Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"10 lições de Warren Buffett"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "10 lições de Warren Buffett"

    10 lições de Warren Buffett

    Tinha seis anos quando fez o primeiro negócio. Comprou seis latas de Coca-Cola ao preço unitário de 25 cêntimos e vendeu-as a 30, descobrindo a importância da margem de lucro. Agora, é o segundo homem mais rico do mundo, o que se deve à sua eficácia e disciplina como investidor. Warren Buffett só compra negócios que entenda e não se assusta quando as bolsas estão de mau humor.



    Tinha seis anos quando fez o primeiro negócio. Comprou seis latas de Coca-Cola ao preço unitário de 25 cêntimos e vendeu-as a 30, descobrindo a importância da margem de lucro. Agora, é o segundo homem mais rico do mundo, o que se deve à sua eficácia e disciplina como investidor. Warren Buffett só compra negócios que entenda e não se assusta quando as bolsas estão de mau humor.

    Invista em negócios que compreende
    A fortuna acumulada por Warren Buffett, o segundo homem mais rico do mundo, foi alcançada através do investimento em negócios que o investidor compreende e que considera fazerem sentido, do ponto de vista económico. A aposta em acções da Coca-Cola ou da Gillette são dois exemplos. As duas empresas vendem produtos que satisfazem necessidades básicas e ocupam lugares privilegiados na mente dos consumidores a nível global. Buffett costuma sublinhar que, ninguém melhor do que o funcionário de um supermercado, saberá que negócios e empresas poderão ser boas oportunidades, precisamente porque sabe quem tem mais sucesso no mercado. Recolher informação para se poder tomar decisões ponderadas é o primeiro passo a dar.

    "O risco surge de não se saber o que se está a fazer"




    A qualidade da gestão também conta

    A qualidade das equipas de gestão é um dos critérios analisados por Warren Buffett no processo de análise que antecede as suas decisões de investimento. Aprecia administradores focados no negócio que melhor conhecem, que não dispersam a atenção noutras áreas para as quais não têm competências e que se preocupam em criar produtos e serviços de que os consumidores necessitam. Um boa gestão, acrescenta Buffett, tem que falar a verdade aos clientes, colaboradores e accionistas. A qualidade e fiabilidade da informação é um aspecto que um bom gestor não negligencia.

    "Quando um gestor tido como brilhante toma conta de um negócio com reputação de ser mau do ponto de vista económico, é a reputação do negócio que costuma permanecer intacta."

    O passado não é uma garantia mas ajuda muito
    Se a sua "estratégia" é a de comprar e vender, cavalgando as variações de curto prazo, o exemplo de Warren Buffett não lhe poderá ser útil. O investidor faz apostas a um prazo mínimo de dez anos e só escolhe empresas que revelem um passado de crescimento das vendas e dos lucros consistente.

    "Nos negócios, o espelho retrovisor está sempre mais limpo do que o pára-brisas."

    O dinheiro gerado é que interessa
    Um dos aspectos em que Warren Buffett se concentra para avaliar se uma empresa lhe pode interessar enquanto investidor é a sua capacidade de gerar resultados para os accionistas. Os negócios que consomem muito dinheiro, capital intensivos, não o atraem. Mas os que o geram, de forma sólida e consistente, já são outra conversa. O "free cash-flow" é o indicador que utiliza para separar o trigo do joio. Consiste na soma dos resultados líquidos, provisões e amortizações, a que se subtraem as despesas com investimentos. A este valor, chama "resultados para os accionistas". E afina a análise juntando a margem de lucro obtida, ou seja, o peso dos lucros após impostos sobre o volume de vendas. Assim, fica a saber quanto ganha a empresa, e os accionistas, por cada unidade vendida e quais as empresas que menos dinheiro das vendas comprometem com despesas.

    "Mostrem-me o dinheiro."

    Dois indicadores preciosos
    Subtrair o passivo ao activo de uma empresa e dividir o resultado pelo número de acções emitidas conduz ao valor contabilístico. Desde os seus primeiros passos como investidor que Warren Buffett utiliza este indicador para saber se a cotação de uma acção está cara ou barata. Mas fá-lo observando a evolução histórica do indicador. Para o "oráculo de Omaha", como é conhecido nos mercados, decisivo é saber se o valor contabilístico de uma empresa foi crescendo, de maneira sustentada, ao longo da sua existência. Uma relação entre cotação e valor contabilístico ("price/book value) de 1,5 costuma despertar a atenção de Buffett.

