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Espelhos laterais diferentes

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    Espelhos laterais diferentes

    Existe algo desde a minha existencia que sempre conheci, mas nunca percebi qual a verdadeira finalidade.

    Quem se lembra dos Mercedes-Benz W124(E-Klass 1984-1994) e W201(190) com os espelhos exteriores diferentes ou seja o esquerdo era retangular e o direito quadrado!?

    A recente aplicação deste estilo foi o Grupo Volkswagen em modelos como o VW Golf IV, Audi A3 e A4, Seat Ibiza 6K2 etc...!

    Qual a verdadeira finalidade? Era somente estectica?!




    RScupra

    #2
    Era para não bater nas pessoas que circulam pelo passeio:D

    Comentário


      #3
      N sei, mas e um pormenor que me agrada...

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        #4
        Penso que é pq aquela ponta do carro seria onde havia mais toques... Por causa de pior noção de espaço.

        Sendo assim estava reduzida ao mínimo possivel.

        Mas ficava MUITO MAL estéticamente.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por SilverArrow

          Penso que é pq aquela ponta do carro seria onde havia mais toques... Por causa de pior noção de espaço.

          Sendo assim estava reduzida ao mínimo possivel.

          Mas ficava MUITO MAL estéticamente.
          que raio de lógica... [xx(]

          por que razão é que abandonaram essa moda?...

          Comentário


            #6
            Pq devem ter visto que os carros ficavam Feios... E para além disso ainda perdiam dinheiro em arranjos de espelhos direitos...

            Comentário


              #7
              É engraçado, mas é uma coisa que sempre gostei! Dai eu perguntar se era apenas estectico!

              Mas estou ainda curioso , se tem alguma finalidade...|[8D];)

              Comentário


                #8
                Sempre me fez confusão essa diferença, essa falta de simetria...

                Comentário


                  #9
                  ficava feio comó caraças... [xx(][xx(]

                  Comentário


                    #10
                    Para além de ficar horrivel, é muito pouco prático em manobras. A visibilidade era muito pouca, sobretudo em carros grandes.

                    Fiz vários milhares de kms com um A6, que tinha esse defeito, e nunca percebi essa finalidade.

                    Comentário


                      #11
                      Ainda bem que essa moda acabou!!!

                      Comentário


                        #12
                        melhor melhor era qd nao tinham espelho direito, assim nunca batiam lololol

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                          Sempre me fez confusão essa diferença, essa falta de simetria...
                          x2

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por S.E.A.T

                            melhor melhor era qd nao tinham espelho direito, assim nunca batiam lololol
                            eu hj em dia n conseguia conduzir sem o espelho direito... simplesmente é ele que me salva nas rotundas... sim porque a maioria do pessoal tem a mania de fazer as rotundas todas por fora! ainda n têm a noçao do que é direita e esquerda, mas enfim...

                            mas pior pior é ver alguns conduzir com os dois espelhos recolhidos! lol
                            aqui á tempos apanhei uma dondoca num megane a conduzir assim, tentei alerta-la com sinais de luz e ainda mandou vir! [8]

                            Comentário


                              #15
                              o angulo de visão do espelho direito é menor devido á posição do condutor, isso possibilita a redução do espaço que tem algumas vantagens, como os "toques", tem desvantagens como a estetica, o custo de fabrico etc

                              Comentário


                                #16
                                Fiquei foi desiludido com o meu espelho do ibiza q nao baixa o suficiente para ver os passeios ao estacionar lol

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por WildChild

                                  o angulo de visão do espelho direito é menor devido á posição do condutor, isso possibilita a redução do espaço que tem algumas vantagens, como os "toques", tem desvantagens como a estetica, o custo de fabrico etc
                                  Bingo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por S.E.A.T

                                    Fiquei foi desiludido com o meu espelho do ibiza q nao baixa o suficiente para ver os passeios ao estacionar lol
                                    [:0]

                                    isso n estará avariado? ou já comparaste com outros ibizas?

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu anterior carro o 1.9d de espelhos manuais descia mais que este 1.9tdi eletricos... Nao tao avariados deve ser mm defeito do engenheiro que o criou lol

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por TDI_sport

                                        Era para não bater nas pessoas que circulam pelo passeio:D
                                        [}][}][}]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Essa assimetria também tinha a ver com a configuração do prório espelho.

                                          Como era panoramico o espelho direito (qundo bem afinado permite ter um angulo que visualiza das rodas e lancil do passeio ao tejadilho), a necessidade de ter uma dimensão igual ao esquerdo era inexistente, embora a area seja quase similar dado que a maior altura compensa a extensão.

