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QUAL O MELHOR 15w40?

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    QUAL O MELHOR 15w40?

    Olá a todos, sou novo por estas bandas e começo por cumprimentar o pessoal aqui do fórum, que me parece bastante bom. Depois aviso que percebo pouco de automóveis.

    Tenho um Vectra 1.7 TD (turbo) de 96, como o antigo dono lhe tinha metido Castrol GTX3 15W40, o meu mecânico (pessoa que faz umas hora extra fora da oficina oficial) disse-me que não seria já muito aconselhável mudar para um 10W40 porque poderia ficar a consumir óleo, tenho mudado de 10.000/10.000 km, mudo sempre também o filtro e ele lá tem andado sem me preocupar muito com isso.

    Agora o GTX3 acabou, pelo que fui pesquisar novos ólos e quando descobri as especificações do Castrol GTX3 fiquei em pânico porque era um péssimo óleo.

    Agora o carro tem 230.000 e a minha dúvida é a seguinte, pelo que já li suponho que o melhor é continuar com o 15W40, ao fim de tanto tempo a usar esse tipo de óleo talvez já seja um pouco tarde e não muito aconselhável passar para um 10W40? (disseram-me que após tanto tempo a consumir óleo mineral já não é aconselhável utilizar semi-sintéticos, mas não sei porque razão).

    Agora quais os melhores 15W40 do mercado? E mudar de quanto em quanto, mantenho os 10.000/10.000, mais?, menos?.

    Não sei se aqui no fórum existe algum lugar específico para colocar questões sobre óleos, sei que um user aka - jeff, costumava responder a estas questões dos óleos (caso ainda seja assim indiquem o local apropriado).

    Obrigado a todos, cumps.

    #2
    Sê benvindo.

    Não te posso dizer qual é o melhor óleo. Mas do que tenho aprendido, digo que não convém passar para óleos mais finos em carro já com alguma quilometragem porque já existem folgas que esse óleo não vai preencher. Não sei explicar melhor, mas até alguém te explicar melhor, ficas com uma ideia.

    Comentário


      #3
      Não custa experimentar, metes um 10W-40 e vais controlando o fumo e o consumo de óleo. Se algum dos dois aumentar bastante, voltas a colocar o 15W-40.

      Mesmo os óleos minerais actualmente contêm detergentes que "lavam" o motor por dentro, logo acho que não será por aí. A única coisa que pode influenciar é a sua viscosidade, uma vez que sendo um óleo mais "grosso" tem menos tendência a ser consumido pelo motor.

      É como disse, experimenta e logo vês.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Tryall Ver Post
        Olá a todos, sou novo por estas bandas e começo por cumprimentar o pessoal aqui do fórum, que me parece bastante bom. Depois aviso que percebo pouco de automóveis.

        Tenho um Vectra 1.7 TD (turbo) de 96, como o antigo dono lhe tinha metido Castrol GTX3 15W40, o meu mecânico (pessoa que faz umas hora extra fora da oficina oficial) disse-me que não seria já muito aconselhável mudar para um 10W40 porque poderia ficar a consumir óleo, tenho mudado de 10.000/10.000 km, mudo sempre também o filtro e ele lá tem andado sem me preocupar muito com isso.

        Agora o GTX3 acabou, pelo que fui pesquisar novos ólos e quando descobri as especificações do Castrol GTX3 fiquei em pânico porque era um péssimo óleo.
        ...
        Onde leste isso ???

        O que tu chamas de 'péssimo óleo' pelas especificações é exactamente o que o fabricante pede. Vai ver ao manual qual a classificação do óleo necessário...

        Deixa-me lembrar-te que em 1996 já existiam óleos com especificações mais elevadas, já pensaste porque a Opel não os exigia ?

        Pois, era porque não era necessário.

        As especificações dos óleos têm vindo a aumentar, mas por motivos diferentes. Se calhar no teu carro mudas de óleo de 7500 em 7500 kms ou na pior das hipóteses 10.000 kms.

