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As atitudes (perigosas) dos condutores perante acidentes alheios

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    As atitudes (perigosas) dos condutores perante acidentes alheios

    Viva,

    Hoje tive a infelicidade de estar “preso” nas filas que se geraram na A1 entre Vila Franca e Santarém e observar 2 comportamentos que além de perigosos prejudicavam o trânsito.

    1 – Ao início da tarde deu-se um acidente perto da saída de Santarém. O acidente gerou filas, agravado pela zona se encontrar em obras. No entanto, antes das 15h o acidente estava resolvido e a circulação retomada. Porém, as filas continuaram até bem tarde (passei em fila Franca antes do acidente que se deu nesse local). Depois de fazer o período entre as portagens de Alverca até ao km75 em primeira e pára-arranca, apercebi-me da verdadeira causa das filas. Não foi o acidente nem as obras. O que sucedeu é que nesse local, no sentido contrário, um veículo despistou-se a apresentou um grande aparato. Quem seguia no sentido Sul-Norte abrandava para observar. A partir desse momento o trânsito circulou normalmente e a boa velocidade. Este “voyeurismo” foi uma das grandes causas das filas que chegaram a atingir quase 3 dezenas de km. É uma atitude comum na estrada. Não se ajuda, mas pelo contrário incomoda (e coloca em perigo). Se já existe ajuda suficiente, o melhor apoio a dar é não incomodar e seguir em frente. Faz-me lembrar o verão de 2005 onde muita gente estacionou em ambos os lados da IP3, ficando apenas meia via para circulação (onde existem 2 em cada sentido) para admirar, fotografar e filmar os helicópteros que combatiam o incêndio na Livraria do Mondego, do outro lado do rio!

    2 – A mudança constante entre filas de marcha lenta. Se estamos numa AE, em fila parada ou com velocidade reduzida, de nada serve mudar constantemente de fila porque a outra se movimenta momentaneamente mais rápido. Essas manobras, além de incomodarem e serem perigosas, abrandam ainda mais a circulação. Existia um par condutores que saltitava entre as três vias, qual coelhos. Aliás, passei por um veículo que estava na berma (à direita) com as portas abertas, e cinco minutos depois surge na 3 fila mais à esquerda! O mais caricato é que embora sempre a saltitarem de fila, durante quase todo o percurso mais cedo ou mais tarde, mantendo-me eu sempre na mesma fila, invariavelmente, mais cedo ou mais tarde, passava sempre por eles! Engraçado é verificar que mudam para a fila do lado porque naquele momento se movimenta mais rapidamente para passado pouco tempo regressarem à fila de origem pois essa passou a circular mais rapidamente, e assim sucessivamente, em zigue-zague!

    E já agora, os carros da BT não são papões! Se o limite na AE é 120km/h e alguém circula a 120km/h, não é por ver um carro da BT que devem reduzir (ou travar bruscamente) para 90km/h. Se não incorrem em nenhuma contra-ordenação sigam com a vossa vida. E se encontram um veiculo da BT a circular a uma baixa velocidade (por exemplo 80km/h na AE) não significa que se tenham de enfaixar na sua retaguarda, qual procissão, a essa velocidade. Podem ultrapassar! Nada vos irá acontecer! Acreditem! E isto é especialmente verdade para quem vem lançado, bem acima dos 120km/h e reduz bruscamente para a velocidade a que a BT circula, acompanhando-a até que esta decida a sair!

    Marco

    #2
    Quanto ao primeiro ponto, isso é típico tuga, todos nós temos uma costela de bate-chapas. Depois há os que fazem os orçamentos, os que decidem quem foi culpado, os que só querem ver sangue...

