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Compra de usado - Punto vs Yaris

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    Compra de usado - Punto vs Yaris

    Tenho uma pessoa amiga interessada em comprar um Corsa C 1.4 de 90cv de 2000 com cerca de 80.000 kms. É alguém que não percebe patavina de carros (gaja) e pediu-me ajuda. Eu já lhe falei do que conheço do carro (costumo alugar um 1.2 nas minhas viagens ao Faial), fácil e agradável de conduzir, comportamento bastante competente, trava bem, bancos desconfortáveis.

    Mas desconheço o motor 1.4, gostaria de recolher opiniões, como é que são os consumos, problemas comuns neste carro (já sei que a assistência da marca é péssima mas para um usado com 8 anos não será relevante, deve ser para levar ao zé da esquina), que pormenores a ter em atenção na compra de um Corsa C usado.
    Editado pela última vez por Raistaparta; 25 March 2008, 21:58.

    #2
    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
    Tenho uma pessoa amiga interessada em comprar um Corsa C 1.4 de 90cv de 2000 com cerca de 80.000 kms. É alguém que não percebe patavina de carros (gaja) e pediu-me ajuda. Eu já lhe falei do que conheço do carro (costumo alugar um 1.2 nas minhas viagens ao Faial), fácil e agradável de conduzir, comportamento bastante competente, trava bem, bancos desconfortáveis.

    Mas desconheço o motor 1.4, gostaria de recolher opiniões, como é que são os consumos, problemas comuns neste carro (já sei que a assistência da marca é péssima mas para um usado com 8 anos não será relevante, deve ser para levar ao zé da esquina), que pormenores a ter em atenção na compra de um Corsa C usado.
    Bem..

    Primeiro que tudo, não sei em que mundo vivo, pois aqui no fórum pinta-se que a assistecia Opel é uma barraca...

    Fez anteontem 8 dias que a minha mãe levou o Corsa a máquina, na oficina Opel, para ver o motivo pelo qual a luz de avaria no motor não apagava. Foi diagnosticado que era a válvula EGR. A minha mãe disse que era para reparar e eles repararam aquilo, foram impecáveis. Pessoal simpático, competente naquela oficina e a manutenção não é cara.

    Depois a minha mãe perguntou, já agora, para ver como é que estava o sistema de travagem. Foram novamente impecáveis, pois hoje em dia, a tendência seria para dizer: "Ah isso tem de ser trocado", mesmo que ainda estivessem bons. Pois bem, o mecânico disse que ainda aguentavam mais cerca de 5000kms, sem cobrar nada.

    O meu pai já foi escaldado uma vez com a manutenção do Zé da Esquina pois era para meter uma Correira de Distribuição num Land Rover Discovery e como o carro já tinha algum tempo, ele achou por bem meter o carro num mecânico em quem até tinha alguma confiança. Ora ele diz "ah isso é facilimo" e lá meteu a correia. Passado um tempo, quando o carro estava pronto, o meu pai tinha-lhe perguntado como tinha corrido o serviço ao que ele respondeu "correu bem mas tive de por la um pouco de oleo num sitio que nem sabia que existia", ou seja, discaiu-se. Resultado, o carro ficou a barraca total..Consumos: 18l/100kms e muitas outras coisas..

    Moral da História: Cá em casa, adóptamos a mentalidade do "Por muito velho que seja o carro, ninguém percebe dele como a própria marca, logo, revisões fora da marca "jamé".
    Editado pela última vez por MAZDA 6; 09 March 2008, 08:49.

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      #3
      Obrigado Mazda 6 pela tua opinião, de facto baseio-me somente no qu eleio por aqui, nunca tive nenhum Opel. Mas não é só a assistência da Opel que tem má fama por aqui, da Seat e da VW por exemplo também se diz cobras e lagartos.

      Já agora, o Corsa C leva a correia de distribuição nova quando, aos 90.000 kms?

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        #4
        As experiências que eu tenho são ao volante do 1.7 DTi e do 1.3 CDTi e estranhamente, em ambos, eu não achei que travassem bem!

