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Problema travões Ibiza sem solução !!!

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    Problema travões Ibiza sem solução !!!

    Tenho um seat Ibiza 1.9D de 93 e há algum tempo que venho sentindo esporádicamente o pedal do travão a perder pressão.. ou seja, quando fazia travagens + prolongadas sentia o pedal a ir para dentro, embora trave bem, perde pressão no pedal. Isto começou a acontecer cada vez com mais frequencia e intensidade..

    O mecânico disse que era a bomba central de travão.. meti uma bomba nova e mudei o óleo dos travões.. ficou na mesma...
    Depois meti bombitos novos e ficou na mesma...
    Depois meti um repartidor de travagem / compensador usado e está na mesma.

    O mecânico diz que o repartidor de travagem que comprei usado também não deve estar bom e diz que a solução é comprar um novo mas eu não acredito muito nisso porque o carro de onde saíu o repartidor não tinha muitos kms e acho muita coincidencia também estar estragado, embora possa acontecer !

    O que acontece é que entra ar no circuito e por isso é que depois perde pressão mas não há fugas de óleo.. pelo menos visiveis..

    Gostaria de obter opiniões do que poderá ser.. será que é o servo-freio?

    #2
    Embora isso sejam sintomas de servo-freio, verifica se não tens nenhum tubo de travões roto, dificil, se dizes que mudaste tudo, não terem reparado num tubo roto, mas não perdes nada.

    Cumps

    Comentário


      #3
      Pelo sintoma é perda de pressão na tubagem entre o motor e o servo-freio ou o próprio servo-freio.

      Num Mercedes que tive acontecia uma perda muito ligeira, mas perceptível, no trânsito de cidade, mais ainda num engarrafamento. Em estrada não havia queixas.

      O mecânico mudou o servo-freio e ficou na mesma, mudou as válvulas da bomba de pressão que estava acopolada ao alternador e ficou na mesma.

      Como já não havia nada para ver a não ser os tubos, foram verificados e era um tubo que estava estalado. Em estrada não se notava pois a bomba tinha maior rotação conseguia suprir a falta de pressão.

      A pressão para o servo-freio é obtida a partir do motor, assim mande verificar minuciosamente os tubos, pois pode ser uma rotura pequena e de difícil detecção.

      Se não for os tubos deverá então substituir o servo-freio.

      Comentário


        #4
        se o pedal vai ao fundo deve-se á bomba central, uma vez k foi trocada só pode ser algum tubo de travão com fuga.

        quando a anomalia é do servo-freio o pedal fica duro/rijo!

        boa sorte e cumps


        \m/

        Comentário


          #5
          Já agora verifica se a bomba que faz o vácuo para o servo freio está boa.

          Comentário


            #6
            também estou com o mesmo problema no meu seat comercial de 93
            mas ainda só mudei a bomba. estou a ver que tenho de trocar mais coisas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por extremist Ver Post
              se o pedal vai ao fundo deve-se á bomba central, uma vez k foi trocada só pode ser algum tubo de travão com fuga.

              quando a anomalia é do servo-freio o pedal fica duro/rijo!

              boa sorte e cumps


              \m/

              O do meu pai tinha os mesmo sintomas(pedal "amolecia" e ia ao fundo)e era o servo-freio parido

              Comentário


                #8
                Já só falta mudar os 4 tubos flexíveis de borracha. Se calhar até se devia ter começado por aí logo a seguir ao óleo novo...

                Comentário


                  #9
                  Tens é que trocar a coisa certa !

                  Originalmente Colocado por engjaimecosta Ver Post
                  também estou com o mesmo problema no meu seat comercial de 93
                  mas ainda só mudei a bomba. estou a ver que tenho de trocar mais coisas.

                  Não tens que trocar mais coisas, tens é que descobrir a origem do problema e trocar a peça que está estragada. Trocar tudo fica caro.. o pior é descobrir de onde é o problema.

                  Eu acho que o proximo passo no meu vai ser trocar o servo-freio!

                  Comentário


                    #10
                    Tenho um Ibiza FR, e no passado Sábado, em plena auto-estrada, tentei travar pois tinha um camião à minha frente... Pois o pedal não travava... estáva como que "bloqueado"... Ainda pensei em puxar o travão de mão num instinto mas de repente em fracções de milésimos de segundos lembrei-me que não o deveria fazer então reduzi de sexta para primeira até conseguir travar/parar em segurança - obviamente guinando para a faixa da esquerda de onde vinham carros que me devem ter insultado de morte-.