        Num motor actual, o mínimo é 20.000 kms sendo algo comum os 30.000 kms. Assim é natural que os óleos tenham de ter especificações mais elevadas, até porque os motores actuais são mais exigentes.

        A meu ver, é um desperdício de dinheiro meter óleo sintético com altas especificações num carro desses. Lembro-te que é um motor cuja concepção tem mais de 18 anos e que não trabalha com grandes pressões de turbo ou grandes exigências.

        Isso é um diesel old-school, e para esses o óleo que usavas chegava e sobrava.

        Em qualquer altura podes meter um óleo melhor, se isso te der mais confiança. O mais que pode acontecer será consumir um bocadinho mais de óleo, mas não será um grande aumento.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

          Vai ver ao manual qual a classificação do óleo necessário...

          Deixa-me lembrar-te que em 1996 já existiam óleos com especificações mais elevadas, já pensaste porque a Opel não os exigia?
          Sim, em 1996 já existiam óleos melhores, até porque o óleo aconselhado pela Opel é o GM 10W40 (que foi o que o carro usou até aos 80.000km, não sei o porquê de terem passado para um 15W40 tão cedo).

          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          As especificações dos óleos têm vindo a aumentar, mas por motivos diferentes. Se calhar no teu carro mudas de óleo de 7500 em 7500 kms ou na pior das hipóteses 10.000 kms.

          Num motor actual, o mínimo é 20.000 kms sendo algo comum os 30.000 kms. Assim é natural que os óleos tenham de ter especificações mais elevadas, até porque os motores actuais são mais exigentes.
          Claro que foi baseado em comparação com as especificações actuais que referi que o Castrol GTX3 era um mau óleo. Além de que inicialmente o Castrol GTX3 era vermelho e depois passou a acastanhado (cor normal), há quem diga que passou a ser óleo RECICLADO e que só era comercializado nos hipers (e por isso com nomes diferentes em relação aos das oficinas).

          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          A meu ver, é um desperdício de dinheiro meter óleo sintético com altas especificações num carro desses. Lembro-te que é um motor cuja concepção tem mais de 18 anos e que não trabalha com grandes pressões de turbo ou grandes exigências.

          Isso é um diesel old-school, e para esses o óleo que usavas chegava e sobrava.

          Em qualquer altura podes meter um óleo melhor.
          Concordo plenamente, nunca me passou pela cabeça meter um óleo sintético (o que nesta altura não é nada aconselhável), por isso é que como o Castrol GTX3 acabou e necessito mudar de óleo brevemente, vim perguntar ao pessoal qual o melhor óleo 15W40 (até porque todos os que encontro são minerias).

          Qual é esse óleo melhor (dentro dos 15W40)??

          Comentário


            #6
            O óleo no hipermercado não é reciclado

            É claro que se tinha de inventar qualquer coisa quando o preço é mais baixo.


            Em relação ao óleo não te consigo ajudar porque só agora tenho o primeiro fumarolas, e as minhas referências vêm mais dos motores a gasolina.

            Mas se passares por um hiper, vês as classificações do óleo dentro da viscosidade que pretendes.

            Quanto mais elevada a classificação, melhor é o óleo

            Comentário


              #7
              Mete 10W40 nisso. BP visco 3000, por exemplo! Muda de 15 em 15 mil com filtro

              Comentário


                #8
                O BP Visco 3000 é 10W-40 e é semi-sintético, o 5000 também é 10W-40 e é mais sintético.

                Qualquer deles são bons óleos, pessoalmente escolhia o 5000 e pode fazer as mudanças ao 15000Km.

                A diferença de 15W-40 para 10W-40 não tem significado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LM Ver Post
                  O BP Visco 3000 é 10W-40 e é semi-sintético, o 5000 também é 10W-40 e é mais sintético.

                  Qualquer deles são bons óleos, pessoalmente escolhia o 5000 e pode fazer as mudanças ao 15000Km.

                  A diferença de 15W-40 para 10W-40 não tem significado.
                  Desculpa? Então isso serve para quê?

                  Comentário


                    #10
                    A diferença de viscosidade é relativa à temperatura ambiente do país onde o carro vai circular.

