Boas, mais um tópico aberto, para mais uma dúvida enorme, para mim e para muitos.
Tenho 2 ligeiros, ambos com motor a gasolina, 1 deles é o S2000 com a taxa de compressão de 11,0:1, que dizem ser alta e para usar somente combustíveis premium de 98 octanas, ok até aqui tudo bem.
Tenho também uma 320i Touring, que desde que a conheço, sempre usou 98, MAS como indica no manual mínimo de 91 octanas, até á bem pouco tempo (talvez uns 4/5 depósitos) tenho usado a 95 octanas do jumbo e apartir daí, noto que me faz menos uns 100 km´s por depósito, mas a questão nem é esta, mas sim, após a 95, tenho notado um grilar no motor e achando que será do combustível "rasca" (95 jumbo) e hoje deu-me para ver a taxa de compressão do motor e voilá 10,5:1, apenas 0,5 menos que o motor do S, será a compressão da 320i alta, que deva mesmo parar de meter 95 do jumbo e retornar a colocar a 98 Repsol efitec que sempre coloquei?
Qual a linha (medida) de compressão de um motor, para que se deva colocar 95 ou 98? Ex: acima de X:1 já é aconcelhável colocar 98 ...
Tenho 2 ligeiros, ambos com motor a gasolina, 1 deles é o S2000 com a taxa de compressão de 11,0:1, que dizem ser alta e para usar somente combustíveis premium de 98 octanas, ok até aqui tudo bem.
Tenho também uma 320i Touring, que desde que a conheço, sempre usou 98, MAS como indica no manual mínimo de 91 octanas, até á bem pouco tempo (talvez uns 4/5 depósitos) tenho usado a 95 octanas do jumbo e apartir daí, noto que me faz menos uns 100 km´s por depósito, mas a questão nem é esta, mas sim, após a 95, tenho notado um grilar no motor e achando que será do combustível "rasca" (95 jumbo) e hoje deu-me para ver a taxa de compressão do motor e voilá 10,5:1, apenas 0,5 menos que o motor do S, será a compressão da 320i alta, que deva mesmo parar de meter 95 do jumbo e retornar a colocar a 98 Repsol efitec que sempre coloquei?
Qual a linha (medida) de compressão de um motor, para que se deva colocar 95 ou 98? Ex: acima de X:1 já é aconcelhável colocar 98 ...
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