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Dúvida: Pendurais e temperatura no display

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    Dúvida: Pendurais e temperatura no display

    Boas noite.

    O carro em questão, um corsa C, anda a fazer um barulho semelhante a uma pancada na madeira (tipo POC, POC) quando passa por irregularidades a baixa velocidade e quando se muda de direção.

    A origem da pancada parece ter origem po baixo do carro. Falaram-me na hipótese dos pendurais. Ora bom, o que é, o que fazem e quanto pode custar a sua reparação / substituição?

    A outra questão prende-se com a temperatura exterior que está a ser mostrada incorrectamente no display onde tem as horas, faixa de cd, etc. Anda a mostrar entre 38 e 44 graus. Isto é uma avaria comum? É fácil a reparação DIY? Como aceder / desmontar a consola central? É por aqueles 4 buraquinhos em redor do painel do autorádio?

    Desde já agradeço.
    Editado pela última vez por CapitaoIglo; 12 February 2008, 23:34.

    #2
    Confesso-me curioso para saber o que são esses "pendurais", coisa de que nunca ouvi falar.

    Os sensores de temperatura dos Corsa costumavam pifar. Aconteceu no carro da empresa, andou assim até ser vendido.

    Talvez apareça o Tub, o homem dos Opel, para te dar uma dica.

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      #3
      Esses pendurais devem ser os contrapesos da transmissão.

      Isso da temperatura, é o sensor marado.

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        #4
        Originalmente Colocado por capitão iglo Ver Post
        A outra questão prende-se com a temperatura exterior que está a ser mostrada incorrectamente no display onde tem as horas, faixa de cd, etc. Anda a mostrar entre 38 e 44 graus. Isto é uma avaria comum? É fácil a reparação DIY? Como aceder / desmontar a consola central? É por aqueles 4 buraquinhos em redor do painel do autorádio?

        Desde já agradeço.
        Podes tentar desmontar a consola central, mas dificilmente o sensor da temperatura exterior (e a palavra-chave aqui é exterior) estará dentro da consola ;) Geralmente é um pedaço de plástico (é a melhor descrição que consigo) debaixo do retrovisor do lado do passageiro. Se for essa a sua posição nesse modelo, a sua substituição passará por desmontar o retrovisor (partindo do princípio que é anomalia do sensor).

        Comentário


          #5
          Os pendurais são uns tirantes que ligam a barra estabilizadora ao amortecedor. Quando gastos, é possível ouvir e mesmo sentir esses toc toc's em piso irregular mesmo sem ser rispido. Basta que haja movimento na suspensão.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fsx Ver Post
            Podes tentar desmontar a consola central, mas dificilmente o sensor da temperatura exterior (e a palavra-chave aqui é exterior) estará dentro da consola ;) Geralmente é um pedaço de plástico (é a melhor descrição que consigo) debaixo do retrovisor do lado do passageiro. Se for essa a sua posição nesse modelo, a sua substituição passará por desmontar o retrovisor (partindo do princípio que é anomalia do sensor).
            Obrigado, vou tentar ver isso. Eu queria desmontar a consola para tentar identificar o fio do sensor e descobrir para onde ele vai. Que tinha que estar no exterior, já eu sabia :P. Já tinha andado de volta do carro a ver se via o dito cujo em alguma zona que não sofresse com o aquecimento do motor, mas não tinha encontrado nada.

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              #7
              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
              Os pendurais são uns tirantes que ligam a barra estabilizadora ao amortecedor. Quando gastos, é possível ouvir e mesmo sentir esses toc toc's em piso irregular mesmo sem ser rispido. Basta que haja movimento na suspensão.
              Exactamente, é isso mesmo que acontece. Ao fazer uns S's a baixa velocidade, é perfeitamente audível a pancada.

              Trocar isso é coisa que se possa fazer em casa, com as ferramentas comuns / normais ou recomenda-se um profissional?

              Já agora, o sensor deve ser uma resistência que varia com a temperatura. Pode-se comprar numa casa especializada em componentes electrónicos, ou tem alguma referência própria da opel?

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                #8
                o sensor de temperatura dos corsas c estao no parachoques da frente do lado esquerdo (pendura) na grelha de baixo! se espreitares vais ver uma coisinha redonda lá engalhada com 2 fios

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                  #9
                  Quanto ao "TOC-TOC" eu começava por suspeitar dos cinoblocos.

