... e a impressão com que fiquei não foi má...
O 207 cresceu bastante, mas muito ao benefício dos crash-test. Lá dentro em largura também cresceu, em comprimento não se nota tanto (se é que cresceu...).
O carro ensaiado foi um 207 Premium 1.4 HDi (a diesel era o que havia).
Mas antes mesmo de passar à análise de estrada, uma espreitadela aos interiores.
A qualidade percebida do 207 subiu muito face ao 206, os plásticos e os restantes revestimentos apresentam uma muito boa aparência.
A somar a isto, a Peugeot soube fazer uma muito boa combinação das cores e texturas dos mesmos ao que ainda se destacam alguns pormenores interessantes na apresentação do interior (exemplo, o quadrante da instrumentação). Neste aspecto o Clio consegue ser ainda um pouco "cinzento".
Ainda no interior, destaque para a boa insonorização, se bem que o HDi é fácilmente audível enquanto está frio.
À partida, fiquei um pouco renitente por ir ensaiar a versão 1.4 HDi, tendo a ideia de que o conjunto me deixaria desiludido no campo dinâmico (sobretudo os 70 cv).
Mas como a Peugeot não é burra, lá deve ter encurtado um pouco mais a relação final da caixa de velocidades (agradável de se usar, apesar de não ser tão "manteigosa" como gosto), o que torna muito agradável a sua condução numa utilização urbana e sempre ajuda a fazer esquecer um pouco o peso do 207, face a tão pequeno motor (uma vez mais, os "apenas" 70 cv no pensamento...).
Em estrada e em longas estapas, o conjunto talvez se ressinta mas tenho de ficar por aqui pois tal não foi possível fazê-lo.
De qualquer das formas, o HDi continua com as suas boas maneiras a que nos já havia habituado. Silêncioso, suave a subir de regime e disponível em baixas e médias rotações...
Mesmo assim deu para dar um pouco de azo ao pé direito.
Pude dessa forma confirmar que o comportamento do 207 não perdeu o lado "gozão" da condução, ou seja, ainda é possível com o 207 retirar gozo da condução, sobretudo de uma traseira que continua "activa" o suficiente para permitir uns sorrisos a quem conduz o 207. Maravilha!!!
Nota-se que, factores como a estabilidade e serenidade, aumentaram face ao 206. O chassis continua previsível e progressivo nas suas reacções e revela-se de fácil condução.
Por outro lado, nada foi feito para prejudicar o conforto, muito pelo contrário. O carro apresenta um pisar mais consistente. A suspensão, confortável, apresenta-se firme (talvez um pouco em demasia a baixa velocidade), pronta a encaixar na íntegra as deformações da estrada. Melhor que isto, só a "moleza" de um Clio.
Ainda no campo da condução, uma nota extremamente positiva para a direcção e o seu trabalhar. [^] [^] [^]
A direcção em manobras é muito, mas muito leve. O que para manobrar este "grande" utilitário em cidade, revela-se precioso. E o sistema aqui utilizado torna desnecessário a presença do botão que permita a sobre assistência da direcção que se encontra num Fiat, por exemplo.
Por outro lado, a direcção, com o aumento de velocidade (e com a rotação, conforme explicação do vendedor) vai perdendo a sua ligeireza e aumentando a sua precisão. Quem vai ao volante, não sofre no 207 de falta de contacto com as rodas. Excelente!!!
Melhor que esta, só mesmo uma DA completamente hidraúlica (digo eu).
Resta-me falar agora do ponto menos conseguido do conjunto...
Como disse anteriormente, a insonorização do 207 está num bom patamar. Sobretudo o isolamento acustico por parte do compartimento do motor e dos ruídos de rolamento (aqui houve uma grande e notória evolução face ao 206). Mas isto tornou evidente outra fonte de ruídos, para o caso aerodinâmicos, como seja o dos espelhos retrovisores... É incrível a quantidade de barulho e turbilhões que eles fazem acima dos 100 km/h... É pena, é o que estraga um pouco o silêncio vivido a bordo... Bem sei que já respondem a uma norma comunitária em prol da segurança, mas merecia um pouco mais de atenção por parte da Peugeot...
Veredicto final:
Fiquei contente por constatar que o 207 contínua a proporcionar bons momentos de condução. A direcção é incrívelmente fantástica, o que só abona em favor da condução e do gozo da mesma. A qualidade do 207 é bastante boa mas com o toque de requinte da Peugeot. E os 70 cv merecem serem conduzidos pelo menos uma vez, pois para quem não precisa de muita potência para o seu dia a dia tem aqui um bom aliado...
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