Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Independência do Kosovo.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Independência do Kosovo.

    Hashim Thaçi
    Primeiro-ministro kosovar convoca Parlamento para votar declaração de independência
    17.02.2008 - 10h27 AFP, Clara Barata, em Pristina
    O primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaçi, convocou uma sessão extraordinária do Parlamento para votar a declaração de independência da província sérvia, declarou hoje em conferência de imprensa. É na zona pedonal da Rua Madre Teresa em Pristina que tudo vai acontecer.

    “Tive o prazer, a honra e a responsabilidade de, há poucos minutos, ter convocado uma sessão extraordinária do Parlamento”, disse Thaçi. “Vamos tomar a decisão de fazer com que o Kosovo passe a fazer parte dos países independentes”, acrescentou.

    “Na agenda está a declaração de independência” da província sérvia, garantiu, a propósito da sessão que está prevista começar às 14h00.

    Os Estados Unidos e vários países europeus expressaram, nas últimas semanas, a sua intenção de reconhecer, rapidamente, a independência do Kosovo, depois da sua proclamação.

    Pelo contrário, as autoridades de Belgrado, apoiadas pela Rússia, e os sérvios do Kosovo – pouco menos de dez por cento da população – opõem-se à independência da província.

    A rua onde tudo vai acontecer

    É na zona pedonal da Rua Madre Teresa em Pristina que tudo vai acontecer. Num extremo está o Parlamento, no outro o Grand Hotel, transformado em centro de imprensa para os milhares de jornalistas de todo o mundo que chegaram a Pristina para cobrir a história do nascimento de um novo país na Europa.

    Ao longo da rua ladeada de árvores despidas com ramos como espinhos, foram montadas banquinhas que oferecem cerveja, sumos, água, vinho, batatas fritas e aperitivos - afinal, não se faz uma festa sem comida nem bebida, e as marcas alinharam na comemoração, espantando o frio com as suas ofertas.

    T-shirts vermelhas que dizem Kosovo independente, bandeiras ao desbarato - Pristina prepara-se para a festa da independência, que deve ser votada pelo Parlamento pelas 14h00 de Lisboa.

    A votação e o discurso do primeiro-ministro a anunciá-la devem ser transmitidos em ecrãs virados para a rua, que esta manhã estavam ainda a ser montados.

    Na rua, perto do Parlamento, estava também a ser montando um palco, não muito grande, onde actuarão estrelas pop kosovares, como o rapper Memli Krasmiqi, que é também deputado no grupo parlamentar do primeiro-ministro Hashim Thaci.

    Em frente ao Grand Hotel, estava tudo a ser preparado para erguer um monumento à nova independência, com várias gruas a preparem-se para montar letras gigantes.


    In Publico Online, 2008.02.17

    #2
    Hoje vai ser o grande dia do aparecimento de um estado muçulmano europeu, inventado pelos EUA após agressão e invasão de um território Sérvio em 1999.

    Desde então assistimos à implementação de um estado fantoche, onde a minoria sérvia, perdeu os seus direitos e só não são massacrados devido à presença do contigente da NATO.

    Estou-me nas tintas no aparecimento de mais um país inventado pelos Americanos. O que me preocupa, é a explosão nacionalista que poderá advir em outros territórios europeus (país Vasco, Córsega, Irlanda do Norte, etc.) sem falar neste exemplo vergonhoso de qualquer dia, um acampamento de ciganos poderá também invocar o direito de independência no seu quarteirão.

    E a questão principal, e é a que me incomoda: não entendo, não compreendo e nem aceito, que Portugal esteja a fazer de ama seca permanentemente no Kosovo com os nossos dinheiros.

    Eles se quiserem ser independentes, que façam por ela e que mereçam por ela. Que não fiquem à espera que estaremos eternamente a fazer o trabalho deles

    Comentário


      #3
      Vai haver guerra novamente.

