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Taxa de compressão alta, qual o combustível?

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    Taxa de compressão alta, qual o combustível?

    Boas, mais um tópico aberto, para mais uma dúvida enorme, para mim e para muitos.

    Tenho 2 ligeiros, ambos com motor a gasolina, 1 deles é o S2000 com a taxa de compressão de 11,0:1, que dizem ser alta e para usar somente combustíveis premium de 98 octanas, ok até aqui tudo bem.

    Tenho também uma 320i Touring, que desde que a conheço, sempre usou 98, MAS como indica no manual mínimo de 91 octanas, até á bem pouco tempo (talvez uns 4/5 depósitos) tenho usado a 95 octanas do jumbo e apartir daí, noto que me faz menos uns 100 km´s por depósito, mas a questão nem é esta, mas sim, após a 95, tenho notado um grilar no motor e achando que será do combustível "rasca" (95 jumbo) e hoje deu-me para ver a taxa de compressão do motor e voilá 10,5:1, apenas 0,5 menos que o motor do S, será a compressão da 320i alta, que deva mesmo parar de meter 95 do jumbo e retornar a colocar a 98 Repsol efitec que sempre coloquei?

    Qual a linha (medida) de compressão de um motor, para que se deva colocar 95 ou 98? Ex: acima de X:1 já é aconcelhável colocar 98 ...

    #2
    91 é por causa dos estates! mete 98! anda mais, gasta menos e tens mais disponibilidade... no final do mes é =

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por GJP Ver Post
      91 é por causa dos estates! mete 98! anda mais, gasta menos e tens mais disponibilidade... no final do mes é =
      A gasolina deles é igual a nossa, apenas a "escala" é diferente

      A 91/93 corresponde a nossa 95 /98 ( por aí )

      Comentário


        #4
        Eles têm só mesmo a 91 e 95, porque lá começa com 89 , os melhores combustíveis encontra-se na Inglaterra.

        Comentário


          #5
          penso que não existe um padrão em que se possa dizer que a partir de X compressão tem de se utilizar gasolina 98. É claro que o teu pensamento é o correcto, ou seja, quanto maior a taxa de compressão, mas octanas deve conter a gasolina utilizada.

          esse grilar, é um mau sintoma, deves voltar à 98. nesse motor em especifico, esse sintoma é mais do que suficiente para se mudar, mas não quer dizer que outro motor com uma taxa de compressão igual não aguente bem a 95.

          Comentário


            #6
            Atenção que no S2000 é sempre 98, recomendado pela marca até Costuma-se dizer que a partir de 10:1 já compensa as 98 octanas por causa do risco de pré-detonação, se é ciência exacta ou não, não sei.

            Comentário


              #7
              A minha dúvida é mesmo na 320i touring, que tem 10,5:1, estranho é que só tem 150cv e carros com mais potência, como já pesquizei, tem menos taxa de compressão (não percebo disto), então lá terei mesmo que usar a 98, porque sinceramente, acho que já estava a fazer borrada, colocando a 95 do jumbo, NESTE MOTOR (carro) para além de notar mais consumo com a 95 jumbo, também tenho notado um grilar do motor após isto , vou colocar novamente a 98 efitec e depois de uns 3/4 depósitos, digo como se encontra a situação.

              No S já sabia que era somente 98, thank´s, mas como disse acho estranho na carrinha, porque até menciona lá um mínimo de 91 octanas (possivelmente para os States, como já referiram)...

              Comentário


                #8
                Se o manual indica que o motor pode funcionar com 91 octanas (embora com alguma perda de potência), ele pode perfeitamente funcionar com 95.

                A questão é que isso tem um sensor, o chamado "knock sensor", que detecta qual as octanas e ajusta a ignição. Aconselhava a verificar esse sensor pois pode estar avariado e ser a causa do grilar.

                Por outro lado pode ser normal que o motor faça um ligeiro grilar com essa gasolina, não estando a ocorrer qualquer detonação da mistura. Se o sensor estiver OK, então não há problema.

                Cumprimentos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                  Atenção que no S2000 é sempre 98, recomendado pela marca até Costuma-se dizer que a partir de 10:1 já compensa as 98 octanas por causa do risco de pré-detonação, se é ciência exacta ou não, não sei.
                  Nem é só recomendado.