                                          Redução de espaço dava o que o TDI Sport e o Silver Arrow dizem, menos pancadas pelos trauseuntes dos passeios, mais facilidade a arrumar no interior de uma garagem.

                                          Não esquecer que nesta altura ainda não havia o conceito do rebatimento electrico para parqueamento.

                                          Esta é uma teoria tão válida como as outras

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já me tinha questionado sobre o mesmo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Foram considerados carros com esquizofrenia! Tinham dupla personalidade dai terem deixado de reproduzir esses modelos!

                                              DOING!

                                              Comentário


                                                #24

                                                Seria a tentativa (mais uma vez) desesperada da VW imitar a Mercedes Benz [?}

                                                Andei em várias viaturas do Grupo VW com essa configuração e realmente a sua utilização revelou-se uma verdadeira trampa... Mudar de faixa usando o minúsculo espelho era mentira, para além de que mesmo para o usar em manobras se tornava complicado.

                                                E reparem noutra coisa... Os espelhos dos carros do Grupo VW diminuem em largura mantendo a altura...

                                                Já os espelhos dos Mercedes perdem em largura mas ganham em altura, ou seja, tenta-se ao máximo manter uma boa área reflectora...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O espelho do lado direito é um auxiliar de manobras, por isso não necessita ter o mesmo tamanho do esquerdo. No carro que tenho presentemente o espelho do lado esquerdo é direito e o do lado direito é convexo, inclusive tem gravado os dizeres que alertam para o falseamento das distâncias.
                                                  Tive um Mercedes em que o espelho do lado direito também era mais pequeno e tinha um joystick na consola para o orientar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os espelhos são sempre (ou quase) diferentes se forem para o lado direito ou esquerdo, o tamanho é que em tempos fio diferente em alguns modelos/marcas mas parece estar em desuso.
                                                    A razão para a diferença de tamanho julgo ser simplesmente porque se julgava de pouco interesse ter um espelho completo do lado por onde não devem andar carros. Como se sabe pela direita andam muitos carros (então em Portugal com a "paixão" pela faixa do meio) e outros objectos que devem ser vistos com clareza.
                                                    Fora as razões estéticas e a menor largura do carro que eventualmente facilita em passagens estreitas, o uso de espelhos retrovisores de pequenas dimensões parece-me uma total asneira e ainda bem que está a ser abandonada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Alex

                                                      Os espelhos são sempre (ou quase) diferentes se forem para o lado direito ou esquerdo, o tamanho é que em tempos fio diferente em alguns modelos/marcas mas parece estar em desuso.
                                                      A razão para a diferença de tamanho julgo ser simplesmente porque se julgava de pouco interesse ter um espelho completo do lado por onde não devem andar carros. Como se sabe pela direita andam muitos carros (então em Portugal com a "paixão" pela faixa do meio) e outros objectos que devem ser vistos com clareza.
                                                      Fora as razões estéticas e a menor largura do carro que eventualmente facilita em passagens estreitas, o uso de espelhos retrovisores de pequenas dimensões parece-me uma total asneira e ainda bem que está a ser abandonada.
                                                      Realmente e especialmente os carros alemães tem a particularidade de trazerem o espelho do lado do condutor ligeiramente maior por causa da visibilidade daquela história do angulo morto! Sempre achei isso de muito bom já para não falar que os alemães sempre foram generosos nas superficies dos retrovisores!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No retrovisor esquerdo estava também adaptado o denominado espelho do "ângulo morto".
                                                        No direito não.
                                                        Ou seja, se fosse retirado o ângulo morto, o tamanho dos dois era quase igual!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          a explicação do Excalibur parece-me a mais lógica!
                                                          o meu pai teve uma Transporter de 92 com espelhos assimetricos e curiosamente os vidros dos dois espelhos podiam ser trocados entre si!!!
                                                          tambem teve um Passat 1.8T dos primeiros que curiosamente não tinha espelhos assimétricos!!!
                                                          gosto bastante dos espelhos do meu Focus (mk1). são enormes e nem precisam de ter parte convexa, eliminam facilmente o angulo morto!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não se esqueçam da trigonometria!!! :D

                                                            Dado que se conduz à esquerda, o ângulo do espelho esquerdo está muito mais prependicular que o do direito para que se consiga visualizar a zona correcta no retrovisor. Logo podem ser um espelho menos largo (uma vez que a zona de espelho em si está mais oblíqua para a mesma área de visão). Note-se que a zona espelhada em si deve ser igual para esta teoria fazer sentido

                                                            sei que na pratica isto nao era assim mas sempre era um motivo... e sim... fica pessimamente

                                                            Comentário

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