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opel corsa b 1.7 diesel -pjpereira- Todos os problemas, todas as dúvidas!

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    opel corsa b 1.7 diesel -pjpereira- Todos os problemas, todas as dúvidas!

    Amigos ...
    está a chegar a hora de mudar a correia de distribuição ...
    a minha duvida reside nisto ?
    quanto é que voçes gastaram por mudar a correia de distribuição ( kit ) e aonde o fizeram ...
    será melhor mudar também a bomba de agua ?
    quanto poderá custar ?

    Muito obrigado
    Paulo
    Editado pela última vez por pjpereira; 14 February 2008, 18:31. Razão: tema

    #2
    esqueci-me de dizer que o carro é um opel corsa 1.7 diesel

    Comentário


      #3
      Se a bomba de água for accionada pela correia de distribuição, deves mudar o meu pai uma vez foi na conversa do mecânico e não mudou e depois foi uma despesa adicional elevada sem necessidade.

      Comentário


        #4
        Eu mudei a correia no meu Alfa 147 á pouco tempo e o mecanico disse-me que não era precizo mudar a bomba de água e mesmo assim ficou-me em 700€ este serviço foi feito (numa oficina OPEL)que por sinal a mão de obra era mais cara do que na Alfa...
        Editado pela última vez por biker; 13 February 2008, 21:32.

        Comentário


          #5
          Hoje tive de meter uma bomba de àgua na opel e ficou-me em cerca de 150€.

          Curiosa foi a sorte que tive:

          o carro deixou de fazer ar quente e eu pensei que era do ar condicionado (ou qq do género no sistema de ventilação) e como estava na hora da revisão (210.000km) resolvi deixar o carro na Opel...sorte...mais um pouco e era tarde demais. A bomba de àgua estava a perder àgua e por conseguinte já não permitia o aquecimento.

          Ou seja, tivesse isto acontecido no verão e provavelmente o Astra já era.

          Comentário


            #6
            Eu sempre ouvi dizer que convem meter bomba de água sempre que se muda a correia de distribuição, e eu foi na converça do mecanico e deixei tar a mesma até pra poupar €€€... agora tou com receio que a bomba de água dê o berro o meu carro tem 83.000 e tal, quanto durará uma bomba de agua mais ou menos ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
              Amigos ...
              está a chegar a hora de mudar a correia de distribuição ...
              a minha duvida reside nisto ?
              quanto é que voçes gastaram por mudar a correia de distribuição ( kit ) e aonde o fizeram ...
              será melhor mudar também a bomba de agua ?
              quanto poderá custar ?

              Muito obrigado
              Paulo
              ola

              300€ kit de correias + bomba de agua + filtros e oleo no belo do manel Gt

              cumps

              ps: na minha misera opniao se o automovel ja nao esta dentro de algum parametro de garantia, vai a um manel gt familiarizado com o motor do teu automovel, por passa por uma concessao da tua marca com zona de peças ou mecanica e pergunta por alguem q faça biscates ou tenha a sua propria ofina.... foi assim que arranjei o meu e estou satisfeito

              Comentário


                #8
                Entre 600 e 700 E na confiauto (Braga) para um laguna 1.8 de 95.

                Comentário


                  #9
                  Toyota Carina E dTurbo , kit de correia completo e mão de obra apenas 120 euros, é no que dá seres tu a mudar .

                  Comentário


                    #10
                    Eu paguei praticamente 1000 euros na minha Laguna Break 1.9 dCi para trocar a correia e a bomba de agua...

                    Tive sorte porque estava a caminho da oficina para perguntar umas cenas e comecou o painel a acender-se e a indicar SERVICE e a carrinha entrou em safe mode... lá consegui por a carrinha a trabalhar, fazer o resto da viagem até lá e quando a parei, vi o liquido todo a escorrer... foi a minha sorte, porque se estivesse numa viagem nem queria saber o que me poderia ter acontecido..

