Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Imbecilidades

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Imbecilidades

    A imbecilidade do condutor português não pára de me surpreender.

    De há umas semanas a esta parte, por razões de indole pessoal (e pe$$oal), 80% das minhas deslocações para e do trabalho passaram a ser feitas de automóvel.

    Ora isto significa fazer os seguintes percursos:
    Manhã: (algures) - IC17 (cril) - Túnel do Grilo - saída para Sacavém - Praça José Queiroz - (algures)
    Tarde: (algures) - Túnel sob a José Queiroz - Acessos à CRIL - Túnel do Grilo - (algures).

    E agora as imbecilidades.

    Manhã:
    Da parte da manhã é vulgar apanhar fila -muitas das vezes com o transito mesmo parado- à saída do Túnel do Grilo e até à saída para Sacavém. Daí para a frente circula-se normalmente e só se apanha fila nos acessos à Praça José Queirós (por causa dos semáforos).
    Onde está a imbecilidade ?

    Simples.

    A CRIL, na saída do Túnel do Grilo, tem 4 faixas. Mais à frente, junto à saída para Sacavém passa para 5 faixas, sendo que 3 seguem para a V.da Gama e 2 são a saída para Sacavém e para a 2ª Circular.

    Ora quem pretende sair na direcção do Parque das Nações deveria encostar-se à direita o mais cedo possível dado que a saída que lhes interessa é a primeira, certo ?

    ERRADO: aparentemente há uma catrefada de atrasados mentais que acham que ir na 2ª, 3ª ou mesmo 4ª (!) faixa até ao ponto de alargamento para 5 faixas e depois querer encostar à direita para sair é que é boa ideia.
    O resultado é o obrigar a toda a gente a travar para deixar Suas Excelências mudar de faixa ... com o famoso "efeito sanfona" (ou acordeon), fazendo com que o transito vá ser obrigado a parar umas dezenas/centenas de metros atrás.

    Mas será assim tão complicado tentar encostar à direita logo que possível (à saída do Túnel) de forma a que o transito flua normalmente ? Será que há MESMO necessidade de serem os campeões e fazerem umas centenas de pessoas ficarem encalhadas só para que consigam chegar ao trabalho 5 minutos mais cedo ?

    Tarde:
    Depois de nos livrarmos dos semáforos, lá conseguimos entrar no túnel por baixo da praça José Queirós na direcção dos acesso à CRIL... para invariavelmente encalharmos ainda dentro do tunel.
    E depois de se perder um porradão de tempo encalhados na fila de acesso à CRIL, quando se chega lá (à CRIL) ... não há transito ! Por norma, a CRIL está perfeitamente "limpa", só aquele acesso é que está entupido !
    Porquê ?

    Por várias imbecilidades, a saber:

    Imbecilidade Nº1 - Saindo do túnel da Praça José Queirós há 2 faixas que seguem para a CRIL/Ponte V.da Gama e 2 que seguem em frente (N10, salvo erro). CLARO que há sempre as supremas inteligências que tentam ir pelas 2 faixas mais à esquerda para depois tentarem entrar lá à frente... aumentando o efeito sanfona.

    Imbecilidade Nº2 - A primeira saída é para a Ponte V.da Gama que está invariavelmente sem transito. A lógica (até porque a maior parte das pessoas que ali passa fá-lo todos os dias e sabe "o que a casa gasta") seria seguir pela da esquerda até à saída para a ponte e só aí mudar para a da direita, facilitando o dia aos que querem ir para a ponte... mas não: Os imbecis acham que se tem que chegar tarde a casa, quem vai para o Montijo também tem... e há que encravar essa faixa. Claro que também há imbecis que querem ir para a ponte mas vão pela faixa da esquerda e depois querem mudar prá da direita (para poderem sair para a ponte) nem que seja à força. Guess what ...

    Imbecilidade Nº3 - A 2ª saída é a que interessa à maior parte das pessoas (que vão para a CRIL). CLARO que há os imbecis que ultrapassam a fila toda pela esquerda para tentarem entrar lá mesmo à frente onde o transito já está parado. E claro que essa imbecilidade só atrasa ainda mais quem já está na fila...

    Imbecilidade Nº4 - Logo depois dessa saída, a via tem 2 faixas que se vão fundir numa (a da esquerda), sendo que a da direita é de quem vem da N10. CLARO que há imbecis que -vindo do lado do Parque das Nações- passam para a faixa da direita para tentar "ultrapassar a fila". Como é óbvio, quando chegam ao "estrangulamento" alguém os terá que deixar entrar. O efeito sanfona é óbvio ...