    Outro indicador fundamental é o "price/earnings ratio" ou PER. Calcula-se o lucro por acção, dividindo os resultados pelas acções emitidas. De seguida, divide-se a cotação pelo lucro por acção. O resultado indica quantos anos terão que decorrer para, na hipótese de a empresa distribuir a totalidade dos seus lucros, o investidor recuperar o dinheiro aplicado. Um valor inferior a 15 pode significar uma boa oportunidade de compra. Buffett comprou acções da Coca-Cola quando apresentavam um PER de 13 contra uma média de 11 no sector. O potencial de crescimento veio a confirmar ter-se tratado de um bom negócio.

    "Regra número 1: nunca perder dinheiro. Regra número 2: nunca esquecer a regra número 1."

    Bater os índices é um bom sinal
    Rendibilidade dos capitais próprios. É esta a designação de um dos indicadores favoritos de Warren Buffett. Obtém-se dividindo os lucros após impostos pelo capital próprio de uma empresa (capital social adicionado das reservas). E revela quanto rende cada euro (ou dólar, no caso de Buffett) investido na empresa. Um valor de 15% pode ser bom, mas Buffett prefere empresas que, ao longo do tempo, conseguem rendibilidades mais elevadas, na ordem dos 30 a 40%, detalhe em que a Gillette e a Coca-Cola lhe têm proporcionado algumas alegrias. O retorno do investimento ("return on equity") também entra nas análises de Warren Buffett, que compara, em períodos longos, qual o crescimento de um investimento nas acções de uma empresa, incluindo a subida da cotação e dividendos distribuídos, com o desempenho de um índice. Se a taxa de crescimento do investimento bate o índice, de forma consistente, tanto melhor.

    Entre 1965 e 2006, só em seis anos as acções da Berkshire Hathaway, "holding" que reúne os investimentos de Buffett, não superaram o S&P 500. Nesse período, os accionistas da Berkshire viram o seu investimento valorizar-se 351.156%, enquanto aquele índice progrediu "apenas" 6.479%. Isto é, o equivalente a uma rendibilidade anual de 21,4% na empresa de Buffett, contra a valorização de 10,4%, incluindo dividendos, no S&P 500.

    "Nunca tento fazer dinheiro no mercado de acções. Compro, assumindo que o mercado será encerrado amanhã e só reabrirá daqui a dez anos."

    Dívida baixa pode evitar problemas
    Warren Buffett aprecia empresas com uma dívida baixa, embora um passivo relativamente elevado possa justificar-se em função do uso que lhe é dado pelos gestores, como a necessidade de financiar novos investimentos que abram perspectivas de crescimento dos lucros futuros. O investidor admite um nível máximo de 50% no peso do passivo de longo prazo sobre a soma desta dívida com os capitais próprios da empresa. Em média, 33%, ou menos, é um nível tranquilizador, já que eventuais subidas das taxas de juro geram menores riscos de estrangulamento financeiro e permitem às empresas resistir melhor a crises como a actual.

    "É bem melhor comprar uma empresa fabulosa a um preço razoável, do que uma empresa razoável a um preço fabuloso."

    Uma empresa em recuperação pode ser uma oportunidade
    Um empresa com um longo historial de sucesso pode atravessar uma crise ameaçadora, altura em que a cotação das acções entra em queda e os investidores mais sensíveis aos humores conjunturais se vêem livres dos seus títulos. Se a empresa em causa e a sua gestão têm provas dadas no negócio que prosseguem, é bem possível que a crise seja temporária e que volte a apresentar um ritmo de crescimento dos resultados compensador para quem invista, ainda por cima numa altura em que as acções estão em baixa. Foi o que sucedeu quanto Buffett apostou no banco Wells Fargo, nos anos 90, multiplicando por seis, pelo final da década, o valor investido.

    "Só quando a maré baixa se consegue perceber quem estava a nadar nu."

