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É verdade que "até 20km/h acima do limte" não se costuma multar?

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    É verdade que "até 20km/h acima do limte" não se costuma multar?

    A pergunta do tópico é clara. Existe uma espécie de "tolerância habitual" de 20 km/h em relação aos limites de velocidade fora das localidades? Terão os agentes de autoridade mesmo "ordens" para preferencialmente apenas multar a partir desta "zona de tolerância"?

    Não procuro incentivar o desrespeito pelas leis de trânsito, mas como tanta gente usa esta "margem dos 20km/h" já agora convinha saber de experiências da malta do Fórum.

    Refiro-me a:
    - Auto-Estradas
    - Estradas Naconiais

    E não a :
    - locais dentro das cidades, ou estradas com moradias/prédios (as "verdadeiras" localidades).

    Em termos práticos, quererá isto dizer que os limites "toleráveis" são:

    Para os ligeiros de mercadorias (comerciais):
    - 130 em vez de 110 km/h em Auto-Estrada
    - 110 em vez de 90 km/h nas Vias Reservadas
    - 100 em vez de 80 km/h nas Estradas Nacionais (fora das localidades)

    Para os restantes ligeiros:
    - 140 em vez de 120 km/h em Auto-Estrada
    - 120 em vez de 100 km/h nas Vias Reservadas
    - 110 em vez de 90 km/h nas Estradas Nacionais (fora das localidades)



    EDIT: Obviamente, esta "tolerância" não se verifica nos radares fixos em Lisboa ou nos da VCI no Porto. Aí é fixo. Refiro-me a radares "móveis" e patrulhamento em estrada por parte das autoridades.
    Editado pela última vez por Jarod; 02 February 2008, 15:28.

    #2
    Pelo que sei, é costume serem tolerantes 10km/h a mais do que é permitido por lei

    Comentário


      #3
      Já ouvi, da boca de um GNR-BT, dizer que só costumam iniciar controlos de velocidade a carros acima dos 140~150 em AE. Tem a sua lógica, na perspectiva da bófia: faz-se mais dinheiro e dá cassação da carta.

      Comentário


        #4
        Sim é verdade.
        Antes da alteração do código era 30km/h. Agora é 20km/h que é o limite a partir do qual a infração é considerada grave.

        Comentário


          #5
          E os casos de "ir a 65 quando o limite é 50"? É que é o que eu costumo fazer (quando não há casas, portanto "fora das localidades" e em estradas nacionais com boa visibilidade)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por meiokilo Ver Post
            Sim é verdade.
            Antes da alteração do código era 30km/h. Agora é 20km/h que é o limite a partir do qual a infração é considerada grave.
            20km/h é o limite apenas dentro das localidades, acho eu.

            Comentário


              #7
              Localidades:+de 20km/h < 40km/h - Contra ordenação grave
              + de 40km/h . Muito grave

              Fora das localidades: +30km/h < 60km/h - Grave
              +60km/h - Muito grave

              Comentário


                #8
                Resumindo e concluindo, fora as estradas onde existe "tolerancia 0", por norma as contra-ordenações leves relativas a excesso de velocidade (até +20km/h em localidades e +30km/ fora das localidades, para ligeiros de passageiros), são perdoadas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                  A pergunta do tópico é clara. Existe uma espécie de "tolerância habitual" de 20 km/h em relação aos limites de velocidade fora das localidades? Terão os agentes de autoridade mesmo "ordens" para preferencialmente apenas multar a partir desta "zona de tolerância"?

                  Não procuro incentivar o desrespeito pelas leis de trânsito, mas como tanta gente usa esta "margem dos 20km/h" já agora convinha saber de experiências da malta do Fórum.

                  Refiro-me a:
                  - Auto-Estradas
                  - Estradas Naconiais

                  E não a :
                  - locais dentro das cidades, ou estradas com moradias/prédios (as "verdadeiras" localidades).

                  Em termos práticos, quererá isto dizer que os limites "toleráveis" são:

                  Para os ligeiros de mercadorias (comerciais):
                  - 130 em vez de 110 km/h em Auto-Estrada
                  - 110 em vez de 90 km/h nas Vias Reservadas
                  - 100 em vez de 80 km/h nas Estradas Nacionais
                  (fora das localidades)

                  Para os restantes ligeiros:
                  - 140 em vez de 120 km/h em Auto-Estrada
                  - 120 em vez de 100 km/h nas Vias Reservadas
                  - 110 em vez de 90 km/h nas Estradas Nacionais (fora das localidades)

                  Eu pensava que isso já tinha mudado para valores iguais aos dos ligeiros e não menos 10km/h..Alias tenho quase a certeza,até porque eles já não têm aqueles dísticos a dizer 80km/h.