    Imbecilidade Nº5 - Passado esse estrangulamento, a via tem novamente 2 faixas, sendo que a da esquerda é a que vem do lado da Portela de Sacavém e a da direita termina umas dezenas de metros mais à frente. Diz a lógica que se deve tentar mudar de fila o mais rapidamente possivel para evitar o "afunilamento" mais à frente, certo ? Certo ... mas não para os imbecis, que insistem em ir pela direita para ultrapassar mais 1 ou dois carritos e forçar a entrada lá à frente... com o consequente efeito sanfona...

    Daqui até ao Túnel do Grilo ainda se consegue ver mais uma série de imbecilidades, algumas delas potenciais causadoras de acidentes, mas aí o transito já rola sem grandes problemas.

    Decididamente, a imbecilidade do condutor português não para de me surpreender ...

    P.S. - Não faço ideia de onde anda a Autoridade a essas horas ... nunca os vi por essas bandas...

    http://diariodebordo.blogs.motociclismo.pt/2912407/

    "V"

    #2
    Apoiado!

    Comentário


      #3
      É verdade que a imbecilidade do condutor português é infinita, mas talvez as os efeitos das imbecilidades 4 e 5 fossem menores se esses acessos tivessem sido concebidos de outra forma. Não percebo porque é que 3 faixas (a que vem da José Queirós, a que vem da N10 e a que vem da Portela) têm de afunilar sucessivamente até uma faixa, antes da entrada na CRIL. Não podiam ser duas, retirando uma ao eixo principal da CRIL nessa zona?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
        É verdade que a imbecilidade do condutor português é infinita, mas talvez as os efeitos das imbecilidades 4 e 5 fossem menores se esses acessos tivessem sido concebidos de outra forma. Não percebo porque é que 3 faixas (a que vem da José Queirós, a que vem da N10 e a que vem da Portela) têm de afunilar sucessivamente até uma faixa, antes da entrada na CRIL. Não podiam ser duas, retirando uma ao eixo principal da CRIL nessa zona?
        Acho que não, por causa do acesso à 2ª Circular (que passa entre a CRIL e os ditos acessos).
        Por muito que me custe dizer isto, acho que ali até "acertaram" com o design da coisa, mais detalhe menos detalhe ...

        Mas palavra que é frustrante ficar ali encalhado durante uns bons 20/30m para chegar à CRIL e o transito estar fluído...

        "V"

        Comentário


          #5
          Então junta mais umas imbecilidades, de quem conduz e de quem projecta estradas neste pais.

          Na mesma zona, mas em direcção a Lisboa:
          1ª Imbecilidade, a ligação da A8 ao tunel do Grilo tem 2 faixas que afunilam numa só á entrada do tunel. é claro que isto obriga a um engarrafamento brutal todos os dias uteis de manhã, não tarda está a estrutura do viaduto a apresentar sinais de fadiga.

          Solução simples reduzir o IC17 de 3 para 2 faixas um pouco antes da entrada do tunel, uma vez que o trafego ai nunca é de uma intensidade que justifique as 3 faixas, e separando o trafego que vem de Loures para a VDG, Sacavem e restantes, para a faixa esquerda do acesso e os que vão para o IP7 para a faixa da direita do mesmo acesso.

          2ª imbecilidade: Sinais de indicação de via equiparada a AE em apenas algumas das novas entradas do eixo Norte-Sul, na sua forma e funções actuais o Eixo Norte-Sul não têm qualquer condição de ser equiparado a uma AE, basta ver que existe logo no inicio para quem vem de Loures, uma saida (creio que para Moscavide) que praticamente é inacessível pois fica 3 faixas á direita e a escasso metros do fim do traço continuo que protege a entrada de Loures, por outro lado ou é AE para todos ou para ninguém como está é uma imbecilidade.

          3ª imbecilidade o sentido inverso..., quem como eu entra em Sete-Rios, Hsopital Stª Maria, e etc..., entra numa via urbana de circulção rápida mas com as regras de uma via urbana e se se dirige para Loures, Moscavide, Sacavem, VDG, Ameixoeira, etc... tem que se chegar á via da esquerda para deixar livres os acessos á 2ª Circular, Telheira e Lumiar, quem se dirige a Loures tem que se manter na faixa da esquerda (é essa a regra, por falta de sinal em contrario) se quiser sobreviver e chagar a casa com o minimo de sobressaltos, pois o normal é a fila de transito começar pouco depois do tunel da Ameixoeira, e quem circular pela direita fica sem outra hipotese que não seja atravessar uma especie de recta do Autodromo em dia de GP.