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          #5
          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
          Tenho uma pessoa amiga interessada em comprar um Corsa C 1.4 de 90cv de 2000 com cerca de 80.000 kms. É alguém que não percebe patavina de carros (gaja) e pediu-me ajuda. Eu já lhe falei do que conheço do carro (costumo alugar um 1.2 nas minhas viagens ao Faial), fácil e agradável de conduzir, comportamento bastante competente, trava bem, bancos desconfortáveis.

          Mas desconheço o motor 1.4, gostaria de recolher opiniões, como é que são os consumos, problemas comuns neste carro (já sei que a assistência da marca é péssima mas para um usado com 8 anos não será relevante, deve ser para levar ao zé da esquina), que pormenores a ter em atenção na compra de um Corsa C usado.
          Esse motor é tanque de guerra! Apenas o conheço na Astra G de um familiar mas no corsa deve ser +/- a mesma coisa. Se puxarmos por ele é capaz de beber bem, em cidade nao fasso a minima.

          Comentário


            #6
            ja tive um 1.4 corsa mas era o velhinho 1.4 8v de 82cvs de 93 ... era maquina ... deu alguns problemas electricos ... mas esse smpre foi o problema da opel

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              #7
              O Corsa C tem corrente e nao correia. Não troca tão cedo.

              A assistencia Opel varia. Também tenho bons e maus exemplos no Porto.

              Esse motor apenas não é desportivo devido à caixa (relação 1:1,5 de segunda para terceira) de resto sempre é melhor que o 1.2.

              Recomenda-se claro e jantes de 15

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                #8
                Pois então lá fui há pouco ver o carro e meti logo de parte. Ralenti muito elevado (1200 rpm), ruido estranho por baixo proveniente do lado direito como um tremelicar constante que não soube identificar mas não achei nada normal, ruído na coluna de direcção quando virava para a direita em manobras de estacionamento (uma espécie de toc-toc), 2ª velocidade por vezes muito difícil de engatar, engasgar do motor em 3ª e 4ª, motor que me desiludiu nas altas, puxa bem até ás 3000 rpm mas a partir daí parecia demasiado frouxo, não deveria ser ao contrário? Interiores mal estimados, fole da caixa roto, muitos riscos na consola central, farol de nevoeiro do lado direito não acendia, livro de revisões sem um único carimbo.

                Gostei mais uma vez da travagem do carro e o 1.4 de 90cv pareceu-me ser um motor muito interessante para o Corsa não fosse o tal engasgar e o passar das 3000 rpm onde parecia que quase cortava.

                Azar, saiu um charuto, gostava de experimentar um 1.4 em condições.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                  Pois então lá fui há pouco ver o carro e meti logo de parte. Ralenti muito elevado (1200 rpm), ruido estranho por baixo proveniente do lado direito como um tremelicar constante que não soube identificar mas não achei nada normal, ruído na coluna de direcção quando virava para a direita em manobras de estacionamento (uma espécie de toc-toc), 2ª velocidade por vezes muito difícil de engatar, engasgar do motor em 3ª e 4ª, motor que me desiludiu nas altas, puxa bem até ás 3000 rpm mas a partir daí parecia demasiado frouxo, não deveria ser ao contrário? Interiores mal estimados, fole da caixa roto, muitos riscos na consola central, farol de nevoeiro do lado direito não acendia, livro de revisões sem um único carimbo.

                  Gostei mais uma vez da travagem do carro e o 1.4 de 90cv pareceu-me ser um motor muito interessante para o Corsa não fosse o tal engasgar e o passar das 3000 rpm onde parecia que quase cortava.

                  Azar, saiu um charuto, gostava de experimentar um 1.4 em condições.
                  o gajo se calhar apertou o cabo do acelerador para disfarçar o ralenti instavel, tb estou prestes a fazer ao corsa_td da minha mãe, parece uma batoneira, mas se encostar ao pe ao acelerador, sem passar das 1000rpms fica muito mais calminho

                  Comentário


                    #10
                    Alterei o título do tópico pois tenho andado a ver outros carros, a saber:

                    - Peugeout 206 1.1 de 2000, pintura em muito mau estado, parece que andou na guerra, foi logo posto de parte pela minha amiga, o motor também achei muito fraquinho, interiores em mau estado.