                  Dizem mesmo que abaixo disso só em situações de emergência

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                    Atenção que no S2000 é sempre 98, recomendado pela marca até Costuma-se dizer que a partir de 10:1 já compensa as 98 octanas por causa do risco de pré-detonação, se é ciência exacta ou não, não sei.
                    Tendo a carrinha 10,5:1 vou tornar a colocar 98 premium , daqui a 4/5 depósitos já vos digo algo, obrigado a todos ...

                    Comentário


                      #11
                      Porque a 98 premium e não apenas só 98?

                      Comentário


                        #12
                        E porque não gasolina 95 de uma marca conhecida? Ias subindo na "qualidade" de gasolina até veres que esse grilar desaparece.

                        Exemplo: tens abastecido com 95 jumbo, passas agora para 95 galp/repsol/bp, se presistir, abastece com 98 jumbo, se ficar na mesma 98 normal galp/bp/repsol etc....

                        Agora passar de uma 95 dita marca branca, para uma 98 premium assim derrepente, acho que não vais chegar a um bom compromisso preço/qualidade.

                        Comentário


                          #13
                          Se o fabricante diz que pode utilizar 95, para quê gastar mais ??

                          Eu experimentava antes a 95 de uma bomba normal.

                          Comentário


                            #14
                            9:1 para cima convem ser 98octanas


                            Sei disto porque em tempos andei-me a informar que gasolina devia por no corolla.

                            Mas o fabricante deve saber melhor qual a gasolina que o veiculo deve queimar.
                            Editado pela última vez por corollake20; 28 March 2008, 17:04.

                            Comentário


                              #15
                              Usei durante muito tempo a Repsol 98 e a Gforce 98, até aqui tudo bem, sendo que chegava a fazer 750 km´s com 1 depósito a conduzir nas calmas, desde que comecei a andar mais com ela (2.000 km´s /mês) a conta começava a apertar então aí resolvi colocar a mais barata do mercado, porque a conta rondava 250/300 euros mês só em gota e estava insuportável (não me quero desfazer dela, tenho uma grande afeição), a mais barata era a do Jumbo 95, MAS os consumos subiram agora chego a fazer uns 650 Km´s com 1 depósito com a mesma condução e apareceu um grilar (tec..tec..tec..tec..) vindo do motor , então foi quando resolvi "investigar" qual a taxa de compressão, já que sempre a mim me falaram, blá, blá, blá, no S tens de meter 98, porque a taxa de compressão do carro é alta e exige, mais octanas, blá, blá, se não meteres o motor acaba por se queixar...então somente por curiosidade (já referi, mas volto a falar ) fui ver a taxa de compressão do motor 2.0cc a gasolina da BMW e zás 10,5:1 e pensei para mim: Não...não pode ser...queres ver que é da zagolina ...mas no manual indica um mínimo de 91 ...mau, andámos para trás...enfim, vou meter o que sempre meti, Repsol 98/Gforce98 e vejo logo se é da gota ou não, sempre se poupa uns 12/13 euros quando abasteço (65 litros o depósito), mas também faço menos 100 km´s , por isso se daqui a uns 3/4 depósitos estiver o tec...tec... na mesma, volto á 95 jumbo e vejo o problema que é (mecânico) em relação aos 100 km´s a menos, acho que dará ela por ela(custo por km)se for, continuo a meter 98, mas ainda não fiz bem as contas...

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                                #16
                                Segundo a vossa lógica, o próprio fabricante não faz ideia daquilo que faz e vende. Sinceramente!

                                Eu dava um saltinho ao concessionário oficial só para tirar as teimas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Taxa de compressão?

                                  Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                  Boas, mais um tópico aberto, para mais uma dúvida enorme, para mim e para muitos.

                                  Tenho 2 ligeiros, ambos com motor a gasolina, 1 deles é o S2000 com a taxa de compressão de 11,0:1, que dizem ser alta e para usar somente combustíveis premium de 98 octanas, ok até aqui tudo bem.