          4ª imbecilidade, posto isto ainda são frequentes as flashadas, tangentes, gestos obscenos e afins, a quem segue na via da esquerda em direcção de Loures a velocidades muito acima da maxima permitida 80/90 por parte de quem na maior parte das vezes se dirige afinal para a VDG e Sacavem (vias do meio e da direita)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
            Então junta mais umas imbecilidades, de quem conduz e de quem projecta estradas neste pais.

            (...)
            Tentei limitar-me à imbecilidade dos condutores... se começar a enumerar as imbecilidades de quem projecta/constroi/sinaliza/aprova as nossas estradas, nunca mais terminava o texto ...

            "V"

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Japh Ver Post
              Acho que não, por causa do acesso à 2ª Circular (que passa entre a CRIL e os ditos acessos).
              Por muito que me custe dizer isto, acho que ali até "acertaram" com o design da coisa, mais detalhe menos detalhe ...

              Mas palavra que é frustrante ficar ali encalhado durante uns bons 20/30m para chegar à CRIL e o transito estar fluído...

              "V"
              O acesso à 2ª Circular passa por baixo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                Tentei limitar-me à imbecilidade dos condutores... se começar a enumerar as imbecilidades de quem projecta/constroi/sinaliza/aprova as nossas estradas, nunca mais terminava o texto ...

                "V"
                Ora bem... por exemplo (e este é um "fenómeno" que se vê de norte a sul do país):

                Porque é que as nossas estradas estão pejadas deste sinal ?



                Alguém é capaz de me explicar porque é que, num país onde o Código de Estrada OBRIGA a que se circule o mais à direita possível, quando há um estrangulamento de faixas seja invariavelmente a faixa da direita que PERDE prioridade ?

                Poiz ...

                "V"

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                  Mas aqui mais atrás passa (nivelada) entre a CRIL e o acesso que vem da N10/José Queirós ... Só depois é que se "afunda" e passa por baixo do acesso que vem da Portela de Sacavém ;)

                  "V"

                  Comentário


                    #10
                    Na semana passada perdi o resto de respeito que tinha pelos motociclistas ao ser ultrapassado pela direita e ainda ter levado com um murro no tejadilho e capot do carro...

                    Para mim acabou, e não me venham dizer que os condutores dos automóveis é que vos lixam a vida, porque vocês têm muita culpa no cartório!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por underground Ver Post
                      Na semana passada perdi o resto de respeito que tinha pelos motociclistas ao ser ultrapassado pela direita e ainda ter levado com um murro no tejadilho e capot do carro...

                      Para mim acabou, e não me venham dizer que os condutores dos automóveis é que vos lixam a vida, porque vocês têm muita culpa no cartório!
                      Se formos por esse ponto de vista, eu diariamente perco o respeito aos automobilistas que DE PROPÓSITO me fecham a passagem e que põe a minha integridade física em risco.

                      Não generalizes. Há bestas "dos dois lados da barricada".

                      P.S. - Já agora, onde é que -nesta thread- me viste a falar como "motociclista" ou como "automobilista" ?

                      "V"
                      Editado pela última vez por Japh; 24 March 2008, 16:38.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                        Se formos por esse ponto de vista, eu diariamente perco o respeito aos automobilistas que DE PROPÓSITO me fecham a passagem e que põe a minha integridade física em risco.

                        Não generalizes. Há bestas "dos dois lados da barricada".

                        P.S. - Já agora, onde é que -nesta thread- me viste a falar como "motociclista" ou como "automobilista" ?

                        "V"
                        Aqui sem falar directamente quem seguir o link ve que es um motociclista Mas voltando ao topico em si,isso ve-se em todo o lado não e so ai aqui por Coimbra tambem se acha dessas embecilidades esses herois do volante que querem chegar 5m mais cedo seja la onde for,e os outros que esperem porque eu quero passar

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                          Se formos por esse ponto de vista, eu diariamente perco o respeito aos automobilistas que DE PROPÓSITO me fecham a passagem e que põe a minha integridade física em risco.

                          Não generalizes. Há bestas "dos dois lados da barricada".

                          P.S. - Já agora, onde é que -nesta thread- me viste a falar como "motociclista" ou como "automobilista" ?

                          "V"
                          Apenas falei de uma imbecilidade que vivi esta semana, nem sei se andas de triciclo ou não...

                          Falas em fechar a passagem e foi o caso, eu sem querer fechei a passagem, no entanto, eu não tinha visto que estava a ser ultrapassado, era noite e a senhor besta ia numa mota preta e vestido da mesma cor!

