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    Acelerações em 1ª

    Boas a todos

    A pergunta é mesmo essa...
    Um conhecido meu disse-me que "puxar" a 1ª num carro não deve ser feito pois estaríamos a forçar peças no motor (sendo a 1ªvelocidade a que transmite mais força), sendo que acelerar a fundo só deveria ser feito a partir da 2ª velocidade.

    #2
    Não deixa ter a sua razão, esse teu conhecido. Andar a fazer arranques em 1ª é um grande esforço para as transmissões, e já houve quem tivesse dissabores por andar sempre a puxar a 1ª (tipo os xuning).

    Claro que se for ocasionalmente, não é por aí que o gato vai às filhoses.

    Comentário


      #3
      Fazer arranques demasiados forçados em 1ª mudança encurta o tempo de vida das transmissões!
      E se esses mesmos arranques fizerem as rodas derrapar,são os pneus que sofrem tambem com desgaste anormal e acelerado!
      E outro motivo é que não se tira muito proveito em arrancar dessa maneira, a não ser que se ande em provas de drag.
      Ahh ja me eskecia... a embraiagem tambem sofre com esses arranques exagerados, pois a "pancada" é muito maior nessa peça!

      Comentário


        #4
        Um conhecido meu é de opinião que se nunca se puser um motor a trabalhar ele nunca se avaria. E tem razão! Se nunca ligarmos o motor nem sequer sabemos se ele está bom ou avariado.

        Carro que não aguenta umas 1as até às 7 mil rpm então isso nem é carro, é diesel!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DL Ver Post
          Um conhecido meu é de opinião que se nunca se puser um motor a trabalhar ele nunca se avaria. E tem razão! Se nunca ligarmos o motor nem sequer sabemos se ele está bom ou avariado.

          Carro que não aguenta umas 1as até às 7 mil rpm então isso nem é carro, é diesel!
          Qualquer carro, gasolina ou diesel, em 1ª e em arranque a fazer puxadas é para estragar... caixas de velocidade, transmissões, discos embreiagem e tudo o mais...

          Os carros que fazem drift e drag estão preparados mecânicamente para o fazer...

          Em relação à citação acima... põe lá dois pópós com a mesma cavalagem e de preferência da mesma marca um ao lado do outro e tenta fazer uma arrancada. Vais ver o "diesel" a ir-se embora e o "carro" a comer pó...

          Porque? Eu explico binário meu filho, binário. A íncrivel capacidade do motor transmitir movimento ás rodas. Cavalagem só se relaciona com a velocidade de ponta...

          Por exemplo: Marca Renault (que muito pouca gente aqui gosta)

          Megane 1.4 (1390cc) 16V 100Cv/6000rpm 127Nm/3750 183Km/h 12,5 sec 0-100
          Megane 1.5 (1461cc) DCI 105Cv/4000rpm 240Nm/2000 185Km/h 11,1 sec 0-100

          Qual deles é o mais rapido?
          Editado pela última vez por almanaque; 28 February 2008, 00:47.

          Comentário


            #6
            Um é turbo o outro não.. Comparar motores turbinados vs atmosféricos..

            Mas podes comparar o 1.4 de 140 cavalos com o 2.0 tdi de 140 cavalos ambos da VW.

            Só com a fé do binário não vais lá..

            Tira o turbo ao dci e vê o que fica..uma trotinete?
            Editado pela última vez por Indigo; 28 February 2008, 00:54.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por almanaque Ver Post
              Qualquer carro, gasolina ou diesel, em 1ª e em arranque a fazer puxadas é para estragar... caixas de velocidade, transmissões, discos embreiagem e tudo o mais...

              Os carros que fazem drift e drag estão preparados mecânicamente para o fazer...

              Em relação à citação acima... põe lá dois pópós com a mesma cavalagem e de preferência da mesma marca um ao lado do outro e tenta fazer uma arrancada. Vais ver o "diesel" a ir-se embora e o "carro" a comer pó...

              Porque? Eu explico binário meu filho, binário. A íncrivel capacidade do motor transmitir movimento ás rodas. Cavalagem só se relaciona com a velocidade de ponta...

              Por exemplo: Marca Renault (que muito pouca gente aqui gosta)

              Megane 1.4 (1390cc) 16V 100Cv/6000rpm 127Nm/3750 183Km/h 12,5 sec 0-100
              Megane 1.5 (1461cc) DCI 105Cv/4000rpm 240Nm/2000 185Km/h 11,1 sec 0-100

              Qual deles é o mais rapido?
              O DCi???






