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teste da vareta do óleo

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    teste da vareta do óleo

    li por aqui k 1 maneira de ver se o motor está bom e polo a trabalhar sem a vareta do oleo! será isso válido p todos os carros?!
    Experimentei no meu uno fire e saem uns salpicos de oleo acompanhados de um ruido tipo a´gua a ferver! realizei este teste com o motor relativamente frio. Serák o fire está doente??! tem quase 150mk!

    #2
    Regra geral metes o motor a funcionar e tiras a vareta de medir o oleo. Não deve sair oleo ou salpicos de nem fumo.

    http://www.autohoje.com/pdf/documentos/conselhos.pdf

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por bento

      li por aqui k 1 maneira de ver se o motor está bom e polo a trabalhar sem a vareta do oleo! será isso válido p todos os carros?!
      Experimentei no meu uno fire e saem uns salpicos de oleo acompanhados de um ruido tipo a´gua a ferver! realizei este teste com o motor relativamente frio. Serák o fire está doente??! tem quase 150mk!
      Já lhe enfiaste o termómetro?secalhar é gripe.:D:D:D

      Comentário


        #4
        Se sai salticos por o sitio da vareta de oleo acho que esta a perder compressão para o carter.
        Acho que foi isso que percebi do topico que falava disso

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          #5
          há motores que esse neste não é válido,nomeadamente os fire!!!dito isto por mecanico da fiat.......;)

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por João bernardo

            há motores que esse neste não é válido,nomeadamente os fire!!!dito isto por mecanico da fiat.......;)
            Supostamente a vareta do óleo, como em todos os motores, aponta para o carter. Se sai salpicos é porque existe pressão no carter, e isso pode ser causado pela perda de compressão. Agora diz-me onde os motores fire são diferentes neste aspecto.... [|)]

            Comentário


              #7
              Pela vareta do oleo sao sempre algum vapor mesmo num motor novo devido á rotação da cambota e ao calor de dentro do motor...o que não convem é "bufar" pela vareta pois é sinal que passa ar da compressão para dentro do carter e isso é sinal de o motor estar a perder compressão.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Nafs

                citação:Originalmente colocada por João bernardo

                há motores que esse neste não é válido,nomeadamente os fire!!!dito isto por mecanico da fiat.......;)
                Supostamente a vareta do óleo, como em todos os motores, aponta para o carter. Se sai salpicos é porque existe pressão no carter, e isso pode ser causado pela perda de compressão. Agora diz-me onde os motores fire são diferentes neste aspecto.... [|)]
                A bomba de óleo pode tar nessa zona e sair salpicos, a mesma regra se passa no tampão do oleo na tampa da valvulas, nem em todos os motores isso se verifica.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por DESCONHECIDO

                  citação:Originalmente colocada por Nafs

                  citação:Originalmente colocada por João bernardo

                  há motores que esse neste não é válido,nomeadamente os fire!!!dito isto por mecanico da fiat.......;)
                  Supostamente a vareta do óleo, como em todos os motores, aponta para o carter. Se sai salpicos é porque existe pressão no carter, e isso pode ser causado pela perda de compressão. Agora diz-me onde os motores fire são diferentes neste aspecto.... [|)]
                  A bomba de óleo pode tar nessa zona e sair salpicos, a mesma regra se passa no tampão do oleo na tampa da valvulas, nem em todos os motores isso se verifica.
                  mas o sitio da vareta não é propriamente uma abertura normal é um tubo, por mais salpicos que a bomba de oleo faça nunca será suficiente para sair, só sai se a pressão dentro do carter for superior á atmosferica e aí os segmentos estão a dar passagem.;)
                  um pouco diferente do que acontece com a tampa do oleo.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Nephilim

                    Pela vareta do oleo sao sempre algum vapor mesmo num motor novo devido á rotação da cambota e ao calor de dentro do motor...o que não convem é "bufar" pela vareta pois é sinal que passa ar da compressão para dentro do carter e isso é sinal de o motor estar a perder compressão.
                    Exacto.