      Comentário


        #4
        Isto é como se, em dez anos por exemplo, na Comunidade Valenciana os romenos fossem maioria (ao ritmo que vamos, é possível ), e tras uns anos, reclamam a independência de Espanha. Não o vejo bem.

        Aqui já falou uma 'independeta' basca (é com b em português?) a pôr ao Kosovo como exemplo. Isto é a base do fortalecimento da força independentista em muitas regiões européias, ainda que estas forças estão a maioria em estados fortes de Europa Ocidental, não em países quease rompidos como Sérvia.

        Comentário


          #5
          Mais tensão para aquela região, infelizmente...

          Mas esta declaração unilateral de independência vem mostrar também àqueles que acham que poderíamos ser integrados em Espanha com algum tipo de vantagem o quão errados estão e o perigo que todos correríamos!... Aliás a tendência é, por todo o mundo, a fragmentação em mais pequenos países de territórios muito grandes sempre e quando hajam razões históricas, religiosas, étnicas ou outras que os homens entendam ser justificativas...

          Comentário


            #6
            E uma decisao que foi apoiada pelo Ocidente.... mas abre um precedente!!!


            Dá legitimidade a qualquer regiao de um qualquer país por uma qualquer razão entrar pelo mesmo caminho!!!


            Espanha por exemplo corre o risco de separar mais que nunca( e o P. Basco e a ETA ganham um novo alento)

            França, Italia etc............

            ................até Portugal no futuro(longo prazo) pode entrar num caminho parecido!!!(Madeira, Açores.... e até Algarve....)

            enfim..... mais problems

            Comentário


              #7
              O mais grave não é uma região querer a independência (muitas na Europa têm legitimidade para tal), é uma população estrangeira se tornar maioria e exigir a independência. É como os africanos em Lisboa daqui a umas décadas exigirem a independência quando forem maioria (e vão ser).

              Comentário


                #8
                Também me parece que este processo está a ser algo precipitado...

                Comentário


                  #9
                  O parlamento do Kosovo já declarou a sua independência:



                  Com este mapa, acho que as provincias do norte, de maioria sérvia, teriam também o seu direito para reclamar unir-se à Sérvia? Assim deveria ser.

                  Comentário


                    #10
                    Me parece muito, quando um povo é maioritário numa região e não se sente bem e nem se identifica com oe restantes povos, que pelos quais se sente oprimido, tem o direito de se tornar independente e livre, para o bem ou para o mal, nem que para isso tinha que verter o seu próprio sangue.

                    Todos os paises da Europa se formaram de lutas internas, de guerras e de proclamações de independencia a revelia dos seus tutores, a começar por Portugal que se tornou independente do Reino de Leão depois da Batalha de S. Mamede onde derrotou as forças leonesas que o Rei de Leão (seu primo) enviou a pedido da sua própria mãe para dominar o filho rebelde.

                    Comentário


                      #11
                      Uma das principais questões que a independencia do Kosovo, há não muito tempo atrás de maioria cristã e actualmente de maioria muçulmana, levanta é a das consequencias que futuramente terá a imigração do terceiro mundo para a Europa. Os muçulmanos do Kosovo não quiseram integrar uma mesma nação com os cristãos e preferiram dividir o país, ficando eles num estado separado. Mantendo-se a imigração em larga escala do terceiro mundo para a Europa vão continuar a aumentar as comunidades muçulmanas na Europa, passando a existir futuramente zonas de maioria muçulmana. Será que nessas zonas europeias de futura maioria muçulmana se irá repetir a historia do Kosovo, com as populações muçulmanas aí residentes a desejarem a separação relativamente à França, à Grã Bretanha, à Holanda etc, e a reclamarem estados islamicos independentes, semelhantes ao Kosovo?
                      Apoio financeiro da Arabia Saudita e de outros multimilionarios paises arabes não lhes faltará....
                      Aquilo que se passou no Kosovo é um alerta muito serio para o que pode vir a ser futuramente a situação existente em grande parte da Europa Ocidental.
                      Editado pela última vez por Panzerfaust; 17 February 2008, 18:49.

