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Novas oportunidades vs qualidade de conhecimentos

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    Novas oportunidades vs qualidade de conhecimentos

    Aquando da minha passagem , como formador por este tipo de ensino, a primeira coisa que a minha chefe me disse foi: "Eles não podem chumbra, senão andas aqui as tuas férias com aulas de recuperação e de graça!". Tal coisa baralhou-me, até porque tinha vindo recentemente da univ. com formação nas ciências empresariais, onde somos formatados para a competição, para a excelência, no fundo para não haver lugar no pódio para o segundo. Após centenas de horas com aquelas almas, cheguei a uma conclusão, isto realmente tem de ser mesmo light, caso contrário nada feito. Cheguei também há conclusão, que estas almas com diploma de 9º ano, se tivessem de fazer exame da quarta classe, levavam tareia.
    Assim, pensei que caso fosse empresário, e tivesse uma pessoa para contratar, e dois candidatos, um com o 9º ano NO, e outro com a 4ª classe de há uns anos, sem duvida ficava com o da 4ª classe!
    Quid juris!

    #2
    O problema disto tudo é que os contribuintes pagam aos professores para eles fazerem um trabalho decente e há muito boa gente que não quer trabalhar. Eu tenho aqui as fichas das novas oportunidades (de dois conhecidos meus) e quem achar que aquilo é muito simples que se chegue à frente. Aqui na zona os professores até estão a ver se conseguem passar o pessoal sem terem que lhes dar formação de línguas, porque isso ia dar muiiiiito trabalho.

    É o seguinte, andamos a brincar? Não podemos criticar os formandos das novas oportunidades porque muitos são pessoas de trabalho que fazem um esforço muito grande.

    Se vão saír com uma mais valia perante a sociedade isso está nas mãos dos professores. É tramado ter que fazer as coisas contrariado! Eu discordo do sistema das novas oportunidades por razões que já expliquei, mas uma vez que está implementado e tem tido imensa adesão, não custava nada fazer as coisas bem feitas. Com empenho e seriedade. Não é por nada, mas isto faz-me lembrar aqueles tempos em que só tive um mês de Educação Visual num ano inteiro, aqueles tempos em que o primeiro período de matemática era para dar a matéria do ano anterior que não se tinha dado, aqueles tempos em que bastava estudar pelos testes do ano anterior... Que vergonha, um país tão bonito estragado por pessoas que não gostam de trabalhar e estão sempre a reclamar.

    Eu também preferia um professor da quarta classe antiga que até dava aulas aos outros anos e todos na mesma sala, que para além de ensinar educava, que impunha respeito, criava valores, em favor de muitos ditos "doutores".

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
      Aqui na zona os professores até estão a ver se conseguem passar o pessoal sem terem que lhes dar formação de línguas, porque isso ia dar muiiiiito trabalho.

      É o seguinte, andamos a brincar? Não podemos criticar os formandos das novas oportunidades porque muitos são pessoas de trabalho que fazem um esforço muito grande.
      O sistema na sua totalidade é igual a novas ofertas....... este sim é o nome certo....

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        #4
        Ontem falram sobre isso na Grande Reportagem da TSF.
        Ouvi lá uma senhora: "fui avaliada, mas aquilo parecia que era a brincar. Tive a sensação que não estavam a ouvir nada do que tinha para dizer, e que me passavam fosse o que fosse que tivesse feito".

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          #5
          Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
          O problema disto tudo é que os contribuintes pagam aos professores para eles fazerem um trabalho decente e há muito boa gente que não quer trabalhar. Eu tenho aqui as fichas das novas oportunidades (de dois conhecidos meus) e quem achar que aquilo é muito simples que se chegue à frente. Aqui na zona os professores até estão a ver se conseguem passar o pessoal sem terem que lhes dar formação de línguas, porque isso ia dar muiiiiito trabalho.

          É o seguinte, andamos a brincar? Não podemos criticar os formandos das novas oportunidades porque muitos são pessoas de trabalho que fazem um esforço muito grande.

