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Ar cmprimido para contornar turbo-lag?

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    Ar cmprimido para contornar turbo-lag?

    Seria exequível um sistema que através de um cilindro de ar comprimido ajudasse o turbo a encher para ter resposta imediata?

    Do género através de uma embraiagem accionar um compressor que carregasse por sua vez um depósito? Quando se reacelerasse e mediante dados de sensores de pressão, posiçao de pedal, mudança o depósito descarregaria na admissão!

    Eu sei que por exemplo os comboios com cilindradas de 100 litros podem arrancar por ar-comprimido.

    Não tenho noção da ordem de grandeza em termos de volume/pressão de um depósito/compressor para este fim mas será que funcionaria??

    #2
    Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
    Seria exequível um sistema que através de um cilindro de ar comprimido ajudasse o turbo a encher para ter resposta imediata?

    Do género através de uma embraiagem accionar um compressor que carregasse por sua vez um depósito? Quando se reacelerasse e mediante dados de sensores de pressão, posiçao de pedal, mudança o depósito descarregaria na admissão!

    Eu sei que por exemplo os comboios com cilindradas de 100 litros podem arrancar por ar-comprimido.

    Não tenho noção da ordem de grandeza em termos de volume/pressão de um depósito/compressor para este fim mas será que funcionaria??
    E que tal, um turbo e um compressor....juntos?

    Comentário


      #3
      ou então um bi-turbo com um maior e outro menor? lol

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
        E que tal, um turbo e um compressor....juntos?
        Não me lembro onde, mas acho que já fizeram isso!!!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por joao Ver Post
          Não me lembro onde, mas acho que já fizeram isso!!!
          naaa... não acredito

          Comentário


            #6
            Estou bastante por dentro dessas soluções... no entanto ainda ninguém disse se seria possível ou não. Antes da sobrealimentação tamém era fácil... bastava aumentar a capacidade do motor. Será que não era porreiro poder aproveitar a energia da travagem para conseguir boost para a proxima puxadela?

            Comentário


              #7
              Golf Gt por exemplo tem turbo e compressor, em relação a um compressor de ar como tu falas tinha q comprimir mesmo muito ar, e teria q ter um deposito um bocado grande, como os comboios tÊm mt espaço podem ter grandes depositos, camioes tb estão cheios de depositos de ar comprimido mas é travoes e outros.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                Estou bastante por dentro dessas soluções... no entanto ainda ninguém disse se seria possível ou não. Antes da sobrealimentação tamém era fácil... bastava aumentar a capacidade do motor. Será que não era porreiro poder aproveitar a energia da travagem para conseguir boost para a proxima puxadela?
                julgo haver carros que aproveitem a energia dissipada na travagem assim como alguns a do escape. Mas se buscas o maior rendimento esqueçe os motores a piston

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                  julgo haver carros que aproveitem a energia dissipada na travagem assim como alguns a do escape. Mas se buscas o maior rendimento esqueçe os motores a piston
                  Realmente se calhar o sistema hibrido é a minha ideia mas em modo electrico (que julgo ser o tipo de motor com melhor rendimento)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                    Realmente se calhar o sistema hibrido é a minha ideia mas em modo electrico (que julgo ser o tipo de motor com melhor rendimento)
                    nem te comparação

                    Comentário


                      #11
                      O q não tem comparação? O rendimento? Isso eu sei! Agora a ideia de usar a energia dissipada na travagem para depois usar na recuperação é idêntica.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                        Seria exequível um sistema que através de um cilindro de ar comprimido ajudasse o turbo a encher para ter resposta imediata?

                        Do género através de uma embraiagem accionar um compressor que carregasse por sua vez um depósito? Quando se reacelerasse e mediante dados de sensores de pressão, posiçao de pedal, mudança o depósito descarregaria na admissão!

                        Eu sei que por exemplo os comboios com cilindradas de 100 litros podem arrancar por ar-comprimido.

                        Não tenho noção da ordem de grandeza em termos de volume/pressão de um depósito/compressor para este fim mas será que funcionaria??
                        esse sistema que falas é o que i golf gt usa... compressor + turbo e anula o turbolag

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mrmike Ver Post

                          Eu sei que por exemplo os comboios com cilindradas de 100 litros podem arrancar por ar-comprimido.
                          Não não sabes
                          O arranque de ar comprimido é para ligar o motor
                          Não é para arrancar o comboio.
                          O que arranca o comboio são os motores eléctricos que recebem a energia do alternador ligado ao motor diesel.

                          É só pérolas

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                            E que tal, um turbo e um compressor....juntos?
                            o que tu chamas turbo é composto por uma turbina que esta ligada por um veio a um compressor...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por simao28 Ver Post
                              Não não sabes
                              O arranque de ar comprimido é para ligar o motor
                              Não é para arrancar o comboio.
                              O que arranca o comboio são os motores eléctricos que recebem a energia do alternador ligado ao motor diesel.

                              É só pérolas
                              Tanta cabeçada e sacos... sei muito bem o que é uma transmissão diesel-electrica e era exactamente ao facto do ar comprimido num cilindro chegar para colocar o motor em movimento que me referia... senão nem me teria referido ao motor térmico.
                              E já agora também há diesel-hidráulico, só não sei se também têm arranque pneumático.. Por isso se calhar, mesmo que tivesse escrito com isso em mente (que não foi) não seria incorrecto. Já deixei de pensar em comboios a vapor!

                              Acho que não é preciso tanta indignação!
                              Editado pela última vez por mrmike; 01 February 2008, 18:38.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                                O q não tem comparação? O rendimento? Isso eu sei! Agora a ideia de usar a energia dissipada na travagem para depois usar na recuperação é idêntica.
                                Claro que é isso! Julgo que os hibridos Lexus aproveitem a energia dissipada na travagem, ou será o IMA ou o Prius? é um deles lol mas julgo ser o lexus

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                  o que tu chamas turbo é composto por uma turbina que esta ligada por um veio a um compressor...
                                  Isso toda a gente sabe, por isso não se chama Turbo mas sim Turbocompressor, Turbo é tipo calão.

                                  Enfim, Turbocompressor e Supercompressor está melhor?

                                  Comentário

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