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Problema(s) e dúvida - BMW 320d e46

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    Problema(s) e dúvida - BMW 320d e46

    Olá

    O carro é de 1998 e tem 167.000 Km.
    Há cerca de 1 mês, começou com problemas eléctricos(dava falso sinal de mínimo fundido). Entrou para a oficina pelos seus próprios meios.
    Lá detectaram outros problemas: Fuga de óleo na junta da cabeça (por acaso consumia algum óleo, mas era pouco) e válvulas picadas. Aproveitou-se o facto de já estar desmontado e procedeu-se a umas reparações que já tinhamos em mente: substituição do pré-catalisador, substituição de tubagens, e limpeza dos bicos dos injectores.
    Quando se montou tudo e se deu à chave, a bomba injectora deu o berro. Substituíu-se a antiga por uma reconstruída.
    Conclusão depois disto tudo: o carro anda menos, só sinto o Turbo a partir das 2500rpm's (antes era às 2000), não faz kick-down e, em aceleração, sinto uma ligeira vibração na manete da cx de velocidades (antes tremia muito em baixas rotações).
    De referir ainda que este mecânico não deu com a totalidade do problema eléctrico. Levámos à BMW e o diagnóstico foi uma válvula de marcha-atrás na cx de velocidades que pifou.
    Já fomos ao 1º mecânico, falámos na diferença de andamento e ele atribui ao imenso carvão que o turbo tem. Eu acho estranho, porque o carro entrou para lá a andar bem (a deitar algum fumo em aceleração), já não puxava tão bem como quando era novo, mas subia bem de rotação.

    Depois deste texto enorme (pelo qual peço desculpa) o que acham que poderá ser?


    Obrigado e cumprimentos,

    #2
    Ligaram o carro à máquina para perceber do que ele se queixa ???

    Isso parece-me uma reparação mal feita.

    Primeiro não entendo esses problemas todos com uma quilometragem (relativamente) tão baixa. Os kms são reais ?

    Depois o carro nunca poderia ficar com menos andamento, com o turbo a entrar mais tarde, etc.

    O carvão não faz isso tudo.

    Resumindo: Esse carro foi mal reparado.

    Comentário


      #3
      Infelizmente, é o que acho também, o carro foi mal reparado. O meu pai sabe que ele tem lá a máquina, mas quando foi lá queixar-se da falta de andamento, a máquina não estava lá. Durante esta semana, ele vai voltar lá para pôr o carro na máquina, segundo combinou.
      Eu desconfiei que a bomba injectora pifou devido a incompetência do mecânico, mas falámos com um antigo funcionário da BMW que nos disse que quando o carro é completamente desligado, há tendência para a bomba avariar assim que recebe corrente. A desculpa do turbo é esfarrapada, provavelmente, ele não reprogramou o carro depois desta reparação. Outra coisa que me falaram foi de não terem marcado o ponto de cambota inicial e, ao montarem, ter ficado desafinado. Não sei se isto tem importância.
      Ele está mais silencioso a trabalhar ao ralenti mas o som das válvulas é diferente. Já ouvi alguns users dizerem que este motor parece ter o som de um tractor, eu não concordava, mas agora noto que se parece com uma Ford Transit.

      Os Kms são reais porque o carro foi comprado novo, e raramente passou abaixo de 1/4 de depósito, ou seja, nunca chupou as impurezas do depósito.

      Faz um poço tremendo abaixo das 2000 rpms.

      Comentário


        #4
        Se ele for ligado à máquina os problemas deverão tornar-se evidentes.

        Conseguem medir em tempo real a pressão do turbo, injectores entre outras coisas e ver o que está mal.

        Até me espanta que não o tenham ligado logo após a reparação para afinar e confirmar valores.

        Isso foi um trabalho mal feito, segundo me parece.

        Nas marcas chegam a andar com eles com um portátil ligado ao carro para tirar os valores em estrada. Fazem isto num rover de 99, logo um 320d tem de ser muito mais exigente.

        Eu penso que a entrada do turbo é regulada pela centralina, logo isso deve estar tudo baralhado.

        Comentário


          #5
          Pois, não sei se o ligaram à máquina depois da reparação. Deviam, mas não sei se aconteceu. O meu pai já conhece este mecânico há muito tempo, tem evoluído, tem lá sempre imensos BMW's a arranjar, pareceu-nos ser um tipo dedicado aquilo que faz. O carro esteve lá à volta de 15 dias e não deu com o problema eléctrico totalmente, na BMW resolveram em 2 horas, e o sistema eléctrico foi reprogramado.

          Oxalá que seja apenas um caso de reprogramação do mapeamento do motor.

          Também já pensei na bomba injectora. Como é reconstruída, pode ter sido mal reparada e não estar a corresponder.

          Mas, enfim, o mais estranho disto tudo é que o carro foi sempre bem tratado. Fez a rodagem como deve ser, raramente arrancámos com ele frio, nunca foi ao red-line (embora tenha andado lá perto algumas vezes), nunca encostou o ponteiro do velocímetro (foi para aí umas 10 vezes aos 210, mas foi 5 segundos, talvez pouco mais), depois das viagens ficou sempre parado ao ralenti mais de 2 minutos para exaustão dos gases e para o turbo diminuir a rotação e temperatura.

          Comentário


            #6
            Vai dando feedback sobre qual foi a solução. É capaz de ser reprogramação da centralina.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Vai dando feedback sobre qual foi a solução. É capaz de ser reprogramação da centralina.
              O carro, além de desenvolver menos, cheira a gasóleo, e o cheiro parece vir da zona da bomba injectora.
              O carro vai ser novamente desmontado na 2ª, uma vez que se suspeita de fuga na bomba injectora reconstruída.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Eduhardlock Ver Post
                ...
                Eu desconfiei que a bomba injectora pifou devido a incompetência do mecânico, mas falámos com um antigo funcionário da BMW que nos disse que quando o carro é completamente desligado, há tendência para a bomba avariar assim que recebe corrente. ...
                Isso faz pouco sentido, porque se assim fosse cada vez que se trocava a bateria. trocava-se a bomba...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Isso faz pouco sentido, porque se assim fosse cada vez que se trocava a bateria. trocava-se a bomba...
                  O que me disseram é que, quando a bomba já não está boa, isso pode acontecer.

                  Comentário


                    #10
                    Cada vez me convenço mais que certos tipos de reparações, principalmente quanto têm a ver com eletrónica devem ser feitas na marca.

                    Se eu fosse a ti ia á BMW para eles arranjarem isso como deve ser.

                    Comentário


                      #11
                      Há alguma novidade sobre esta questão ?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Há alguma novidade sobre esta questão ?

                        Devido às cheias que assolaram a nossa zona, não foi possível levar o carro ao mecânico esta semana. Na próxima Terça-feira vai para lá.
                        Entretanto, falei com um colega meu que tem um 725tds. Ele tem uns manuais que explicam como se deve trocar a junta da cabeça desse modelo. Disse-me que aquilo é um bocado complexo, há uma série de procedimentos, e que tem de ser pessoal experiente com BMW's para fazer um bom serviço.

                        Sabem se, para o motor do 320d, também se passa o mesmo?

                        Comentário


                          #13
                          Pois é, a bomba injectora tem fuga. Um dos vedantes não está bom.
                          O mecânico dizia que não era, porque não via gasóleo nenhum mas, quando levantou o carro e retirou o resguardo inferior, viu que a bomba estava babada.

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