                    - Seat Ibiza 1.4 de 2001, motor engasgado em baixas (disse-me o gajo que ficou assim depois de lavar o motor ), grelha e faróis novos contrastando com o capot (o vendedor depois confirmou-me que o carro já tinha sido acidentado), descobri ainda um enorme buraco enferrujado na longarina do lado esquerdo do que me pareceu ser uma soldadura mal feita, enfim um charuto completamente escafiado, ainda por cima com a sigla GTI.

                    Hoje finalmente pude experimentar dois carros em condiçoes minimamente decentes:

                    - Fiat Punto 1.2 HLX de 2002 com quase 90.000 kms, interiores em bom estado (só a porta do condutor é que apresenta uma folga considerável, nada que um bom aperto não resolva), motor razoável para um 1.2, caixa e direcção agradáveis de manusear, poucos ruidos parasitas, interiores muito bonitos (apesar da consola central mais que ultrapassada) com bancos aveludados em azul escuro da mesma cor da carroçaria. 3800€.

                    - Toyota Yaris 1.0 de 1999 com 170.000 kms , também em bom estado, mas detestei a condução, é no entanto mais espaçoso no interior e apresenta mais equipamento que o Punto que vem quase completamente despido. Mas aquilo lá dentro é uma chocalheira, nada de novo nos Yaris pelo que tenho visto. São no entanto muitos kms... O vendedor disse-me que o Yaris tem corrente de distribuição, é mesmo assim? 4000€.

                    Qual destes dois últimos será a melhor escolha considerando uma apreciação no global, eu confesso que me inclinei para o Punto, mais recente, mais barato.
                    Editado pela última vez por Raistaparta; 26 March 2008, 01:15.

                    Comentário


                      #11
                      Realmente é incrível a desvalorização da Fiat! Um Punto com metade dos quilómetros de um Yaris com melhor motor e com menos três anos custa menos que o Toyota. incrível. Eu escolhia o Punto, é menos fiável que o Tpoyta mas também não se desintegra, lá vai andando se for bem tratado.

                      Mas utilitário para gajas o que eu aconselho é 206 ou C3 ou Polo, são giros elas acham piada e aguentam tudo!

                      Comentário


                        #12
                        Vai para o punto ..
                        Eu estive quase para comprar um em vez do clio..
                        ja agr e o 8 ou 16v?
                        cumps,,,

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                          #13
                          Originalmente Colocado por RTeixeira Ver Post
                          Realmente é incrível a desvalorização da Fiat! Um Punto com metade dos quilómetros de um Yaris com melhor motor e com menos três anos custa menos que o Toyota. incrível. Eu escolhia o Punto, é menos fiável que o Tpoyta mas também não se desintegra, lá vai andando se for bem tratado.

                          Mas utilitário para gajas o que eu aconselho é 206 ou C3 ou Polo, são giros elas acham piada e aguentam tudo!

                          Parecendo que nao os Polos estao valorizados para caraças..
                          msm a gasolina..
                          cumps,,,

                          Comentário


                            #14
                            Lost Soul é o de 16v.

                            Os Polos foram postos de parte por isso mesmo, pede-se 5000€ por Polos de 97.

                            Comentário


                              #15
                              Eu nao pensava duas vezes entao..
                              se e como dizes o carro esta dado..
                              Se estiver msm bom avança, esse motor e 5 estrelas.. tem uma rotatividade espectacular, para quem esta habituado a italianos percebe o que quero dizer ..
                              cumps,,,

                              Comentário


                                #16
                                Também gostei, só fiquei um pouco de pé atrás com os kms, o livro de revisões tem a revisão dos 60.000 kms em 2004, ou seja andou 60k nos primeiros 2 anos e só 30k nos restantes 4 anos. Pode acontecer mas um gajo desconfia :/

                                Comentário


                                  #17
                                  qts registos tem?
                                  a explicaçao pode estar ai.. digo eu..
                                  cumps,,,

                                  Comentário


                                    #18
                                    Diz que tem só um mas não confirmei no livrete.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ha mt coisa que pode explicar essa discrepancia nos km.. numero de registos, alteraçao da vida pessoal do anterior dono(mudança de emprego por exemplo)...
                                      Mas podes sempre investigar no concessionario que lhe fez as revisoes..
                                      cumps,,,

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RTeixeira Ver Post
                                        Realmente é incrível a desvalorização da Fiat! Um Punto com metade dos quilómetros de um Yaris com melhor motor e com menos três anos custa menos que o Toyota. incrível. Eu escolhia o Punto, é menos fiável que o Tpoyta mas também não se desintegra, lá vai andando se for bem tratado.

