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Os Verdadeiros Cavalos (bem) Escondidos...

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    Os Verdadeiros Cavalos (bem) Escondidos...

    Ainda há uns tempos o C4 do ensaio de longa duração do GA, no respectivo teste ao usado revelou no banco, salvo erro, 105cv em vez dos normais 110cv, e caiu o carmo e a trindade com as costumeiras "anti-francesices" e é claro que obviamente a culpa era da porcaria da Citroen.

    Agora, o mesmo GA fez um teste ao usado, desta vez com um M3 cabrio de 2002 e eis senão quando, em vez dos 343cv esperados, a máquina debita "apenas" 290cv!

    De salientar que, ao invés dos mais de 50 condutores que pegaram no C4 e dos cerca de 100000kms feitos em, salvo erro, cerca de 1 ano de uso intensivo, este M3 conta 148000kms e tem sido tratado nas palminhas pelo proprietário, como que de um filho se tratasse.

    Gosto muito da BMW, adoro este M3 em particular, e estou convencido que o que se passou neste carro e no C4 pode-se passar com qualquer unidade de qualquer marca/modelo.

    No entanto, agora gostava de ouvir as "explicações" de alguns para este caso.


    #2
    Dependendo do "tratamento" e o uso os carros vao perdendo cavalos.
    O M3 qd tiver 20 anos vai ter muito menos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Zix Ver Post
      Dependendo da manutencao os carros vao perdendo cavalos.
      O M3 qd tiver 20 anos vai ter muito menos.
      Segundo o GA, este tem sido tratado sempre na marca, a tempo e horas e sem olhar a custos, com tudo o que tem direito.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
        De salientar que, ao invés dos mais de 50 condutores que pegaram no C4 e dos cerca de 100000kms feitos em, salvo erro, cerca de 1 ano de uso intensivo, este M3 conta 148000kms e tem sido tratado nas palminhas pelo proprietário, como que de um filho se tratasse.
        Já pensaste que poderá ser por isso mesmo?

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          #5
          Pode ser circunstancial.

          Comentário


            #6
            o meu carro tem ganho cavalhos desde que eu o tenho tratado que nem um cavalo!

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              #7
              Originalmente Colocado por Zix Ver Post
              Dependendo do "tratamento" e o uso os carros vao perdendo cavalos.
              O M3 qd tiver 20 anos vai ter muito menos.
              Sim, os motores atmosfericos ao contrario dos turbos, perdem cavalos com a idade, e não é brincadeira, até no top gear naquele episodio de comprar supercarros por menos de 10k euros foi comprovado. Não quero dizer isto que desculpa o motor S54, se de facto perdeu 50cv algo se passou, a bmw não me parece que deixaria sair um motor da fabrica a debitar menos de 330/340cv , há ainda outra possibilidade, os jornalistas da guia automovel pode ter lido 290cv no papel , mas secalhar são 290cv á roda, o que corresponde a 330/340 no motor...
              Editado pela última vez por SpeedKills; 30 January 2008, 11:32.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                Já pensaste que poderá ser por isso mesmo?
                Do que eu depreendi da leitura do teste, o "tratar nas palminhas" é fazer manutenção a tempo e horas e com tudo a que tem direito, mas ao que parece o dono "usa-o" como deve ser.

                Alem disso, aceito que isto possa acontecer num carro que esteja "preso", mas 53cv é muito cavalo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
                  Sim, os motores atmosfericos ao contrario dos turbos, perdem cavalos com a idade, e não é brincadeira, até no top gear naquele episodio de comprar supercarros por menos de 10k euros foi comprovado. Não quero dizer isto que desculpa o motor S54, se de facto perdeu 50cv algo se passou, a bmw não me parece que deixaria sair um motor da fabrica a debitar menos de 330/340cv , há ainda outra possibilidade, esse teu amigo pode ter lido 290cv no papel , mas secalhar são 290cv á roda, o que corresponde a 330/340 no motor...
                  Amigo? Amigo de quem? Estamos a falar num artigo do Guia do Automóvel.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

                    De salientar que, ao invés dos mais de 50 condutores que pegaram no C4 e dos cerca de 100000kms feitos em, salvo erro, cerca de 1 ano de uso intensivo, este M3 conta 148000kms e tem sido tratado nas palminhas pelo proprietário, como que de uma filha se tratasse.
                    Se calhar é mais como uma filha...

