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Carta de moto aos 18

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    Carta de moto aos 18

    Boas pessoal.
    Neste momento estou a tirar a carta de carro (B) e estou tentado em fazer tambem a A. Com 18 anos tirando esta carta A sem nunca ter tido a A1 que tipo de motos posso conduzir?
    Quais as limitações?


    Obrigado e cumprimentos!!

    #2
    tens isso no livrinho de código! vai estudar

    Comentário


      #3
      Conduzes motos sensivelmente até 250cc.

      Podes conduzir algumas 500cc ou até mesmo 600cc mas estão limitadas a X kw de potência até perfazeres dois anos de carta e poderes ter a AP (sem qualquer restrição).

      Comentário


        #4
        Posso mandar limitar uma 600cc por exemplo R6?

        Comentário


          #5
          Tive a ver no livro de codigo e eles so faltam de se ter 21 anos ou ter a A1 no passado..

          Nao falam na minha situação 18 sem carta de mota anterior..

          Se alguem souber o limite de kw agradeco.

          Obrigado

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
            Posso mandar limitar uma 600cc por exemplo R6?

            Sim podes, mas tens de a comprar nova, ou já com a limitação indicada no livrete, apesar de muitas já sairem do stand já sem a limitação (mesmo indicando no livrete que tem) a pedido do dono, os stand´s, fazem essas "aldrabices"...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
              Tive a ver no livro de codigo e eles so faltam de se ter 21 anos ou ter a A1 no passado..

              Nao falam na minha situação 18 sem carta de mota anterior..

              Se alguem souber o limite de kw agradeco.

              Obrigado
              25 kw de limite.

              Comentário


                #8
                É isso mesmo Wolfman mas se não me engano, a marca da moto tem de disponibilizar essa versão limitada de origem.

                Claro que depois podes..isso tudo .

                Abraço.

                Comentário


                  #9
                  Hum muito obrigado pessoal...!!!!


                  Ja agora alguem que tenha estado nessa situação paga-se mt para pedir ao stand para fazer essa alteração no livrete e na moto?

                  Comentário


                    #10
                    Alteração no livete, não podes, como disse anteriormente, só comprando nova ou usada (em que alguém tenha comprado nova com o tal limite)com limitação de potência (estrangulada), o stand pode "destrangular", é um processo simples e como não existe inspecções para motos, "tá-se bem" .

                    Aconcelho-te VIVAMENTE em teres ideia de uma 250 no máximo, até dares bem conta do caso.

                    Comentário


                      #11
                      Olá,

                      Não tens experiência anterior na condução motociclo, e já queres sentar o rabo numa R6?!? Indicado seria uma 125cc ou 250cc, posso sugerir se assim me permitires, tens DT 125R, Xr 250, CBR 125, XT 125, tens muito por onde escolher, eu pessoalmente no teu lugar optava ou pela Dtr 125 ou XR 250. Conselho que te dou, uma vez que as 2rodas tambem são para mim a minha grande paixão, é começares por baixo, começa construir casa pelo chão e não pelo telhado, acredita que já vi muitos a se iniciar assim, e aleijarem-se a serio. Muitos foram parar ao hospital esfolados, não quer dizer com isto que depois quando já tiveres experiência não fiques livre de uma queda, ou acidente, mas se já tiveres essa experiência adquirida vai certamente em muitas situações futuras te salvar a pele e segurares a mota, ;) é so minha opinião, tu é que sabes, boa sorte!

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Certinho e direitinho, a minha primeira moto foi uma cbr 600 f4 (´99) e passados 3 meses (acidente???? quem a mim???? ahahahahahahah....já se sabe o resto ) tive um acidente, que me deixou 3 meses de cama e tive sorte em sobreviver, foi despiste, pensei que sabia conduzir motos e enganei-me, quer-se sempre puxar um pouco mais e mais e mais, até que.

