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Para viajar melhor gasolina ou gasóleo ? (independentemente dos consumos)

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    Para viajar melhor gasolina ou gasóleo ? (independentemente dos consumos)

    Actualmente, por cá (Portugal) e arredores (Europa) é quase um dado adquirido que gasóleo conjuga com carros familiares, sejam berlinas, carrinhas, monovolumes ou SUVs.

    Boa parte desta tendência devem-se aos menores consumos dos motores a gasóleo e ao menor preço do gasóleo, mas ....

    eu acredito que também ao facto de que os diesel se adaptam muito bem ao facto de puxarem veiculos pesados e conseguirem ganhar velcidade com uma tranquilidade superior aos motores a gasolina (pelo menos quando se compara um turbo diesel, com um normal motor gasolina aspirado).

    O que acham que melhor se adapta a este fim especifico ?

    #2
    Ontem estava a pensar nisso, enquanto conduzia o s40 cá de casa, e pensei para mim:O alfa a esta rotação já ia a fazer um barulho maior, logo menos conforto acústico

    Um bom diesel com caixa de 6, que permite boas velocidades a baixa rotação, são bons companheiros de viagem....

    Comentário


      #3
      Sou suspeito porque tenho um bom exemplo para viagens

      Comentário


        #4
        Falando de um carro mais rasca: o Clio.

        Temos o 1.2, e andou uma semana o dCi 85 cv aqui.

        Nem sequer é o melhor exemplo, porque o dCi a 3000 rpm vai a 130 km/h. Ainda assim, tem um conforto acústico superior, o ruído faz-se sentir menos.

        Além disso, e também mau exemplo (porque o 1.2 é fraco) no 1.2 qualquer subida é preciso recorrer à caixa, e pior que isso, esforçar o motor, levá-lo para altos regimes, o que estraga logo toda a tranquilidade. Até porque o gajo a alta rpm ronca alto e bom som...

        No dCi, qualquer subida é vencida em 5ª a velocidades interessantes, e com um ambiente completamente sereno.

        Para viajar tranquilamente, venha o dCi.

        Generalizando, prefiro um diesel para viajar. A menos que falemos de um otto já de maior capacidade, com relações de caixa mais longas e poder suficiente.

        Comentário


          #5
          Diesel. Mais tranquilidade de utilização, mais "força", mais disponibilidade, mais autonomia.

          Esta semana experimentei um X5 3.0d de 2004 (motor com 218cv) e fiquei rendido. Carro impressionante, com um motor que permite recuperações e mudanças de velocidade que, sinceramente, não esperava encontrar numa "Transit com Status".

          Ideal para grandes viagens. O tamanho das rodas permite absorver as pequenas irregularidades do piso e transformar paralelo em alcatrão, apesar da suspenção desportiva. Autonomia de + 1000km. Grande carro em todos os sentidos...
          Editado pela última vez por Arturval; 30 March 2008, 17:43.

          Comentário


            #6
            Conheço uma pessoa que costuma viajar pela europa de carro, e já teve 730i, 730d, 745i, 745d, S320CDI, S420CDI.

            Diz que prefere os diesel por serem mais disponíveis.

            É esta a opinião que eu tenho também.

            Comentário


              #7
              sem duvida que os diesel sao melhor companheiros para viagem...

              a disponibilidade que oferecem sem recorrer a mudanças de velocidade, torna a conduçao mais serena, alem do conforto acustico que é notorio circulando em 6ª a 140/160 ás 2000rpm por exemplo !!

              apesar de ter um carro com uma 5ª longa, a 140km/h vai nas 3000 e tal rpm se pisar, nao se passa nada !!

              Comentário


                #8
                Há aqui uma aparente unanimidade que não esperava

                Comentário


                  #9
                  Sou da mesma opinião, por tudo o que já foi dito. E tenho experiência de viagens de milhares de km, quer com carros a gasolina quer a diesel.

                  Comentário


                    #10
                    para viajar confortávelmente do ponto A ao B um diesel moderno é a melhor opção, viaja a velocidades de cruzeiro normalmente a rotações mais reduzidas que um otto equivalente, gasta menos e tem maior autonomia, mas se a função para o carro for outra...