                    Foi simplesmente alta sensação de pânico!

                    Hoje o mêcanico tentou junto da SEAT procurar a dita peça (ao que parece o pedal travava mas era preciso fazer uma força que não eu tenho), e a dita peça deixou de ser fabricada (parece-me evidente o porquê!!!!!), e agora o senhor lá me remendou a peça que partiu só que é impossivel... custa-me imenso travar o carro já não é a mesma bombinha...

                    Eu sempre disse "adoro o meu carro quando é pra travar TRAVA quando é para acelerar ninguém o para"...


                    Agora, quando é para travar.... DESLIZA.... não tenho força para o travar a fundo confesso...


                    E agora ? Espero pela "paça-que-foi-substituida-mas-ainda-não-sabem-por-qual?"

                    E a questão coloca-se é que nunca ninguém que eu conheça ouviu um caso semelhante a este.... Sendo defeito de fabrico não deveriam ter (como imensas marcas fazem) chamado todos os carros da série para alterar/melhorar/substituir a peça ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Miss_STRITH Ver Post
                      Tenho um Ibiza FR, e no passado Sábado, em plena auto-estrada, tentei travar pois tinha um camião à minha frente... Pois o pedal não travava... estáva como que "bloqueado"... Ainda pensei em puxar o travão de mão num instinto mas de repente em fracções de milésimos de segundos lembrei-me que não o deveria fazer então reduzi de sexta para primeira até conseguir travar/parar em segurança - obviamente guinando para a faixa da esquerda de onde vinham carros que me devem ter insultado de morte-.

                      Foi simplesmente alta sensação de pânico!

                      Hoje o mêcanico tentou junto da SEAT procurar a dita peça (ao que parece o pedal travava mas era preciso fazer uma força que não eu tenho), e a dita peça deixou de ser fabricada (parece-me evidente o porquê!!!!!), e agora o senhor lá me remendou a peça que partiu só que é impossivel... custa-me imenso travar o carro já não é a mesma bombinha...

                      Eu sempre disse "adoro o meu carro quando é pra travar TRAVA quando é para acelerar ninguém o para"...


                      Agora, quando é para travar.... DESLIZA.... não tenho força para o travar a fundo confesso...


                      E agora ? Espero pela "paça-que-foi-substituida-mas-ainda-não-sabem-por-qual?"

                      E a questão coloca-se é que nunca ninguém que eu conheça ouviu um caso semelhante a este.... Sendo defeito de fabrico não deveriam ter (como imensas marcas fazem) chamado todos os carros da série para alterar/melhorar/substituir a peça ?
                      Já verificaram o Servo-Freio?

                      Ja testeram a bomba?

                      Se reparas quando um carro esta parado(desligado) se komeçares a travar o pedal fica duro e o travão fica sem efeito, julgo que isso se deve a não circulação de Oleo dos Travões, uma ves que o motor esta parado, mas uma vez que te aconteceu com o carro a andar e o mecanismo de trabagem a funcionar, podera ser o Servo-Freio ou a Bomba. mas isto digo eu k percebo pouco do assunto.

                      Comentário


                        #12
                        Antes de começar a substituir peças deviam ter vistoriado as tubagens. Num carro com essa idade não é de estranhar que haja algum tubo danificado. Não custava nada.

                        Comentário


                          #13
                          Duvido que seja um tubo roto, porque nesse caso sairia óleo de travões por aí e além de se ver o nível do óleo a baixar, ficaria tudo sujo na zona da fuga.

                          Comentário


                            #14
                            Olá.
                            O pedal tambem perde pressão com o carro parado?

                            Comentário


                              #15
                              Leiam os posts até ao fim...
                              esse assunto já é antigo.
                              O assunto novo é o post nº 10.

                              Comentário


                                #16
                                O autor do Post inicial fui eu e depois de mudar óleo de travão, bomba de travão, repartidor de travagem, mudei os bombitos e a partir daí ficou bom.. embora por vezes de manhã, assim que ponho o carro a trabalhar, destravo o travão de mão e coloco logo o pé no travão, é comum o travão ficar duro e o carro descair, não obedecendo ao travão. Mas talvez isso se deva ao facto de eu colocar logo o pé no travão assim que o motor arranca, não dando tempo de ser ejectada pressão no circuito!!