                  Em relação à temperatura ambiente, possivelmente o sensor avariado ou a fazer massa nalgum lado...

                  Comentário


                    #10
                    Toc Toc em Corsa C em irregularidades? Esses carros já têm uma fama que os precede ouseja, caixa de direção, que com o tempo cria folgas, e em casos extremos torna-se estranho em alta velocidade, a solução passa por ir a Opel ver se assumem isso, pois isso foi defeito de fabrico nessa série, cá na Madeira mudaram disso como quem muda de camisa, se não asumirem, há outra solução que por cá custava a volta de 200 euros, que passa por fazer num torno mecânico os casquilos da caixa em teflon em vez de serem em borracha como de fábrica, e aí sim, tens caixa para o resto da tua vida,a questão é, se conheces alguém por ai que te faça isso.
                    Quanto ao termometro, ele saiu foi do apoio no parachoques e anda a passear ao ep do radiador daí as temperaturas,estranhas.
                    Editado pela última vez por maven; 19 February 2008, 22:31.

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                      #11
                      Obrigado pelas respostas.

                      Originalmente Colocado por maven Ver Post
                      Toc Toc em Corsa C em irregularidades? Esses carros já têm uma fama que os precede ouseja, caixa de direção, que com o tempo cria folgas, e em casos extremos torna-se estranho em alta velocidade, a solução passa por ir a Opel ver se assumem isso, pois isso foi defeito de fabrico nessa série, cá na Madeira mudaram disso como quem muda de camisa, se não asumirem, há outra solução que por cá custava a volta de 200 euros, que passa por fazer num torno mecânico os casquilos da caixa em teflon em vez de serem em borracha como de fábrica, e aí sim, tens caixa para o resto da tua vida,a questão é, se conheces alguém por ai que te faça isso.
                      Quanto ao termometro, ele saiu foi do apoio no parachoques e anda a passear ao ep do radiador daí as temperaturas,estranhas.
                      Caixas de direcção? Já nem me lembro se foram duas ou três! Sei que levou uma coluna de direção e uma manga algures.

                      Eu tento nem pensar nos dias que perdi por causa destes problemas. Eu e quem me ia buscar porque o carro tinha que ficar na oficina.

                      Havia aí um tópico que era "qual a coisa mais estúpida que fizeram?" e eu tive para escrever que tinha sido ter comprado um opel, mas não quis começar guerras. O facto é que corresponde à verdade, sem "anti-clubismos".

                      Quanto ao sensor, deve estar mesmo avariado ou a fazer massa em algum lado. Isto porque, mesmo pegando no carro de manhã num dia frio, marca logo 40 graus.
                      Editado pela última vez por CapitaoIglo; 25 February 2008, 01:18.

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                        #12
                        Boa tarde,

                        Eu tive este problema no meu Corsa C Cosmo de 2005. Eles ao inicio tinham-me falado também nos pendurais e rotula de suspensão, mas ao desmontar verificaram que era necessário levar o braço de suspensão completo. isto foi na Opel e eles deram a escolher se queria colocar original da Opel ou da concorrência (equivalente). Eu Pedi para colocarem equivalente porque era só 123€ e se fosse original era 200€. Depois disso verifiquei que o problema ficou resolvido. O sintoma era exactamente o que tu descreves! Além disso, às vezes quando fazia as curvas um pouco mais depressa, dava a sensação que o carro fugia ligeiramente. Agora já não noto nada disso. Quantos kms é que o teu tinha quando começaste a notar isso?

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                          #13
                          Originalmente Colocado por GorySantos Ver Post
                          Boa tarde,

                          Eu tive este problema no meu Corsa C Cosmo de 2005. Eles ao inicio tinham-me falado também nos pendurais e rotula de suspensão, mas ao desmontar verificaram que era necessário levar o braço de suspensão completo. isto foi na Opel e eles deram a escolher se queria colocar original da Opel ou da concorrência (equivalente). Eu Pedi para colocarem equivalente porque era só 123€ e se fosse original era 200€. Depois disso verifiquei que o problema ficou resolvido. O sintoma era exactamente o que tu descreves! Além disso, às vezes quando fazia as curvas um pouco mais depressa, dava a sensação que o carro fugia ligeiramente. Agora já não noto nada disso. Quantos kms é que o teu tinha quando começaste a notar isso?



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