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A quem perceba,saiba explicar - binário versus motor cilindrada/durabilidade

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    A quem perceba,saiba explicar - binário versus motor cilindrada/durabilidade

    Viva

    Gostava de ouvir e perceber, relativamente a estas minhas dúvidas , que derivam de pensar um carro como o NISSAN QASHQAI:

    Um carro que tenha , uma relação peso-potencia bastante fraca, tipo 1470 kilos para 109 cavalos( motor fisico 1.4x cilindrada real ), implicará um desgaste prematuro mais acentuado face a um a relação peso-potência mais "saudável" ? Porquê ?

    Para blocos de motor, que, fisicamente, não são muito grandes ( ex. 1.5 , 1.4...), o desgaste ao longo do tempo será forçosamente maior que um bloco maior tipo 1.9 ? Ou, o mesmo só poderá ocorrer quando a condução exceda as rotações onde o binário está disponivel ?Porquê ?

    Gostaria de ouvir, as razões para entender e dissipar qualquer dúvidas, uma vez entender que não tenho a certeza sobre a matéria, e gostar de saber com exatidão.A melhor forma de aprender, é manifestar as dúvidas e questionar quem possa saber, é o que faço, e que desde já agradeço as respostas .
    Abraço

    #2
    100cv para 1400kg é muito fraco?
    Tendo em conta os "115" cv para os "meus" 1400kg nao tou a ver onde esta a fraqueza. tendo em conta carros normais claro.

    Comentário


      #3
      imagina que és uma pessoa de estatura baixa e com pouca força, se pegares em 30 kg borraste todo

      Se fores alto e com alguma força, pegas em 30 kg com mais facilidade....


      PS:alto e baixo foi só para dar uma ideia de cabedal

      Comentário


        #4
        Os carros agora estão mais pesados devido aos condicionamentos com a segurança e equipamento, mas por outro lado os motores diesel modernos conseguem compensar, quer o peso, quer a baixa cilindrada, com bons e bem distribuídos binários.
        Quanto a fiabilidade, começam a aparecer alguns dados. Por exemplo, existem 1.4 tdi com 390000km sem problemas de maior.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Lusomania Ver Post
          Viva

          Gostava de ouvir e perceber, relativamente a estas minhas dúvidas , que derivam de pensar um carro como o NISSAN QASHQAI:

          Um carro que tenha , uma relação peso-potencia bastante fraca, tipo 1470 kilos para 109 cavalos( motor fisico 1.4x cilindrada real ), implicará um desgaste prematuro mais acentuado face a um a relação peso-potência mais "saudável" ? Porquê ?

          Para blocos de motor, que, fisicamente, não são muito grandes ( ex. 1.5 , 1.4...), o desgaste ao longo do tempo será forçosamente maior que um bloco maior tipo 1.9 ? Ou, o mesmo só poderá ocorrer quando a condução exceda as rotações onde o binário está disponivel ?Porquê ?


          Gostaria de ouvir, as razões para entender e dissipar qualquer dúvidas, uma vez entender que não tenho a certeza sobre a matéria, e gostar de saber com exatidão.A melhor forma de aprender, é manifestar as dúvidas e questionar quem possa saber, é o que faço, e que desde já agradeço as respostas .
          Abraço

          106cv e 1461cc. 1407kg
          de tara.

          Quanto ao desgaste deve ser obviamente maior que num 1.9 ou 2.0 mas explicações mais concretas é esperares pelos especialistas. De qualquer forma €10.000 a mais por mais 533cc 44cv e 80n/m não me parece compensar.Gasta mais e por exemplo demora apenas menos 1.3s dos 0.100km/h.

          Cumps

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
            imagina que és uma pessoa de estatura baixa e com pouca força, se pegares em 30 kg borraste todo

            Se fores alto e com alguma força, pegas em 30 kg com mais facilidade....


