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Clio com vida própria

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    Clio com vida própria

    Boas,

    Ontem assisti a um caso deveras estranho.

    No estacionamento de um supermercado começo a ver uma grande fumarada. Quando chego perto está um Clio diesel comercial com o capô aberto e a deitar uma granda fumarada do, acho eu, vaso de expansão e com o motor em alta rotação.

    Pelas conversas entendo que o carro está desligado, assim como a bateria. O carro tinha vontade própria.

    A dada altura parou.

    Percebi também pela conversa que o dono terá estado a por óleo no motor e eventualmente colocou óleo a mais.

    No meio disto aparece um arauto da desgraça, um pseudo-entendido a clamar que o motor teria ido à vida, estaria gripado.

    Frases do tipo "eu vi logo que isto ia acontecer" ou "o mal foi ter ligado a 2ª vez" fez-me perceber que o tipo percebia tanto daquilo como eu de fisica nuclear.

    A minha questão é esta: o que leva um carro a ficar assim em auto-rotação (é assim que se chama?). O motor estará mesmo perdido?

    Deu-me pena ver o desalento do casal dono do carro...

    #2
    Do pouco que percebo:
    - Não acredito que o dono tenha colocado óleo com o carro desligado.
    - Muito óleo é mau, aumenta a pressão e tem como consequência o disparar das rotações (não sei porquê, mas em notores aeronáuticos isso é um problema importante).
    - Se não sabia meter óleo, olha, a culpa é dele. Temos pena.

    Comentário


      #3
      Já tinha ouvido falar em auto-combustão. Aliás, isso aconteceu-me numa Opel Corsa 1.2 em andamento.
      Não sabia é que devido a excesso de óleo isso também acontecia.
      Nem entendo porquê.
      Alguém que se chegue à frente e explique pf.

      Comentário


        #4
        Simples. O motor começou a puxar e a queimar o óleo.

        Solução: engrenar uma mudança alta e soltar a embraiagem com o pé no travão.

        Comentário


          #5
          Li isto uma vez aqui no fórum (não sei quem pôs...)

          "Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

          Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.

          Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

          O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

          Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

          O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

          Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer."

          Comentário


            #6
            Cena marada, fonix....
            Esperemos que o motor nao tenha ido a vida..
            cumps,,,

            Comentário


              #7
              Por acaso não há muito tempo também assisti a um caso semelhante que me deixou intrigado. Depois da estação de serviço de águas santas em direcção ao tunel vejo enorme fumarada e quando chego mais perto é que percebo que vem de um carro. Estavam crianças com uma senhora a afastar-se do carro e um homem a atentar abrir o capot do carro e estava acelarado ao máximo sem ninguém lá dentro :S. Também pensei porque não engatava o carro em quinta e não o fazia ir abaixo. Ainda pensei em parar e ir sugerir, mas já estava tanta gente à volta que acabei por não parar :s. Acho que também era um clio. As centralinas não deveriam ter um sistema que desligasse o motor nestas situações?! É que já ouvi falar de vários casos destes...
              Com aquela fumarada toda que o carro já deitava presumo que só parasse quando alguma coisa partisse...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
                Li isto uma vez aqui no fórum (não sei quem pôs...)

                "Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

                Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.

                Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

                O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

                Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

                O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

                Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer."
                tá tudo explicado neste post!

                isto acontece tanto em carros a gasolina como diesel...

                basta os segmentos estarem bastante danificados para isto acontecer, e claro se lhe colocarem ainda mais oleo que o recomendado a probabilidade de esto acontecer é ainda maior

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caz Ver Post
                  tá tudo explicado neste post!

                  isto acontece tanto em carros a gasolina como diesel...

                  basta os segmentos estarem bastante danificados para isto acontecer, e claro se lhe colocarem ainda mais oleo que o recomendado a probabilidade de esto acontecer é ainda maior
                  Não consegues pôr um carro a gasolina a queimar óleo de motor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pato Ver Post
                    Por acaso não há muito tempo também assisti a um caso semelhante que me deixou intrigado. Depois da estação de serviço de águas santas em direcção ao tunel vejo enorme fumarada e quando chego mais perto é que percebo que vem de um carro. Estavam crianças com uma senhora a afastar-se do carro e um homem a atentar abrir o capot do carro e estava acelarado ao máximo sem ninguém lá dentro :S. Também pensei porque não engatava o carro em quinta e não o fazia ir abaixo. Ainda pensei em parar e ir sugerir, mas já estava tanta gente à volta que acabei por não parar :s. Acho que também era um clio. As centralinas não deveriam ter um sistema que desligasse o motor nestas situações?! É que já ouvi falar de vários casos destes...
                    Com aquela fumarada toda que o carro já deitava presumo que só parasse quando alguma coisa partisse...
                    neste caso em que o dono tirou a chave da ignição e ainda desligou a bateria, não ia ser a centralina que ia fazer qq coisa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Não consegues pôr um carro a gasolina a queimar óleo de motor.
                      pq não?

