Gostaria de saber, qual será a melhor percentagem(penso que será assim) de óleo, quanto mais sintéctico for melhor? EX:0w40 Super sintéctico é o melhor? Estou prestes a mudar e não sei o que pôr, obrigado(e marcas,qual a melhor)?;)
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Qual será melhor: 0W30/0W40/10W40,etc...
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imported_DêCêIi
Eu evitaria de todo usar os 0W30 ou 5W30, pois estes apresentam um péssimo comportamento em altas temperaturas ambiente, que fácilmente se atingem em Portugal no verão, por exemplo.
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citação:Originalmente colocada por DêCêIi
Eu evitaria de todo usar os 0W30 ou 5W30, pois estes apresentam um péssimo comportamento em altas temperaturas ambiente, que fácilmente se atingem em Portugal no verão, por exemplo.
?!?!?!?!?!?1?!
"altas temperaturas ambiente"?! - Então o interior do motor não atinge, de longe, temperaturas mais elevadas do que no exterior, independentemente de fazer chuva ou fazer sol, aqui ou na Patagónia?!
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imported_DêCêIi
citação:Originalmente colocada por cobola
citação:Originalmente colocada por DêCêIi
Eu evitaria de todo usar os 0W30 ou 5W30, pois estes apresentam um péssimo comportamento em altas temperaturas ambiente, que fácilmente se atingem em Portugal no verão, por exemplo.
?!?!?!?!?!?1?!
"altas temperaturas ambiente"?! - Então o interior do motor não atinge, de longe, temperaturas mais elevadas do que no exterior, independentemente de fazer chuva ou fazer sol, aqui ou na Patagónia?!
Um motor em temperaturas extremamentes baixas não aquece tanto como seria desejável e para verificares isto, basta que vejas como é o Inverno nos Paíse Nórdicos...
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citação:Originalmente colocada por DêCêIi
Eu evitaria de todo usar os 0W30 ou 5W30, pois estes apresentam um péssimo comportamento em altas temperaturas ambiente, que fácilmente se atingem em Portugal no verão, por exemplo.
mais baixos os indices melhor...
Pelo que eu vi no manual do meu carro, para as nossas temperaturas,
um óleo 15W40 ou 20W50 é apropriado.
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Há muitos motores hoje em dia a levaram XW30. Aqui o que interessa sempre é o que o fabricante indica.
No site da Cepsa existe um guia de lubrificação de acordo com os fabricantes. Para carros antigos a informação não é 100% válida porque depende de outros factores, mas para carros novos é exactamente a recomendação do fabricante.
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citação:Originalmente colocada por REDLINER_
Mas quando é que se vai entender, que o óleo que marca indica é 90% das vezes,o ideal?
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citação:Originalmente colocada por Ruibadboy
citação:Originalmente colocada por REDLINER_
Mas quando é que se vai entender, que o óleo que marca indica é 90% das vezes,o ideal?
um 0W30 nao é necessariamente melhor que um 5W40... sao diferentes e indicados para utilizaçoes diferentes.
Vai ao tópico dos óleos pode ser que esclareças algumas dúvidas.
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imported_DêCêIi
citação:Originalmente colocada por Vehicle
citação:Originalmente colocada por DêCêIi
Eu evitaria de todo usar os 0W30 ou 5W30, pois estes apresentam um péssimo comportamento em altas temperaturas ambiente, que fácilmente se atingem em Portugal no verão, por exemplo.
É o que o fabricante indica [?] Tudo bem, é o que se usa, mas de certeza que o fabricante não faz especificações para casos especifícos como o nosso, apenas para o geral.
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Normalmente nos manuais dos carros vem lá uma tabela
com os indices de viscosidade recomendados consoante
a temperatura exterior.
Por isso, continuo sem perceber porque é que o pessoal
gosta tanto de indices de viscosidade baixos, quando no nosso
país as temperaturas são relativamente elevadas.
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Ambos são carros já com uns anitos e portanto estar a meter-lhe óleo 0w30 ou 5w30não vai melhorar nada, apesar de serem óleos sintéticos, as folgas dos motores só vão fazer com que o gasto de óleo aumente e a lubrificação não se faça como deve de ser.
A Fiat tem um bom óleo no Selénia, feito para os carros da marca e até nem é caro. Para o outro, o melhor é não ir além do 10W40, até pode usar o mesmo Selénia nos dois.
Pessoalmente uso o BP Visco 5000 com mudanças de 15000 em 15000Km como a marca aconselha.
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Há uma historia que o primeiro Rolls que veio para Portugal, deu o berro algum tempo depois.
O mecanico que veio de Inglaterra ficou admirado pois o motor estava todo colado, e perguntou ao dono o que tinha feito e posto dentro do motor.
Este respondeu que fez que dizia no manual, ou seja, mudou o lubrificante do motor e meteu azeite do mais puro que produzia na sua herdade. :D:D:D
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Eu entendo o uso do oleo desta forma, o primeiro numero deve ser sempre inferior ao que a fabrica aconselha, a diferença é que quanto mais pequeno o numero for mais rapidamente aquece o motor quando o pomos a trabalhar para países em que existe muito gelo e frio,e também para os apressados e nem aquecem o carro antes de arrancar com ele, mas nesse aquecimento pode gastar um pouquinho de oleo até atingir uma graduação superior á medida que o motor aquece, o ultimo numero deve ser sempre superior ao que a fabrica aconselha pra não atingir grande aquecimento no motor em ambientes quentes.
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