            PS:alto e baixo foi só para dar uma ideia de cabedal
            Por acaso, uma pessoa de baixa estatura logo centro gravidade baixo, tem mais facilidade de erguer u saco de 30 kilos.E força não signica tamanho !!
            Mas falando a sério, sobre o que perguntara, há alguma ideia ?
            Cumps.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post

              106cv e 1461cc. 1407kg
              de tara.

              Quanto ao desgaste deve ser obviamente maior que num 1.9 ou 2.0 mas explicações mais concretas é esperares pelos especialistas. De qualquer forma €10.000 a mais por mais 533cc 44cv e 80n/m não me parece compensar.Gasta mais e por exemplo demora apenas menos 1.3s dos 0.100km/h.

              Cumps
              Muito bem visto, bastante pertinente o que dizes, obrigado.

              Mas gostava de ficar esclarecido sobre o que questionei, pois dessa forma, poderia aferir da durabilidade-aka-fiabelidade do motor...com o tempo...e mesmo, aprender sobre a matéria.
              Cumps

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                Os carros agora estão mais pesados devido aos condicionamentos com a segurança e equipamento, mas por outro lado os motores diesel modernos conseguem compensar, quer o peso, quer a baixa cilindrada, com bons e bem distribuídos binários.
                Quanto a fiabilidade, começam a aparecer alguns dados. Por exemplo, existem 1.4 tdi com 390000km sem problemas de maior.
                Hum..Em que medida, e na prática, o binário dos motores versus motor cilindrada, pode condicionar a durabelidade - fiabelidade ao motor ?
                Cumps.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  100cv para 1400kg é muito fraco?
                  Tendo em conta os "115" cv para os "meus" 1400kg nao tou a ver onde esta a fraqueza. tendo em conta carros normais claro.
                  Sendo algumas revistas da especialidade, assim o expressam.Dizem que a relação peso - potência é fraquinha.Li isso, nomeadamente, em compartivos e ou ensaios onde figurava o Nissan Qashqai na versão motor 1.5 .
                  Cumps.

                  Comentário


                    #10
                    Boas...


                    Só uma pequena consideração...

                    Cilindrada superior não quer por si só dizer que o motor é desde logo maior...

                    Uma coisa implica a outra...mas não é uma relação directa!

                    Quanto à durabilidade...antes de mais julgo que este factor deriva acima de tudo da utilização que é dada a um motor, das condições em que o mesmo opera, se as manutenções são feitas cumprindo o plano da marca...enfim...julgo que estes factores influenciam mais a fiabilidade de um motor do que à priori a capacidade de explosão/combustão de um motor pode fazer supôr...

                    Hoje, com o constante desenvolvimento tecnológico, acredito que muitos motores de cilindrada inferior sejam pelo menos tão fiáveis (à partida) do que um motor com maior cubicagem mas mais antigo em termos concepcionais.


                    Cumpts,
                    JC_STILO

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JC_STILO Ver Post
                      Boas...


                      Só uma pequena consideração...

                      Cilindrada superior não quer por si só dizer que o motor é desde logo maior...
                      Uma coisa implica a outra...mas não é uma relação directa!

                      Quanto à durabilidade...antes de mais julgo que este factor deriva acima de tudo da utilização que é dada a um motor, das condições em que o mesmo opera, se as manutenções são feitas cumprindo o plano da marca...enfim...julgo que estes factores influenciam mais a fiabilidade de um motor do que à priori a capacidade de explosão/combustão de um motor pode fazer supôr...

                      Hoje, com o constante desenvolvimento tecnológico, acredito que muitos motores de cilindrada inferior sejam pelo menos tão fiáveis (à partida) do que um motor com maior cubicagem mas mais antigo em termos concepcionais.