                  Comentário


                    #10
                    Eu acho que sim, pois há que salvaguardar a margem de erro do radar, se multassem mesmo aos 121 km/h isso ia levar a um numero maior de contestações de multas.

                    Com a margem, já é mais complicado ser apanhado a 141 km/h e dizer que não ia a exceder os 120.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                      Já ouvi, da boca de um GNR-BT, dizer que só costumam iniciar controlos de velocidade a carros acima dos 140~150 em AE. Tem a sua lógica, na perspectiva da bófia: faz-se mais dinheiro e dá cassação da carta.
                      Até 150km/h em AE é contra-ordenação leve,mas se tiver azar pode receber uma multinha em casa..Mas acho que não é muito.A partir de 150km/h as coisas complicam-se.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                        Eu pensava que isso já tinha mudado para valores iguais aos dos ligeiros e não menos 10km/h..Alias tenho quase a certeza,até porque eles já não têm aqueles dísticos a dizer 80km/h.
                        Estás errado, os limites são mesmo esses:

                        Automóveis ligeiros de mercadorias Sem reboque:
                        Dentro das localidades: 50
                        Autoestradas: 110
                        Vias reservadas a automóveis e motociclos: 90
                        Restantes vias públicas: 80

                        In: Código da Estrada.

                        Comentário


                          #13
                          Para um ligeiro de passageiros a 120 km/h nunca poderiam multar. Existe o erro de velocimetro mais o erro do radar..

                          Eu normalmente até 140 km/h ando sem grandes preocupações..

                          Comentário


                            #14
                            Já vi a multa de um tio meu, que em localidade onde o limite era 50 foi "panhado" a 54... e multaram... não sei até que ponto isso é correcto...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                              Eu pensava que isso já tinha mudado para valores iguais aos dos ligeiros e não menos 10km/h..Alias tenho quase a certeza,até porque eles já não têm aqueles dísticos a dizer 80km/h.
                              Nope.

                              Artigo 27.º do Código da Estrada:

                              (Localidades - Auto-estradas - Vias Reservadas - Restantes vias públicas)
                              Automóveis ligeiros de passageiros e mistos:
                              Sem reboque 50-120-100-90
                              Com reboque 50-100-80-70
                              Automóveis ligeiros de mercadorias:
                              Sem reboque 50-110-90-80
                              Com reboque 50-90-80-70

                              Nota: os veículos "mistos" são apenas os veículos tipo Ford Transit 6 lugares + divisória e espaço de mercadorias, ou seja um misto de transporte de mais de 3 passageiros E espaço de mercadorias. Uma carrinha de 9 lugares é de passageiros.

                              Comentário


                                #16
                                Viva,

                                Existe uma recomendação para que a BT use uma percentagem de tolerância (máximo 10%) devido a (1) pequenos erros do velocímetro do automóvel que possam apresentar ao condutor uma velocidade um pouco
                                inferior à real, e (2) erros do próprio equipamento que está a monitorizar a viatura por parte da BT. Mas é apenas uma recomendação, não uma lei, logo podem existir agentes que a seguem e outros que não a seguem. Mas até 20% penso tornar-se exagerado e sem fundamento.

                                Para termos certeza que nada nos sucede (coimas) mais vale cumprir à risca - e verificar que temos os pneus com as medidas homologadas (pois influência a velocidade real e a velocidade que o velocímetro apresenta) bem como um velocímetro calibrado .

                                Marco

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                  Viva,

                                  Existe uma recomendação para que a BT use uma percentagem de tolerância (máximo 10%) devido a (1) pequenos erros do velocímetro do automóvel que possam apresentar ao condutor uma velocidade um pouco
                                  inferior à real, e (2) erros do próprio equipamento que está a monitorizar a viatura por parte da BT. Mas é apenas uma recomendação, não uma lei, logo podem existir agentes que a seguem e outros que não a seguem. Mas até 20% penso tornar-se exagerado e sem fundamento.

                                  Para termos certeza que nada nos sucede (coimas) mais vale cumprir à risca - e verificar que temos os pneus com as medidas homologadas (pois influência a velocidade real e a velocidade que o velocímetro apresenta) bem como um velocímetro calibrado .



                                  Marco


                                  Sim tens tazão.

                                  Em AE é sempre abaixo dos 120.

                                  Nas nacionais é que "peco", pois onde diz 50 fora das localidades costumo andar a 60 e pouco (para não passar dos 70, já ouvi de quem fosse multado "a 71")

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                    Nope.