          Se vão saír com uma mais valia perante a sociedade isso está nas mãos dos professores. É tramado ter que fazer as coisas contrariado! Eu discordo do sistema das novas oportunidades por razões que já expliquei, mas uma vez que está implementado e tem tido imensa adesão, não custava nada fazer as coisas bem feitas. Com empenho e seriedade. Não é por nada, mas isto faz-me lembrar aqueles tempos em que só tive um mês de Educação Visual num ano inteiro, aqueles tempos em que o primeiro período de matemática era para dar a matéria do ano anterior que não se tinha dado, aqueles tempos em que bastava estudar pelos testes do ano anterior... Que vergonha, um país tão bonito estragado por pessoas que não gostam de trabalhar e estão sempre a reclamar.

          Eu também preferia um professor da quarta classe antiga que até dava aulas aos outros anos e todos na mesma sala, que para além de ensinar educava, que impunha respeito, criava valores, em favor de muitos ditos "doutores".
          e depois chegava la um "pai do séc. XXI" e batia no professor

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            #6
            andei a esforçar-me durante anos a fio pra acabar o 12ºano pra entrar na universidade para agora ver alguns a entrarem lá de pára-quedas

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pensante Ver Post
              andei a esforçar-me durante anos a fio pra acabar o 12ºano pra entrar na universidade para agora ver alguns a entrarem lá de pára-quedas
              Creio que as Novas Oportunidades não permitem o acesso à universidade...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Petrolhead Ver Post
                Creio que as Novas Oportunidades não permitem o acesso à universidade...

                Mas se não estou em erro existe um programa que é o +23 onde entram aos molhos......

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                  #9
                  Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
                  Aquando da minha passagem , como formador por este tipo de ensino, a primeira coisa que a minha chefe me disse foi: "Eles não podem chumbra, senão andas aqui as tuas férias com aulas de recuperação e de graça!". Tal coisa baralhou-me, até porque tinha vindo recentemente da univ. com formação nas ciências empresariais, onde somos formatados para a competição, para a excelência, no fundo para não haver lugar no pódio para o segundo. Após centenas de horas com aquelas almas, cheguei a uma conclusão, isto realmente tem de ser mesmo light, caso contrário nada feito. Cheguei também há conclusão, que estas almas com diploma de 9º ano, se tivessem de fazer exame da quarta classe, levavam tareia.
                  Assim, pensei que caso fosse empresário, e tivesse uma pessoa para contratar, e dois candidatos, um com o 9º ano NO, e outro com a 4ª classe de há uns anos, sem duvida ficava com o da 4ª classe!
                  Quid juris!
                  Conheço uma pessoa que está a fazer o 12º e ele diz que aquilo é tipo mestrado, na filosofia de trabalho e verificação de conhecimentos, por parte do formandos.

                  Comentário


                    #10
                    Não confundam a certificação do 9ºano com a do 12º ano ....

                    Os referenciais estão disponíveis online , consultem os de 12º e os critérios de como são certificadas as competências de certas áreas e verão que não e pera doce ...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                      Não confundam a certificação do 9ºano com a do 12º ano ....

                      Os referenciais estão disponíveis online , consultem os de 12º e os critérios de como são certificadas as competências de certas áreas e verão que não e pera doce ...
                      Mas há alguma diferença ou aquilo é só lá chegar e dizer que sim a tudo com direito a diploma do 12º ou do 9º?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                        Mas há alguma diferença ou aquilo é só lá chegar e dizer que sim a tudo com direito a diploma do 12º ou do 9º?
                        Dizer que sim a tudo ? Nem percebo isso ...

                        O do 9º conheço quem o tenho feito e realmente e deveras facil .

                        O de 12º volto a frisar para darem uma olhada nos referenciais e respectivas maneiras de certificar/avaliar as competencias ...