                      Cumpts,
                      JC_STILO
                      Certo, mas o "punho" que gere a combustão é maior .A minha ideia é que precisa de "correr menos" e "dar ás pernas", uma vez a o seu tamanho ao pistão.
                      Penso , no caso de um Diesel.
                      Muitas vezes, pelo pouco que percebo, sãos os turbos que emprestam substancial ajuda , ao movimento do carro : geometria fixa e especialmente geometria variavel.
                      Pode explicar o porque e como, um corpo com mão pequena, que tem que obviamente "correr mais" para devolver explosão-movimento ao carro...não implica mais e maior desgaste? Como ? Gostava de perceber como, mas tenho poucos conhecimentos técnicos para onseguir compreender essa possibilidade...o unico que me resta são leis de fisica , e outras, e essas me dizem que um corpo com maior poder , corre menos para dar o mesmo que umas "pernas pequenas"...logo, se desgasta menos na fricção-movimento da combustão.
                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Alguém, pode e sabe explicar ?
                        Obg.

                        Comentário


                          #13
                          julgo que a questao e tao simples quanto isto...
                          mais peso, um motor pequeno faz mais esforco que um motor maior...
                          mais esforco implica mior desgaste... com o desgas te vem a durabilidade menor... etc...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lusomania Ver Post
                            Certo, mas o "punho" que gere a combustão é maior .A minha ideia é que precisa de "correr menos" e "dar ás pernas", uma vez a o seu tamanho ao pistão.
                            Penso , no caso de um Diesel.
                            Muitas vezes, pelo pouco que percebo, sãos os turbos que emprestam substancial ajuda , ao movimento do carro : geometria fixa e especialmente geometria variavel.
                            Pode explicar o porque e como, um corpo com mão pequena, que tem que obviamente "correr mais" para devolver explosão-movimento ao carro...não implica mais e maior desgaste? Como ? Gostava de perceber como, mas tenho poucos conhecimentos técnicos para onseguir compreender essa possibilidade...o unico que me resta são leis de fisica , e outras, e essas me dizem que um corpo com maior poder , corre menos para dar o mesmo que umas "pernas pequenas"...logo, se desgasta menos na fricção-movimento da combustão.
                            Cumps
                            Retirado de um tópico onde se aborda o tema:

                            Originalmente Colocado por monicamelo
                            Velocidade média do embolo no regime de potência máximo (igual para todos, 4000 rpm's):

                            1.3 CDTI: 10,9 m/s
                            1.7 CDTI: 12,6 m/s
                            1.9 CDTI: 12,1 m/s
                            2.0 DTI: 12,0 m/s
                            2.2 DTI: 13,0 m/s
                            Fica o link desse tópico também:
                            http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=47955

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                              julgo que a questao e tao simples quanto isto...
                              mais peso, um motor pequeno faz mais esforco que um motor maior...
                              mais esforco implica mior desgaste... com o desgas te vem a durabilidade menor... etc...
                              É essa a minha ideia.Mas já ouvi dizer o contrário, dependendo do tipo de condução em relação ao binário do motor, tal poderia não ocorrer...omo não sou uma sumidade na matéria, tenho uma ideia básica de fisica somente, dai perguntar a quem saiba com o saiba com excatidão e me o posso explicar.
                              Cumps.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Lusomania Ver Post
                                É essa a minha ideia.Mas já ouvi dizer o contrário, dependendo do tipo de condução em relação ao binário do motor, tal poderia não ocorrer...omo não sou uma sumidade na matéria, tenho uma ideia básica de fisica somente, dai perguntar a quem saiba com o saiba com excatidão e me o posso explicar.
                                Cumps.
                                quem provar o contrario tem o mundo aos pes...
                                expliquem la como e que se gasta menos com mais esforco

                                fazes uma corrida de 2 kilometros...

                                como e k te cansas e "desgastas" mais?
                                -se fores de tenis e calsoes
                                -ou se fores de botas e calcas de ganga?

                                claro que o binario ajuda,nao e por acaso que um carro diesel tem mais "forca" que um equivalente em CV a gasolina... mas qualquer um deles em esforco desgasta mais...