                          Mas diz-me lá, desde quando é que se pode ultrapassar pela direita? Não me digas que agora há código da estrada específico para motociclistas e eu não sabia...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                            Ora bem... por exemplo (e este é um "fenómeno" que se vê de norte a sul do país):

                            Porque é que as nossas estradas estão pejadas deste sinal ?



                            Alguém é capaz de me explicar porque é que, num país onde o Código de Estrada OBRIGA a que se circule o mais à direita possível, quando há um estrangulamento de faixas seja invariavelmente a faixa da direita que PERDE prioridade ?

                            Poiz ...

                            "V"
                            Por que isto é um país de m**** com leis ainda mais merd*sas

                            Senão me engano em França é ao contrário, quem tem de dar prioridade é quem vai a ultrapassar, ou seja, a faixa mais à esquerda é que acaba...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por underground Ver Post
                              Apenas falei de uma imbecilidade que vivi esta semana, nem sei se andas de triciclo ou não...

                              Falas em fechar a passagem e foi o caso, eu sem querer fechei a passagem, no entanto, eu não tinha visto que estava a ser ultrapassado, era noite e a senhor besta ia numa mota preta e vestido da mesma cor!

                              Mas diz-me lá, desde quando é que se pode ultrapassar pela direita? Não me digas que agora há código da estrada específico para motociclistas e eu não sabia...
                              E há código específico para streetracers andarem a prego na VdG? Ou para mudar de faixa sem pisca e sem olhar para condutores de Mercedes, BMWs e Audis topo de gama? Ou para inverter a marcha sem se preocupar com quem vem de frente para a senhora ir buscar o puto à escola?

                              Há que ter noção do ridículo, caro underground.
                              E é ridícula a atitude de "não me venham dizer que os condutores dos automóveis é que vos lixam a vida, porque vocês têm muita culpa no cartório" só porque uma qualquer besta que circulava em 2 rodas fez uma estupidez dessas.
                              Se formos por aí, todos os automobilistas são umas bestas porque o senhor do BMW que ultrapassei há pouco num acesso a Odivelas quase me entrou pela traseira da moto dentro porque tive que travar numa rotunda (por causa de mais um abstrôncio que mudou de faixa sem olhar nem sinalizar) e ele estava encostado demais.

                              Tomar a nuvem por Juno é um erro muito comum.
                              Generalizar é errado.
                              Insistir na generalização guiado por estereótipos é ridículo.

                              P.S. - Não entendi a parte de a moto ser preta, o condutor estar vestido de preto e ser de noite.

                              "V"

                              Comentário


                                #16
                                Vá lá, bestas há em todo o lado. Não faças juízo de milhares de pessoas por causa de um energúmeno. Heróis da estrada há desde triciclos, até moto-quatros, acabando em camionistas... há com o número de rodas que quiseres

                                Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                Apenas falei de uma imbecilidade que vivi esta semana, nem sei se andas de triciclo ou não...

                                Falas em fechar a passagem e foi o caso, eu sem querer fechei a passagem, no entanto, eu não tinha visto que estava a ser ultrapassado, era noite e a senhor besta ia numa mota preta e vestido da mesma cor!

                                Mas diz-me lá, desde quando é que se pode ultrapassar pela direita? Não me digas que agora há código da estrada específico para motociclistas e eu não sabia...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                  Por que isto é um país de m**** com leis ainda mais merd*sas

                                  Senão me engano em França é ao contrário, quem tem de dar prioridade é quem vai a ultrapassar, ou seja, a faixa mais à esquerda é que acaba...
                                  Em Espanha tambem é ao contrário.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                    Mas aqui mais atrás passa (nivelada) entre a CRIL e o acesso que vem da N10/José Queirós ... Só depois é que se "afunda" e passa por baixo do acesso que vem da Portela de Sacavém ;)

                                    "V"
                                    De acordo, nesse ponto não havia mesmo espaço para alargar o "funil"; só mesmo no último "funil", que pelo que vejo é o que junta pela esquerda o pessoal que vem da 2ª Circular.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho que faz sentido que a perda de prioridade seja para a faixa onde se circula mais devagar, para minimizar travagens no limite.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                        Acho que faz sentido que a perda de prioridade seja para a faixa onde se circula mais devagar, para minimizar travagens no limite.
                                        Pois... e o resultado normal é que o cidadão cumpridor que circula -lembro- na faixa que o código OBRIGA a que se circule arrisca-se a ficar "encalhado" (ou a ser abalroado pela traseira ou lateral) só porque vai a cumprir o código... e correndo o risco de ainda ser considerado culpado (está a mudar de faixa, bla bla bla)...