              Porra, esta era dificil.... Ainda demorei a lá chegar...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                Tira o turbo ao dci e vê o que fica..uma trotinete?
                por muito que tente nao percebo este argumento. O turbo nao é uma parte do motor?é a mesma coisa que dizer "tira la o vtec ao honda".

                Comentário


                  #9
                  os meus nunca se estragaram por causa disso!

                  Comentário


                    #10
                    Quando tirei a carta o meu carro era um Fiat 128 Sport 1300 e digo-vos que arranques a fundo, piões e mesmo pequenos saltos (na ponte de Santo Tirso e ao chegar a Póvoa do Varzim) foram frequentes...

                    Estraga? Sim claro. A primeira dá um "soco" na embraiagem, cardans e no conjunto da suspensão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                      por muito que tente nao percebo este argumento. O turbo nao é uma parte do motor?é a mesma coisa que dizer "tira la o vtec ao honda".
                      Para mim não é meu caro!!! É uma forma articifial de alimentar o motor...é como respirares normalmente o ar ou soprarem com um secador de cabelo para a boca!!!!!...Pode-se comparar um diesel turbo mas com um gasolina tb c turbo!!! O VTEC é mt diferente..é um componente do motor......

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                        Para mim não é meu caro!!! É uma forma articifial de alimentar o motor...é como respirares normalmente o ar ou soprarem com um secador de cabelo para a boca!!!!!...Pode-se comparar um diesel turbo mas com um gasolina tb c turbo!!! O VTEC é mt diferente..é um componente do motor......
                        nao falei na comparaçao feita neste topico mas sim nessa ideia de que o turbo nao é uma maneira valida de alimentar um motor. É uma peça como outra qualquer, no fundo so se fala mal do turbo porque foi a resposta do diesel para alcançar niveis de potencia que de outra maneira nao seria possivel. Como os admiradores/fanaticos da gasolina sabem disso pegaram por ai.
                        Editado pela última vez por dysplay21; 28 February 2008, 13:57.

                        Comentário


                          #13
                          mudança de força, como tal, só serve para arrancar e nao para ter velocidade, nao é preciso andar a esticar isso feito louco, que nao faz bem ao carro e nao tem qualquer beneficio

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                            nao falei na comparaçao feita neste topico mas sim nessa ideia de que o turbo nao é uma maneira valida de alimentar um motor. É uma peça como outra qualquer, no fundo so se fala mal do turbo porque foi a resposta do diesel para alcançar niveis de potencia que de outra maneira nao seria possivel. Como os admiradores/fanaticos da gasolina sabem disso pegaram por ai.
                            A sobrealimentação n foi uma resposta, a sobrealimentação na minha opinião, devia fazer parte de tdos os motores. Pois faz tda a lógica para colmatar alguns aspectos menos bons dos dois ciclos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por almanaque Ver Post
                              Qualquer carro, gasolina ou diesel, em 1ª e em arranque a fazer puxadas é para estragar... caixas de velocidade, transmissões, discos embreiagem e tudo o mais...

                              Os carros que fazem drift e drag estão preparados mecânicamente para o fazer...

                              Em relação à citação acima... põe lá dois pópós com a mesma cavalagem e de preferência da mesma marca um ao lado do outro e tenta fazer uma arrancada. Vais ver o "diesel" a ir-se embora e o "carro" a comer pó...

                              Porque? Eu explico binário meu filho, binário. A íncrivel capacidade do motor transmitir movimento ás rodas. Cavalagem só se relaciona com a velocidade de ponta...

                              Por exemplo: Marca Renault (que muito pouca gente aqui gosta)

                              Megane 1.4 (1390cc) 16V 100Cv/6000rpm 127Nm/3750 183Km/h 12,5 sec 0-100
                              Megane 1.5 (1461cc) DCI 105Cv/4000rpm 240Nm/2000 185Km/h 11,1 sec 0-100

                              Qual deles é o mais rapido?
                              epa isso são carros muito recentes toma lá um renault a sério:
                              http://www.youtube.com/watch?v=YJnHdyPFtlQ

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                A sobrealimentação n foi uma resposta, a sobrealimentação na minha opinião, devia fazer parte de tdos os motores. Pois faz tda a lógica para colmatar alguns aspectos menos bons dos dois ciclos.
                                no começo no caso do diesel foi uma resposta, claro que hoje em dia concordo contigo ou nao estivessem de novo na moda gasolinas turbo.
                                Eu prefiro um motor a gasolina mas nao gosto quando as pessoa deitam abaixo todo e qualquer motor pelo simples facto de ser diesel, o tempo do diesel "a la tractor" ja esta bem distante.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por almanaque Ver Post
                                  Em relação à citação acima... põe lá dois pópós com a mesma cavalagem e de preferência da mesma marca um ao lado do outro e tenta fazer uma arrancada. Vais ver o "diesel" a ir-se embora e o "carro" a comer pó...

