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Condução "mais" desportiva: Técnicas e Dicas

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    Condução "mais" desportiva: Técnicas e Dicas

    Olá a todos. Não sou nenhum piloto de carros e muito menos azeitolas hehe, mas por vezes gosto de brincar com a máquina, como todos os aqui presentes, penso eu. Todos os que gostam de carros gostam de tirar proveito da sua máquina seja ela qual for, seja em track days seja em estradas com pouco trânsito.

    Assim este tópico é para trocármos ideias e dicas sobre uma condução mais agressiva, sem ser andar para a frente.

    No meu caso por exemplo gostava bastante de apreder a dar umas valentes curvas com a a máquina.

    Fico a espera de ajudas

    Comprimentos a todos

    #2
    Dica: vender o carro Diesel.

    Dica: fazer os gestos suave mas decididamente (acelerar, travar, virar volante, etc).

    Dica: ter sempre uma margem de segurança, nunca andar no limite do carro.

    Dica: retirar gozo do que se está a fazer, e não medo.
    Editado pela última vez por Nitrofurano; 05 February 2008, 14:43.

    Comentário


      #3
      pode ser errado, mas gosto muito de ver videos em que aparece os pés do condutores...geralmente os japunas do TOP GEAR fazem muito isso, e em alguns casos o WRC tb...acho que dá para tirar algumas elaçoes do que fazer com cada um dos pés...

      fora isso...a unica vez que tentei travar e acelerar com o mesmo pé...foi a descordenaçao total...nem travei nem acelerei, troquei-me todo...ao fim de umas curvas ja dava para fazer +-, ajuda sem duvida a nao perder RPM e com isso sair da curva mais rapido...

      Comentário


        #4
        http://home.pon.net/hunnicutt/perfdriv.htm

        Raramente me meto nestas coisas. O normal que faço é lift off ovesteer nas rotundas pela madrugada.

        O melhor conselho é perceber o que é que a máquina faz e a razão para o fazer.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
          Dica: vender o carro Diesel.

          Dica: fazer os gestos suave mas decididamente (acelerar, travar, virar volante, etc). -> Absolutamente fundamental, gestos rápidos mas que não sejam brutos. Nunca tenhas medo de fazer passagens rápidas, a embraiagem não se estraga por isso.
          Quanto mais alta a velocidade, maior deve ser o cuidado que tens com a direcção, esta torna-se mais sensível a velocidades altas.

          Dica: ter sempre uma margem de segurança, nunca andar no limite do carro.

          Outra dica importante que, infelizmente, não consigo levar a cabo.

          Dica: retirar gozo do que se está a fazer, e não medo.

          Esta era escusada, quem tem medo anda devagar!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            http://home.pon.net/hunnicutt/perfdriv.htm

            Raramente me meto nestas coisas. O normal que faço é lift off ovesteer nas rotundas pela madrugada.

            O melhor conselho é perceber o que é que a máquina faz e a razão para o fazer.

            Exelente site Karma tks.
            Já agora o que é isso do lift off ovesteer?? É lavantar o acelerador durante a rotunda?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por underground Ver Post
              Não acho escusada, acho até a mais importante. Só faz sentido andar um pouco mais depressa se retirarmos gozo disso, ao mesmo tempo que não temos medo, o que nos poderia colocar em perigo, e a terceiros também.

              Não é preciso andar como se tivéssemos roubado um carro para retirar gozo do mesmo, pelo menos para pessoas normais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                http://home.pon.net/hunnicutt/perfdriv.htm

                Raramente me meto nestas coisas. O normal que faço é lift off ovesteer nas rotundas pela madrugada.

                O melhor conselho é perceber o que é que a máquina faz e a razão para o fazer.
                ja tinha visto esse site em tempos, bom site por acaso...

                antes de sequer tentar-mos brincar, devemos conhecer bem o carro, e os nossos limites...sustos todos apanha-mos, mas convem ja conhecer a maquina antes de os apanhar-mos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
                  Exelente site Karma tks.
                  Já agora o que é isso do lift off ovesteer?? É lavantar o acelerador durante a rotunda?
                  É, quando curvas tiras o pé do acelerador para o peso se deslocar da traseira para a dianteira. A traseira tenderá a descolar. Podes acentuar isso com um cheiro de travão. Aceleras de novo e recompões o carro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
                    Exelente site Karma tks.
                    Já agora o que é isso do lift off ovesteer?? É lavantar o acelerador durante a rotunda?
                    É. Transferes assim a massa para a frente (às vezes até podes ajudar com o travão), a traseira ainda fica mais leve, uma guinada com o volante à campeão e lá vai ele. Isto não tem nada de condução desportiva, é a condução azeiteira no seu melhor (pior).