                                Quanto ao problema da Miss_STRITH, eu aponto para o servo-freio porque a sua função, segundo me foi dito pelo mecânico, é tornar o pedal de travão mais "macio". Se ele fica duro, é porque talvez o servo-freio não esteja a desempenhar a sua função! O meu Ibiza é de 93 e quando tive o problema, fui à seat ver preços e disponibilidade das peças (Servo-Freio, Bomba central de travão) e eles tinham disponibilidade. Acho impossivel que para um Ibiza FR não haja peças.. isso nunca pode acontecer! Como fica a credibilidade da marca? Assim os clientes não voltavam a comprar SEAT porque sabiam à partida que se daqui a meia duzia de anos tiverem um problema, não irá haver peças!

                                Outra solução para a Miss_STRITH é começar a fazer musculação de pernas..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                  O autor do Post inicial fui eu e depois de mudar óleo de travão, bomba de travão, repartidor de travagem, mudei os bombitos e a partir daí ficou bom.. embora por vezes de manhã, assim que ponho o carro a trabalhar, destravo o travão de mão e coloco logo o pé no travão, é comum o travão ficar duro e o carro descair, não obedecendo ao travão. Mas talvez isso se deva ao facto de eu colocar logo o pé no travão assim que o motor arranca, não dando tempo de ser ejectada pressão no circuito!!
                                  como assim ?

                                  e se destravares o carro desligado e carregares no pedal do travão ele não trava ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                    como assim ?

                                    e se destravares o carro desligado e carregares no pedal do travão ele não trava ?
                                    Trava só nas primeiras bombadas no travão, depois deixa de travar mas o travão fica mole. Normalmente os carros desligados ficam sem travão de pé mas o que me acontece no caso que referi é que o travão fica duro e o carro descai. Por isso é que acho estranho!

                                    Comentário


                                      #19
                                      nao tens abs portanto...

                                      eu no meu mesmo desligado se destravar deixar andar e travar com o pé ele trava...dai a minha pergunta.

                                      Que oleo usas ? ficou o sistema bem sangrado com a mudança de oleo ? etc etc ?

                                      é que isso aconteceu-me mas foi ter apertado com os travões, o oleo que já nao deve estar nada de especial aqueceu de tal forma que os tubos dilataram etc etc e fiquei o pedal no fundo e sem travoes quase.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                        nao tens abs portanto...

                                        eu no meu mesmo desligado se destravar deixar andar e travar com o pé ele trava...dai a minha pergunta.

                                        Que oleo usas ? ficou o sistema bem sangrado com a mudança de oleo ? etc etc ?

                                        é que isso aconteceu-me mas foi ter apertado com os travões, o oleo que já nao deve estar nada de especial aqueceu de tal forma que os tubos dilataram etc etc e fiquei o pedal no fundo e sem travoes quase.
                                        O carro não tem abs.

                                        No meu também desligado, se destravar e deixar andar e travar com o pé ele trava mas só trava 1/2/3 vezes, depois começa a falhar.. o pedal começa a ficar mole e a deixar de travar.

                                        Quando tive o tal problema mudei o óleo de travões mas já não me lembro da marca, sei que se estragaram várias garrafas de óleo de tantas vezes sangrar o circuito porque o problema não havia maneira de ficar resolvido! O circuito tinha muita sujidade, saíram borras e tudo.. aquilo já não era óleo nem era nada. O carro tinha cerca de 240.000kms e provavelmente, o óleo nunca tinha sido mudado. Agora ficou limpinho.. e acho que bem sangrado!

                                        Comentário


                                          #21
                                          pois o probelma até podes estar ai...

                                          ja me aconcelharam a nao mudar o oleo, mas sim acrescentar.

                                          como sabes o oleo de travões é extremamente corrosivo, e num sistema detriorado pode ter o efetio contrario...não sabendo qual a periocidade com que foram efectuadas as mudanças de ou atestos de oleo e tendo o carro varios km é melhor acrescentar do que mudar.

                                          isto se o circuito se mantiver o mesmo OEM.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                            O autor do Post inicial fui eu e depois de mudar óleo de travão, bomba de travão, repartidor de travagem, mudei os bombitos e a partir daí ficou bom.. embora por vezes de manhã, assim que ponho o carro a trabalhar, destravo o travão de mão e coloco logo o pé no travão, é comum o travão ficar duro e o carro descair, não obedecendo ao travão. Mas talvez isso se deva ao facto de eu colocar logo o pé no travão assim que o motor arranca, não dando tempo de ser ejectada pressão no circuito!!