                    Se for ver à tabela de óleos indicados no manual do seu carro verá que qualquer das viscosidades poderá ser utilizada.

                    Mudar o óleo de um carro de 15w para 5w é que já é uma diferença demasiado grande para um carro com alguns anos e consequentemente com algumas folgas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LM Ver Post
                      A diferença de viscosidade é relativa à temperatura ambiente do país onde o carro vai circular.

                      Se for ver à tabela de óleos indicados no manual do seu carro verá que qualquer das viscosidades poderá ser utilizada.

                      Mudar o óleo de um carro de 15w para 5w é que já é uma diferença demasiado grande para um carro com alguns anos e consequentemente com algumas folgas.
                      Sim mas lá está, a viscosidade difere a frio entre os diferentes tipos de óleos. Depois há outro senão que não nos permite ser tão lineares, os óleos 5W têm por norma mais qualidade que os 10W ou 15W por terem uma base totalmente sintética uma vez que são óleos manipulados em laboratório para terem uma performance muito superior (aos semi-sintéticos ou minerais).

                      Logo, um 10W semi sintético é melhor que um 15W mineral e é por essa razão que eu aconselhava o nosso colega a experimentar o 10W-40. Se o motor se der bem, óptimo, senão volta ao mesmo.

                      Cumprimentos.

                      Comentário


                        #12
                        O BP Visco 5000 tem uma história interessante.

                        A BP anuncia este óleo como sintético e a Castrol levou o caso a tribunal por publicidade enganosa, no entanto perdeu.

                        O óleo é tão manipulado que na realidade se pode considerar sintético.

                        É um dos melhores óleos do mercado, no entanto é difícil de encontrar. Onde tenho visto é no Stationmarché. Concerteza que há outros sítios, mas não conheço.

                        Usei esse óleo durante 4 anos no meu Kia e só mudei porque a oficina onde passei a fazer as revisões só usa Shell. Como o Shell Helix Plus também é 10W-40 e um bom óleo não tive problema em mudar.

                        O BP 5000 mudava cada 15000Km e o Shell cada 10000.

                        Comentário


                          #13
                          O problema é que actualmente os óleos do mesmo segmento aparecem todos com as mesmas especificações. No caso dos 15W40 são todos, SAE 15W40, ACEA A3/B3, API SL/CF, MB 229.1, VW 505.00/501.01 .

                          É o caso dos CASTROL GTX 15W40-A3/B3, CASTROL GTX DIESEL 15W/40-B3, BP VISCO 2000, BP VISCO DIESEL, ELF PRESTIGRADE TS 15W40, ELF PRESTIGRADE DIESEL 15W40, TOTAL QUARTZ 5500 15W40. E mesmo alguns óleos 10W40 aparecem com as mesmas especificações.

                          Parece que tudo é igual mas não deve ser, mas actualmente não vou passar para um 10W40.

                          Norma API (Instituto Americano do Petróleo)

                          Os padrões de performance API são expressos com as siglas API S(...) ou API C(...):
                          • a primeira letra designa o tipo de motor (S = gasolina e C = diesel),
                          • a segunda letra designa o nível de performance (para motores a gasolina, etc).

                          Os lubrificantes devem passar com sucesso quatro testes para obter níveis de performance API.
                          Estes testes levam em linha de conta:
                          • a subida de temperatura dos lubrificantes de motor em serviço;
                          • a extensão do intervalo entre mudanças de lubrificantes recomendadas pelos fabricantes;
                          • esforços dispendidos para atingir a performance do motor;
                          • padrões cada vez mais exigentes no tocante à protecção ambiental;
                          e, para alguns lubrificantes:
                          • economia de combustível devido à sua baixa viscosidade (princípio da conservação de energia).

                          CE: Para motores Diesel turbo-comprimidos funcionando em regime severo e fabricados a partir de 1983. Para utilização em motores de elevada potência, trabalhando a elevada velocidade. Os lubrificantes CE podem substituir os CD em todos os motores. Os lubrificantes que cumprem esta norma são mais eficientes no que diz respeito a economia de combustível e limitação de depósitos, desgaste e de aumento de densidade.