                    Condução desportiva tem muito mais a ver com grip driving. Não me meto nisso, só mesmo das poucas vezes que ando de kart.

                    Outro site:
                    http://www.willraceforfood.com/articles/articles.htm
                    Editado pela última vez por Karma; 05 February 2008, 15:12.

                    Comentário


                      #11
                      e ter atenção que os fwd reagem de maneira diferente dos rwd

                      Comentário


                        #12
                        Eu é assim que faço

                        Quando quero descarregar a adrenalina, vou dar umas voltas para o Kartódromo de Palmela. Quem quiser também pode frequentar um curso de condução defensiva.

                        Comentário


                          #13
                          lembro-me à uns tempos de falar num livro qq
                          o pessoal do TOL até lhe chamava o Livro do Demo!

                          acho que era este:
                          A Condução Desportiva em 10 Lições

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                            Dica: vender o carro Diesel.

                            Dica: fazer os gestos suave mas decididamente (acelerar, travar, virar volante, etc).

                            Dica: ter sempre uma margem de segurança, nunca andar no limite do carro.

                            Dica: retirar gozo do que se está a fazer, e não medo.

                            Por isso prefiro fazer umas estradas lentas cheias de curvas, em que quaisquer 80Km/h parecem uma enormidade do que ir dar + de 200 para a AE... mais risco (se alguma coisa corre mal) e menos gozo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vipedro Ver Post
                              Quando quero descarregar a adrenalina, vou dar umas voltas para o Kartódromo de Palmela. Quem quiser também pode frequentar um curso de condução defensiva.
                              onde se tiram cursos de condução defensiva?

                              Comentário


                                #16
                                Tinha escrito um post grandito e foi-se... ERRRRRRrrr
                                Vou ver se ainda passo aqui, que é um tema que gosto

                                Comentário


                                  #17
                                  Um dos aspectos que vem referido nos sites que atrás deram é principalmente o conduzir com suavidade, sem grandes movimentos bruscos.
                                  Em relação ao cobustível do carro não sei mas parece-me que um carro a gasolina atmosferico leva maior vantagem sobre os turbinados, principalmente os disel. Pois talvez seja mais fácil dosear o acelerador pelo menos é a minha opinião.

                                  Curvar: Uma coisa que me chamou a atenção foi a dica/mto que o carro dirige-se para onde vai o nosso olhar. Por isso os condutores novatos tem trajectorias mais bruscar e descontroladas, pois fixam o olhar demasiado proximo na estrada.


                                  Gostava e aprender a segurar o carro com o aecelerador numa curva quando se perde o controlo.
                                  E aprender ausar o travão de mão também é um aspecto que tenho certo receio em puxar nas curvas. E fico completamente passado com o gajo do dmax d motor a curvar no teste ao civic type R não sei se já viram.

                                  Rotações: Pelo menos no meu caso gosto de manter o carro acima das 4500rpm onde parece ter mais resposta e agarrar-se melhor e estrada.

                                  Posição de condução: Nos sites acham muito importante mas eu no meu caso é uma coisa que não sou muito exigente, facilmente me adampto a qualquer posição de condução desde que não seja muito perto do volante.

                                  Continuem a dar dicar quer seja da condução xuning quer seja desportiva
                                  Comps

                                  Comentário


                                    #18
                                    Antes de tudo, o mais importante são as trajectórias! Mas tambem não fazer como alguns que acham que vão a Mach 1 e que ninguem os passa e cortam faixas sem olhar e quem vai ainda mais rápido é entalado!
                                    Eu se quiser ir rápido limpo tudo, faixas bermas etc... lol

                                    Se querem andar a descobrir o carro, escolham bem a estrada, convem que a mesma tenha margem para erros.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
                                      Um dos aspectos que vem referido nos sites que atrás deram é principalmente o conduzir com suavidade, sem grandes movimentos bruscos.
                                      Em relação ao cobustível do carro não sei mas parece-me que um carro a gasolina atmosferico leva maior vantagem sobre os turbinados, principalmente os disel. Pois talvez seja mais fácil dosear o acelerador pelo menos é a minha opinião.

                                      Curvar: Uma coisa que me chamou a atenção foi a dica/mto que o carro dirige-se para onde vai o nosso olhar. Por isso os condutores novatos tem trajectorias mais bruscar e descontroladas, pois fixam o olhar demasiado proximo na estrada.


