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Porque os motores diesel demoram mais a aquecer ?

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    Porque os motores diesel demoram mais a aquecer ?

    Uma coisa que eu tenho reparado é que se agarrar no meu civic ou mesmo no accord (gasolinas), ao fim de 2 kms de condução calma a temperatura do líquido de refrigeração está no ponto ideal.

    Já no C4 HDI ou no 1.9 TDI preciso de fazer uns 5 kms ou mais para chegar à temperatura ideal.

    A que se deve esta diferença de comportamento ?

    #2
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Uma coisa que eu tenho reparado é que se agarrar no meu civic ou mesmo no accord (gasolinas), ao fim de 2 kms de condução calma a temperatura do líquido de refrigeração está no ponto ideal.

    Já no C4 HDI ou no 1.9 TDI preciso de fazer uns 5 kms ou mais para chegar à temperatura ideal.

    A que se deve esta diferença de comportamento ?
    gasolina explode...lol entao se deres uma gazada logo de manhã aquilo fica logo quentinho

    Comentário


      #3
      O gasóleo tem menos poder explosivo que a gasolina, tanto que só explode quando a pressão dentro da combota é muito elevada. No de gasolina, incendia-se através das velas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
        O gasóleo tem menos poder explosivo que a gasolina, tanto que só explode quando a pressão dentro da combota é muito elevada. No de gasolina, incendia-se através das velas.
        Perdão?!?

        Comentário


          #5
          Penso que a explicação correcta é a seguinte: os motores diesel são mais eficientes, ou seja, transformam uma determinada quantidade de combustível em mais energia mecânica e em menos energia térmica residual que os motores a gasolina. Penso eu de que...

          Comentário


            #6
            alguém sabe ou ainda se lembra do conceito de combustão e de explosão?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
              O gasóleo tem menos poder explosivo que a gasolina, tanto que só explode quando a pressão dentro da combota é muito elevada. No de gasolina, incendia-se através das velas.
              Não será antes dentro da câmara de combustão?

              Comentário


                #8
                O facto dos motores a diesel recentes serem mto eficientes em termos termicos, juntando o facto de n terem controlo de entrada de ar, como os a gasolina, ou seja entre sempre a mesma quatidade de ar nos cilindros, que é comprimida pelos mesmos, (ar frio portanto) faz com que enquanto n aumentares a temperatura por força da combustão com mais gasóleo (mais gasoleo = mais calor), o carro tenha dificuldade em aquecer.

                O meu Golf tdi 110 cv em andorra com temperaturas negativas demorava mtos kms a aquecer.

                Espero que dê pra perceber.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Perdão?!?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Uma coisa que eu tenho reparado é que se agarrar no meu civic ou mesmo no accord (gasolinas), ao fim de 2 kms de condução calma a temperatura do líquido de refrigeração está no ponto ideal.

                    Já no C4 HDI ou no 1.9 TDI preciso de fazer uns 5 kms ou mais para chegar à temperatura ideal. E TEM VELA DE AQUECIMENTO NO CICUITO DE ARREFECIMENTO

                    A que se deve esta diferença de comportamento ?
                    e se fizeres a comparação com 1 diesel até aos anos 1998 a diferença aida á maior.

                    poder calorifico:
                    gasolina: 43500 kj/kg
                    diesel: 40600 Kj/kg
                    Temp. evaporação:
                    gasolina 25ºC
                    diesel 150ºC

                    Comentário


                      #11
                      Falta referir a temperatura de igniçao... mas esses valores já dão pra ter uma ideia...
                      o gasoleo inflama na ordem dos 55ºC enquanto a gasolina é abaixo dos 20ºC.

                      Podia ter o valor correcto mas não tenho aqui as tabelas... e estou com preguiça de pesquisar...

                      Uma explosão não é uma combustão? a resposta é sim... a diferença está na velocidade de propagação... uma combustão "torna-se" uma explosão quando a sua velocidade de propagação é superior à velocidade do som... Pelo menos foi o que me ensinaram à bem pouco tempo numa série de formações ATEX (ATmosferas EXplosivas) e de combate a incêndio...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Uma coisa que eu tenho reparado é que se agarrar no meu civic ou mesmo no accord (gasolinas), ao fim de 2 kms de condução calma a temperatura do líquido de refrigeração está no ponto ideal.

                        Já no C4 HDI ou no 1.9 TDI preciso de fazer uns 5 kms ou mais para chegar à temperatura ideal.

                        A que se deve esta diferença de comportamento ?
                        Esta é a resposta que eu te transmitia:

                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Penso que a explicação correcta é a seguinte: os motores diesel são mais eficientes, ou seja, transformam uma determinada quantidade de combustível em mais energia mecânica e em menos energia térmica residual que os motores a gasolina. Penso eu de que...