                          CF: Significa o mesmo que a especificação CE com a vantagem de incluir o teste de micro-oxidação. Reforça a protecção dos pistões e anéis dos pistões.

                          Norma SAE (Associação de Engenheiros Automóveis)

                          A norma SAE J 300 define o chamado grau de viscosidade para cada lubrificante. Ex: SAE 40 (grau de viscosidade medido a quente). Quanto mais elevado for o número, mais viscoso será o lubrificante.
                          No caso de condução desportiva, condução em cidade ou em ambientes quentes, o motor é submetido a elevadas temperaturas. É então importante a utilização de um lubrificante que mantenha a sua viscosidade quando submetido a elevações de temperatura de modo a garantir a protecção do motor.

                          Quando o motor está frio, o lubrificante terá a tendência para se apresentar mais viscoso. É então importante que se mantenha fluido mesmo a baixas temperaturas por forma a circular no motor protegendo todos os seus componentes aquando do arranque a frio. A viscosidade medida a frio é igualmente contemplada na norma SAE e denominada como "winter viscosity grade".

                          Exemplo - SAE 10W:
                          O número que assinala a viscosidade medida a frio é sempre seguido da letra W que significa Winter (= inverno). Quanto menor for o número, mais fluido é o lubrificante.
                          Lubrificantes monograduados são geralmente utilizados quando as temperatures a que estão sujeitos não variam grandemente (ou para aplicações concretas).
                          Os lubrificantes multigraduados apresentam um grau de viscosidade a quente e a frio simultaneamente.

                          Exemplo - SAE 10W40:
                          10W = grau de viscosidade medido a frio;
                          40 = grau de viscosidade medido a quente.”

                          Comentário


                            #14
                            Bem após alguma pesquisa e ver o que tinha disponível, a primeira coisa que reparei é que algumas marcas anunciam uma coisa nos seus sites e depois nas embalagens aparece outra. É o caso da ELF Prestigrade incluindo o Prestigrade TS, Esso Uniflo e Total Quartz 5000 que no site referem ser A3/B3 mas na embalagem aparece A2/B2.

                            Sendo assim reduzi as hipoteses dos 15W40 para estas marcas:

                            Castrol GTX A3/B3 (gasolina e diesel)
                            Castrol Gtx Diesel B3

                            BP Visco 2000 (gasolina e diesel)
                            BP Visco Diesel

                            Mobil Super M - mas deste ouvi falar muito mal pelo que também fica de fora.

                            1ª Questão - A minha primeira dúvida é se há alguma vantagem em usar óleos em carros a gasóleo que servem para gasolina e diesel, ou se os óleos que são só para diesel são piores ou melhores (portanto uns em relação ao outros: GASOLINA/DIESEL VS DIESEL (somente)).

                            2º Questão - Alguém me pode ajudar a interpretar os seguintes dados:

                            ----------------------GTX A3/B3(G&D)-GTX DIESEL-VISCO 2000-VISCO DIESEL
                            Densidade 15º---------------883------------883----------884----------889
                            Viscosidade 100º------------14,3-----------14,3----------14,6---------13,5
                            Indice de viscosidade--------136-------------?------------137----------132
                            Alcalinidade total-------------8--------------8------------10,3---------11,7
                            Cinzas Sulfatadas------------1--------------1------------1,15----------1,5
                            Ponto de congelação-------(-30)-----------(-30)---------(-33)---------(-24)

                            Agradecia a vossa ajuda, cumps.
                            Editado pela última vez por Tryall; 27 January 2008, 13:31.

                            Comentário


                              #15
                              Li isto algures aqui no fórum “Tudo depende da qualidade do oleo á oleos 15w40 bons, e mt maus, existem oleos 15w40 melhor q alguns 10w40.”

                              Várias pessoas dizem para escolher um 15W40 de boa qualidade, no entanto nunca ninguém nomeia quais são esses óleos de boa qualidade.