                                se quiseres ver por outro prisma... quanto mais carga levas mais gasolina gastas certo? porque? porque fazes mais forca do motor... seja que motor for...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                  Retirado de um tópico onde se aborda o tema:



                                  Fica o link desse tópico também:
                                  http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=47955
                                  Obrigada!
                                  Ou seja, só reafirma as leis fisicas..um punho maior..menos "dá à perna"..logo, se desgasta menos.
                                  É essa a minha ideia, mas já a refutaram..tenho abragência , ou humildade, o suf. para admitir que não saiba ao certo..dai a questão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não entendi agora...A velocidade média é maior nos motores de maior cilndrada...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há mais factores que influenciam a força que um motor tem de fazer, para além da cilindrada.

                                      O peso e o material da cambota influencia e de que maneira, por exemplo. Já para nao falar da caixa(ainda que para este caso devamos considerar caixas iguais).

                                      Depois as centralinas de hoje em dia são tão eficientes que conseguem fazer um motor de 1.5 fazer o mesmo que um 2.0 fazia à 5 anos, isso nao tenho duvidas.

                                      Quanto ao desgaste do motor, isso terá mais a ver com a sua utilização e com a forma como este é cuidado (tipo de oleo, por exemplo).

                                      Certamente haverão aqui no forum pessoas que saberão explicar melhor do que eu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lusomania Ver Post
                                        Obrigada!
                                        Ou seja, só reafirma as leis fisicas..um punho maior..menos "dá à perna"..logo, se desgasta menos.
                                        É essa a minha ideia, mas já a refutaram..tenho abragência , ou humildade, o suf. para admitir que não saiba ao certo..dai a questão.
                                        por acaso é exactamente o contrário do que estás a dizer

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                          Não entendi agora...A velocidade média é maior nos motores de maior cilndrada...
                                          Onde leste isso ?
                                          Se falas sobre que a user Monica colocou, o tempo - velocidade é de subida e descida dos pistões ás 4000 rpm....pistão maior necessita menos rapidez de execução, para devolver as 4000 rpm, pelo que está escrito...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                            por acaso é exactamente o contrário do que estás a dizer
                                            Como assim ?
                                            Cumps e obg.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Lusomania Ver Post
                                              Onde leste isso ?
                                              Se falas sobre que a user Monica colocou, o tempo - velocidade é de subida e descida dos pistões ás 4000 rpm....pistão maior necessita menos rapidez de execução, para devolver as 4000 rpm, pelo que está escrito...
                                              Ali fala na velocidade média do êmbolo, apenas e só.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                Há mais factores que influenciam a força que um motor tem de fazer, para além da cilindrada.

                                                O peso e o material da cambota influencia e de que maneira, por exemplo. Já para nao falar da caixa(ainda que para este caso devamos considerar caixas iguais).

                                                Depois as centralinas de hoje em dia são tão eficientes que conseguem fazer um motor de 1.5 fazer o mesmo que um 2.0 fazia à 5 anos, isso nao tenho duvidas.

                                                Quanto ao desgaste do motor, isso terá mais a ver com a sua utilização e com a forma como este é cuidado (tipo de oleo, por exemplo).

                                                Certamente haverão aqui no forum pessoas que saberão explicar melhor do que eu.
                                                Em que medida peso e material cambota, influenciam, ao desgaste ?Peso, que peso ..maior , menor ?Material... ALÚ...qual?

                                                O desgaste esta de forma directa e fulcral, derivado da utilização?Em que medida , como assim ? E a cilidrada ao motor é um facto de menor importância...porquê ? A oleo ao motor, entendo: viscosidade perfeita face ás caractyeristicas e tipo de motor, e maior qualidade ao oleo, isso é inteligivel...ai chego lá..já o resto agradecia explicações práticas e simples, explicando o porquê.