    Aproveite quando as acções estão em queda
    Se identificou uma empresa que cresce e apresenta resultados de forma consistente e com base num negócio que faz sentido e que entende, não deixe de investir porque a queda dos índices de bolsa lhe sugere que está toda a gente a vender. Warren Buffett afirma que "uma sondagem de opinião não substitui o acto de pensar pela própria cabeça" e o mesmo se deve aplicar às decisões de investimento. A participação de Buffett no capital do "Washington Post" foi adquirida em meados dos anos 70, num período em que o Dow Jones, principal índice de Nova Iorque, desceu 45% e as acções do jornal registavam uma queda de 30%. Em cerca de dez anos, o valor dos títulos comprados foi multiplicado por 40.

    "Observe as oscilações do mercado como suas amigas e não como inimigas; prefira lucrar com a loucura em vez de participar nela."

    Se está caro, é melhor não comprar
    Aplicar critérios de análise para escolher o negócio em que vai investir e encontrar a empresa, ou empresas, de que vai ser accionista, não chega. Se chegar à conclusão que o preço está elevado, não se deixe levar pela emoção, pelas modas, pelas previsões para os mercados ou para as economias. Prefira parquear o dinheiro noutra alternativa, em vez de adquirir acções a preços altos em relação às perspectivas de crescimento dos lucros.

    "Preço é o que paga; valor é o que recebe."
    http://www.jornaldenegocios.pt/defau...ntentId=311069

    #2
    Será que os nossos empresários seguem, no geral, estas "lições"?...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
      Será que os nossos empresários seguem, no geral, estas "lições"?...

      Isto não serve propriamente para empresários, mas sim para investidores na bolsa.
      E as racios evidenciadas pelo Buffett não são novidade para ninguém nem foram inventadas por ele. A meu ver, são ferramentas essenciais para a análise de investimentos, mas não são suficientes para se tomarem sempre boasd decisões. Aquilo que fez o Warren Buffett ganhar dinheiro a sério é o que está para lá desta análise fria das coisas. É uma espécie de inteligência emocional que determina as decisões a tomar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
        Isto não serve propriamente para empresários, mas sim para investidores na bolsa.
        E as racios evidenciadas pelo Buffett não são novidade para ninguém nem foram inventadas por ele. A meu ver, são ferramentas essenciais para a análise de investimentos, mas não são suficientes para se tomarem sempre boasd decisões. Aquilo que fez o Warren Buffett ganhar dinheiro a sério é o que está para lá desta análise fria das coisas. É uma espécie de inteligência emocional que determina as decisões a tomar.
        Podemos chamar-lhe intuição, portanto?! Ou seja, a aplicação dos modelos, ou "receitas", não depende só de uma análise "matemática do mercado", dependerá, muito mais, do feeling de quem investe, certo?...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
          Será que os nossos empresários seguem, no geral, estas "lições"?...
          PL, uma empresa "vive" e "sobrevive" fundamentalmente de:

          I&D
          Gestão comercial
          Gestão Economica e Financeira
          Gestao de Recursos Humanos
          E uma estrategia/sensibilidade propria do meio (!!!)
          estas "liçoes" que recebemos na Faculdade por si só não bastam (!!!)

          e depois como ja foi dito aqui, Buffet, não é um gestor, mas sim um investidor ( um Joe há escala Americana !!!) e habilidoso escritor de "sonhos" de fortuna, até já a nora escreve com ele! lol.lol
          Editado pela última vez por 330i; 12 February 2008, 21:43.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 330i Ver Post
            PL, uma empresa "vive" e "sobrevive" fundamentalmente de:

            I&D
            Gestão comercial
            Gestão Economica e Financeira
            Gestao de Recursos Humanos
            E uma estrategia/sensibilidade propria do meio (!!!)
            estas "liçoes" que recebemos na Faculdade por si só não bastam (!!!)

            e depois como ja foi dito aqui, Buffet, não é um gestor, mas sim um investidor ( um Joe há escala Americana !!!) e habilidoso escritor de "sonhos" de fortuna, até já a nora escreve com ele! lol.lol
            Bem me parecia, bem que me parecia que nesses corações empedernidos de empresários () haviam qualidade humanas, tais como intuição e sensibilidade!... Não te esqueças disso noutros tópicos sobre relações de trabalho!