                              Se alguém pelo menos me pudesse esclarecer a dúvida, há alguma vantagem em usar óleos em carros a gasóleo que servem para gasolina e diesel, ou se os óleos que são exclusivamente para diesel são piores ou melhores (portanto uns em relação ao outros: GASOLINA/DIESEL VS DIESEL (somente)).

                              UMA AJUDINHA COM RESPOSTAS CONCRETAS ERAM BEM-VINDAS.

                              Obrigado a todos, cumps.

                              Comentário


                                #16
                                Sempre usei Mobil ou Mobil Super.

                                100% de bons resultados e os motores demonstram isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  para mim o melhor é aquele que custa menos...nao ligo mto a marcas se bem que fujo daquelas tipo "top budget"...de resto vai aquela que colocarem na revisao

                                  Comentário


                                    #18
                                    agora entre oleos minerais, semi sinteticos e sinteticos vao algumas diferenças nomeadamente em termos de preços, deve se sempre utilizar o indicado pelo fabricante pelo menos é o que me tem dito...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                      A diferença de viscosidade é relativa à temperatura ambiente do país onde o carro vai circular.

                                      Se for ver à tabela de óleos indicados no manual do seu carro verá que qualquer das viscosidades poderá ser utilizada.

                                      Mudar o óleo de um carro de 15w para 5w é que já é uma diferença demasiado grande para um carro com alguns anos e consequentemente com algumas folgas.
                                      e metade dessa mudança demasiado grande é uma mudança significativa já! como é que de 15 para 10 é pouco e 15 para 5 é muito? lol

                                      então meter um 15 num motor com turbo é obra! 10 para baixo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Dos 15w40, aquele em que tenho maior confiança, é o BP Visco 2000!

                                        Comentário


                                          #21
                                          bom dia pessoal!
                                          ja que falamos aqui de oleos,tirem-me um duvida se souberem. possuo um micra 1.2 dos novos, o oleo recomendado pela marca é o Bp Visco 3000 ou 5000 (o carro tem intervalos de revisoes de 15mil em 15mil) mas os fulanos da oficina espetam la com Mobil super M 15w40 e depois mandam-me la ir de 7.5mil em 7.5mil, isto faz sentido??

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pauser321 Ver Post
                                            bom dia pessoal!
                                            ja que falamos aqui de oleos,tirem-me um duvida se souberem. possuo um micra 1.2 dos novos, o oleo recomendado pela marca é o Bp Visco 3000 ou 5000 (o carro tem intervalos de revisoes de 15mil em 15mil) mas os fulanos da oficina espetam la com Mobil super M 15w40 e depois mandam-me la ir de 7.5mil em 7.5mil, isto faz sentido??
                                            andaram a fazer isso cmg durante bastante tempo até que agora na ultima revisao fui a precision e pedi para mudarem para 5w40 pois era o recomendado pelo fabricante (peugeot 1.4 hdi). Isto tudo pq achei que andava sempre a caminho da oficina pra mudar o oleo...agora tenho um intervalo maior mas o preço da revisao foi tb mais caro por "culpa" do oleo...chego a conclusao que como quem manda sou eu, pedi para trocar. Ate agora n houve consumo de oleo nem nada de especial, ate acho o motor melhor e ja passaram uns 4 mil kms...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pauser321 Ver Post
                                              bom dia pessoal!
                                              ja que falamos aqui de oleos,tirem-me um duvida se souberem. possuo um micra 1.2 dos novos, o oleo recomendado pela marca é o Bp Visco 3000 ou 5000 (o carro tem intervalos de revisoes de 15mil em 15mil) mas os fulanos da oficina espetam la com Mobil super M 15w40 e depois mandam-me la ir de 7.5mil em 7.5mil, isto faz sentido??
                                              Um Micra 1.2 recente a trabalhar com óleo 15w-40? Estamos mal, a Nissan está a andar para trás.
                                              Isso é claramente politica da oficina e por sinal, uma má politica. Não só ganham mais dinheiro em ter-te sempre lá a mudar o óleo como a longo prazo esse motor vai sofrer pois não está a ser correctamente lubrificado.