                                    Artigo 27.º do Código da Estrada:

                                    (Localidades - Auto-estradas - Vias Reservadas - Restantes vias públicas)
                                    Automóveis ligeiros de passageiros e mistos:
                                    Sem reboque 50-120-100-90
                                    Com reboque 50-100-80-70
                                    Automóveis ligeiros de mercadorias:
                                    Sem reboque 50-110-90-80
                                    Com reboque 50-90-80-70

                                    Nota: os veículos "mistos" são apenas os veículos tipo Ford Transit 6 lugares + divisória e espaço de mercadorias, ou seja um misto de transporte de mais de 3 passageiros E espaço de mercadorias. Uma carrinha de 9 lugares é de passageiros.
                                    Ok ok.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                      Sim tens tazão.

                                      Em AE é sempre abaixo dos 120.

                                      Nas nacionais é que "peco", pois onde diz 50 fora das localidades costumo andar a 60 e pouco (para não passar dos 70, já ouvi de quem fosse multado "a 71")
                                      Viva,

                                      Bem, 71 numa zona de 50 já é uma circulação a 142% do limite imposto, ou seja, 42% mais do que o permitido. Já é exagerado (se tivermos em conta a tolerância máxima de 10%). No entanto, embora sendo cumpridor, por vezes em nacionais, ou seja fora de localidades, tal como é referido no post anterior, circulo por vezes acima dos 50km/h impostos. Em 10 anos de condução nunca fui autuado. Se o for, bem, tenho simplesmente que reconhecer o meu erro.

                                      É provável que quem circule até 140km/h numa AE possa não ser autuado, por essa velocidade está abaixo dos 10% de tolreância. Mas friso novamente que esses 10% são uma recomendação. Pelo CE podemos ser autuados a 121km/h, se bem que devido às inumeras reclamações que existiram alegando erros de leitura do equipamento da BT surgiu a referida recomendação. Fica a o critério de cada um, sabendo à parte que o seguro é sempre cumprir o CE.

                                      Marco
                                      Editado pela última vez por MarcoVeloso; 31 January 2008, 23:49.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na AE tranco a velocidade nos 150km/h. NA realidade deve andar pelos 142 km/h veloc real, por isso já há algum desconto.

                                        Já passei por carros das BT a esta velocidade não me multaram. A partir dos 150 km/h é que é a pedir para ficar sem carta e com a carteira bem leve.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                          Já ouvi, da boca de um GNR-BT, dizer que só costumam iniciar controlos de velocidade a carros acima dos 140~150 em AE. Tem a sua lógica, na perspectiva da bófia: faz-se mais dinheiro e dá cassação da carta.
                                          Sim, porque afinal o objectivo da policia é fazer dinheiro e tirar cartas de condução...e não obrigar as pessoas a cumprir os 120 km/h.

                                          Pareçem os putos, sempre a esticar a corda até ao limite. É 120 e mais nada, depois choram e chamam-lhe caça à multa...lolol, só rir...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                            Eu acho que sim, pois há que salvaguardar a margem de erro do radar, se multassem mesmo aos 121 km/h isso ia levar a um numero maior de contestações de multas.

                                            Com a margem, já é mais complicado ser apanhado a 141 km/h e dizer que não ia a exceder os 120.
                                            Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                            Para um ligeiro de passageiros a 120 km/h nunca poderiam multar. Existe o erro de velocimetro mais o erro do radar..

                                            Eu normalmente até 140 km/h ando sem grandes preocupações..
                                            Os radares são aferidos por quem de direito

                                            Já ouviram falar em tolerância 0 ( zero ) ?????

                                            Pois,...sabem o que aconteceu ás contestações ?????

                                            Ficou-lhes mais cara a multa e ainda perderam tempo e fizeram perder tempo de trabalho á entidade patronal

                                            Comentário


                                              #23
                                              Cuidado com essa história das tolerâncias e tal e coisa!

                                              Há bem pouco tempo atrás um familiar meu foi multado por ir a 97 km quando o limite era 90 (fora de uma localidade) e tenho um amigo que recebeu uma multa em AE por ir a 131 km !

                                              Por isso malta não se fiem muito que eles dão 10, ou 15 ou 20 km de tolerância! Podem dar... ou não!

                                              Não digo que cumpro sempre os limites (já paguei uma vez 300€ por um excesso de velocidade), mas se a autoridade assim o entender pode aplicar a lei logo que se ultrapasse o limite legal.

                                              Agora é óbvio que para eles é mais "interessante" caçar os que prevaricam mais: dá menos trabalho (menos coimas, menos burocracia), mas mais dinheiro e cassação de cartas!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                Cuidado com essa história das tolerâncias e tal e coisa!

