GOVERNO ASSINA CONTRATO DE CONCESSÃO DA A32 COM A BRISA
Na cerimónia de ontem, dia 28 de Dezembro2007, realizada em S. J. da Madeira, e tal como o Secretário de Estado
das Obra Públicas, Dr. Paulo Campos, havia prometido em Arouca quando aqui veio presidir à assinatura do contrato de
execução do projecto do troço Mansores/Feira da nossa Via Estruturante, o Governou Concessionou à Brisa a A32 (Oliveira
de Azeméis/V. N. de Gaia – terá Nó de ligação em Carregosa e com a futura Via Estruturante Arouca/Feira próximo
de Escariz), Auto-Estrada esta incluída na Concessão “Douro Litoral”, que abrange também a A41 (CREP
– Circular Regional Exterior ao Porto) e a A43 (ligação a Gondomar).
Relembra-se que, aquando da discussão pública e do período que antecedeu a decisão do Governo relativa ao traçado a
adoptar, os Presidentes de Câmara de S. J. da Madeira, V. N. de Gaia, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis
defendiam, em conjunto, o traçado mais próximo do actual IC2. Apenas Arouca e Vale de Cambra mobilizaram esforços na
defesa do traçado mais interior – e foi este traçado que foi decidido pelo Governo, constituindo esta decisão uma
importante conquista para as populações dos dois Concelhos, em particular para Arouca, que, com esta decisão, viu
concretizada uma das suas principais reivindicações: ligar a Via Estruturante, logo à saída de Arouca, aos principais eixos
rodoviários do país, no caso, à A32 para norte e para sul, e para o litoral, a partir do Nó de ligação com a A32, continuar a
Via Estruturante, também em perfil de Auto-Estrada, até à Feira. Na cerimónia de ontem, que teve a presença do
Presidente Artur Neves, ficou também a saber-se que a Brisa contratou o mesmo projectista contratado pelas Estradas
de Portugal para a execução do projecto da Via Estruturante (Mansores/Feira): a Coba. Facto que, para Artur Neves,
“constitui uma mais valia para a coordenação dos dois projectos”, tendo merecido, da parte dele, o
necessário elogio à Brisa por tal decisão.
De acordo com o calendário de execução das obras ontem apresentado, a A43 arrancará em Dez 2008, a A41 em Fev.
2009 e a A32 em Out. 2009.
Estão portanto criadas as condições – como também tem vindo a defender e a reivindicar do Governo o Presidente
Artur Neves – para que a construção da Via Estruturante se concilie com os prazos de execução da A32. Assim o
Governo queira continuar a manter o que tem prometido.das Obra Públicas, Dr. Paulo Campos, havia prometido em Arouca quando aqui veio presidir à assinatura do contrato de
execução do projecto do troço Mansores/Feira da nossa Via Estruturante, o Governou Concessionou à Brisa a A32 (Oliveira
de Azeméis/V. N. de Gaia – terá Nó de ligação em Carregosa e com a futura Via Estruturante Arouca/Feira próximo
de Escariz), Auto-Estrada esta incluída na Concessão “Douro Litoral”, que abrange também a A41 (CREP
– Circular Regional Exterior ao Porto) e a A43 (ligação a Gondomar).
Relembra-se que, aquando da discussão pública e do período que antecedeu a decisão do Governo relativa ao traçado a
adoptar, os Presidentes de Câmara de S. J. da Madeira, V. N. de Gaia, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis
defendiam, em conjunto, o traçado mais próximo do actual IC2. Apenas Arouca e Vale de Cambra mobilizaram esforços na
defesa do traçado mais interior – e foi este traçado que foi decidido pelo Governo, constituindo esta decisão uma
importante conquista para as populações dos dois Concelhos, em particular para Arouca, que, com esta decisão, viu
concretizada uma das suas principais reivindicações: ligar a Via Estruturante, logo à saída de Arouca, aos principais eixos
rodoviários do país, no caso, à A32 para norte e para sul, e para o litoral, a partir do Nó de ligação com a A32, continuar a
Via Estruturante, também em perfil de Auto-Estrada, até à Feira. Na cerimónia de ontem, que teve a presença do
Presidente Artur Neves, ficou também a saber-se que a Brisa contratou o mesmo projectista contratado pelas Estradas
de Portugal para a execução do projecto da Via Estruturante (Mansores/Feira): a Coba. Facto que, para Artur Neves,
“constitui uma mais valia para a coordenação dos dois projectos”, tendo merecido, da parte dele, o
necessário elogio à Brisa por tal decisão.
De acordo com o calendário de execução das obras ontem apresentado, a A43 arrancará em Dez 2008, a A41 em Fev.
2009 e a A32 em Out. 2009.
Estão portanto criadas as condições – como também tem vindo a defender e a reivindicar do Governo o Presidente
Artur Neves – para que a construção da Via Estruturante se concilie com os prazos de execução da A32. Assim o
http://www.cm-arouca.pt/portal/index...o_pdf=1&id=693
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