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      #3
      Quanto aquilo da BT sei bem a que te referes.. isso aconteceume há coisa de duas semanas na A23.. que conhece sabe que as subidas são um pouco ingremes mas faz-se bem.. ora ia um camião e atrás vinha a BT e atrás da BT vinha prai uns 5 carros.. td c medo de ultrapassar nitidamente.. ora eu passei por eles claro está e por acaso olhei para o conta e vi que não passei dos 120Km/H.. tb m questiono há que ter medo do quê?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
        Quanto aquilo da BT sei bem a que te referes.. isso aconteceume há coisa de duas semanas na A23.. que conhece sabe que as subidas são um pouco ingremes mas faz-se bem.. ora ia um camião e atrás vinha a BT e atrás da BT vinha prai uns 5 carros.. td c medo de ultrapassar nitidamente.. ora eu passei por eles claro está e por acaso olhei para o conta e vi que não passei dos 120Km/H.. tb m questiono há que ter medo do quê?
        Eu até dentro das localidades já os ultrapassei, uma vez eles ai a 20...30km/h a fazer a patrulha ai por volta das 5 da manha, e eu logicamente não iria andar atrás deles a essa velocidade, mas também não precisei de ultrapassar os 50km/h.

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          #5
          Eu por acaso sou daqueles que se vir um acidente sigo como se nada dosse...já nas filas também tenho um pouco o hábito mau, confesso, de de vez em quando mudar de faixa em busca de melhor sorte!!

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            #6
            está mais que provado que basta um carro abrandar para o detrás abrandar ainda mais até que existe um que vai parar mesmo...

            daí acontecer o que relatas no ponto 1

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
              está mais que provado que basta um carro abrandar para o detrás abrandar ainda mais até que existe um que vai parar mesmo...

              daí acontecer o que relatas no ponto 1
              Chama-se "efeito zero" (não faço ideia porquê). O que se passa é que iam a 100 km/h, mas o da frente reduziu para 90. O de trás só pode reduzir depois de ver que o da frente já reduziu... por isso vai reduzir para 80 para evitar o embate... daí ao zero é num instante.
              Tb engraçado, e relacionado com isto é quando isso acontece sem que haja nenhum acidente. O trânsito anda compacto, mas há um tipo que decide acelerar naqueles 20 metros, e claro que depois vai ter de abrandar muito mais. E o de trás mais ainda. Até que vão ter mesmo de parar. Se tivessem o discernimento de perceber que quanto menos acelerarem e abrandarem menos chateiam o trânsito atrás... faziam melhor figura.
              Normalmente tento fazer isso, em ir deixando mais distância do tipo da frente para depois não abrandar tanto (e às vezes chego a nem ter de parar, quando lá chego já ele recomeçou a marcha)... mas normalmente há sempre um labrego atrás que fica parado para depois acelerar e travar atrás de mim quando eu tenho de parar...


              Do restante... gosto muito dos da BT. A sério. Adoro ver essas procissões, lol.

              Comentário


                #8
                aquilo que voces falam é o efeito de onda

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                  (...)
                  Normalmente tento fazer isso, em ir deixando mais distância do tipo da frente para depois não abrandar tanto (e às vezes chego a nem ter de parar, quando lá chego já ele recomeçou a marcha)... mas normalmente há sempre um labrego atrás que fica parado para depois acelerar e travar atrás de mim quando eu tenho de parar...
                  (...)
                  Ou então mete-se um labrego à frente e trava de repente para não se enfiar no da frente, e voltamos ao mesmo.

                  O ecodriving devia ser ensinado nas escolas de condução...