                                  Porque? Eu explico binário meu filho, binário. A íncrivel capacidade do motor transmitir movimento ás rodas. Cavalagem só se relaciona com a velocidade de ponta...

                                  Por exemplo: Marca Renault (que muito pouca gente aqui gosta)

                                  Megane 1.4 (1390cc) 16V 100Cv/6000rpm 127Nm/3750 183Km/h 12,5 sec 0-100
                                  Megane 1.5 (1461cc) DCI 105Cv/4000rpm 240Nm/2000 185Km/h 11,1 sec 0-100

                                  Qual deles é o mais rapido?
                                  Que moral!!!

                                  1º pelo menos compara carros do mesmo escalão de preços, portanto tens que usar o 1.5 DCI de 85 e já ficas com uns lindos 12,8 sec e 175Km/h, e ainda assim tens mais 2000 Euros de carro que é mais lento...

                                  2º tens que ler os diversos tópicos que já existem sobre a influencia do binário na perfomance de um carro...


                                  3º Pega no 1.4 TSI e no 2.0 TDI ambos no GOLF e diz-me quem é mais rápido. E tem a mesma potencia e o 2.0 tem mais binário... (Inda assim o TDI custa mais 6000 Euros)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ok... vamos pela questão do turbo... imagine-mos que tiramos o turbo ao DCI, o que é que isso implica?...

                                    - Nova programação de centralina ou mesmo nova centralina para deixar de ver o turbo...

                                    - Novos pistons, valvulas e arvore de cams bem como nova cabeça de motor para aumentar a compreção dentro do motor...

                                    - Se fosse possivel mantinha-se o Common Rail...

                                    (basicamente ficava-mos com um motor tipo Corsa 1.5D - isto apenas de forma simplista)

                                    Provavelmente o binário desceria dos 240Nm para uns 150Nm ou 160Nm (não sei quanto tinha um Corsa) valores ainda assim superiores ao 1400cc... Um Corsa já eu conduzi e sei que chega dos 0-100 mais depressa que o 1.4 16v da Renault

                                    P.S.: Na minha familia existem : Megane 1.4 16V 100Cv; Megane 1.5 DCI 80 Cv (este em arranque papa o 1.4 16V com uma perna ás costas), Laguna 2.0 DCI 150Cv, Nissan Primera 2.2 DDTI 126Cv.
                                    Já existiram: Megane Symbol 1.4 8v 75Cv, Clio Techroad 1.2 16v 75Cv, Clio 1.5 DCI 65Cv (ratou um tipo num Carisma 1.9 DiD que me chateou a cabeça) e Clio I Societe 1.9D 65Cv (o tanque de combate, vendido com 384.000Km e parecia um relogio)

                                    O Nissan é o meu carro actual os Renault's estão no resto da familia e não tenho nada contra a Renault só tenho Nissan porque foi um bom negócio que surgiu.
                                    Editado pela última vez por almanaque; 28 February 2008, 18:58.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por fililipe Ver Post
                                      Que moral!!!

                                      1º pelo menos compara carros do mesmo escalão de preços, portanto tens que usar o 1.5 DCI de 85 e já ficas com uns lindos 12,8 sec e 175Km/h, e ainda assim tens mais 2000 Euros de carro que é mais lento...

                                      2º tens que ler os diversos tópicos que já existem sobre a influencia do binário na perfomance de um carro...


                                      3º Pega no 1.4 TSI e no 2.0 TDI ambos no GOLF e diz-me quem é mais rápido. E tem a mesma potencia e o 2.0 tem mais binário... (Inda assim o TDI custa mais 6000 Euros)
                                      Gostei dessa da "moral"... que eu saiba estava-se a falar de motores e não de escalões de carros...

