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Duvidas: Junta da Colassa

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    Duvidas: Junta da Colassa

    Boas, estou com uma duvida, para alem do desgaste normal. O que faz realmente 'estourar' a junta da colassa? É apenas o stress termico provocado pelo funcionamento do motor? Arranques a frio? Sobreaquecimento normal de funcionamento? Obrg.

    #2
    Vamos a ver... a junta funciona como um fusível num circuito eléctrico. Se tudo correr bem, o fusível funde-se antes de funder o que está para a frente. Só que nem sempre tudo corre bem e por vezes o fusível só funde tarde demais, ou nem chega a fundir.

    E também há fusíveis defeituosos ou mal instalados ou mal escolhidos face à carga que lá passará. Tudo aquilo que possa stressar o fusível/junta é susceptível de o danificar definitivamente.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DL Ver Post
      Vamos a ver... a junta funciona como um fusível num circuito eléctrico. Se tudo correr bem, o fusível funde-se antes de funder o que está para a frente. Só que nem sempre tudo corre bem e por vezes o fusível só funde tarde demais, ou nem chega a fundir.

      E também há fusíveis defeituosos ou mal instalados ou mal escolhidos face à carga que lá passará. Tudo aquilo que possa stressar o fusível/junta é susceptível de o danificar definitivamente.
      Mas esquecendo o factor envelhecimento/desgaste provocado pelos KMs
      Quais são os outros que lhe fazem 'morrer' prematuramente, puxar pelo motor a frio? Descidas com o motor quente em ponto morto? Puxar pelas rotações mesmo a quente? Foi nessa direcção a minha pergunta.
      Outra duvida que tenho apesar da grande variancia que certamente exista (conforme a marca, tratamento , etc) qual é um valor de Km tipico para tal acontecer? No meu caso num ASTRA 1.4 Caravan a gasolina? Obrg.

      Comentário


        #4
        Ui... esse motor ainda é pior que os queima-juntas que a gente até já gosta de gozar porque depois vai-se a ver-se e esses queima-juntas típicos até nem são assim tão queima-juntas quanto alguns gostavam que eles fossem, mas como têm já a fama... levam também a fama do proveito sem o terem na realidade. A vida é fdd mesmo...

        Nesse motor é obra se passares os 80 mil km sem mudar a junta. E deixa lá vir o ppl dos Puntos anteriores que são outros que tais...


        Puxar pelo motor a frio (para mim isso significa mais de 5 mil rpm durante o 1º minuto ou 2, vá lá...) é de assassino. Isso merece 100 chibatadas em praça pública e depois deitar vinagre do mais barato e sal fino em cima das feridas. Menos que isso é nada.
        Editado pela última vez por DL; 14 March 2008, 21:16.

        Comentário


          #5
          boas amigo
          a junta da cabeça do motor,em geral,so queima por avaria de alguns elementos realcionados com o circuito de refrigeraçao do motor(exº:termostato colado,radiador do motor ou radiador da chaufagem com fuga,apodrecimento da junta,bomba de agua gripada/comfugaou avaria na ventoinhade refrigeraçao do radiador)para que isso aconteça,normalmente a causa nº 1 e o uso de agua,anticongelantes baratos (vendidos em supermercados etc)em vez de anticongelante puro, no circuito de refrigeraçao do motor.
          anticongelante esse,que mesmo sendo da marca deve mudar-se de 4 em 4 anos(o que ninguem o faz ).
          para quem nao sabe, o anticongelante tem varias funcoes que nao só a de nao deixar congelar a agua,mas tambem é anti -calcario e lubrificante .
          quanto as causas a que te referes, nada tem a ver com queimar a junta da cabeça mas sim ,poderao causar outras avarias ate mais graves.
          quanto aos kms que possas fazer com a mesma junta e mt subjectivo,dependendo do tratamento que das ao motor, ou mesmo o tratamento que lhe deram antes do possuires ,se o compraste em segunda mao.
          dependendo de qualquer marca,o tratamento é igual para todos a nao ser que sejam carros que nao tenham refrigeraçao a agua, mas sim a ar ou oleo(que em geral ja nao existem esse tipo de motores ,a nao ser em alguns carros antigos).
          espero que tenha sido util as minhas palavras e dispoe sempre.
          um abraço .
          ass:ASTROPEL

          Originalmente Colocado por lazyandcrazy Ver Post
          Mas esquecendo o factor envelhecimento/desgaste provocado pelos KMs
          Quais são os outros que lhe fazem 'morrer' prematuramente, puxar pelo motor a frio? Descidas com o motor quente em ponto morto? Puxar pelas rotações mesmo a quente? Foi nessa direcção a minha pergunta.
          Outra duvida que tenho apesar da grande variancia que certamente exista (conforme a marca, tratamento , etc) qual é um valor de Km tipico para tal acontecer? No meu caso num ASTRA 1.4 Caravan a gasolina? Obrg.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ASTROPEL Ver Post
            boas amigo
            a junta da cabeça do motor,em geral,so queima por avaria de alguns elementos realcionados com o circuito de refrigeraçao do motor(exº:termostato colado,radiador do motor ou radiador da chaufagem com fuga,apodrecimento da junta,bomba de agua gripada/comfugaou avaria na ventoinhade refrigeraçao do radiador)para que isso aconteça,normalmente a causa nº 1 e o uso de agua,anticongelantes baratos (vendidos em supermercados etc)em vez de anticongelante puro, no circuito de refrigeraçao do motor.
            anticongelante esse,que mesmo sendo da marca deve mudar-se de 4 em 4 anos(o que ninguem o faz ).
            para quem nao sabe, o anticongelante tem varias funcoes que nao só a de nao deixar congelar a agua,mas tambem é anti -calcario e lubrificante .
            quanto as causas a que te referes, nada tem a ver com queimar a junta da cabeça mas sim ,poderao causar outras avarias ate mais graves.
            quanto aos kms que possas fazer com a mesma junta e mt subjectivo,dependendo do tratamento que das ao motor, ou mesmo o tratamento que lhe deram antes do possuires ,se o compraste em segunda mao.
            dependendo de qualquer marca,o tratamento é igual para todos a nao ser que sejam carros que nao tenham refrigeraçao a agua, mas sim a ar ou oleo(que em geral ja nao existem esse tipo de motores ,a nao ser em alguns carros antigos).
            espero que tenha sido util as minhas palavras e dispoe sempre.
            um abraço .
            ass:ASTROPEL

            Ora aqui está !!



            Depois desta explicação nada há a acrescentar.

            Só faria uma pequena correcção, o liquido de refrigeração, o chamado glicol, mudem-no com a mesma periodicidade com que mudam o óleo do circuito de travagem.

            Entre os 2 a 4 anos.

            Comentário


              #7
              boas exclaibur
              obrigado pela correcçao
              um abraço
              ass:ASTROPEL
              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
              Ora aqui está !!



              Depois desta explicação nada há a acrescentar.

              Só faria uma pequena correcção, o liquido de refrigeração, o chamado glicol, mudem-no com a mesma periodicidade com que mudam o óleo do circuito de travagem.

              Entre os 2 a 4 anos.

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