                      Comentário


                        #12
                        Uma vergonha.

                        Muito triste tudo isto...

                        Amigo neutravo, essa solução seria lógica à luz destas "novas leis". O pior é que aos olhos destas "novas leis" não somos todos iguais.

                        Ou melhor: somos todos iguais, mas uns mais iguais que outros.

                        Um nojo, é o que tenho a dizer.

                        Comentário


                          #13
                          O que me intriga nisto, é qual o interesse dos Americanos em ter um estado fantoche muçulmano no meio da Europa . O próprio Bush há 10 anos atrás nem devia saber de que lado ficava os Balcãs, e muito menos aonde paravam estes Albaneses...

                          E volto a insistir nesta tecla: é me totalmente inaceitável que as nossas tropas estejam a safar o coiro a estes gajos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                            Me parece muito, quando um povo é maioritário numa região e não se sente bem e nem se identifica com oe restantes povos, que pelos quais se sente oprimido, tem o direito de se tornar independente e livre, para o bem ou para o mal, nem que para isso tinha que verter o seu próprio sangue.

                            Todos os paises da Europa se formaram de lutas internas, de guerras e de proclamações de independencia a revelia dos seus tutores, a começar por Portugal que se tornou independente do Reino de Leão depois da Batalha de S. Mamede onde derrotou as forças leonesas que o Rei de Leão (seu primo) enviou a pedido da sua própria mãe para dominar o filho rebelde.
                            Completamente de acordo!

                            Só que aqui, é preciso retirar as amas-secas antes do foguetório:
                            Ianquis go home, NATO para a casa.
                            Os mouros e a Sérvia que se entendem . Tal como foi aqui em S. Mamede: Portugueses e Leoneses resolveram as suas contendas: Sem tropas estrangeiras...

                            Comentário


                              #15
                              Já faltou mais para a Madeira ficar tb independente... E os Açores ( com o apoio dos States até lá vão...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                Já faltou mais para a Madeira ficar tb independente... E os Açores ( com o apoio dos States até lá vão...
                                Deixem-se de cenas.
                                A Madeira e os Açores são Portugueses, e eles consideram-se Portugueses e teem orgulho em serem Portugueses.
                                No dia que quizerem a independencia, basta só cortar-se as ligações aérea e maritmas e passado 4 meses de total privação de alimentos bens basicos e sem dinheiro de turismo (madeira) acabou querem voltar a ser Portugueses.
                                Para não falar no que cá estão que eram expulsos ou mal vistos pelo resto da população.

                                Depois como disse, é como se Lisboa quizesse a independencia...não faz sentido nenhum, nós somos todos muito patriotas e não temos sentimentos de independencias. Mais facilmente um Portugues mete o pé na Lua este ano do que isso acontece nos proximos 400anos porra.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                  Mais tensão para aquela região, infelizmente...

                                  Mas esta declaração unilateral de independência vem mostrar também àqueles que acham que poderíamos ser integrados em Espanha com algum tipo de vantagem o quão errados estão e o perigo que todos correríamos!... Aliás a tendência é, por todo o mundo, a fragmentação em mais pequenos países de territórios muito grandes sempre e quando hajam razões históricas, religiosas, étnicas ou outras que os homens entendam ser justificativas...


                                  Só espero que isto tudo não dê em "molho" generalizado



                                  É que ali na região, além dos interesses 2politicos" e da detenção do poder, temos algo que é extremamente explosivo ...

                                  Fundamentalismo religioso e étnico.

                                  E quando isto está presente, dá a confusão que vimos na decada de 90 final do Sec. Passado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um dia destes há de sair a fava aos norteamericanos.