                                                Cumps.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                  Ali fala na velocidade média do êmbolo, apenas e só.
                                                  Exacto..mas como escreveste sic "
                                                  Não entendi agora...A velocidade média é maior nos motores de maior cilndrada..."
                                                  Penso que, quanto menor a velocidade em milisegundos, para subir - descer pistão..mais rápida é a sua velocidade ao pistão, pois leva menos tempo para executar o movimento de combustão.....ou não é assim ?

                                                  O motor de 1.3 li que dava cerca de 10,1... milisegundos para o efectuar...já um motor tipo 1.9, leva 12,1.... milisegundos...

                                                  Motor 1.9 leva mais tempo para a operação...motor mais pequeno leva menos tempo..para obter uma rotação de 4000 rotações por minuto...não é assim ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Lusomania Ver Post
                                                    Em que medida peso e material cambota, influenciam, ao desgaste ?Peso, que peso ..maior , menor ?Material... ALÚ...qual?

                                                    O desgaste esta de forma directa e fulcral, derivado da utilização?Em que medida , como assim ? E a cilidrada ao motor é um facto de menor importância...porquê ? A oleo ao motor, entendo: viscosidade perfeita face ás caractyeristicas e tipo de motor, e maior qualidade ao oleo, isso é inteligivel...ai chego lá..já o resto agradecia explicações práticas e simples, explicando o porquê.

                                                    Cumps.
                                                    pensa do mesmo modo que te expliquei ao bocado quanto mais pesado (nao necessariamente maior) mais atrito e mais forca necessaria nas deslocacoes...a partir dai tambem sabes que cada motor necessita de um oleo +- especifico para diminuir esse atritonas deslocacoes...que como sabes e impossivel de eliminar...

                                                    a cilindrada e de menor importancia porque como te disse um pistao maior pode ser ate feito com materiais mais leves(exatamente para nao dificultar a "viagem" de ida e volta) dai que podes ter um 1.5 e um 2.0 com pistoes que pesem o mesmo (dimensoes diferentes) e que facam o mesmo curso...

                                                    agora imagina que tens no motor 2.0 os pistoes "pesados" do 1.5...
                                                    o motor nesse caso tera de fazer mais "forca" para ter a mesma rotacao e perde rendimento...tal qual tambem desgasta mais rapido...

                                                    espero nao ter confundido..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Lusomania Ver Post
                                                      Exacto..mas como escreveste sic "
                                                      Não entendi agora...A velocidade média é maior nos motores de maior cilndrada..."
                                                      Penso que, quanto menor a velocidade em milisegundos, para subir - descer pistão..mais rápida é a sua velocidade ao pistão, pois leva menos tempo para executar o movimento de combustão.....ou não é assim ?

                                                      O motor de 1.3 li que dava cerca de 10,1... milisegundos para o efectuar...já um motor tipo 1.9, leva 12,1.... milisegundos...

                                                      Motor 1.9 leva mais tempo para a operação...motor mais pequeno leva menos tempo..para obter uma rotação de 4000 rotações por minuto...não é assim ?
                                                      m/s não é metros por segundo?

                                                      Velocidade média do embolo no regime de potência máximo (igual para todos, 4000 rpm's):

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                        pensa do mesmo modo que te expliquei ao bocado quanto mais pesado (nao necessariamente maior) mais atrito e mais forca necessaria nas deslocacoes...a partir dai tambem sabes que cada motor necessita de um oleo +- especifico para diminuir esse atritonas deslocacoes...que como sabes e impossivel de eliminar...

                                                        a cilindrada e de menor importancia porque como te disse um pistao maior pode ser ate feito com materiais mais leves(exatamente para nao dificultar a "viagem" de ida e volta) dai que podes ter um 1.5 e um 2.0 com pistoes que pesem o mesmo (dimensoes diferentes) e que facam o mesmo curso...

                                                        agora imagina que tens no motor 2.0 os pistoes "pesados" do 1.5...
                                                        o motor nesse caso tera de fazer mais "forca" para ter a mesma rotacao e perde rendimento...tal qual tambem desgasta mais rapido...