                    E aconselharam logo a mudar a correia de distribuição (tambem estava na altura) porque como a bomba fica por debaixo da correia, era menos algumas horas de mão de obra que poupei, caso posteriormente tivesse problemas na bomba de agua (caso não tivesse acontecido o que aconteceu)

                    Comentário


                      #11
                      mudeia a do meu 206 2.0hdi na semana passada com 150000km's. 165€ kit completo da distribuição+bomba de agua+MO

                      na 1ª vez na peugeot deixei lá 600€...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Romao Ver Post
                        Eu paguei praticamente 1000 euros na minha Laguna Break 1.9 dCi para trocar a correia e a bomba de agua...

                        Tive sorte porque estava a caminho da oficina para perguntar umas cenas e comecou o painel a acender-se e a indicar SERVICE e a carrinha entrou em safe mode... lá consegui por a carrinha a trabalhar, fazer o resto da viagem até lá e quando a parei, vi o liquido todo a escorrer... foi a minha sorte, porque se estivesse numa viagem nem queria saber o que me poderia ter acontecido..

                        E aconselharam logo a mudar a correia de distribuição (tambem estava na altura) porque como a bomba fica por debaixo da correia, era menos algumas horas de mão de obra que poupei, caso posteriormente tivesse problemas na bomba de agua (caso não tivesse acontecido o que aconteceu)


                        Essa carrinha já levou quase tudo novo

                        Comentário


                          #13
                          opel corsa 1.7 ( ano 2000 ) diesel anda a engasgar-se

                          pessoal,
                          o meu carro , o corsa 1.7 diesel , anda a engasgar-se em baixa rotação ...em especial de 1 para 2 ... de 2 para 3 já é um pouco menos...
                          como é o meu primeiro carro a diesel gostava de poder uma vez mais contar com a Vossa ajuda...

                          será velas ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                            Amigos ...
                            está a chegar a hora de mudar a correia de distribuição ...
                            a minha duvida reside nisto ?
                            quanto é que voçes gastaram por mudar a correia de distribuição ( kit ) e aonde o fizeram ...
                            será melhor mudar também a bomba de agua ?
                            quanto poderá custar ?

                            Muito obrigado
                            Paulo

                            Kit de distribuição composto por Correia + Passador Rolete + Tensor Passador

                            +/- 120€ Preço ao publico, podes arranjar com descontos.

                            Bomba de àgua - 80€ na Opel - a bomba de àgua é Japonesa é uma AISI (atenção que existem dois modelos)

                            Bomba de água no mercado exterior - 40€ da Kraft.

                            Mão de Obra . 3 horas máx.

                            O Motor se fôr o 4EC1 ou o T4EC1(turbo) permite mudar a bomba de água sem mexer na distribuição, contudo estando a mexer na zona é preferivel fazer tudo de uma só vez.

                            Aconselho a trocar as restante correias que accionam alternador, bomba de água e direcção assistida.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                              pessoal,
                              o meu carro , o corsa 1.7 diesel , anda a engasgar-se em baixa rotação ...em especial de 1 para 2 ... de 2 para 3 já é um pouco menos...
                              como é o meu primeiro carro a diesel gostava de poder uma vez mais contar com a Vossa ajuda...

                              será velas ?
                              Se mesmo depois de quente engasgar, não pode ser velas estas só servem para colocar a trabalhar o carro e ficam ligadam durante algum tempo para ajudar ao motor aquecer sem falhas "soluços". Agora tem que ver se falha a frio e a quente, pode ser algum injector intopido, ou filtro do gasóleo sujo ou com uma entrada de ar por algum lado ou uma falha na bomba.
                              No meu caso tenho um 1.7d de 96 com cerca de 250mkm nunca tive grandes dores de cabeça coloco de vez em quando um litro de oleo 2 tempos num depósito cheio, para lubrificar "limpar" injectores mudo o filtro do gasóleo de 15mkm em 15mkm tenho a EGR anulada, o meu só soluça as vezes em frio e se for em estradas com piso degradado porque tirei o amortecedor de acelerador da bomba injectora e o pedal ficou muito mais sensivél.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                Essa carrinha já levou quase tudo novo

                                Não, não levou.