                        Mesmo em velocidades de 250 era uma adrenalina brutal, que parecia demasiado, com o tempo aprendi e fui aprendendo, até que dei conta que ainda não sei bem andar de moto, já me deixei das estradas, agora é só track-days (de moto), dou 300 como se nada fosse, travo bem forte, com o contador a rondar os quase 270 no final da recta da meta em Braga (Vasco Sameiro), fazendo muita gente vomitar o que almoçou uma semana antes , limpo o piso do pneu de uma ponta á outra, curvo com uma grande inclinação de uma forma que muita gente conseguia com a mesma inclinação dormir durante anos, sem sofre nada ou dar conta de nada, resumindo "ando" bem e adivinha, AINDA ME FALTA MUITO PARA ANDAR BEM DE MOTO E CONTROLAR BEM A MOTO, POR ISTO ACONCELHO-TE VIVAMENTE COMEÇARES POR UM MOTO BAIXA, passados 1/2 anos mudas para uma maior (400/500) e por aí fora até teres a perfeita noção o que é conduzir uma moto.

                        PS: Certo que existe muita gente com aceleras, mas não são desportivas 600 e conheci pessoas que tiveram 600 desportivas como 1ª moto e já não estão no meio de nós, o problema não é acelarar, é o instinto de sobrevivência na estrada a mais de 200, o travar, o curvar, o lêr os outros carros, etc...

                        Comentário


                          #13
                          Tens o exemplo do wolfman, eu também gosto muito de motas de estrada, e de TT. Neste momento prefiro o ENDURO, para além de ser igualmente uma paixão o ENDURO para mim, é uma exelente escola, junta-se o útil ao agradável. E olha que tu de 125 ou 250 já curtes e muito, ;) vai por mim, tens de ponderar bem, mais uma vez desejo-te boa sorte pá!


                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #14
                            "Estrangular" uma mota é um pecado!!... Vão lá muitos à minha loja pedir esses servicinhos... Aconselhos logo a comprarem um triciclo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                              Alteração no livete, não podes, como disse anteriormente, só comprando nova ou usada (em que alguém tenha comprado nova com o tal limite)com limitação de potência (estrangulada), o stand pode "destrangular", é um processo simples e como não existe inspecções para motos, "tá-se bem" .

                              Aconcelho-te VIVAMENTE em teres ideia de uma 250 no máximo, até dares bem conta do caso.

                              Ainda não existe, mas não deve faltar muito.... Aqui em España fazem, e até as 50cc vão começar a fazer também

                              Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                              "Estrangular" uma mota é um pecado!!... Vão lá muitos à minha loja pedir esses servicinhos... Aconselhos logo a comprarem um triciclo
                              Um pecado é dizer coisas destas

                              Comentário


                                #16
                                A melhor escola de condução é o "monte"....Podes cair à-vontade ( a maior parte das vezes pelo menos ) e ir aprendendo com os erros.

                                Na estrada muitas vezes não tens hipótese de aprender, pois o erro já não to permite, se é que me entendes....

                                Comentário


                                  #17
                                  E mesmo o monte.... se começar logo com uma CR 250....


                                  Epah, 18 anos, e sem experiencia....

                                  Algo com vinte e tal ou trinta cavalitos, para aprender, é bem porreiro.

                                  Eu, aos 18 anos, tive uma Bandit 600 "limitada nos papeis"...

                                  E já tinha 3 anos de experiência de moto(cg 125, dr350), fora da via pública (pinhal, praia, etc..)...

                                  Não se deve... A tentação é grande, e a experiência é pouca... Tive 2 acidentes grandes, felizmente sem grandes consequencias físicas...O primeiro nem foi por culpa minha..é o que dizem, porque eu não me lembro, fiquei k.o...Mas o 2º... Pensava que era o Rossi, e fui a quase 140 km/h a deslizar pelo asfalto...

                                  Tive sorte, muita sorte...

                                  E vir alguém dizer a uma pessoa que não tem experiência, e que quer uma R6, que limitar motos é um pecado...

                                  É pena, em Portugal, não se apostar muito nas 250cc.. Há 125cc, e depois 500cc para cima, excepção feita ás scooters...


                                  Uma moto de estrada porreira, para aprender:

                                  VTR250



                                  ZZR 250




                                  Pena não se verem em Portugal...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu comecei aos 21 com uma CBR600 de 96.