                    Existe sempre alguma compressão dentro do carter.


                    Até em motores novos saltam salpicos de oleo se fizeres isso.


                    É mais uma questão de cheiro. Se o "vapor" que sai cheirar a gasolina, ou não...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Exacto.

                      Existe sempre alguma compressão dentro do carter.


                      Até em motores novos saltam salpicos de oleo se fizeres isso.


                      É mais uma questão de cheiro. Se o "vapor" que sai cheirar a gasolina, ou não...
                      aqui já não concordo.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Afcivic

                        citação:Exacto.

                        Existe sempre alguma compressão dentro do carter.


                        Até em motores novos saltam salpicos de oleo se fizeres isso.


                        É mais uma questão de cheiro. Se o "vapor" que sai cheirar a gasolina, ou não...
                        aqui já não concordo.
                        Sim, ok, é valido, mas não concordas com quê e porquê?

                        Comentário


                          #13
                          não concordo com a pressão no carter, pois isso só acontece se os segmentos derem passagem pois de que outra maneira terás essa pressão?
                          e se isso acontecesse era só varetas a saltarem.:D
                          te garanto que em motores em bom estado nunca vi salpicos nem pressão pelo sitio da vareta.;)

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Afcivic

                            não concordo com a pressão no carter, pois isso só acontece se os segmentos derem passagem pois de que outra maneira terás essa pressão?
                            e se isso acontecesse era só varetas a saltarem.:D
                            te garanto que em motores em bom estado nunca vi salpicos nem pressão pelo sitio da vareta.;)
                            Para teres pressão suficiente para fazer saltar a vareta olha que é obra...

                            O meu 33 estava com os segmentos colados aos cilindros, mamava 1l de oleo por cada 100kms, compressão a 4, e não saltava a vareta...


                            Mas o proprio movimento dentro do carter, e o facto da camara de combustão nunca ser 100% heremetica, faz com que haja sempre alguma pressão la dentro, memso que pouca.


                            De outra forma como explicas que exista o retorno de vapores vindos do carter?

                            So existe porque existe la alguma pressão dentro. ;)

                            Comentário


                              #15
                              porque os vapores são devido á temperatura e estes fazem subir a pressão, mas estamos a falar de poucos milibares que são suficientes para os expulsar, mas daí a salpicos vai uma grande diferença.
                              e sim as camaras de combustão deverão ser hermeticamente fechadas, o oleo está lá tambem para vedar.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                porque os vapores são devido á temperatura e estes fazem subir a pressão, mas estamos a falar de poucos milibares que são suficientes para os expulsar, mas daí a salpicos vai uma grande diferença.
                                e sim as camaras de combustão deverão ser hermeticamente fechadas, o oleo está lá tambem para vedar.
                                Sim, mas na verdade nunca o são. Ha sempre passagem de algum oleo, ainda que em infima quantidade.


                                E atenção, que qd falo em salpicos, não me estou a referir a jorrar oleo, mas sim salpicos ocasionais.

                                Basta o movimnento da cambota para levantar oleo dentro do carter, e com ele a voara em todas as direcções é natural que alguns saiam...


                                Ainda para mais num motor com 150.000kms, que até pode estar muito bom, mas algum desgaste ja ha-de ter.

                                Ou seja, a compressão até pode não estar " como nova", mas se calhar esta dentro dos limites para um motor com 150.000kms.

                                Comentário


                                  #17
                                  já que falas desses km's, foi precisamente com esses km's que vendi o meu vti e o senhor que mo comprou veio cá com um mecânico e o primeiro teste que fez foi esse, e pelo tubo da vareta não saiu nada, por isso sempre que eu veja um motor a largar salpicos pelo tubo da vareta, para mim esses segmentos já estão com uma folga fora do normal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eh pá ...

                                    Uma vez assisti a um avaliador de usados de uma marca re****da
                                    que foi avaliar o estado do carro de um amigo meu que o ia dar
                                    em troca de um novo.
                                    O carro em questão era um clio diesel com 340.000 kms.