                                      Mesmo assim, toma lá a "moral", eu comparei um atmosférico com um turbo comprimido tentando igualar ao máximo a cilindrada...
                                      Acho que estamos os dois no mesmo pé de igualdade... vamos comparar?

                                      1.4 16v (não tem turbo) contra o 1.5 DCI (com um turbo)

                                      2.0 TDI (com um turbo) contra o 1.4 TSI (com compressor e turbo em que os dois podem trabalhar em conjunto numa determinada faixa de rotação)

                                      É certo que estamos a comparar motores a Gasolina e Diesel, é também certo que nada têm a haver uns com os outros, é também certo que também tem a haver com as mãos de cada um.

                                      Efectivamente podia ter comparado o TDI com o TSI mas devido ao facto de o 1.4 TSI 170Cv ter um compressor que produz trabalho logo que arranca, o 2.0 TDI 170Cv não o faz.
                                      Enquanto ao relantí, o 1.4 16v e o 1.5 DCI são identicos (o turbo do DCI não está lá a fazer nada), já na comparação do TDI com o TSI, este último já se encontra a ser sobrealimentado o que faz com que este desenvolva mais facilmente, mesmo assim a vantagem do TSI em relação ao TDI é só de 0,3s dos 0-100Km/h (Obs. o TDI tem um binário superior em 80Nm à mesma rotação em relação ao TSI).
                                      Editado pela última vez por almanaque; 28 February 2008, 19:46.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para JONAS69

                                        Gostei... Esses é que eram bons, os novos estão mais domesticados...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado a todos pelas respostas


                                          P.S. mais uma vez voltamos à velha rivalidade diesel/gasolina..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por almanaque Ver Post
                                            Qualquer carro, gasolina ou diesel, em 1ª e em arranque a fazer puxadas é para estragar... caixas de velocidade, transmissões, discos embreiagem e tudo o mais...

                                            Os carros que fazem drift e drag estão preparados mecânicamente para o fazer...

                                            Em relação à citação acima... põe lá dois pópós com a mesma cavalagem e de preferência da mesma marca um ao lado do outro e tenta fazer uma arrancada. Vais ver o "diesel" a ir-se embora e o "carro" a comer pó...

                                            Porque? Eu explico binário meu filho, binário. A íncrivel capacidade do motor transmitir movimento ás rodas. Cavalagem só se relaciona com a velocidade de ponta...

                                            Por exemplo: Marca Renault (que muito pouca gente aqui gosta)

                                            Megane 1.4 (1390cc) 16V 100Cv/6000rpm 127Nm/3750 183Km/h 12,5 sec 0-100
                                            Megane 1.5 (1461cc) DCI 105Cv/4000rpm 240Nm/2000 185Km/h 11,1 sec 0-100

                                            Qual deles é o mais rapido?

                                            Curioso que quando tinha o meu corsa 1.2 os meus amigos com os seus polos 1.4 tdi com a mesma cavalagem (nao contando com os escondidos) não tinham vida para mim .

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas, bem já disseram aqui tudo, no entanto a ideia a reter é que se pode puxar primeira mudança, o que acontece é que temos um desgaste maior das transmissões, da embraiagem e dos pneus caso derrape, no caso do motor, apoios de motor, apoios de caixa o desgaste é nulo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Corsa 1200 Sport Ver Post
                                                Curioso que quando tinha o meu corsa 1.2 os meus amigos com os seus polos 1.4 tdi com a mesma cavalagem (nao contando com os escondidos) não tinham vida para mim .
                                                Isso em subidas não deve ser tanta festa assim... Mas tb há aquela coisa que é o peso. Assim tb poderia arranjar um Ax 1.1 e dar uma liçãozinha a essa corsa 1.2...
                                                Editado pela última vez por Firefly; 06 March 2008, 03:35.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por godfather_89 Ver Post
                                                  Boas a todos

                                                  A pergunta é mesmo essa...
                                                  Um conhecido meu disse-me que "puxar" a 1ª num carro não deve ser feito pois estaríamos a forçar peças no motor (sendo a 1ªvelocidade a que transmite mais força), sendo que acelerar a fundo só deveria ser feito a partir da 2ª velocidade.
                                                  Sem dúvida que tem alguma razão de ser, mas puxar uma boa primeira uma vez ou outra não faz tanto mal assim. O que faz mal é exagerar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                    por muito que tente nao percebo este argumento. O turbo nao é uma parte do motor?é a mesma coisa que dizer "tira la o vtec ao honda".
                                                    Não, o turbo é um periférico!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por godfather_89 Ver Post
                                                      Obrigado a todos pelas respostas


                                                      P.S. mais uma vez voltamos à velha rivalidade diesel/gasolina..
                                                      Curioso, estava a ler sobre o desgaste de arranques a puxar a 1ª velocidade e de repente vejo alguém (um user novo até ) a justificar a sua resposta com comparações diesel vs. gasolina...