                        Posso ate explicar um pouco melhor , são 3 areas distintas , sendo que a de CP (cidadania e profissionalidade) não é muito dificil , mas nas outras 2 que salvo erro são STC e CLC (respectivamente sociedade , tecnologia e ciencia , e Cultura lingua e comunicação ) , a coisa ja muda de figura onde por exemplo na parte da ciencia são mostrados conhecimentos (se a pessoa os tiver) a nivel cientifico que jamais seriam exigidos no secundario , e o mesmo na parte tecnologica , e por exemplo tem de ser mostradas competências em varias áreas , onde no secundário apenas nos direccionávamos mais para uma (ex: informática , muito pouca ciência tinha ou nenhuma ) , e no RVCC ha que mostrar competências em varias áreas ...


                        Claro que com isto tudo , eu continuo a achar que e mais facilitado especialmente devido a duração do processo rvcc que e inferior ao secundário , mas nunca tão facil como muitas pessoas o pintam , no secundário agarravas te aos livros e era te debitada matéria , em parte passava por decorar e mostrar nos teste , muitas pessoas no sentido pratico não faziam ideia do que andavam a fazer , no rvcc tens de mostrar que efectivamente sabes o que fazes .

                        Esta e a minha opinião

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pensante Ver Post
                          andei a esforçar-me durante anos a fio pra acabar o 12ºano pra entrar na universidade para agora ver alguns a entrarem lá de pára-quedas

                          Ja agora , so uma pequena questão , não sei se o rvcc da acesso ao ensino superior , mas caso dê e se a pessoa em questão possuir competência para acabar o ensino superior porque não há ter poder ter acesso ?

                          E por burocracias que esta país anda como anda , se alguem tem conhecimento e capacidade (desde que a mesma seja devidamente certificada) porque não há de puder ter o "canudo" na mão que lhe possibilitara um melhor futuro ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                            Dizer que sim a tudo ? Nem percebo isso ...

                            O do 9º conheço quem o tenho feito e realmente e deveras facil .

                            O de 12º volto a frisar para darem uma olhada nos referenciais e respectivas maneiras de certificar/avaliar as competencias ...

                            Posso ate explicar um pouco melhor , são 3 areas distintas , sendo que a de CP (cidadania e profissionalidade) não é muito dificil , mas nas outras 2 que salvo erro são STC e CLC (respectivamente sociedade , tecnologia e ciencia , e Cultura lingua e comunicação ) , a coisa ja muda de figura onde por exemplo na parte da ciencia são mostrados conhecimentos (se a pessoa os tiver) a nivel cientifico que jamais seriam exigidos no secundario , e o mesmo na parte tecnologica , e por exemplo tem de ser mostradas competências em varias áreas , onde no secundário apenas nos direccionávamos mais para uma (ex: informática , muito pouca ciência tinha ou nenhuma ) , e no RVCC ha que mostrar competências em varias áreas ...


                            Claro que com isto tudo , eu continuo a achar que e mais facilitado especialmente devido a duração do processo rvcc que e inferior ao secundário , mas nunca tão facil como muitas pessoas o pintam , no secundário agarravas te aos livros e era te debitada matéria , em parte passava por decorar e mostrar nos teste , muitas pessoas no sentido pratico não faziam ideia do que andavam a fazer , no rvcc tens de mostrar que efectivamente sabes o que fazes .

                            Esta e a minha opinião
                            Não fazia ideia, o meu amigo diz que é bastante difícil.

                            Ele só tem o 11º mas ganha mal para e não pode pagar para acabar o liceu nem a faculdade, mas precisa de mais habilitações para ganhar melhor, o patrão até lhe paga o passe o "Lisboa Viva" para ele ir trabalhar e diz que o apoia, se for caso disso.
                            Editado pela última vez por Nthor; 24 February 2008, 07:23.

                            Comentário


                              #15
                              Esta questão mexe de certeza com todo o estudante comum. Demorei 12 anos a concluir o secundário ( o mais comum), e foram diversas vezes as dificuldades, dinheiro gasto em explicações, horas e horas a queimar pestantas, provas globais (todos os anos desde o 9º), exames nacionais (o trabalhão que deram a passar!!!) para ingressar na Universidade xpto no curso xpto.

                              Agora, basta ter mais de 23 anos, dão o certificado na farinha de trigo é só preencher, num ano faz-se o 12º, e o concurso para a Universidade é o que é!!!