                                        Mas utilitário para gajas o que eu aconselho é 206 ou C3 ou Polo, são giros elas acham piada e aguentam tudo!
                                        Incrivel é um Yaris com quase 10 anos e 170 mil km custar 4000 € e ainda mais incrivel é haver gente disposta a dar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                                          Incrivel é um Yaris com quase 10 anos e 170 mil km custar 4000 € e ainda mais incrivel é haver gente disposta a dar.
                                          Eu não acho o preço do Yaris disparatado! Quanto muito o Fiat é que está muito barato. O valor de retoma da Fiat ainda é o que era.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Também achei o preço do Yaris justo, apesar dos kms e dos ruidos está estimado e numa pesquisa pela net não encontrei muitos Yaris abaixo dos 5000€ independentemente do ano ou dos kms.

                                            O Punto, é que está de facto a um óptimo preço para um carro com 6 anos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                              Alterei o título do tópico pois tenho andado a ver outros carros, a saber:

                                              - Peugeout 206 1.1 de 2000, pintura em muito mau estado, parece que andou na guerra, foi logo posto de parte pela minha amiga, o motor também achei muito fraquinho, interiores em mau estado.

                                              - Seat Ibiza 1.4 de 2001, motor engasgado em baixas (disse-me o gajo que ficou assim depois de lavar o motor ), grelha e faróis novos contrastando com o capot (o vendedor depois confirmou-me que o carro já tinha sido acidentado), descobri ainda um enorme buraco enferrujado na longarina do lado esquerdo do que me pareceu ser uma soldadura mal feita, enfim um charuto completamente escafiado, ainda por cima com a sigla GTI.

                                              Hoje finalmente pude experimentar dois carros em condiçoes minimamente decentes:

                                              - Fiat Punto 1.2 ELX de 2002 com quase 90.000 kms, interiores em bom estado (só a porta do condutor é que apresenta uma folga considerável, nada que um bom aperto não resolva), motor razoável para um 1.2, caixa e direcção agradáveis de manusear, poucos ruidos parasitas, interiores muito bonitos (apesar da consola central mais que ultrapassada) com bancos aveludados em azul escuro da mesma cor da carroçaria. 3800€.

                                              - Toyota Yaris 1.0 de 1999 com 170.000 kms , também em bom estado, mas detestei a condução, é no entanto mais espaçoso no interior e apresenta mais equipamento que o Punto que vem quase completamente despido. Mas aquilo lá dentro é uma chocalheira, nada de novo nos Yaris pelo que tenho visto. São no entanto muitos kms... O vendedor disse-me que o Yaris tem corrente de distribuição, é mesmo assim? 4000€.

                                              Qual destes dois últimos será a melhor escolha considerando uma apreciação no global, eu confesso que me inclinei para o Punto, mais recente, mais barato.
                                              bem ... nem um nem outro, para consumos baixos acho que podias considerar estas opções

                                              um opel com motor isuzu:
                                              http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p190235
                                              http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p180638

                                              disesel, gasta pouco, fiavel, potencia qb (melhor que esses 1.0), e o dinheiro que poupavas na compra gastavas em eventuais despesas que o carro desse e/ou melhoravas o carro.

                                              mas o que eu realmente comprava era isto:
                                              http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p181970

                                              pode ser mais velho ... mas ao menos confio no que está debaixo do capô, há pouco andei num civic, nao o que esta a venda e sabes quantos kms tinha?

                                              estes ...
                                              Editado pela última vez por kpt; 26 March 2008, 00:10.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                                                bem ... nem um nem outro, para consumos baixos acho que podias considerar estas opções

                                                um opel com motor isuzu:
                                                http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p190235
                                                http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p180638

                                                disesel, gasta pouco, fiavel, potencia qb (melhor que esses 1.0), e o dinheiro que poupavas na compra gastavas em eventuais despesas que o carro desse e/ou melhoravas o carro.