                                        O que acontece normalmente é que o dito cidadão cumpridor, ao fim de 2 ou 3 experiências dessas, acaba por se tornar em "não cumpridor" e planta-se na faixa da esquerda... é que assim não se "chateia" a mudar de faixa quando a da direita acaba...

                                        E -convenhamos- a probabilidade de ser multado numa EN por não circular na faixa mais à direita é infima... a BT prefere fazer "prevenção" nas AE...

                                        "V"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                          Pois... e o resultado normal é que o cidadão cumpridor que circula -lembro- na faixa que o código OBRIGA a que se circule arrisca-se a ficar "encalhado" (ou a ser abalroado pela traseira ou lateral) só porque vai a cumprir o código... e correndo o risco de ainda ser considerado culpado (está a mudar de faixa, bla bla bla)...

                                          O que acontece normalmente é que o dito cidadão cumpridor, ao fim de 2 ou 3 experiências dessas, acaba por se tornar em "não cumpridor" e planta-se na faixa da esquerda... é que assim não se "chateia" a mudar de faixa quando a da direita acaba...

                                          E -convenhamos- a probabilidade de ser multado numa EN por não circular na faixa mais à direita é infima... a BT prefere fazer "prevenção" nas AE...

                                          "V"
                                          Isso é verdade.

                                          E quando fazem prevenção nas EN é com Toyotas brancos atrás de árvores, nas descidas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                            Acho que faz sentido que a perda de prioridade seja para a faixa onde se circula mais devagar, para minimizar travagens no limite.
                                            Mas não tem que haver travagens no limite, a questão é que quem vai na faixa da esquerda vai a ultrapassar e se não pode ultrapassar mais espera é muito pior para um camião que circula na faixa da direita ter que parar e arrancar de novo que para um ligeiro qualquer.

                                            è uma questão tambem de coerencia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                              Mas não tem que haver travagens no limite, a questão é que quem vai na faixa da esquerda vai a ultrapassar e se não pode ultrapassar mais espera é muito pior para um camião que circula na faixa da direita ter que parar e arrancar de novo que para um ligeiro qualquer.

                                              è uma questão tambem de coerencia.
                                              Nem eu o defendi. A questão é que a malta vai na esquerda a abrir, quer ultrapassar "só mais um", e depois dá m****.

                                              Mas acabo por concordar convosco: se der m**** por causa da pressa, então que a culpa seja do apressado.

                                              Também é justo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu também faço esse percurso todos os dias, mas em vez de ir por aí, opto por ir pela av. Alfredo Bensaúde.
                                                Ao contrário de ti, acho que cada veículo deveria ir pela sua faixa até ao afunilamento, e aí deviamos todos ter um bocadinho de civismo, esquecer quem tem prioridade e entrar alternadamente, como no garrafão da 25 de abril... as paragens diminuiriam drasticamente. Iríamos todos devagar, mas com menos paragens.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                  Nem eu o defendi. A questão é que a malta vai na esquerda a abrir, quer ultrapassar "só mais um", e depois dá m****.

                                                  Mas acabo por concordar convosco: se der m**** por causa da pressa, então que a culpa seja do apressado.

                                                  Também é justo.
                                                  Pena que não seja assim no código...O raio da mania de ultrapassar sempre mais um e entrar nas saídas( ) de AEs a keimar já me fez bater..A mim e a mais 4, choque em cadeia..Kem circula nas A29 e A44 conhece o nó k as liga no sentido A44-A29..E de certeza que sabe que lá é comum haver muito trânsito..E lá iamos nós em filinha, quando 1 Sr. muito inteligente decide mudar de via (da esquerda pa direita) a 5/10 metros da saída..Resultado?O condutor imediatamente atrás dele assustou-se, travou a fundo e infelizmente um dos carros atrás não tinha ABS e pimba...Tudo apanhado de surpresa, ninguém com tempo de parar...Enfim..Já imaginam...E de certeza que o "culpado" do acidente nem reparou no que provocou e foi todo contente à sua vida feliz por ter passado à frente daqueles burros que iam estupidamente a cumprir a lei e a respeitar as outras pessoas...Mas enfim, não foi o 1º e com toda a certeza não irá ser o último...Infelizmente a falta de civismo e respeito no nosso País é algo muito comum...

                                                  PS: aquele nó é de acesso aos dois sentidos da A29, ou seja, a via da esquerda dá acesso ao sentido Sul-Norte e a da direita Norte-Sul, neste último é onde existe mais movimento, ou seja, há muito aproveitamento da via da esquerda...

                                                  cumps..
                                                  Editado pela última vez por jo4santos; 26 March 2008, 13:05.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X