                                Comentário


                                  #17
                                  ser eu a fazer ( opel corsa 1.7d ano 2000/2 )

                                  amigos ,
                                  assim como fazia no meu anterior carro ...
                                  mas este era a gasolina ...
                                  era eu quem mudava o oleo , filtros , e velas ...

                                  hoje comprei oleo e o filtro do oleo ...
                                  e quero tambem no meu corsa 1.7d de 2000/2 ser eu a fazer a muda ...
                                  eu tive a ver o motor ... e peço a vossa ajuda para o seguinte ...
                                  o filtro fica por tras do motor ... correcto ?
                                  ( quando digo tras , tou a referi-me fica para o lado do vidro )

                                  gostava da vossa ajuda para saber também aonde se encontra o filtro do habitaculo ?
                                  Pois também o queria mudar ...

                                  gostava ainda da Vossa ajuda para saber aonde é que estão as velas do carro ...

                                  em suma a vida tá muita cara e queria ser eu a fazer estas coisas mas para isso queria poder contar com o Vosso saber e experiencia ...

                                  desde já obrigado

                                  Um abraço a todos
                                  Paulo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom, este carro não tem velas, logo não precisas de trocar ou afinar folgas..

                                    Ou melhor, tem, mas não no sentido das velas de um motor a gasolina. Tem umas velas de pré-aquecimento do gasóleo que ajudam no arranque a frio. São uma espécie de aquecedores. Só trocas se avariarem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Bom, este carro não tem velas, logo não precisas de trocar ou afinar folgas..

                                      Ou melhor, tem, mas não no sentido das velas de um motor a gasolina. Tem umas velas de pré-aquecimento do gasóleo que ajudam no arranque a frio. São uma espécie de aquecedores. Só trocas se avariarem.

                                      ah é amigo ClioII ...
                                      tás a ver não sabia disso ...
                                      e não é que eu no final do mes estava para ir comprar velas para mudar ?

                                      vou esperar por mais dicas ...

                                      mas amigo ClioII ... mas essas velas duram assim tanto ?
                                      e não se arrebentam como as de a gasolina .. que podem se partir dentro do motor ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                                        ah é amigo ClioII ...
                                        tás a ver não sabia disso ...
                                        e não é que eu no final do mes estava para ir comprar velas para mudar ?

                                        vou esperar por mais dicas ...

                                        mas amigo ClioII ... mas essas velas duram assim tanto ?
                                        e não se arrebentam como as de a gasolina .. que podem se partir dentro do motor ?

                                        Aí é que está: essas velas não vão para a câmara de combustão, como num motor a gasolina.


                                        Num motor a gasolina tu tens velas (normalmente uma por cilindro) onde salta a faísca que faz inflamar a mistura de ar e gasolina.

                                        No motor Diesel isso não acontece: o ar dentro dos cilindros aquece muito devido à compressão. O gasóleo é injectado na altura certa e inflama-se só devido à alta temperatura, não é necessária faísca de vela.

                                        No motor Diesel, especialmente a frio, dá-se às vezes uma ajudinha auqecendo o gasóleo. Esse aquecimento é feito com uns "aquecedorzinhos eléctricos" - as velas de incandescência. Estas estão antes dos injectores, logo mesmo que se estraguem não há o risco de cair dentro do motor e partir tudo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Aí é que está: essas velas não vão para a câmara de combustão, como num motor a gasolina.


                                          Num motor a gasolina tu tens velas (normalmente uma por cilindro) onde salta a faísca que faz inflamar a mistura de ar e gasolina.

                                          No motor Diesel isso não acontece: o ar dentro dos cilindros aquece muito devido à compressão. O gasóleo é injectado na altura certa e inflama-se só devido à alta temperatura, não é necessária faísca de vela.

                                          No motor Diesel, especialmente a frio, dá-se às vezes uma ajudinha auqecendo o gasóleo. Esse aquecimento é feito com uns "aquecedorzinhos eléctricos" - as velas de incandescência. Estas estão antes dos injectores, logo mesmo que se estraguem não há o risco de cair dentro do motor e partir tudo.