                                              Acho muito estranho um motor desses recente não trabalhar com 5W-40 ou no máximo, 10W-40.

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                                                #24
                                                é o que estou a ver...cambada de chulos! o carro tem neste momento 65mil na proxima muda vou por visco 5000.que me dizem?

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                                                  #25
                                                  nunca se mete 15w40! de 10w40 para baixo! só em carros velhos com folgas internas é que se pondera um 15W40.

                                                  Quanto mais baixo o primeiro valor e mais alto o segundo melhor, por isso imaginem o bom que não é um mineral 15W40.

                                                  O primeiro valor é como se fosse o tempo que o óleo demora a aquecer, um valor alto é tipico de um oleo mais viscoso, ou seja, uma vez que o maior desgaste de um motor é até o óleo atingir a temperatura ideal, um mau óleo a frio é péssimo.

                                                  nesse micra, uma vez que é novo era já 5W40, assim estás a tirar vida ao carro!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pauser321 Ver Post
                                                    é o que estou a ver...cambada de chulos! o carro tem neste momento 65mil na proxima muda vou por visco 5000.que me dizem?
                                                    Olha pauser, deves ter o manual do carro ou da assistência e num dos dois está a dizer que tipos de óleo pode levar bem como as especificações que tem de ter.

                                                    Se não souberes interpretar a tabela (deve estar sob a forma de tabela), digitaliza e coloca aqui tudo o que o manual diz sobre os óleos que nós logo vemos se te podemos ajudar .

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                      Olha pauser, deves ter o manual do carro ou da assistência e num dos dois está a dizer que tipos de óleo pode levar bem como as especificações que tem de ter.

                                                      Se não souberes interpretar a tabela (deve estar sob a forma de tabela), digitaliza e coloca aqui tudo o que o manual diz sobre os óleos que nós logo vemos se te podemos ajudar .
                                                      recomendado é Visco 5000 ou 7000.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                                        nunca se mete 15w40! de 10w40 para baixo! só em carros velhos com folgas internas é que se pondera um 15W40.

                                                        Quanto mais baixo o primeiro valor e mais alto o segundo melhor, por isso imaginem o bom que não é um mineral 15W40.

                                                        O primeiro valor é como se fosse o tempo que o óleo demora a aquecer, um valor alto é tipico de um oleo mais viscoso, ou seja, uma vez que o maior desgaste de um motor é até o óleo atingir a temperatura ideal, um mau óleo a frio é péssimo.

                                                        nesse micra, uma vez que é novo era já 5W40, assim estás a tirar vida ao carro!
                                                        Que exagero.

                                                        Vai lá ver que oleo é que um civic de 1996 leva (especificações do fabricante). É 20w50, 15w40.

                                                        A viscosidade do óleo tem de ver com as temperaturas ambientes. A menos que o fabricante peça, um 5w40 dá para países com temperaturas ambiente de -20 graus.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pauser321 Ver Post
                                                          recomendado é Visco 5000 ou 7000.
                                                          Então é isso, 5000 é 10W-40 e 7000 é 5W-40. O 5W-40 obviamente é mais caro mas é um óleo melhor e que te permite fazer os quilómetros estipulados pela Nissan até mudar novamente.

                                                          Se fizeres poucos quilómetros por ano, tipo 15mil, escolhe o 10W-40 e mudas todos os anos.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Que exagero.

                                                            Vai lá ver que oleo é que um civic de 1996 leva (especificações do fabricante). É 20w50, 15w40.

                                                            A viscosidade do óleo tem de ver com as temperaturas ambientes. A menos que o fabricante peça, um 5w40 dá para países com temperaturas ambiente de -20 graus.
                                                            só temperaturas? o dar para -20 não é o importante para o nosso caso mas sim como ele se porta se estiverem 10º's... tambem interessa!

                                                            e essas graduações são estranhas, mesmo o 1.4 julgo usar 10w40 mas 20w nao acredito muito, tenho de ir ver isso.

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