem a brincadeira 10 vezes, vai para os tais 20 segundos deste caso.
                                                          Mas basta-te uma vez para ficares com as válvulas empenadas...
                                                          Esses 2 segundos batarão para que vás recolher as válvulas ao fundo dos cilindros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                            A questão está em se a negligência foi feita antes de o veiculo ter sido vendido ao proprietário.
                                                            Imagina que compraste agora carro novo e passados 3 meses o motor gripa com um diagnóstico igual ao do caso, como ficas, sabendo que nunca negligrenciaste o veículo?
                                                            Era o cabo dos trabalhos.

                                                            Com toda a certeza não lhe entregaram um carro com as válvulas empenadas e com as cames em principio de gripagem.

                                                            Comentário

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