                    Que não pode ter namorado e que tem que tar em casa à meia noite

                    Os carros como o M3 tem k levar apertadelas, fazer umas autoestradas a fundo, levar umas mudanças ao corte, no fundo dar "porrada" neles...
                    Se o dono fez isto, não sei qual será a explicação para os 290cv....mas que é vergonhoso é

                    Comentário


                      #11
                      Gasolina dos hiper só pode

                      Comentário


                        #12
                        Gostei foi de se terem referido ao motor como sendo um 3.2 V6 ehehehe...
                        Quanto aos 290 cv's também achei estranho. Deve ser por ser cabrio lol....

                        Comentário


                          #13
                          Obviamente que ninguém coloca em causa do próprio banco de ensaio LOL

                          O C4 deve ter tido aquele tratamento de choque, mas sempre teve as revisões a horas e levou tudo do bom e do melhor (ou seja o normal), então...

                          Não acham nada estranho e acreditam piamente que estes teste tem rigor ciêntifico?

                          Comentário


                            #14
                            Isso é de andar sem puxar... tá cheio de carvão..

                            E não me venham com "Ah tem um M3 e não puxa? Não pode ser.." andam muitos aí...

                            Comentário


                              #15
                              Bancos de potência serious business!

                              Comentário


                                #16
                                É um valor normal, primeiro não sei se eles colocaram "ar fresco" a entrar para dentro do motor, o Bmw tem uma admissão muito específica, tipo moto com "caixa de ar" e precisa de muito ar fresco para dar o seu melhor é tipo o efeito Ram-air das kawasaki. Ponto 2 é provável que tal como o M5 E39 não se consigam medir os cavalos em banco, o M5 tinha um tipo de sensor que corta a potência em banco, a Auto-motor-und-sport, mediu o máximo de 320cv num V8 que debita 400cv, ao comunicarem À BM, eles responderam que o carro estava a fazer o que lhe tinha sido ensinado!!! eheheheheh

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                  Ponto 2 é provável que tal como o M5 E39 não se consigam medir os cavalos em banco, o M5 tinha um tipo de sensor que corta a potência em banco, a Auto-motor-und-sport, mediu o máximo de 320cv num V8 que debita 400cv, ao comunicarem À BM, eles responderam que o carro estava a fazer o que lhe tinha sido ensinado!!! eheheheheh
                                  Teoria gira mas qual é a utilidade de um sistema desses?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    Já pensaste que poderá ser por isso mesmo?
                                    Também acho, ele precisa de uns track days de vez em quando senão perde a pica... LOL!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                      É um valor normal, primeiro não sei se eles colocaram "ar fresco" a entrar para dentro do motor, o Bmw tem uma admissão muito específica, tipo moto com "caixa de ar" e precisa de muito ar fresco para dar o seu melhor é tipo o efeito Ram-air das kawasaki. Ponto 2 é provável que tal como o M5 E39 não se consigam medir os cavalos em banco, o M5 tinha um tipo de sensor que corta a potência em banco, a Auto-motor-und-sport, mediu o máximo de 320cv num V8 que debita 400cv, ao comunicarem À BM, eles responderam que o carro estava a fazer o que lhe tinha sido ensinado!!! eheheheheh
                                      What?! Sensor q está a ser medido? Claro.. Sim.. Mesmo ao lado do sensor d raios laser.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                        Teoria gira mas qual é a utilidade de um sistema desses?
                                        Será um sistema que funcione apenas quando esta a receber ar....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                          Teoria gira mas qual é a utilidade de um sistema desses?
                                          Já pensaram que o controlo de estabilidade funciona com sensores ás 4 rodas, se as de trás estão a rodar furiosamente e as da frente paradas, bloqueia o sistema de alimentação e confunde-o, não sei se será mesmo este o motivo, mas em certos Volvo ao ir ao banco acontecia o mesmo.

                                          Tenho lá uma Autocar a explicar isto num comparativo: M5 vs Lotus Carlton vs Alpina vs Brabus Ev12... Depois faço o scan a explicar a situação.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda ninguém pôs em causa o Banco de Potência...

                                            Um banco de potência é bom para medir numa situação, fazer a alteração que se tiver em mente, e depois medir para ver as diferenças.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                                              What?! Sensor q está a ser medido? Claro.. Sim.. Mesmo ao lado do sensor d raios laser.
                                              Ok, então é o seguinte...
                                              Nos últimos M a seguir ao E39 de 99' para se medir correctamente a potência, tem de se desligar completamente o DSC, isto faz-se pressionando o botão durante 10/12segundos dependendo do modelo.
                                              Se não se fizer este procedimento, a ECU entra em modo de segurança, e não deixa o carro passar das 6000rpm para evitar o sobreaquecimento do motor. No SMG quando o sistema detecta que as rodas de trás se movem e as da frente não, bloqueia a caixa e não deixa passa de 3ª para 4ª.