                                    O gajo mete o motor a trabalhar, tira a vareta, cheira a vareta
                                    e diz : "Éh pá ... Este carro tem o motor todo lixado ...".

                                    Claro está que eu e o meu amigo ficamos a olhar um para o outro
                                    sem saber se haviamos de rir ou chorar ...

                                    Fds ... há cada um ...

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:O gajo mete o motor a trabalhar, tira a vareta, cheira a vareta
                                      e diz : "Éh pá ... Este carro tem o motor todo lixado ...".
                                      [}][}][}][}][}][}]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há carros com carter seco (dry sump). Aí o teste não se aplica...

                                        Comentário


                                          #21
                                          este tópico está como no parlamento! teorias mtas, mas nada de concreto! precisa-se Eng Mecanico para uma explicação cientifica!
                                          Já agora camaradas, como afiro a compressão do uno fire?!

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por bento

                                            este tópico está como no parlamento! teorias mtas, mas nada de concreto! precisa-se Eng Mecanico para uma explicação cientifica!
                                            Já agora camaradas, como afiro a compressão do uno fire?!
                                            uma coisa te posso dizer, se saiem salpicos pelo tubo da vareta o motor já não está de perfeita saude, e não é preciso um "enginheiro" para te dizer isto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por bento

                                              Já agora camaradas, como afiro a compressão do uno fire?!

                                              Através de um teste de compressão, como nos outros motores todos, sejam eles a gasolina, gasóleo, GPL, etc.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Este teste de nada vale ou serve para verificar o que quer que seja...

                                                O circuito de óleo é um circuito pressurizado e supostamente estanque durante o funcionamento do motor.

                                                Portanto, é perfeitamente normal que quando se abre um orifício desse circuito, o fluido que lá está dentro tente vir para fora...


                                                E mais depressa se vê a saúde de um motor pelo escape do que por isso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se não estou em erro o carter do óleo deve estar a uma pressão negativa e saída de "vento", fumo ou sapiscos de óleo indicam quase sempre problemas de estanquicidades nos cilindros (normalmente problemas de segmentos).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                    Este teste de nada vale ou serve para verificar o que quer que seja...

                                                    O circuito de óleo é um circuito pressurizado e supostamente estanque durante o funcionamento do motor.

                                                    Portanto, é perfeitamente normal que quando se abre um orifício desse circuito, o fluido que lá está dentro tente vir para fora...


                                                    E mais depressa se vê a saúde de um motor pelo escape do que por isso.
                                                    Exacto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      e pelo escape, sem ser com makinas específicas um como pode um comum mortal ter uma ideia? Note-se q o meu sei q está a keimar bem pois no ultimo IPO disseram. (o gajo q estava a valiar o carrito era simpatico)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:A bomba de óleo pode tar nessa zona e sair salpicos, a mesma regra se passa no tampão do oleo na tampa da valvulas, nem em todos os motores isso se verifica.
                                                        sempre pensei que a bomba estivesse fechada e sugasse o oleo por um tubo com filtro de rede na ponta que fica dentro do oleo, juntinho ao fundo do carter. pelo menos sempre assim vi.

                                                        em qualquer motor há sempre fugas de compressão. seja novo ou velho. os segmentos não são circulos fechados, pelo que devem ser montados com a união desfasada, por forma a que a compresão encontre resistencia na sua fuga.

                                                        não são sá os segmentos que têm desgaste, as camisas tambem, ovalisam, nos pontos onde o pistão faz força quando desce e onde encosta quando sobe.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pode ser k já não tenha a compressão ideal, já k a pegar a quente custa um pouco, a frio é um mimo!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por bento

                                                            Pode ser k já não tenha a compressão ideal, já k a pegar a quente custa um pouco, a frio é um mimo!
                                                            Podes ter apenas o carro mal afinado...

                                                            Podes ter a mistura muito rica...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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