                                            Quanto ao problema da Miss_STRITH, eu aponto para o servo-freio porque a sua função, segundo me foi dito pelo mecânico, é tornar o pedal de travão mais "macio". Se ele fica duro, é porque talvez o servo-freio não esteja a desempenhar a sua função! O meu Ibiza é de 93 e quando tive o problema, fui à seat ver preços e disponibilidade das peças (Servo-Freio, Bomba central de travão) e eles tinham disponibilidade. Acho impossivel que para um Ibiza FR não haja peças.. isso nunca pode acontecer! Como fica a credibilidade da marca? Assim os clientes não voltavam a comprar SEAT porque sabiam à partida que se daqui a meia duzia de anos tiverem um problema, não irá haver peças!

                                            Outra solução para a Miss_STRITH é começar a fazer musculação de pernas..
                                            Exactamente segundo o pouco que eu sei o Servo-Freio multiplcica a força aplicada no pedal um parde veses o que torna o pedal leve quando travamos, ora se o pedal fica duro, provavelmente o Servo-Freio morreu ou esta a morrer.

                                            Quanto a questão de travar com o carro desligado, e normal que o carro nao trave porque o servo-freio precisa de vacuo para trabalhar e esse vacuo e fornecido pelo motor em carros a gasolina e por uma bomba de vacuo em carros a gasoleo, por isso tendo ABS ou não o carro parado nao trava, so na primeira ou segunda ves depois deixa de travar porque nao ha vacuo, alias o ABS (Anti-Blockig System) Serve tal como o nome o dis para impedir que as rodas blokeiem kuando travamos a fundo o que iria faxer com que o carro perde-se aderencia a estrada e assim aumentaria o risco de despiste. Penso estar correcto.

                                            Cumprimentos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Fui hoje aqui ao stand no Porto porque voltei a ficar sem travões (pedal muito duro e eu não consigo travar), e vão procurar o tal tubo... Quando deixa "entrar ar" é quando o pedal deixa de trabalhar :/

                                              Até lá ando com o tubo remendado sujeita a ficar mesmo sem travões de repente mas preciso do carroooo

                                              Comentário


                                                #24
                                                boas

                                                por acaso eu tambem tinha o problema de ao travar no meu ibiza (de 94) o pedal ir afundando gradualmente, mas ja resolvi o assunto... era a bomba e os bombitos que tinham fuga de pressao... troquei os e o problema ficou resolvido

                                                (embora o concerto nao fosse dos mais baratos) mas prontos, o que importa e que agora o meu popo trava bem

                                                cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Miss_STRITH Ver Post
                                                  Fui hoje aqui ao stand no Porto porque voltei a ficar sem travões (pedal muito duro e eu não consigo travar), e vão procurar o tal tubo... Quando deixa "entrar ar" é quando o pedal deixa de trabalhar :/

                                                  Até lá ando com o tubo remendado sujeita a ficar mesmo sem travões de repente mas preciso do carroooo

                                                  se tiver em garantia pede um carro de substituição, caso contrário espero que não andes nas mm ruas que eu!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                                                    boas

                                                    por acaso eu tambem tinha o problema de ao travar no meu ibiza (de 94) o pedal ir afundando gradualmente, mas ja resolvi o assunto... era a bomba e os bombitos que tinham fuga de pressao... troquei os e o problema ficou resolvido

                                                    (embora o concerto nao fosse dos mais baratos) mas prontos, o que importa e que agora o meu popo trava bem

                                                    cumps
                                                    Ficou assim tão caro o concerto? A minha bomba de travão custou cerca de 50€, os bombitos acho que custaram 10€, depois foram umas 3 ou 4 garrafas de óleo a 4€ cada uma e mais a mão de obra do mecânico que ficou em 50€. Pelo meio também lhe meti um repartidor de travagem que comprei usado mas como não era daí, pude depois trocá-lo por outra coisa. No total, ficou-me em cerca de 130€.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas vocês estão a falar de arranjar os carros ou de música ao vivo? (Conserto/concerto).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                                        Ficou assim tão caro o concerto? A minha bomba de travão custou cerca de 50€, os bombitos acho que custaram 10€, depois foram umas 3 ou 4 garrafas de óleo a 4€ cada uma e mais a mão de obra do mecânico que ficou em 50€. Pelo meio também lhe meti um repartidor de travagem que comprei usado mas como não era daí, pude depois trocá-lo por outra coisa. No total, ficou-me em cerca de 130€.
                                                        hum.. o meu ficou por cerca de 160€... inda foi um pouco carote....

                                                        mas valeu a pena... ele agora trava bem

                                                        cumps

                                                        Comentário

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