                      Comentário


                        #12
                        Pois, bem pensado. tem que ser mesmo a abafar ou fazer parar a forçar a ir abaixo...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por caz Ver Post
                          pq não?
                          Simples, relação de compressão baixa, o óleo não atinge a temperatura suficiente. Exactamente a mesma razão pela qual não podes pôr um motor de gasolina a queimar gasóleo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Simples. O motor começou a puxar e a queimar o óleo.

                            Solução: engrenar uma mudança alta e soltar a embraiagem com o pé no travão.
                            É o turbo, o excesso de óleo chega ao turbo, este começa a enviá-lo para a admissão e então já nada pára o motor, que entra em processo de auto-destruição.

                            É preciso ter cuidado quando se mete óleo, nem a mais nem a menos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                              É o turbo, ...
                              Sim, se quisermos ser rigorosos sim, é o turbo que dá passagem de óleo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Simples, relação de compressão baixa, o óleo não atinge a temperatura suficiente. Exactamente a mesma razão pela qual não podes pôr um motor de gasolina a queimar gasóleo.
                                Simples, caso a temperatura do motor esteja bastante alta, basta não ter agua no circuito de refrigeração, segmentos danificados que o oleo atinge temperatura suficiente para inflamar.

                                e não! não é impossível, mais raro? sim

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                  É o turbo, o excesso de óleo chega ao turbo, este começa a enviá-lo para a admissão e então já nada pára o motor, que entra em processo de auto-destruição.

                                  É preciso ter cuidado quando se mete óleo, nem a mais nem a menos.
                                  o turbo tem retentores que não deixam isso acontecer!

                                  e oleo a menos não tão prejudicial...num carro que leva 5l, se tiver só 4 funciona perfeitamente, mas se tiver 6l é mt pior

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                    o turbo tem retentores que não deixam isso acontecer!

                                    e oleo a menos não tão prejudicial...num carro que leva 5l, se tiver só 4 funciona perfeitamente, mas se tiver 6l é mt pior
                                    Diz isso aos donos dos 1.9dCi partidos depois de sugarem óleo até à morte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                      Diz isso aos donos dos 1.9dCi partidos depois de sugarem óleo até à morte.
                                      o motor entra em auto combustão pq o turbo partiu....é diferente

                                      o que eu estou a dizer é que isto pode acontecer sem interferência do turbo!
                                      oleo a mais ou segmentos fdidos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
                                        Li isto uma vez aqui no fórum (não sei quem pôs...)

                                        "Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

                                        Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.

                                        Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

                                        O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

                                        Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

                                        O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

                                        Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer."


                                        Granda lírico esse gajo. Deve julgar que é o Camões...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tal como foi dito, poucas pessoas se lembram de forçar o carro a ir a baixo

                                          O meu pai conseguiu desligar a passat a 3ª, nem sei como!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por caz Ver Post

                                            e não! não é impossível, mais raro? sim
                                            Num motor a gasolina é necessária uma relação estequiométrica (mais ou menos num intervalo relativamente apertado) pelo menos numa determinada zona (nas misturas estratificadas) onde haverá depois um ponto quente que permita o início da ignição.

                                            São condições difíceis de obter com uma entrada súbita de óleo que dificilmente se vaporiza e misturará esquiometricamente com o ar admitido.

                                            Já os diesel até a margarina funcionam.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DL Ver Post
                                              Já os diesel até a margarina funcionam.
                                              hehe

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                Diz isso aos donos dos 1.9dCi partidos depois de sugarem óleo até à morte.
                                                Verdade! A origem do bloco do motor da minha V40 é o 1.9dCi da Renault.
                                                Já passei por experiência idêntica quando me partiu o turbo. Sabia que bastava engrenar uma mudança alta para obrigar o motor a ir abaixo, mas na hora da aflição e depois de retirar as chaves da ingnição e o carro continuar a trabalhar lembrei-me de quase tudo menos isso e só parou quando ficou seco de óleo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                                  hehe



                                                  Margarina e da mais barata!

