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Ao partir a correia de distribuição

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    Ao partir a correia de distribuição

    boas

    Imaginem que parte a correia de distribuição do vosso carro. A minha pregunta é:

    Existe algum motor que ao partir a correia de distribuição, o motor nao terá problemas de maior ordem como partir a arvore de cames, etc... (para alem da óbvia substituição da correia)

    agradeço que respondam com fundamentos

    #2
    No motor Fire da Fiat isso ocorre.

    Porque não sei, mas já ouvi mais de uma vez esse comentário.

    Num 1.2 da Opel (antigo) isso também já ocorreu, mas sucedeu num carro que ia a arrancar de um semaforo, não ia em andamento.

    Comentário


      #3
      Acho por bem considerar a compra de um automóvel com acionamento por corrente (mais fiável e mais duradoura) que a correia de distribuição. Modelos no mercado não faltam.
      Mas os motores Fiat (ao menos os antigos) e os multiválvulas (por terem as válvulas algo inclinadas) sempre são prejudicados!

      Comentário


        #4
        na maior parte dos casos, acontece o cruzamento entre válvulas e cilindros, com danos para ambos, em raros motores o percurso das valvulas não interfere com o dos cilindros

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
          na maior parte dos casos, acontece o cruzamento entre válvulas e cilindros, com danos para ambos, em raros motores o percurso das valvulas não interfere com o dos cilindros
          Exacto, há motores com interferência entre o curso das válvulas e dos
          cilindros, e motores sem interferência.
          Nos casos em que não há interferência, a correia pode partir à vontade,
          que não há hipótese de as válvulas chocarem com os cilindros.
          Infelizmente a maioria dos motores têm interferência.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
            na maior parte dos casos, acontece o cruzamento entre válvulas e cilindros, com danos para ambos, em raros motores o percurso das valvulas não interfere com o dos cilindros
            É o caso dos motores fire.
            E também existe outro mas não me lembro agora qual.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jjaguar Ver Post
              Acho por bem considerar a compra de um automóvel com acionamento por corrente (mais fiável e mais duradoura) que a correia de distribuição. Modelos no mercado não faltam.
              Mas os motores Fiat (ao menos os antigos) e os multiválvulas (por terem as válvulas algo inclinadas) sempre são prejudicados!
              é dificil escolher um veículo então com essas restrições, podem haver muitos mas mesmo assim limita muito a escolha, quer dizer, motores hdi, tdi e dci, que são os que vendem mais, pode-se excluir tudo, não se deve escolher o carro só pelo motor

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                É o caso dos motores fire.
                E também existe outro mas não me lembro agora qual.
                penso que era em alguns motores da honda

                Comentário


                  #9
                  Depende mais das condições em que ocorre a quebra do que o motor em si.
                  Já sei de um caso, em que um sr. partiu a correia ao estacionar o carro, só tiveram de substituir a correia, normalmente a quebra em elevada carga, costuma precisar de algo mais, válvulas empenadas, cames, etc.,...

                  Comentário


                    #10
                    É a diferença entre:

                    - um motor intrusivo (onde há um volume comum ocupado pelo pistão e pelas válvulas em diferentes momentos);

                    - um motor não-intrusivo (não há nenhum volume ocupado pelo pistão e pelas válvulas ainda que em diferentes momentos);

                    Realmente, dos poucos que me lembram de repente já aqui falaram: os Fire que equipavam os Uno.

                    O problema dos motores não-intrusivos, em geral, é que ao não permitir que o pistão comprima tanto, tens menos comprressão e logo menos rendimento.

                    Mas ao ter pouca compressão e por não haver dramas com o partir da correia, já têm meio caminho andado para serem reis de fiabilidade (claro que o outro meio caminho tem muito que se lhe diga).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por onega Ver Post
                      boas

                      Imaginem que parte a correia de distribuição do vosso carro. A minha pregunta é:

                      Existe algum motor que ao partir a correia de distribuição, o motor nao terá problemas de maior ordem como partir a arvore de cames, etc... (para alem da óbvia substituição da correia)

                      agradeço que respondam com fundamentos
                      O motor fire da Fiat. "Só" fica descomandado, não parte nada.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                        penso que era em alguns motores da honda
                        um amigo partiu uma de um 1.5 Lsi (D15b2) e nao aconteceu nada, só trocou e pronto... motor de guerra estes 1.5

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                          Depende mais das condições em que ocorre a quebra do que o motor em si.
                          Já sei de um caso, em que um sr. partiu a correia ao estacionar o carro, só tiveram de substituir a correia, normalmente a quebra em elevada carga, costuma precisar de algo mais, válvulas empenadas, cames, etc.,...
                          Acho que isso depende muito do motor em si!

                          O irmão da minha namorada teve esse problema no carro dele, um Opel Calibra e o resultado foi muito mau

                          E foi ao relanti

                          Comentário


                            #14
                            o meu uno tem um dos motores mais fiáveis do mercado, onde isso não acontece! Fire Rules!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Linheira Ver Post
                              um amigo partiu uma de um 1.5 Lsi (D15b2) e nao aconteceu nada, só trocou e pronto... motor de guerra estes 1.5
                              Não é motor de guerra..foi sorte!

                              A não ser que seja um motor sem interferência, aí já é diferente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                É a diferença entre:

                                - um motor intrusivo (onde há um volume comum ocupado pelo pistão e pelas válvulas em diferentes momentos);

                                - um motor não-intrusivo (não há nenhum volume ocupado pelo pistão e pelas válvulas ainda que em diferentes momentos);
                                Exactamente. Chama-se a isso motores com ou sem interferência.

                                Regra geral: grandes taxas de compressão são motores com interferência (10/1 para cima já é "alta" compressão - olha só os dieseis todos).

                                As excepções, na Europa e Japão, são muito poucas. Portanto o melhor é sempre mudar antes de ela partir, e ela não avisa quando está para dar o peidu mestre...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                  é dificil escolher um veículo então com essas restrições, podem haver muitos mas mesmo assim limita muito a escolha, quer dizer, motores hdi, tdi e dci, que são os que vendem mais, pode-se excluir tudo, não se deve escolher o carro só pelo motor
                                  Com certeza não seria determinante a escolha do automóvel com base no quesito da correia de distribuição. Mas em resposta ao que foi perguntado, mais fiável é aquele que possui corrente.
                                  Eu, nunca tive problemas com correia, visto que troco um intervalo de revisão antes do recomendado (pois bem, dinheiro posto fora? Melhor gastar 100 euros, ou mais, numa troca de correia, do que retificar um motor inteiro)

                                  Comentário

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