                                  Tenho também uma 320i Touring, que desde que a conheço, sempre usou 98, MAS como indica no manual mínimo de 91 octanas, até á bem pouco tempo (talvez uns 4/5 depósitos) tenho usado a 95 octanas do jumbo e apartir daí, noto que me faz menos uns 100 km´s por depósito, mas a questão nem é esta, mas sim, após a 95, tenho notado um grilar no motor e achando que será do combustível "rasca" (95 jumbo) e hoje deu-me para ver a taxa de compressão do motor e voilá 10,5:1, apenas 0,5 menos que o motor do S, será a compressão da 320i alta, que deva mesmo parar de meter 95 do jumbo e retornar a colocar a 98 Repsol efitec que sempre coloquei?

                                  Qual a linha (medida) de compressão de um motor, para que se deva colocar 95 ou 98? Ex: acima de X:1 já é aconcelhável colocar 98 ...
                                  Caro colega e amigo
                                  Taxa de compressão não viste de certeza, o que talvez tenhas visto e medido foi (pressão de compressão) nada tem aver com a taxa de compressão.... ou então não explicaste mal por confusão.
                                  Editado pela última vez por veterano; 08 April 2010, 21:56.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A gasolina que tem mais OCTANAS é evidente que os motores tem uma resposta mais
                                    satisfatória, o gasóleo que tem mais indice de CETANO tambem tem uma resposta mais satisfatória
                                    mas ........ quer com gasóleo ou gasolina quanto mais anda mais carregamos no acelerador e aí lá vai a teoria DO MELHOR COMBUSTIVEL MAIS KILOMETROS.Não podemos esquecer que o indece de cetano do gasóleo tem apenas a função de maior limpeza nos injectores aumentanto o fluxo de injecção.
                                    O que aqui escrevi não inventei está tudo inventado apenas li já a muito tempo literatura sobre o gasóleo
                                    com um indice de cetano superior ao do jumbo .
                                    Editado pela última vez por veterano; 08 April 2010, 21:55.

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                                      #19
                                      Penso que só se justifica uma gasolina com um indice de octanas acima da média para motores turbo com potências que assim o justifiquem.
                                      peço desculpa mas essa da taxa de compressão não entendo;repito o que tu mediste foi a pressão de compressão. taxa de compressão é a medida entre o volume do cilindro e o espaço entre a cabeça do motor e o topo do pistão.......

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                                        Penso que só se justifica uma gasolina com um indice de octanas acima da média para motores turbo com potências que assim o justifiquem.
                                        peço desculpa mas essa da taxa de compressão não entendo;repito o que tu mediste foi a pressão de compressão. taxa de compressão é a medida entre o volume do cilindro e o espaço entre a cabeça do motor e o topo do pistão.......
                                        Ele falou em taxas de compressão, que neste caso são 11:1 e 10,5:1. E não entendi que tenha medido, apenas que foi às especificações dos motores correspondentes e viu lá a informação.

                                        E as octanas superiores são para taxas de compressão elevadas, sejam motores de admissão forçada ou atmosféricos.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                          Ele falou em taxas de compressão, que neste caso são 11:1 e 10,5:1. E não entendi que tenha medido, apenas que foi às especificações dos motores correspondentes e viu lá a informação.

                                          E as octanas superiores são para taxas de compressão elevadas, sejam motores de admissão forçada ou atmosféricos.
                                          Amigo mELIANTE
                                          Com uma taxa de compressão 11:1 poderá meter combustivel com um indice elevado;mas se meter com menos indice de octanas penso que o motor não
                                          grila porque tem um sensor mo motor que envia sinais para o ECM e este corrige o inicio de injeccão. Interpretei medir taxa de compressão se não é peço deculpa.

                                          abraço

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                                            Penso que só se justifica uma gasolina com um indice de octanas acima da média para motores turbo com potências que assim o justifiquem.
                                            peço desculpa mas essa da taxa de compressão não entendo;repito o que tu mediste foi a pressão de compressão. taxa de compressão é a medida entre o volume do cilindro e o espaço entre a cabeça do motor e o topo do pistão.......
                                            Os motores turbo até têm normalmente baixas taxas de compressão.

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