                                    http://dn.sapo.pt/2008/01/07/internacional/indios_lakota_luta_pela_independenci.html

                                    Comentário


                                      #19
                                      E já pensaram de que iram viver

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mendes77 Ver Post
                                        Ainda gostava de saber onde é que vão buscar essa facilidade de excluir todos os outros. Tipo, sei lá, países europeus.

                                        Mas ok. Cada um com as suas palas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A declaração de independencia do Kosovo é uma aberração e uma estupidez crassa.

                                          Declarar a independencia de um pais destruido pela guerra, que não tem as minimas condições economicas de subsistencia, aonde não existe tecido industrial e mais de 40% da população não tem emprego é uma aberração.

                                          Aproveitem para festejar agora porque em breve vão ter muito que chorar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma vergonhosa palhaçada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                              A declaração de independencia do Kosovo é uma aberração e uma estupidez crassa.

                                              Declarar a independencia de um pais destruido pela guerra, que não tem as minimas condições economicas de subsistencia, aonde não existe tecido industrial e mais de 40% da população não tem emprego é uma aberração.

                                              Aproveitem para festejar agora porque em breve vão ter muito que chorar.
                                              Quando menciono agendas dos Bilderberg, do Pentágono, das sociedades secretas e da Elite global caem-me em cima mas como podem ver no caso do Kosovo tivemos a Al-qaeda a apoiar grupos terroristas separatistas com o apoio da administração Clinton nos anos entre 1997 e 1999.

                                              Passados 10 anos apoia-se imediatamente uma declaração unilateral e abrem-se os já referidos precedentes para uma desestabilização da UE e do continente europeu que vai beneficiar os tais... os do costume...

                                              Os EUA possuem uma base gigantesca no Kosovo e colocaram a pata nesse território onde vão sustentar mais uma Little America.

                                              Numa Europa onde a Valónia e a Flandres não se entendem, onde a Escócia, o País de Gales, o País Basco, a Córsega e a Irlanda do Norte andam há anos a lutar por a independência e ninguém lhes estende o tapete o que podemos esperar?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post

                                                Aproveitem para festejar agora porque em breve vão ter muito que chorar.
                                                Também estou convencido disto...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Hoje uma república do "Caganistão" (Abkházia) e a Ossétia do Sul na Geórgia já afirmaram que querem serem independentes... o País Basco congratula-se com a independência do Kosovo...

                                                  Abriram a caixa de pandora...

                                                  In AFP/Google

                                                  http://afp.google.com/article/ALeqM5...PlfiTbE1l02Apg

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                    Hoje uma república do "Caganistão" (Abkházia) e a Ossétia do Sul na Geórgia já afirmaram que querem serem independentes... o País Basco congratula-se com a independência do Kosovo...

                                                    Abriram a caixa de pandora...

                                                    In AFP/Google

                                                    http://afp.google.com/article/ALeqM5...PlfiTbE1l02Apg
                                                    Essas zonas sempre andaram à porrada... todos querem o seu pedaço de terra!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O Primeiro erro começou com Israel. E já se viu o que fez a criação deste estado.Estamos a criar mini-locais cheios de pólvora que quando rebentarem vai alastrar ao mundo inteiro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os discípulos de Bush andam arredados deste tópico..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por baratowsky Ver Post
                                                          O Primeiro erro começou com Israel. E já se viu o que fez a criação deste estado.Estamos a criar mini-locais cheios de pólvora que quando rebentarem vai alastrar ao mundo inteiro.

                                                          Foi a ONU, que em 14 de Maio de 1948 criou e declarou a independencia do estado de Israel.
                                                          É uma situação diferente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                            Foi a ONU, que em 14 de Maio de 1948 criou e declarou a independencia do estado de Israel.
                                                            É uma situação diferente.
                                                            A ONU declarou e tal mas os palestinianos continuam a levar porrada e praticamente sem terra já lá vão 60 anos e o Kosovo em menos de uma década tornou-se independente e conta com o apoio internacional dos países ricos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X