                                    É assim, com muito juizinho tudo se consegue pois a moto só anda o que tu queres. Agora, vais passar por muitas fases em que já te julgas um piloto e normalmente é nessas alturas que o pessoal vai ao chão (eu próprio passei por isso e quase malhei). De qualquer forma, nada que um pouco de humildade não resolva.

                                    Muitas vezes o pessoal não pode dar-se ao luxo de andar a trocar de moto em moto por isso mentaliza-te e compra lá o que tens a comprar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                      Eu comecei aos 21 com uma CBR600 de 96.

                                      É assim, com muito juizinho tudo se consegue pois a moto só anda o que tu queres. Agora, vais passar por muitas fases em que já te julgas um piloto e normalmente é nessas alturas que o pessoal vai ao chão (eu próprio passei por isso e quase malhei). De qualquer forma, nada que um pouco de humildade não resolva.

                                      Muitas vezes o pessoal não pode dar-se ao luxo de andar a trocar de moto em moto por isso mentaliza-te e compra lá o que tens a comprar.

                                      Mas nem todos conseguem ter muito juizinho, apesar de quase todos crerem que sim

                                      E o "luxo" de andar a trocar de moto, tem muito que se lhe diga... Se não as comprares novas, podes nem perder dinheiro na venda... E mais vale perder algum dinheiro na venda, do que perder coisas mais importantes...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu também comecei com as 50, depois 125, 400, e então entrei no "mundo" das 600 ou + : )

                                        Analisando a coisa agora, acho que fiz mal, isto porque embora as motas não desvalorizem tanto quanto um carro, perde-se na mesma muito dinheiro...

                                        E como um gajo não é rico, se fosse hoje, comprava uma gs/cb500 para primeira moto. Talvez a cbf fosse a escolha, dado já ter uma boa ciclistica ; )

                                        Há um aspecto que acho fundamental, a segurança que uma boa moto oferece. E já se sabe que uma 125 ou 250 não tem nada a ver quer em curva quer a travar com uma boa 600, ou mesmo com uma cbf500.

                                        Mas lá está, cada um tem as suas ideias...e as minhas é que a moto é um veículo prático, que me oferece muito prazer na sua condução, prazer esse que é o rodar em estrada, e não chegar o mais rápido do ponto A a B.

                                        Se assim não fosse nunca na vida teria trocado uma moto que comprei nova, com 98cv, por uma usada com 65cv eheh

                                        Mas verdade é que há por aí pessoal que nem de bicicleta devia andar...

                                        Este é o meu ponto de vista ; )


                                        Cump.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como já disseram antes se não tens experiência nenhuma (nem carro nem mota) não te metas em aventuras com "motões". Acredita que vais cair, faz parte do processo de aprendizagem! Não conheço ninguém que tenha mota e que não tenha caído, mesmo que tenha sido só um tombo para o lado. Como se costuma dizer: "há 2 tipos de motociclistas: aqueles que já caíram e aqueles que vão cair". Por isso o meu concelho vai para que nos primeiros tempos arranjes algo mais calmo para apanhares os primeiros sustos.

                                          No meu caso foi depois da restrição, caí com uma shadow 750 porque não estava habituado à mota e ao travão traseiro de tambor, bloqueei-o na entrada de uma curva e quando recuperei o equilíbrio já não tinha espaço para fazer a curva, apanhei areia e fui ao chão.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                            E mesmo o monte.... se começar logo com uma CR 250....


                                            Epah, 18 anos, e sem experiencia....

                                            Algo com vinte e tal ou trinta cavalitos, para aprender, é bem porreiro.

                                            Eu, aos 18 anos, tive uma Bandit 600 "limitada nos papeis"...

                                            E já tinha 3 anos de experiência de moto(cg 125, dr350), fora da via pública (pinhal, praia, etc..)...

                                            Não se deve... A tentação é grande, e a experiência é pouca... Tive 2 acidentes grandes, felizmente sem grandes consequencias físicas...O primeiro nem foi por culpa minha..é o que dizem, porque eu não me lembro, fiquei k.o...Mas o 2º... Pensava que era o Rossi, e fui a quase 140 km/h a deslizar pelo asfalto...