                                                mas o que eu realmente comprava era isto:
                                                http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p181970

                                                pode ser mais velho ... mas ao menos confio no que está debaixo do capô, há pouco andei num civic, nao o que esta a venda e sabes quantos kms tinha?

                                                estes ...
                                                Pois, se fosse para mim com os 5000€ que ela quer gastar também marchava o Civic ou ainda melhor. Mas o segmento C para ela está fora de questão porque "é muito grande e depois não sei conduzir essas banheiras"

                                                Em relação ao Corsa B por esse dinheiro já se arranjam Corsa C bem mais actuais e bonitos na minha opinião, é que eu detesto o B, tirei a carta num e conheço-o bem, aquilo a curvar, ai jasus. Sim, tem motor Isuzu mas encaixa perfeitamente na minha definição de "charuto". E como ela também não gosta...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenta arranjar um Punto 1.2 80cv HLX.

                                                  O interior é de longe mais agradavel que o de um yaris, a conduçao tambem é melhor. Tive um punto e andei uns bons kms com um yaris novo alugado quando o 206 teve que ir para um concerto. Depois de estar habituado ao 206 o yaris nao se sentia na estrada tambem por culpa da direçao compativel com cidade e algo aquem para ser esmifrado em curvas e arriscar em pisos duvidosos pois ele nao informa devidamente.

                                                  Agora se é mais fiavel ou menos...sera que o yaris com 170 mil é mais fiavel...nao tarda entra nos 200 e tal mil e ai nao ha nome que lhe valha a comer peças de desgaste.

                                                  Aqui em casa a uns anos comprou se um Punto desses mas o HLX, que foi a vida num acidente a uns meses e a nivel de ruidos no interior da 15 - 0 ao 206 que ca temos tambem. Foi comprado com 90 mil kms e eu fiquei admirado assim como amigos meus com o excelente estado do carro. O antigo dono estimou-o a seria e mesmo depois de eu o ter carregado ate aos 150 mil kms os ruidos eram discretos e so em pisos a provoca-los. Ja um punto de uma amigo meu que é de 3 portas faz muitos mais barulhos nas laterais dos lugares traseiros e na forra da porta da mala.

                                                  Se tivesse 4000 ou 5000 mil euros para gastar seria um Punto igual mas tentava andar nele e tal para apurar o desgaste. Por exemplo nao comprava um 206 com esse motor e apesar de ter um design mais composto por dentro as forras e os plasticos nao sao tao bem fixados como no Punto.
                                                  Editado pela última vez por Cagi; 26 March 2008, 01:00.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Cagi, é mesmo o HLX de 80 cv, meti lá atrás ELX por lapso. A sensação com que fiquei foi mesmo essa, mais confortável que o Yaris, mais comunicativo (o Yaris sinto que estou a conduzir uma camioneta), melhor motor, até puxei bem por ele numa rotunda e não me desiludiu para o carro que é.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      era o que eu ia dizer, bancos aveludados acho k so ha na versão HLX como o k tenho na garagem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sim é so na versao HLX, tambem fiquei desconfiado com o ELX.

                                                        O que tinha a dizer era isso, acho que existem muitos carros a venda entao Puntos desses nao falta e devem haver muitos em bom estado e em mau a nivel de desgaste é so saber escolher. Dos outros tambem.

                                                        Acho uma parvoice um yaris por esse preço com esses kms se é pela fama e por ser fiavel os outros alem de tambem o poderem ser ainda sao melhores no resto que salta logo a vista com umas voltas. Muita coisa me desagradou nesse carro quando o tive para andar, o espaço tenho ideia de ser porreiro mas isso tambem um Punto de 5 portas é fixe e tem bancos grandes a frente e atras.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                          Lost Soul é o de 16v.

                                                          Os Polos foram postos de parte por isso mesmo, pede-se 5000€ por Polos de 97.
                                                          De facto uma loucura esse preço,então o meu polo de 98 que é 1.0 com o equipamento "Net" vale quê 6000€?

                                                          Esta gente anda doida.

                                                          Pelo meu que o conheço desde o km 0 acho que não valerá mais de 2000€ e este preço já seria muito bem vendido,tem 108.000km.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se conseguíres arranjar Clios II 1.2 16v 75cv (de 2001 pra frente) por preços fixes... é a minha escolha

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