                                          tá amigo ...
                                          nunca tive nenhum carro a diesel a não ser este ...
                                          os que tive antes sempre foram a gasolina ...
                                          mas muito mas muito obrigado pela tua explicação ...
                                          estamos sempre a aprender ...

                                          obrigado

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                                            amigos ,
                                            assim como fazia no meu anterior carro ...
                                            mas este era a gasolina ...
                                            era eu quem mudava o oleo , filtros , e velas ...

                                            hoje comprei oleo e o filtro do oleo ...
                                            e quero tambem no meu corsa 1.7d de 2000/2 ser eu a fazer a muda ...
                                            eu tive a ver o motor ... e peço a vossa ajuda para o seguinte ...
                                            o filtro fica por tras do motor ... correcto ?
                                            ( quando digo tras , tou a referi-me fica para o lado do vidro )

                                            gostava da vossa ajuda para saber também aonde se encontra o filtro do habitaculo ?
                                            Pois também o queria mudar ...

                                            gostava ainda da Vossa ajuda para saber aonde é que estão as velas do carro ...

                                            em suma a vida tá muita cara e queria ser eu a fazer estas coisas mas para isso queria poder contar com o Vosso saber e experiencia ...

                                            desde já obrigado

                                            Um abraço a todos
                                            Paulo
                                            Em 2000 estás a falar do Corsa B ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              sim ...
                                              corsa b ...
                                              ainda é a corraçaria dos corsas redondinhos ...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                                                tá amigo ...
                                                nunca tive nenhum carro a diesel a não ser este ...
                                                os que tive antes sempre foram a gasolina ...
                                                mas muito mas muito obrigado pela tua explicação ...
                                                estamos sempre a aprender ...

                                                obrigado

                                                De nada, o fórum é mesmo para isso!


                                                Qt aos filtros não te sei responder.

                                                Bom, o filtro do óleo tem sempre +/- o mesmo formato, pelo que mais espreitadela ou menos espreitadela vais encontrá-lo.

                                                O filtro do ar deve ser +/- óbvio pela posição.

                                                O filtro do habitáculo tens de ver onde está a entrada da chauffage (aquecimento/ventilação). Liga a ventilação no máximo e vem cá fora: o ruído da ventoínha deve-te indicar onde é a entrada de ar. No caso do Clio é necessário sacar uma tampa plástica ao fundo do pára-brisas para ter acesso ao filtro. É um lugar típico. Outros carros há onde se tira fora o porta-luvas (caso do Yaris) e o filtro troca-se por aí. Quanto ao Corsa não sei, mas pode ser que daqui a pouco alguém te diga com mais certeza.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  ClioII ,
                                                  ya ... vou fazer isso ...
                                                  no fim de semana vou dar uma olhadela com atenção no carro...

                                                  obrigado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como o ClioII disse e bem, essas velas apenas funcionam no arranque do motor a frio e só se mudam se estiverem avariadas.

                                                    Basicamente a manutenção desse diesel é a seguinte:

                                                    - filtro de ar: 30mil
                                                    - filtro do habitáculo: 60mil
                                                    - filtro do gásoleo: 30mil
                                                    - óleo+filtro: graduação 10W40 10mil (podes mudar uma vez sim outra não o filtro)
                                                    - correia de distribuição: 120mil ou 8 anos
                                                    - correia dos acessórios: ir verificando e ajustando
                                                    - liquidos dos travões: 2 anos

                                                    Acho que é tudo.

                                                    Convém verificares se a correia de distribuição foi mudada na devida quilometragem senão corres o risco de ficar sem motor. Também tens outros pormenores como afinar a bomba injectora e verificar a folga das válvulas a cada 30mil mas isso já só um mecânico te poderá fazer. Mudar o óleo aconselho a ires a um Station Marché, Norauto ou algo do género que por 15eur mudam-te isso na hora (pelo menos no Station Marché é assim).

                                                    Cumprimentos.

                                                    PS: é um bocado exagerado afinar as folgas das válvulas cada 30mil. Acho que podes esticar bem mais, tipo 90 mil ou algo do género. É uma questão de falar com o mecânico.
                                                    Editado pela última vez por ciber007; 21 February 2008, 16:29.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                      Como o ClioII disse e bem, essas velas apenas funcionam no arranque do motor a frio e só se mudam se estiverem avariadas.