                        Comentário


                          #13
                          mas em compensação ... os motores diesel e falo do meu um corsa de 2000/2 é um 1.7d se apanhares subidas ou se puxares por ele aqueçe mais uma beca ... já um carro a gasolina não...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                            mas em compensação ... os motores diesel e falo do meu um corsa de 2000/2 é um 1.7d se apanhares subidas ou se puxares por ele aqueçe mais uma beca ... já um carro a gasolina não...
                            No meu diesel não noto qualquer diferença de temperatura depois de quente.
                            Tanto faz a subir como a descer.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por scorpido Ver Post
                              Falta referir a temperatura de igniçao... mas esses valores já dão pra ter uma ideia...
                              o gasoleo inflama na ordem dos 55ºC enquanto a gasolina é abaixo dos 20ºC.

                              Podia ter o valor correcto mas não tenho aqui as tabelas... e estou com preguiça de pesquisar...

                              Uma explosão não é uma combustão? a resposta é sim... a diferença está na velocidade de propagação... uma combustão "torna-se" uma explosão quando a sua velocidade de propagação é superior à velocidade do som... Pelo menos foi o que me ensinaram à bem pouco tempo numa série de formações ATEX (ATmosferas EXplosivas) e de combate a incêndio...
                              Quanto à gasolina os seu ponto de inflamabilidade é de -40ºC (por isso é que quando vamos atestar o carro vemos uma nuvem de vapores a sair do carro, mesmo no inverno), agora quanto ao gasóleo já li tabelas que diziam 90ºC, 55ºC, 61ºC... Parece que vou ter que fazer experiencias em casa...

                              Scorpido, que cursos são esses, tiraste aonde? Talvez me interessem também. Obrigado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Falcão08 Ver Post
                                e se fizeres a comparação com 1 diesel até aos anos 1998 a diferença aida á maior.

                                poder calorifico:
                                gasolina: 43500 kj/kg
                                diesel: 40600 Kj/kg
                                Temp. evaporação:
                                gasolina 25ºC

                                diesel 150ºC
                                por isso é que no verão o meu carro bebe meio depósito quando está estacionado!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                  por isso é que no verão o meu carro bebe meio depósito quando está estacionado!
                                  Então vives na Sibéria? j/k
                                  É que a gasolina começa a libertar vapores (o que permite a inflamação) a -40ºC.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por acaso, o 1.9 TDI 130, é dos motores diesel que mais rapidamente aquecem, que eu conheço, sendo mais rápido que alguns gasolinas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Agora eu pergunto, será que também não terá a ver com o facto de os blocos diesel terem que ser mais volumosos, ou seja, terem que ter uma maior massa para fazer face à maior compressão dos motores? É que se há mais aço (ou aluminio, ou ligas mistas, etc.), é necessário um maior quantidade de energia (na forma de calor) para atingir a temperatura necessária (ex: 90ºC).

                                      Será que o limite inferior de inflamabilidade tem relevância? Já andei a matutar e ainda não percebi. Engenheiros quimicos são bem vindos!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que é devido aos motores diesel serem mais pesados e robustos, em quimica dei que as variaçoes termicas nos materiais tem 2 factores um deles é a natureza do material e a sua constante termica e outra é o peso.

                                        Por exemplo nos 2 diesel ca de casa visto terem materiais diferentes, o 1.4 HDi é liga de aluminio e o 2.0 HDi deve ser aço ou ferro ns o 1.4 aquece bem mais rapido e tem muitas mais variaçoes de temperatura.

                                        Segundo a mesma logica o 1.4 é bem mais leve que o 2.0 ja para nao falar nas constantes termicas diferentes.

                                        Por exemplo uma garrafa de Coca Cola de vidro demora mais tempo arrefecer que uma lata devido ao peso, apesar da constante termica do metal oferecer mais resistencia, se a lata tivesse o peso da garrafa ja era ao contrario.

                                        Nos motores visto ser o peso a sua maior diferença pode estar ai a sua explicaçao.
                                        Editado pela última vez por Cagi; 08 April 2008, 01:48.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                          Por acaso, o 1.9 TDI 130, é dos motores diesel que mais rapidamente aquecem, que eu conheço, sendo mais rápido que alguns gasolinas.
                                          A minha irmã tem um desses e aquece rápido sim... mais do que o meu Vectra...
                                          Agora, a diesel e que eu tenha visto, nada bate a Navara do meu pai (133 cv)... Aquilo em 2 minutos está pronto para bombar... mesmo muito rápido o aquecimento...

                                          Cumps.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Atenção, uma coisa q vê a aquecer no painel é a temperatura da Agua não do oleo do motor, este é q é importante q esteja bem quente para poderem puxar por ele!

                                            Por norma, eu acho q ao fim de 5 km's o motor já esta quente.