                                                  Ou óleo de fritar as batatas e o peixe, aquela coisa trabalha com qualquer coisa líquida que tenha uma hipótese mínima de arder.

                                                  http://www.southerngrease.com/lesson3.htm



                                                  Manteiga de cacau também dá: http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/e...et/7109085.stm



                                                  Cá Ultimates Cetanos xpto qual quê...
                                                  Editado pela última vez por DL; 19 February 2008, 21:47.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
                                                    Boas,

                                                    Ontem assisti a um caso deveras estranho.

                                                    No estacionamento de um supermercado começo a ver uma grande fumarada. Quando chego perto está um Clio diesel comercial com o capô aberto e a deitar uma granda fumarada do, acho eu, vaso de expansão e com o motor em alta rotação.

                                                    Pelas conversas entendo que o carro está desligado, assim como a bateria. O carro tinha vontade própria.

                                                    A dada altura parou.

                                                    Percebi também pela conversa que o dono terá estado a por óleo no motor e eventualmente colocou óleo a mais.

                                                    No meio disto aparece um arauto da desgraça, um pseudo-entendido a clamar que o motor teria ido à vida, estaria gripado.

                                                    Frases do tipo "eu vi logo que isto ia acontecer" ou "o mal foi ter ligado a 2ª vez" fez-me perceber que o tipo percebia tanto daquilo como eu de fisica nuclear.

                                                    A minha questão é esta: o que leva um carro a ficar assim em auto-rotação (é assim que se chama?). O motor estará mesmo perdido?

                                                    Deu-me pena ver o desalento do casal dono do carro...
                                                    ola

                                                    esse problema a expressão que ja ouvi muitas vezes ser utilizada e o motor "desalvorou"

                                                    cumps

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DL Ver Post


                                                      Margarina e da mais barata!

                                                      Ou óleo de fritar as batatas e o peixe, aquela coisa trabalha com qualquer coisa líquida que tenha uma hipótese mínima de arder.

                                                      http://www.southerngrease.com/lesson3.htm



                                                      Manteiga de cacau também dá: http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/e...et/7109085.stm



                                                      Cá Ultimates Cetanos xpto qual quê...
                                                      Até conheço quem usasse oleo quimadissimo de restaurantes filtrado só é pena não andar a mijo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RuiReis Ver Post
                                                        ola

                                                        esse problema a expressão que ja ouvi muitas vezes ser utilizada e o motor "desalvorou"

                                                        cumps
                                                        O termo é desarvorar, o óleo passa para o interior dos cilindros e não adianta desligar bateria, tirar a chave da ignição nem nada. É meter uma 5ª e travão de pé+mão, ou até encostar o carro à parede e tentar fazer o carro ir abaixo! Mais vale esmurrar o pára-choques q ter de reparar o motor.
                                                        Não queiram imaginar o que é um autocarro Volvo a fazer isso...é tipo um 6 na escala de Richter!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                          O termo é desarvorar, o óleo passa para o interior dos cilindros e não adianta desligar bateria, tirar a chave da ignição nem nada. É meter uma 5ª e travão de pé+mão, ou até encostar o carro à parede e tentar fazer o carro ir abaixo! Mais vale esmurrar o pára-choques q ter de reparar o motor.
                                                          Não queiram imaginar o que é um autocarro Volvo a fazer isso...é tipo um 6 na escala de Richter!
                                                          Concordo... um motor desarvorado é uma "coisa doida"... num camião nem se fala...

                                                          Porque é que os motores a diesel não desligam com a chave ou mesmo desligando a bateria, é simples, primeiro a chave só lhe corta o combustivel. Na peugeot 504 era preciso puxar uma alavanca para descomprimir o motor de pois de desligar a chave e segundo, se olhar-mos para o exemplo das lampadas fluorescentes o principio é o mesmo. Depois de estarem acesas bem lhes podemos tirar o arrancador que elas mantêm-se acesas. A bateria é como arrancador, depois de ligado o motor, esta já la não está a fazer nada (um bocado simplista). Só mesmo cortando a alimentação ou abafando porque a centralina está a ser alimentada pelo alternador via regulador de voltagem.

                                                          É frustrante

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Sim, se quisermos ser rigorosos sim, é o turbo que dá passagem de óleo.
                                                            Já vi um carro em auto-combustao por levar oleo a mais e nem turbo tinha era um simples diesel atmosferico...

                                                            isso de por oleo a mais pode sim provocar a subida do oleo á camara de combustão e pode danificar complectamente o motor.

                                                            Comentário

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