            Afinal a economia não é uma ciência numérica exacta!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              Podemos chamar-lhe intuição, portanto?! Ou seja, a aplicação dos modelos, ou "receitas", não depende só de uma análise "matemática do mercado", dependerá, muito mais, do feeling de quem investe, certo?...
              Acho que sim! Eu por exemplo, posso dizer que domino com relativo à vontade esta área da análise financeira, e contudo ganho e perco dinheiro na bolsa como qualquer um! Se o segredo estivesse na teoria, eu teoricamente só devia ganhar!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                Será que os nossos empresários seguem, no geral, estas "lições"?...
                Mesmo para investidores existem ainda umas quantas linhas que ele se esquece de referir...
                A aplicação destas regras de forma quase matemática é impossível,e mesmo este senhor,teve a sua sorte na devida altura(Todos precisamos dela). É um investidor 100% Profissional e calculista,algo que muitos acham que é comum,mas enganam-se é das coisas mais raras de ver em investidores.

                Claro que ele actualmente já usa abusivamente a sua imagem para fazer dinheiro no mercado,isto sim está errado,chama-se manipulação de massas...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                  Acho que sim! Eu por exemplo, posso dizer que domino com relativo à vontade esta área da análise financeira, e contudo ganho e perco dinheiro na bolsa como qualquer um! Se o segredo estivesse na teoria, eu teoricamente só devia ganhar!
                  Aí está!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por T5 Ver Post
                    Mesmo para investidores existem ainda umas quantas linhas que ele se esquece de referir...
                    A aplicação destas regras de forma quase matemática é impossível,e mesmo este senhor,teve a sua sorte na devida altura(Todos precisamos dela). É um investidor 100% Profissional e calculista,algo que muitos acham que é comum,mas enganam-se é das coisas mais raras de ver em investidores.

                    Claro que ele actualmente já usa abusivamente a sua imagem para fazer dinheiro no mercado,isto sim está errado,chama-se manipulação de massas...
                    Podemos, então, dizer que ele é, mais do que um investidor, um especulador financeiro que usa a sua influência para "orientar" determinados mercados que lhe interessem, certo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                      Podemos, então, dizer que ele é, mais do que um investidor, um especulador financeiro que usa a sua influência para "orientar" determinados mercados que lhe interessem, certo?
                      Ele sempre foi um investidor, mas agora devido à sua importância ele é um player do mercado, e as suas decisões públicas de investimento acabam por arrastar seguidores, ajudando à valorização especulativa dos seus investimentos. Ainda hoje houve um exemplo, na oferta que ele fez em comprar dívida municipal.

                      É curioso citares o WB, Pé LEve, esse capitalista que só quer é lucro .

                      Mas ele é uma personagem interessante, que fez muito dinheiro à custa de um bom senso muito raro no mundo dos mercados, e sentido comparativo (Entre diferentes indústrias) muito aguçado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                        Ele sempre foi um investidor, mas agora devido à sua importância ele é um player do mercado, e as suas decisões públicas de investimento acabam por arrastar seguidores, ajudando à valorização especulativa dos seus investimentos. Ainda hoje houve um exemplo, na oferta que ele fez em comprar dívida municipal.

                        É curioso citares o WB, Pé LEve, esse capitalista que só quer é lucro .

                        Mas ele é uma personagem interessante, que fez muito dinheiro à custa de um bom senso muito raro no mundo dos mercados, e sentido comparativo (Entre diferentes indústrias) muito aguçado
                        .
                        Fizeste a observação e deste a "resposta"!

                        De resto sempre me fascinaram pessoas inteligentes e que se destacaram dos demais, seja quase em que área for. É que normalmente este tipo de pessoas geniais são, regra geral, de uma modéstia que quase nos embaraça, mas que nos cativa e ensina!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                          É que normalmente este tipo de pessoas geniais são, regra geral, de uma modéstia que quase nos embaraça, mas que nos cativa e ensina!
                          No caso desse senhor é verdade, sim

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por colin Ver Post
                            No caso desse senhor é verdade, sim
                            Ora bem!

                            A pedância está sempre muitos furos abaixo...

                            Comentário


                              #15
                              Ha muitos livros de sucesso e nem por isso toda a gente que os lê tem sucesso.
                              Uma bola no meu pé nao é a mesma coisa que no pé do Rui Costa

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso Warren Buffett é uma pessoa que admiro muito, não só pelo que conseguiu na sua vida como o seu modo simples de viver.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X