                  Comentário


                    #10
                    Para mim era obrigar a BRISA a usar biombos ou qualquer coisa parecida nas zonas dos acidentes... Assim quem vinha do outro lado não tinha nada para ver...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                      Chama-se "efeito zero" (não faço ideia porquê). O que se passa é que iam a 100 km/h, mas o da frente reduziu para 90. O de trás só pode reduzir depois de ver que o da frente já reduziu... por isso vai reduzir para 80 para evitar o embate... daí ao zero é num instante.
                      Tb engraçado, e relacionado com isto é quando isso acontece sem que haja nenhum acidente. O trânsito anda compacto, mas há um tipo que decide acelerar naqueles 20 metros, e claro que depois vai ter de abrandar muito mais. E o de trás mais ainda. Até que vão ter mesmo de parar. Se tivessem o discernimento de perceber que quanto menos acelerarem e abrandarem menos chateiam o trânsito atrás... faziam melhor figura.
                      Normalmente tento fazer isso, em ir deixando mais distância do tipo da frente para depois não abrandar tanto (e às vezes chego a nem ter de parar, quando lá chego já ele recomeçou a marcha)... mas normalmente há sempre um labrego atrás que fica parado para depois acelerar e travar atrás de mim quando eu tenho de parar...


                      Do restante... gosto muito dos da BT. A sério. Adoro ver essas procissões, lol.
                      E os placars de informaçao electronicos?

                      Quase param so para ler o que esta escrito!! Ate parece sao todos miopes a ler........ Os placars sao visiveis a centenas de metros pa ler.....

                      Haja paciencia

                      Comentário


                        #12
                        Também apanhei essa fila de dezenas de kms mas que no meu caso como só a apanhei junto à saída para o Cartaxo saí aí e fiz pela nacional até Santarém, tendo aí voltado a entrar na A1, no entanto a fila ia até quase Torres Novas

                        Fiquei mesmo lixado foi quando ouvi na rádio que o acidente era no outro sentido.

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                          #13
                          Isto só vem atestar ainda mais que as pessoas se preocupam "pouco" com o que vão a fazer... basta haver um carro da brisa parado do lado oposto, com os pirilampos acesos, que há sempre alguém que trava... já tive algumas situações chatas por causa de "abrandamentos espontâneos" e continuo sem perceber esta curiosidade. Se querem prevenção, basta andarem com carros identificados na estrada, que os comportamentos mudam logo, ainda que também erráticos... mas pelo menos a velocidade instantânea baixa... é só quererem mesmo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                            E já agora, os carros da BT não são papões! Se o limite na AE é 120km/h e alguém circula a 120km/h, não é por ver um carro da BT que devem reduzir (ou travar bruscamente) para 90km/h. Se não incorrem em nenhuma contra-ordenação sigam com a vossa vida. E se encontram um veiculo da BT a circular a uma baixa velocidade (por exemplo 80km/h na AE) não significa que se tenham de enfaixar na sua retaguarda, qual procissão, a essa velocidade. Podem ultrapassar! Nada vos irá acontecer! Acreditem! E isto é especialmente verdade para quem vem lançado, bem acima dos 120km/h e reduz bruscamente para a velocidade a que a BT circula, acompanhando-a até que esta decida a sair!
                            eu confesso que fico um bocado naquela. ponho-me direitinho no banco, mãozinhas no volante, sempre de olho para o velocímetro, piscazinho a funcionar, e vamos seguindo, mas ultrapasso. esses gajos podem pegar por tudo e mais alguma coisa..

                            Comentário


                              #15
                              Ontem gramei 1h e tal de pára arranca entre Torres Novas e um pouco depois de Santarem, Fábrica Cintra.
                              Tudo pela passagem de 3 para 2 vias... com umas avarias no meio.
                              Depois tudo a andar até Lx.

                              Ponto 1 infelizmente é o dia a dia, enquanto a BT não começar a multar, não se aprende.

                              Ponto 2 o meu pai tb, que ia ao meu lado, tb dizia vai para aquela que anda mais depressa, agora para esta, passamos por aquele carro... eu na fila da direita farto de ali estar e de o ouvir.
                              Acho que é o pequeno Senna dentro de cada um de nós...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                Para mim era obrigar a BRISA a usar biombos ou qualquer coisa parecida nas zonas dos acidentes... Assim quem vinha do outro lado não tinha nada para ver...
                                Não que depois é que toda a gente parava e saía do carro para ir ver o que estaria por detrás do biombo!!!

                                Mas amigo marco.veloso, tens razão no que dizes!!!

                                Comentário

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