                                      Gostava e aprender a segurar o carro com o aecelerador numa curva quando se perde o controlo.
                                      E aprender ausar o travão de mão também é um aspecto que tenho certo receio em puxar nas curvas. E fico completamente passado com o gajo do dmax d motor a curvar no teste ao civic type R não sei se já viram.

                                      Rotações: Pelo menos no meu caso gosto de manter o carro acima das 4500rpm onde parece ter mais resposta e agarrar-se melhor e estrada.

                                      Posição de condução: Nos sites acham muito importante mas eu no meu caso é uma coisa que não sou muito exigente, facilmente me adampto a qualquer posição de condução desde que não seja muito perto do volante.

                                      Continuem a dar dicar quer seja da condução xuning quer seja desportiva
                                      Comps
                                      rapaz, essas coisas que gostavas de aprender dse certesa que nao e num forum que aprendes...
                                      e teres alguem ao teu lado para te mostrar como e i poderes ir pa um sitio qualquer "seguro" i "treinar",nao tenho muito tempo de conducao, por isso a minha opiniao vale o que vale...(mas ja puz o carro do meu pai as 6500rpm,com ele ao lado....nem me disse nada... AHAH)

                                      conducao xuning e so teres muita lata em cima do carro mao de fora na janela, mao direita em cima do volante e abanar a cabeca ao som dos subwoffers,sei pouco mais sobre conducao xuning

                                      (ja agora travao de mao nao te rende muito se nao tiver afinado , a nao ser que so queiras fazer peoes nas rotundas xD)

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                        lembro-me à uns tempos de falar num livro qq
                                        o pessoal do TOL até lhe chamava o Livro do Demo!

                                        acho que era este:
                                        A Condução Desportiva em 10 Lições
                                        Olha olha... comprei este livro num alfarrabista aqui há uns meses, mas nunca lhe liguei muito.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                          Por isso prefiro fazer umas estradas lentas cheias de curvas, em que quaisquer 80Km/h parecem uma enormidade do que ir dar + de 200 para a AE... mais risco (se alguma coisa corre mal) e menos gozo.
                                          Ontem sai da A2 (sentido Lx-Alg), ia para Évora pela A2 e depois A6, mas vi a saída sesimbra e não resisti..Segui a N10, depois chegou uma altura havia placas a dizer setúbal por arrábida junto ao mar, mas cá em cima..E digo-vos é muito mais fixe do que andar a mais de 200km/h em AE..Menos perigoso, bem, se abusar podia cair pela ravina em algumas zonas..Mas foi divertido..Quando cheguei a Setúbal só me apetecia voltar atrás e fazer tudo de novo.Aquelas reduções, pneus a chiar..E sem sequer exceder os limites do código.Mas pronto claro que se tivesse um bom otto era muito melhor..um dia quando tiver um carro otto só para brincar...Actualmente e devido aos muitos km mensais não pode ser..E a vista é espectacular. espectacular.Estava um dia limpo ontem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                            Ontem sai da A2 (sentido Lx-Alg), ia para Évora pela A2 e depois A6, mas vi a saída sesimbra e não resisti..Segui a N10, depois chegou uma altura havia placas a dizer setúbal por arrábida junto ao mar, mas cá em cima..E digo-vos é muito mais fixe do que andar a mais de 200km/h em AE..Menos perigoso, bem, se abusar podia cair pela ravina em algumas zonas..Mas foi divertido..Quando cheguei a Setúbal só me apetecia voltar atrás e fazer tudo de novo.Aquelas reduções, pneus a chiar..E sem sequer exceder os limites do código.Mas pronto claro que se tivesse um bom otto era muito melhor..um dia quando tiver um carro otto só para brincar...Actualmente e devido aos muitos km mensais não pode ser..E a vista é espectacular. espectacular.Estava um dia limpo ontem.
                                            MUITO relativo, no codigo lembro me de ver uma parte que fala em conduçao defensiva :P (e ja vi um amigo meu ser mandado parar por fazer um arranque mais "rapido",o amigo fardado de azul andava na caça a multa )

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                                              #23
                                              Sinceramente adoro conduzir, adoro fazer umas belas curvas e de vez enquando circular a velocidades que dão cessação da carta!
                                              Mas enquanto conduzo não vou a pensar: "Vou fazer um não sei que over steer!!" Faço e acabou! Claro que qualquer condutor mais experiente e que goste de birncar um pouco sabe como fazer o carro sair dos carris, mas nem sequer lhe passa pela cabeça os nomes técnicos disso!