                                                      Basicamente a manutenção desse diesel é a seguinte:

                                                      - filtro de ar: 30mil
                                                      - filtro do habitáculo: 60mil
                                                      - filtro do gásoleo: 30mil
                                                      - óleo+filtro: graduação 10W40 10mil (podes mudar uma vez sim outra não o filtro)
                                                      - correia de distribuição: 120mil ou 8 anos
                                                      - correia dos acessórios: ir verificando e ajustando
                                                      - liquidos dos travões: 2 anos
                                                      Se é o Corsa B esses intervalos de manutenção são muito dilatados.

                                                      Originalmente esse motor - 4EEC1 - tinha esta periodicidade de manutenção:

                                                      - filtro de ar: 15.000
                                                      - filtro do habitáculo: 30.000
                                                      - filtro do gásoleo: 15.000
                                                      - óleo+filtro: graduação 10W40 15.000
                                                      - correia de distribuição: 100mil (mudar rolete tensor e rolete passador)
                                                      - correia dos acessórios: Muda sempre aos 50.000
                                                      - liquidos dos travões: 2 anos
                                                      - Bomba de àgua verificar quando muda a distribuição
                                                      - Liquido de refrigeração todos os dois anos (não usar água)

                                                      Posteriormente começaram a fazer as mudas cada 10.000 dada a qualidade do óleo - semi sintético - permitir um período de tempo mais dilatado entre manutenções.

                                                      Vê se o motor é parecido em algo com este
                                                      Manual Manutenção OPEL CORSA A TD/D

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                        Se é o Corsa B esses intervalos de manutenção são muito dilatados.

                                                        Originalmente esse motor - 4EEC1 - tinha esta periodicidade de manutenção:

                                                        - filtro de ar: 15.000
                                                        - filtro do habitáculo: 30.000
                                                        - filtro do gásoleo: 15.000
                                                        - óleo+filtro: graduação 10W40 15.000
                                                        - correia de distribuição: 100mil (mudar rolete tensor e rolete passador)
                                                        - correia dos acessórios: Muda sempre aos 50.000
                                                        - liquidos dos travões: 2 anos
                                                        - Bomba de àgua verificar quando muda a distribuição
                                                        - Liquido de refrigeração todos os dois anos (não usar água)

                                                        Posteriormente começaram a fazer as mudas cada 10.000 dada a qualidade do óleo - semi sintético - permitir um período de tempo mais dilatado entre manutenções.

                                                        Vê se o motor é parecido em algo com este
                                                        Manual Manutenção OPEL CORSA A TD/D

                                                        Excalibur ,
                                                        sim senhor Granda DIY !!!
                                                        parabens ...

                                                        o filtro do gasoleo estava com um bocado receio ... mas no final do mes vou compra-lo e vou tentar ser eu a troca-lo ...
                                                        não tenho é um torno ....

                                                        mas obrigado pelas dicas ... aliás grandes dicas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sem dúvida que quem já teve um pode responder com mais exactidão.

                                                          Por acaso não tinha aqui à mão o livro do Corsa B e expus os dados do Autodata e alguns que me lembrava.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            o filtro do gasoleo estava com um bocado receio ... mas no final do mes vou compra-lo e vou tentar ser eu a troca-lo ...
                                                            não tenho é um torno ....



                                                            Não precisas de torno, é so desligar as fichas do filtro, desapertar dois parafusos grandes do suporte do filtro e desenroscar o velho que até á mão deve dar, meter o novo á mão e voltar a meter tudo no sitio. Tenho um corsa b 1.5 TD e sou eu que faço a manutenção, até agora 130 000 km sem problemas. Já agora eu mudo o filtro de gasóleo de 60 000 em 60 000 km, aos 30 000 apenas sangro o filtro (tem uma torneira por baixo) para sair alguma água e porcaria acumuladas e antes de mudar o filtro deixo ir o carro até quase ao fim da reserva para sair o máximo de porcaria do depósito.

                                                            Comentário

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