                    Ainda na sexta-feira fui e vim ao Porto na Mazda, para lá fui a conduzir, mas para cá trouxe um colega meu que o melhor carro que conduziu foi o Polo 1.2 que tem. A sensação foi tremenda para esse meu colega, o carro faz 300kms sem tirar a 6ª e recupera de forma impressionante, obviamente que eu já não ligo a isso, mas para quem conduz um 1.2 e fazer uma viagem a 140/150kmh é sinónimo de fazer uma AE a fundo, penso que foi uma experiência muito interessante para essa pessoa e comprova a vocação estradista da maioria dos turbo diesel do nosso mercado.
                    Editado pela última vez por JDEM; 30 March 2008, 21:15.

                    Comentário


                      #11
                      Para viagens, diesel sem dúvida nenhuma!Aliás esse é o seu grande trunfo, aliado aos consumos claro!

                      Mais disponibilidade e recuperações mais facilitadas.

                      Para o resto? Gasolina, claro!

                      Comentário


                        #12
                        Apesar de até concordar com os argumentos expostos sobre os diesel serem melhores "viajantes", e uma vez que os consumos não importam, preferia um bom motor V12 de grande cilindrada (de 5 L para cima) seria o ideal, a cremosidade, a maneira effortless (sem esforço) de se deslocar, a maneira calma de viajar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Audax Ver Post
                          Apesar de até concordar com os argumentos expostos sobre os diesel serem melhores "viajantes", e uma vez que os consumos não importam, preferia um bom motor V12 de grande cilindrada (de 5 L para cima) seria o ideal, a cremosidade, a maneira effortless (sem esforço) de se deslocar, a maneira calma de viajar.
                          Ia agora fazer um edit com essa referência

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Audax Ver Post
                            Apesar de até concordar com os argumentos expostos sobre os diesel serem melhores "viajantes", e uma vez que os consumos não importam, preferia um bom motor V12 de grande cilindrada (de 5 L para cima) seria o ideal, a cremosidade, a maneira effortless (sem esforço) de se deslocar, a maneira calma de viajar.
                            eu tb prefiro um v8, v10 ou v12 para viajar...

                            Preferencialmente num Rolls, Bentley, Classe S, A8, Maybach, Série 7 etc...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                              sem duvida que os diesel sao melhor companheiros para viagem...
                              E ainda por cima não têm dúvidas!



                              Não vejo TDI... e o burro sô eu?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                eu tb prefiro um v8, v10 ou v12 para viajar...

                                Preferencialmente num Rolls, Bentley, Classe S, A8, Maybach, Série 7 etc...
                                Ora nem mais, como a pergunta é gasolina ou gasoleo e podendo escolher o motor, sempre gasolina, então se for um Jaguar XJ, Daimler, Rolls ou Bentley ou Aston melhor, hehe!

                                Comentário


                                  #17
                                  o veículo que mais me prazer deu em AE foi um BMW 540i...
                                  se aquilo não é disponibilidade

                                  ainda por cima não paguei a gota

                                  esta questão já foi bastante discutida...perante a oferta existente, um 4 cilindros a diesel é a melhor solução para maioria do tuga para viagens, mas daí a ser o melhor vai uma grande diferença...só para aí 5% das pessoas deste fórum alguma fez experimentaram um V8...
                                  Editado pela última vez por FilipeDiass; 30 March 2008, 21:30.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na "vida real" sem dúvida que um bom Diesel é o melhor cruiser...

                                    Mas tendo em conta que aqui é independente dos consumos.. acho que nada bate um GRANDE otto.. V8 ou V12..

                                    Algo assim...



                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                      E ainda por cima não têm dúvidas!

                                      Não vejo TDI... e o burro sô eu?
                                      epaaa ohh Bolide...nao percebi !!!

                                      que pretendes dizer ???