                                                      PS: Continuando o OT O turbo é um periférico do motor Tal como a DA, no entanto este contribuí e muito para uma alteração drástica (com pontos positivos e outros negativos) da "personalidade" do motor.

                                                      Mas já estou como o Esprit todos deveriam, e vão no futuro, ter turbos/compressores.

                                                      Um exercício para os mais cépticos da maior performance da gasolina como combustível/ciclo otto -> verifiquem lá motores 2000 a gasolina com turbo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já que querem comparar em igualdade de circunstâncias, que tal estes 2? Têm uma cilindrada quase idêntica (1910 cm3 vs. 1998 cm3), têm ambos 150 CV e ambos são turbinados. Um é a gasolina e outro a gasóleo:

                                                        Saab 9-3 1.8t:
                                                        • 1998 cm3 (75,075 CV/L)
                                                        • 150 CV às 5500 rpm
                                                        • 240 Nm às 2000 rpm
                                                        • 0-100 Km/h: 9,5 s.
                                                        Saab 9-3 1.9 TiD:
                                                        • 1910 cm3 (79,58 CV/L)
                                                        • 152 CV às 4000 rpm
                                                        • 315 Nm das 2000 às 2750 rpm
                                                        • 0-60 mph (= 96 Km/h): 8,8 s.
                                                        Ou seja, superioridade diesel em tudo!
                                                        E agora vão discutir o quê? A pressão do turbo? O peso? Os extras?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por almanaque Ver Post

                                                          Por exemplo: Marca Renault (que muito pouca gente aqui gosta)

                                                          Megane 1.4 (1390cc) 16V 100Cv/6000rpm 127Nm/3750 183Km/h 12,5 sec 0-100
                                                          Megane 1.5 (1461cc) DCI 105Cv/4000rpm 240Nm/2000 185Km/h 11,1 sec 0-100

                                                          Na minha familia existem : Megane 1.4 16V 100Cv; Megane 1.5 DCI 80 Cv (este em arranque papa o 1.4 16V com uma perna ás costas)
                                                          Por acaso surgiu-me aqui uma dúvida mas não está muito relacionada com o tópico. É que estes valores vêm confirmar a impressão que fiquei quando andei num Megane II 1.4 16v de aluguer. Não sei o que fizeram ao motor 1.4 da primeira geração quando o meteram no Megane II mas nem parece o mesmo. Não sei se é do peso do carro, do escalonamento da caixa, não faço ideia. O antigo (95 cv) tenho as minhas dúvidas que seja papado por um 1.5 dci com uma perna às costas. Mas também nunca foi coisa que me preocupasse muito.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                            Já que querem comparar em igualdade de circunstâncias, que tal estes 2? Têm uma cilindrada quase idêntica (1910 cm3 vs. 1998 cm3), têm ambos 150 CV e ambos são turbinados. Um é a gasolina e outro a gasóleo:

                                                            Saab 9-3 1.8t:
                                                            • 1998 cm3 (75,075 CV/L)
                                                            • 150 CV às 5500 rpm
                                                            • 240 Nm às 2000 rpm
                                                            • 0-100 Km/h: 9,5 s.
                                                            Saab 9-3 1.9 TiD:
                                                            • 1910 cm3 (79,58 CV/L)
                                                            • 152 CV às 4000 rpm
                                                            • 315 Nm das 2000 às 2750 rpm
                                                            • 0-60 mph (= 96 Km/h): 8,8 s.
                                                            Ou seja, superioridade diesel em tudo!
                                                            E agora vão discutir o quê? A pressão do turbo? O peso? Os extras?
                                                            aqui posso discutir sim a pressao do turbo, pois cada turbo pode ser "configurado" para ter certos valores finais... eu nao sei se a Saab fez de proposito para ter os valores o mais proximo possivel(se raparares apenas o binario e circunstancialmente superior, o que normal nos equivalentes otto vs diesel)

                                                            mas e facto que os diesel recorrem ao turbo para ter valores superiores e serem mais competitivos em relacao aos otto...

                                                            Comentário

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