                              Acho bem que hajam iniciativas neste sentido e que se criem oportunidades para pessoas que no seu tempo realmente não conseguiram terminar os estudos, ou por desistência, ou por falta de possibilidades. Agora também acho que deveria haver um certo rigor, mas estas ordens são superiores a nós cidadãos tugas!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                                O problema disto tudo é que os contribuintes pagam aos professores para eles fazerem um trabalho decente e há muito boa gente que não quer trabalhar. Eu tenho aqui as fichas das novas oportunidades (de dois conhecidos meus) e quem achar que aquilo é muito simples que se chegue à frente. Aqui na zona os professores até estão a ver se conseguem passar o pessoal sem terem que lhes dar formação de línguas, porque isso ia dar muiiiiito trabalho.

                                É o seguinte, andamos a brincar? Não podemos criticar os formandos das novas oportunidades porque muitos são pessoas de trabalho que fazem um esforço muito grande.

                                Se vão saír com uma mais valia perante a sociedade isso está nas mãos dos professores. É tramado ter que fazer as coisas contrariado! Eu discordo do sistema das novas oportunidades por razões que já expliquei, mas uma vez que está implementado e tem tido imensa adesão, não custava nada fazer as coisas bem feitas. Com empenho e seriedade. Não é por nada, mas isto faz-me lembrar aqueles tempos em que só tive um mês de Educação Visual num ano inteiro, aqueles tempos em que o primeiro período de matemática era para dar a matéria do ano anterior que não se tinha dado, aqueles tempos em que bastava estudar pelos testes do ano anterior... Que vergonha, um país tão bonito estragado por pessoas que não gostam de trabalhar e estão sempre a reclamar.

                                Eu também preferia um professor da quarta classe antiga que até dava aulas aos outros anos e todos na mesma sala, que para além de ensinar educava, que impunha respeito, criava valores, em favor de muitos ditos "doutores".
                                Não percebi bem a tua posição,

                                quem é que está contrariado?
                                Os alunos ou os professores?

                                Quem é que quer fazer algo sério?
                                Os alunos ou os professores?

                                Quais os motivos que levam as pessoas a irem para este programa?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nogueira_ribeiro Ver Post
                                  Esta questão mexe de certeza com todo o estudante comum. Demorei 12 anos a concluir o secundário ( o mais comum), e foram diversas vezes as dificuldades, dinheiro gasto em explicações, horas e horas a queimar pestantas, provas globais (todos os anos desde o 9º), exames nacionais (o trabalhão que deram a passar!!!) para ingressar na Universidade xpto no curso xpto.

                                  Agora, basta ter mais de 23 anos, dão o certificado na farinha de trigo é só preencher, num ano faz-se o 12º, e o concurso para a Universidade é o que é!!!
                                  Pra já de certeza que lá por terem mais de 23 anos não devem ter a vida assim tao facilitada. Falando sem grande conhecimento sobre o assunto presumo que haja um concurso especial em que têm na mesma provas de ingresso para fazer.

                                  EDIT:
                                  Como poderá concorrer ao ensino superior quem não tiver o 12.º ano?

                                  Qualquer adulto, maior de 23 anos, sem o ensino secundário (ou curso equivalente) concluído pode candidatar-se ao ensino superior. Terá, para tal, que prestar provas definidas pelas universidades/politécnicos, provas estas que avaliarão as competências adquiridas pela experiência profissional.
                                  A avaliação do candidato passa, obrigatoriamente, pela apreciação do currículo escolar e profissional do candidato, por uma entrevista de avaliação das motivações do candidato e pela realização de provas teóricas e/ou práticas.
                                  As universidades e institutos politécnicos terão que reservar pelo menos 5% do total das suas vagas para este tipo de alunos.
                                  Como vez nao é qualquer um que entra na Universidade. Mas mesmo que tenham a vida mais facilitada na entrada obviamente que terão mais dificuldades (durante o curso) que um aluno normal que passou por dificuldades nos exames e que já tem hábitos de estudo. Por isso não entendo o motivo dessa revolta...

                                  Comentário

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