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                        o veículo que mais me prazer deu em AE foi um BMW 540i...
                                        se aquilo não é disponibilidade

                                        ainda por cima não paguei a gota

                                        esta questão já foi bastante discutida...perante a oferta existente, um 4 cilindros a diesel é a melhor solução para maioria do tuga para viagens, mas daí a ser o melhor vai uma grande diferença...só para aí 5% das pessoas deste fórum alguma fez experimentaram um V8...

                                        Aqui resume-se tudo, um diesel 4 cilindros será mesmo o melhor, ou mesmo o 6 cilindros, para a grande maioria, o pior é quando se experimenta um V8 ou V12 e aí sim se vê a diferença.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tendo em conta que a escolha nada tem haver com os consumos, teria que ir para um V12 a gasolina nobre quanto baste. Linearidade será coisa que não tem falta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas vocês na AE precisam de disponibilidade?
                                            Para quê?
                                            Depois do carro embalado até um 1.4 otto de marcas não duvidosas faz o trabalho.
                                            Já agora, o limite é de 120Km/h, portanto não se estiquem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas basta quereres fazer uma ultrapassagem para se notar a vantagem dos diesel. Aceleras sem reduzir de mudança, ultrapassas e levantas o pé novamente.
                                              Para além das subidas mais pronunciadas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                eu acho que aqui a questao se prende com o tipo de mercado base...

                                                ou seja, o que é que a maioria de nós é capaz de comprar ??? um v12? um v8 ? um v10 ??? ou mais facilmente um 4 cilindro diesel com 200cv e binario de camiao ???

                                                acho que todos sabe-mos a resposta...portanto e lendo o que o v7 postou
                                                Actualmente, por cá (Portugal) e arredores (Europa) é quase um dado adquirido que gasóleo conjuga com carros familiares, sejam berlinas, carrinhas, monovolumes ou SUVs.
                                                acho logico haver unanimidade á volta dos diesel...era optimo se todos pudesse-mos ter v8/v10/v12 mas na realidade as nossas estradas sao habitadas, na sua grande maioria por carros a diesel !!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Aceleras sem reduzir de mudança, ultrapassas e levantas o pé novamente.
                                                  Sim foi essa a minha experiência com o Golf 1.4 140cv

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Gasóleo.

                                                    Pelo menos no meu carro não estava nada habituado a carros a gasolina, posso dizer que em 5 anos de carta so tinha conduzido duas ou três vezes de gasolina, agora noto bem a diferença, pelo menos o meu carro que a partir das 3 mil faz um barulho dos diabos e quem anda nos bancos traseiros reclama sempre lool

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      Mas basta quereres fazer uma ultrapassagem para se notar a vantagem dos diesel. Aceleras sem reduzir de mudança, ultrapassas e levantas o pé novamente.
                                                      Para além das subidas mais pronunciadas.
                                                      Isso é verdade genéricamente e é a percepção normal que temos, mas também há motores a gasolina assim

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Mas basta quereres fazer uma ultrapassagem para se notar a vantagem dos diesel. Aceleras sem reduzir de mudança, ultrapassas e levantas o pé novamente.
                                                        Para além das subidas mais pronunciadas.
                                                        É tudo muito relativo, ainda mais quando nem sequer se está a falar de consumos.
                                                        Se quisermos uma ultrapassagem num otto, uma abaixo e disfruta-se.
                                                        Barulho destes não incomoda.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Mas basta quereres fazer uma ultrapassagem para se notar a vantagem dos diesel. Aceleras sem reduzir de mudança, ultrapassas e levantas o pé novamente.
                                                          Para além das subidas mais pronunciadas.
                                                          Já há carros à gasolina turbinados...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                            É tudo muito relativo, ainda mais quando nem sequer se está a falar de consumos.
                                                            Se quisermos uma ultrapassagem num otto, uma abaixo e disfruta-se.
                                                            Barulho destes não incomoda.
                                                            Isso é muito bonito... Uma abaixo e tal e coiso. Som de corrida... Para GRANDES viagens??????

                                                            O que a malta quer é conforto, silencio, boa musica/conversa e não ter muito trabalho.

                                                            E para grandes viagens, que acho que é o tema do tópico, um diesel despachado, silencioso e confortável, com grande autonomia preenche-me as medidas.

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