                                                Há bem pouco tempo atrás um familiar meu foi multado por ir a 97 km quando o limite era 90 (fora de uma localidade) e tenho um amigo que recebeu uma multa em AE por ir a 131 km !

                                                Por isso malta não se fiem muito que eles dão 10, ou 15 ou 20 km de tolerância! Podem dar... ou não!

                                                Não digo que cumpro sempre os limites (já paguei uma vez 300€ por um excesso de velocidade), mas se a autoridade assim o entender pode aplicar a lei logo que se ultrapasse o limite legal.

                                                Agora é óbvio que para eles é mais "interessante" caçar os que prevaricam mais: dá menos trabalho (menos coimas, menos burocracia), mas mais dinheiro e cassação de cartas!!!
                                                Obviamente que neste tópico salvaguardamos que esta "tolerância" eventual é uma espécie de "acordo de cavalheiros" e não a lei. Qualquer um que passe os limites está sujeito (quem anda à chuva molha-se).

                                                Continuo a achar que as estradas Nacionais (quando não têm casas seguidas, ou são largas e com boa visibilidade) NUNCA deviam ter como limite 50. É um limite ridículo... 60 ou 70 ainda vá... conseguimos meter uma 5.ª, agora 50? Arrrr......

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não tenho agora comigo a multa que me foi passada há mais de um ano, mas na altura, numa zona de 50 fui apanhada a cerca 120 e lá vem explícito que há um "desconto" por causa do erro de leitura do radar de cerca de 10 % e indicam a velocidade a que ia, já com o tal "desconto".

                                                  Recordo-me até de que a infracção e a multa seriam diferentes caso esse desconto não existisse pois a velocidade a que fui apanhada constituía uma infracção muito grave e com o "desconto" passou a grave.

                                                  Acredito que este desconto seja sempre aplicado, mas lá está... se formos apanhados em excesso, num local de limite 50, e se mesmo com o desconto o valor for para os 51, podemos ser autuados concerteza! Na maioria dos casos os radares é que estão calibrados para disparar a partir de x kms e isso é programável.
                                                  Editado pela última vez por MrsX; 01 February 2008, 12:06.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Normalmente em AE como já foi dito é acima dos 140 pelos motivos tambem já ditos.

                                                    Lembro-me à un anos à entrada de uma localidade, onde não é perigoso passar a 70/80 km/h terem o radar a 60 e depois passarem-no para 80.

                                                    No 'saudoso' IP5 o meu irmão foi multado a 102km/h e como vinha num 'comercial' excedeu em 22km/h.

                                                    OT, acho algo estupido os derivados de turismo terem estes limites, e é uma situação que me ocorre, se eu for apanhado a 141 em AE, é grave...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu fui apanhado a 132km/h numa nacional e em conversa com o guarda este disse-me que o radar estava a disparar aos 120km/h porque assim os que apanhavam as multas já era consideradas graves.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                                        Viva,

                                                        Bem, 71 numa zona de 50 já é uma circulação a 142% do limite imposto, ou seja, 42% mais do que o permitido. Já é exagerado (se tivermos em conta a tolerância máxima de 10%). No entanto, embora sendo cumpridor, por vezes em nacionais, ou seja fora de localidades, tal como é referido no post anterior, circulo por vezes acima dos 50km/h impostos. Em 10 anos de condução nunca fui autuado. Se o for, bem, tenho simplesmente que reconhecer o meu erro.

                                                        Foi precisamente o que me aconteceu

                                                        Avenida da India... 23hrs e sozinho na estrada... 71km/h... aconteceu em agosto, recebi a notificação hoje..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por hugolini Ver Post
                                                          Sim, porque afinal o objectivo da policia é fazer dinheiro e tirar cartas de condução...e não obrigar as pessoas a cumprir os 120 km/h.

                                                          Pareçem os putos, sempre a esticar a corda até ao limite. É 120 e mais nada, depois choram e chamam-lhe caça à multa...lolol, só rir...
                                                          Se o próprio polícia o afirma...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por hugolini Ver Post
                                                            Sim, porque afinal o objectivo da policia é fazer dinheiro e tirar cartas de condução...e não obrigar as pessoas a cumprir os 120 km/h.

                                                            Pareçem os putos, sempre a esticar a corda até ao limite. É 120 e mais nada, depois choram e chamam-lhe caça à multa...lolol, só rir...
                                                            Lê, sapiente.

                                                            Originalmente Colocado por fmsantos Ver Post
                                                            Eu fui apanhado a 132km/h numa nacional e em conversa com o guarda este disse-me que o radar estava a disparar aos 120km/h porque assim os que apanhavam as multas já era consideradas graves.

                                                            Comentário

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