                                              Mas se isto foi respeitado, mais o alimentar de ar fresco a caixa de ar, algo se deve passar com o motor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pode ser algum problema da zona, da água que lhes dão a beber... sei lá.

                                                O normal é que os cavalos se reproduzam, logo ao fim uns anitos já devem ser mais dos que quando foram comprados mas... há vezes acontecem tragédias, e lá morrem uns...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SamuraiGti Ver Post
                                                  Ainda ninguém pôs em causa o Banco de Potência...

                                                  Um banco de potência é bom para medir numa situação, fazer a alteração que se tiver em mente, e depois medir para ver as diferenças.
                                                  eu

                                                  Obviamente que ninguém coloca em causa do próprio banco de ensaio LOL

                                                  O C4 deve ter tido aquele tratamento de choque, mas sempre teve as revisões a horas e levou tudo do bom e do melhor (ou seja o normal), então...

                                                  Não acham nada estranho e acreditam piamente que estes teste tem rigor ciêntifico?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso é muito cavalo a menos...

                                                    1º - Nenhum carro perde cavalos assim por estar preso. Isso é mais mito que realidade. Aliás, muitos dos que andam sempre a fundo é que perdem potência, porque vão ganhando folgas e perdendo compressão, levando a que percam potência.

                                                    2º - O facto de fazer revisões na marca não quer dizer nada. Um mecânico que saiba o que faz muitas vezes é bom demais para trabalhar na marca, acabando frequentemente por abrir uma oficina dele. Muitas vezes pagamos a assistência na marca a peso de ouro para termos um jovem aprendiz a mexer no nosso carro.

                                                    3º - Só neste fórum (e na cabeça de alguns iluminados) é que os kms passam pelos carros sem deixar marcas. Em todos os testes que me lembro de ver no Top Gear de carros com uns anos, debitavam muito menos potência do que deviam, chegando a quebras de 90 cavalos. É claro que era em carros com muitos anos, mas é um facto incontornável.
                                                    Nos próprios testes do Guia do automóvel, acontece com alguma frequência os motores debitarem menos potência do que o anunciado, especialmente nos motores a gasolina.

                                                    4º - Esse carro tem algum problema, nem que seja desgaste a mais. 53 cv a menos é uma loucura, ainda para mais porque os bancos de potência costumam ser optimistas.


                                                    Edit: Se eu tivesse esse carro, não descansava enquanto não descobrisse o que está mal...
                                                    Editado pela última vez por rca33; 30 January 2008, 14:22.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pessoalmente acho que podem haver várias explicações para isto. Ou o banco tem problemas, ou o dono não puxa pelo carro, ou o carro tem desgaste a mais, ou a electrónica não permite mais em banco, ou o carro tem mesmo problemas sérios, etc, etc.

                                                      Mas a intenção deste tópico era mesma ver as reacções dos users face ao carro em questão. É que se fosse um fiat, ford, citroen, peugeot, renault, grande parte não olharia a mais nada a não ser á marca, do tipo, "é um marca x, logo é normal pois é uma ******".

                                                      Neste caso, sendo um BMW, ainda para mais um M3, tentam-se encontrar explicações lógicas para tal, e acho bem que assim seja.



                                                      PS: Já agora, se alguem me quiser dar um M3 com "apenas" 290cv, aceito de bom grado!
                                                      Editado pela última vez por Vanquish; 01 February 2008, 11:46.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        eu ando acho que o Vanquish vai dar uma voltinha ao Estoril com a Scenic!



                                                        para comprovar se os cvs estão todos lá!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                          eu ando acho que o Vanquish vai dar uma voltinha ao Estoril com a Scenic!



                                                          para comprovar se os cvs estão todos lá!!!
                                                          Deixa-me lá estar quieto porque o turbo é novo e é para durar mais uns kms...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Deixa-me lá estar quieto porque o turbo é novo e é para durar mais uns kms...
                                                            se o problema fosse esse...até acho que com mais ou menos cuidado irias!

                                                            o problema é sempre o risco que existe de um toque, o que ara um carro do dia-a-dia é sempre chato!

                                                            daí que tenho que dar os meus parabéns ao tipo que lá andou num!

                                                            Comentário

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