                                            Eu reparei as diferenças dos manometros da agua e do óleo de um Y10 e do MGF, a da agua já esta no meio e dos óleos ainda estão frios.

                                            Veja lá, um simples Y10 até tinha o manómetros da temp do óleo, hoje em dia qq carro moderno já nem tem isso!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                                              A que se deve esta diferença de comportamento ?
                                              a diferença nem tem tanto a ver com o facto de ser diesel ou gasolina mas sim com o sistema de refrigeração... carros com um sistema curto e termostacto de fechar e abrir o circuito aquecem mais rapido. Tambem o estado de sistema de refrigeração tambem influencia muito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                                Por acaso, o 1.9 TDI 130, é dos motores diesel que mais rapidamente aquecem, que eu conheço, sendo mais rápido que alguns gasolinas.
                                                é verdade sim senhor.

                                                o 1.9TDi 130cv é bem mais rápido a aquecer do que por exemplo o meu 1.3CDTi.

                                                Mas o 1.6FSi ainda é mais rápido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso tem a ver com o rendimento de cada motor. Os motores a gasolina têm rendimentos na ordem dos 20/25%, grande parte do resto é perdido em energia térmica. Já os Diesel, têm rendimentos na ordem dos 30/35%...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                    é verdade sim senhor.

                                                    o 1.9TDi 130cv é bem mais rápido a aquecer do que por exemplo o meu 1.3CDTi.

                                                    Mas o 1.6FSi ainda é mais rápido.
                                                    Eu tenho esse motor PD130 numa ford galaxy, e aquece rapido mas o meu honda i-dtec ainda consegue aquecer mais rapido que a PD130, o mais lento a aquecer que eu tenho é o 2.0HDi...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                                                      Atenção, uma coisa q vê a aquecer no painel é a temperatura da Agua não do oleo do motor, este é q é importante q esteja bem quente para poderem puxar por ele!

                                                      Por norma, eu acho q ao fim de 5 km's o motor já esta quente.

                                                      Eu reparei as diferenças dos manometros da agua e do óleo de um Y10 e do MGF, a da agua já esta no meio e dos óleos ainda estão frios.

                                                      Veja lá, um simples Y10 até tinha o manómetros da temp do óleo, hoje em dia qq carro moderno já nem tem isso!

                                                      E que falta fazem, em minha opinião. A maior parte das pessoas regulam-se pela temperatura da água, desconhecendo que o elemento mais importante é o óleo, e este demora bem mais a chegar à temperatura ideal...

                                                      Infelizmente, e não percebo bem porquê, os quadrantes dos carros cada vez têm menos informação e a tendência é que nem sequer tragam indicação da temperatura da água...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nunca andaste num Corsa A a gasolina para veres o que é tempo a aquecer...ehehe

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                                          O gasóleo tem menos poder explosivo que a gasolina, tanto que só explode quando a pressão dentro da combota é muito elevada. No de gasolina, incendia-se através das velas.
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Perdão?!?
                                                          Ai o que prali vai

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            o meu opel astra gtc 1.9cdti não tem manometro da temperatura da agua, para ver tenho que ir ao menu secreto do computador de bordo e tem a lá a temperatura da agua em digital.

                                                            agora eu não sei se é normal mas meu carro parece que demora muito a aquecer a agua, e o golf 4 tdi 110cv do meu pai tambem, por exemplo com o astra eu vou pegar nele depois de uma noite ou dia parado, logo quando ligo a temperatura da agua tá abaixo dos 30 graus, e como não se deve puxar pelo carro frio para não estragar nada eu faço o meu percurso devagar, por exemplo vou atá á cidade ao lado pela estrada nacional, vou mais ou menos 80km/h e mudo as mudanças ás 2mil rpm para ir nas calmas, mas quando chego lá á outra cidade que dá praí 10km a temperatura nem chegou aos 50/60 graus.

                                                            e depois parei o carro fui á minha vida, e passado umas 2h ou 3h fui novamente pegar no carro e fui até uma cidade mais distante, praí a 20km de onde estava, e fui na mesma devagarinho a mudar mudanças ás 2mil rpm, sempre no maximo a 80km/h, e quando cheguei lá a temperatura nem chegou aos 60/70 graus.

                                                            o golf 4 tdi 110cv tambem é parecido, demora bue a mexer o ponteiro da temperatura.

                                                            será normal? era de noite, a temperatura ambiente devia tar abaixo dos 11 graus.

                                                            para ele aquecer mais rapido tinha que acelarar mais um pouco e subir mais as rotações, mas dizem que faz mal puxar por um carro a frio, não sei até que ponto é esse puxar, até que rotações podemos ir com o carro a frio sem estragar o material?

                                                            durante o verão lembro-me que a temperatura subia muito mais rapido.
                                                            Editado pela última vez por danielperes; 18 February 2013, 12:14.

                                                            Comentário

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