                                                        espero nao ter confundido..
                                                        Entendo, obg.
                                                        Mas, diz-me uma coisa simples: um motor , em principio, de maior cilindrada não implica igualmente uns pistões ( que são os que procedem à explosão-combustão) de maiores dimensões ? Não é suposto existir uma correlação: motor mais cilindrada maiores pistões ( maior explosão per pistão ) .. ?
                                                        Um motor com maior cilindrada, logo , com maiores pistões e potencia per explosão...implicará menos movimento ....., menos movimento igual a menos desgaste , para fazer e carregar o mesmo que um de menos cilindrada de pistões menores( maior movimento por necessidade de combustão para potenciar o trabalho pedido ) , ou não será assim ?....

                                                        Cumps
                                                        Editado pela última vez por Lusomania; 20 February 2008, 17:40.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Lusomania Ver Post
                                                          Entendo, obg.
                                                          Mas, diz-me uma coisa simples: um motor , em principio, de maior cilindrada não implica igualmente uns pistões ( que são os que procedem à explosão-combustão) de maiores dimensões ? Não é suposto existir uma correlação: motor mais cilindrada maiores pistões ( maior explosão per pistão ) .. ?
                                                          Um motor com maior cilindrada, logo , com maiores pistões e potencia per explosão...implicará menos movimento ....., menos movimento igual a menos desgaste , para fazer e carregar o mesmo que um de menos cilindrada de pistões menores( maior movimento por necessidade de combustão para potenciar o trabalho pedido ) , ou não será assim ?....

                                                          Cumps
                                                          acho que se esqueceram aqui de explicar como se calcula a cilindrada de um motor...

                                                          a cilindrada, centimetros cubicos, sao a totalidade do "espaco" percorrido pela totalidade dos pistoes no motor...
                                                          por exemplo imagina um 4 em linha pode ter exatamente a mesma potencia(estava"os mesmos pistoes") que um V6...obviamente o v6 tem mais cilindrada com pistoes de mesmo tamanho...por isso e que a partir de uma certa cilindrada 2.5+- pa cima ja ves 6 em linha,boxers etc...(exatamente para os pistoes nao serem demasiado grandes o que os faria perder rendimento)

                                                          por exemplo o 1.5 imagina que tem pistao 5cm de diametro i tenha um curso de 4 centimetros um 2.0 tera alguma(s) destas medidas maiores...



                                                          um dos meus motores preferidos e o wankel rotativo... o rx8 tem alguns 200 ou 300 cv ja n me lembro i e apenas um 1.3cc ... tambem e um motor muito diferente do "convencional" a 4 tempos...

                                                          se tiver errado me corrijam
                                                          Editado pela última vez por jAmobil; 20 February 2008, 19:39.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                            acho que se esqueceram aqui de explicar como se calcula a cilindrada de um motor...

                                                            a cilindrada, centimetros cubicos, sao a totalidade do "espaco" percorrido pela totalidade dos pistoes no motor...
                                                            por exemplo imagina um 4 em linha pode ter exatamente os mesmos pistoes que um V6...obviamente o v6 tem mais cilindrada e por conseguinte potencia...por isso e que a partir de uma certa celindrade 2.5+- pa cima ja ves 6 em linha,boxers etc...(exatamente para os pistons nao serem demasiado grandes o que os faria perder rendimento)

                                                            por exemplo o 1.5 imagina que tem pistao 5cm de diametro i tenha um curso de 4 centimetros um 2.0 tera alguma(s) destas medidas maiores...



                                                            um dos meus motores preferidos e o wankel rotativo... o rx8 tem alguns 200 ou 300 cv ja n me lembro i e apenas um 1.3cc ... tambem e um motor muito diferente do "convencional" a 4 tempos...

                                                            se tiver errado me corrijam

                                                            E olha que podes ter mais cilindrada e teres menos potência.
                                                            E podes ter um motor 4 cilindros com mais cilindrada do que um de 6.

                                                            Comentário

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