                                              Sabe mesmo bem controlar o carro numa bela curva com uma 2.ª puxada a fundo, os pneus a chiar, ele a querer escorregar de frente e eu a não deixar...sente-se que falta tão pouco para perder a frente do carro...mas sabe bem!

                                              Uma belça curva contra curva, sentir o peso todo a tranferir-se de um lado para o outro, se meter uma pouco de necessidade de tavão pelo meio ainda melhor!

                                              Uma bela rotunda humida a horas tardias...hummmmm...que maravilha!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                Sinceramente adoro conduzir, adoro fazer umas belas curvas e de vez enquando circular a velocidades que dão cessação da carta!
                                                Mas enquanto conduzo não vou a pensar: "Vou fazer um não sei que over steer!!" Faço e acabou! Claro que qualquer condutor mais experiente e que goste de birncar um pouco sabe como fazer o carro sair dos carris, mas nem sequer lhe passa pela cabeça os nomes técnicos disso!

                                                Sabe mesmo bem controlar o carro numa bela curva com uma 2.ª puxada a fundo, os pneus a chiar, ele a querer escorregar de frente e eu a não deixar...sente-se que falta tão pouco para perder a frente do carro...mas sabe bem!

                                                Uma belça curva contra curva, sentir o peso todo a tranferir-se de um lado para o outro, se meter uma pouco de necessidade de tavão pelo meio ainda melhor!

                                                Uma bela rotunda humida a horas tardias...hummmmm...que maravilha!!
                                                rotunda humida X2

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu aprendi a conduzir desportivamente com os meus amigos, cheguei a entrar em curva mto rapido só com as 2 rodas no chão...mas nunca consegui o equilibrio que as vezes vejo em gincanas de pericia... tenho algum receio de capotar e isso impede-me de praticar...

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Olha olha... comprei este livro num alfarrabista aqui há uns meses, mas nunca lhe liguei muito.
                                                    por acaso nunca o cheguei a ler... falava-se nisto lá para 2001/2002, agora não sei o que ha por aí

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                      Eu aprendi a conduzir desportivamente com os meus amigos, cheguei a entrar em curva mto rapido só com as 2 rodas no chão...mas nunca consegui o equilibrio que as vezes vejo em gincanas de pericia... tenho algum receio de capotar e isso impede-me de praticar...
                                                      x2......

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Primeiramente acho que se deve habituar e saber como se comporta o carro em questão. Ir testando-o aos poucos para não apanhar nenhum susto numa situação mais extrema.

                                                        Segundo é muito importante a posição de condução. Pernas flectidas, a distância ao volante, posição das mãos. A distância ao volante controla-se pondo um dos pulsos no topo do volante com o braço esticado, sem desencostar os ombros do banco, o aro não deve exceder essa distância. Uma dica eperimentem esticar os braços paralelamente e rodem-nos para o mesmo lado como s tivessem a agarrar um volante. Façam o mesmo teste com eles flectidos e vejam em qual das posições a amplitude de movimentos é maior. A posição das mãos sempre na horizontal, facilita o movimento descrito anteriormente.

                                                        Curvar e como já algumas pessoas disseram, movimentos suaves e convictos. Nada de provocar o carro a meio de curva ou alterar o angulo de viragem mesmo que em derrapagem. A tendência é desacelerar e quando ganha tracção as rodas mandam o local para onde o carro vai. Acho que também nunca se deve curvar sem levar o carro com potência.

                                                        Saber dosear o acelerador também é importante, assim como fazer uso dos travões. Melhor ainda seria saber executar a técnica ponta-tacão, ou saber travar com o pé esquerdo.

                                                        Chegar a casa são e salvo sem ter posto em risco a segurança de terceiros.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por i-andrec Ver Post
                                                          Assim este tópico é para trocármos ideias e dicas sobre uma condução mais agressiva, sem ser andar para a frente.
                                                          Se quiseres ser rápido recomendo o oposto: suavidade total.

                                                          ps: uma das técnicas que dá prazer e pode ser feita durante o dia a dia sem andar depressa é o ponta-tacão.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                            MUITO relativo, no codigo lembro me de ver uma parte que fala em conduçao defensiva :P (e ja vi um amigo meu ser mandado parar por fazer um arranque mais "rapido",o amigo fardado de azul andava na caça a multa )
                                                            Condução defensiva é muito bonito na teoria, na prática é muitas vezes inconcebível.. Por exemplo nas grandes metrópoles quando uma pessoa quer entrar por exemplo na 2ª Circular se "não se mete" não entra...

                                                            E depois eu referia-me apenas aos limites de velocidade do código nada mais.Até porque pisei alguns traços que não devia...

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