                                            Tive sorte, muita sorte...

                                            E vir alguém dizer a uma pessoa que não tem experiência, e que quer uma R6, que limitar motos é um pecado...

                                            É pena, em Portugal, não se apostar muito nas 250cc.. Há 125cc, e depois 500cc para cima, excepção feita ás scooters...


                                            Uma moto de estrada porreira, para aprender:

                                            VTR250



                                            ZZR 250




                                            Pena não se verem em Portugal...
                                            Porque é que ele há-de ir estragar a mota só para mostrar aos outros que tem uma R6? Compra uma acelera e vai treinando e deixa as R6 para quem as sabe dominar!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tiago, é óbvio que não estou a dizer para se meter numa CR 250....Essa nem eu nem os meus amigos da altura alguma vez conseguimos domar e olha que as 125 já não tinham grandes segredos para nós...


                                              Uma 125 limitada no carburador (o que não é difícil) durante 6 meses a um ano e depois fullpower mas com juízo, não deve ser algo difícil de se fazer e já dá para aprender muito sem grandes sustos...

                                              E no final fica com uma mota muito boa para os fins-de-semana ou dia a dia, dependendo da 125 (DTR por exemplo..)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas,

                                                Então que mal tem ele se iniciar numa 125 ou 250?! Se gosta de estrada, no lugar dele, comprava assim uma XR250, metia-lhe aros supermotard, e ficava com uma mota à maneira, já para não falar que XR é uma mota de guerra, ;) isso do 'à porque essas motas travam mal, e não curvam, etc etc..' ele aprende é assim, utilizar o travão, e travão motor, tudo isto são factores importantes no dia a dia de um motociclista, e muitos certamente sabem ao que me refiro, não é so ver o obstáculo na estrada e usar manete travão, não é comprar uma mota XPTO que trave com uma eficácia, e curve 'suavemente' com segurança, e faça tudo pela pessoa, se tiver oportunidade por mota supermotard, vai ter uma excelente escola onde mais tarde já com experiência adquirida vai lhe permitir evoluir para uma super-desportiva (600cc) por exemplo. E aí ele vai notar e compreender que aquela experiência anterior era imprescindível, e vai saber explorar depois a outra mota muito melhor. ;) Atenção isto é só a minha opinião.


                                                Cumprimentos
                                                Editado pela última vez por JoseMaia; 11 April 2008, 15:32.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O problema da subida gradual é que depressa nos fartamos ; )

                                                  Quem anda de moto sabe bem do que falo.

                                                  Posso dar o meu exemplo, em 1.5 anos troquei de moto 3 vezes... as 2 primeiras foram novas.

                                                  A 125 é porreirita, mas chega aos 100 (sem vento) e arruma as botas...

                                                  A 400 que tive, nx4, era engraçada, mas comecei a andar com mais pessoal, e andava sempre na velocidade máxima +-140... Para além de segundo a honda, mudar de oleo a cada 3 mil kms...

                                                  Daí eu achar que uma 500 é muito mais polivalente, e não é tão agressiva como uma 4 em linha, e já permite rodar a uns 140 sem grande esforço.

                                                  Além do mais, a meu ver, lá por uma moto curvar/travar melhor não invalida que seja uma boa escola na mesma. Ajuda sim, a perdoar os erros crassos de novato ; )

                                                  Mas isto é como tudo, se todos pensarmos assim, as marcas não vendem 125´s.

                                                  E contra mim falo, porque como disse eu fiz esta escalada, e sei bem quanto perdi €€€...


                                                  Cump.
                                                  Editado pela última vez por ice; 11 April 2008, 15:50.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pronto acaba por ser relativo, depende da condução da pessoa. Falo por mim, que gosto imenso de curvas, gosto de ir curtir umas curvas na serra por exemplo, não dou muita prioridade à velocidade de ponta, sim a taxa compressão do motor, aceleração, etc. À pessoas que gostam de entrar na AE e dar lhe 'broa' claro que isso proporciona muita adrenalina, ou ter uma mota sport-touring por exemplo e dar uns passeios, mas mesmo assim prefiro outro tipo de condução. Daí eu dizer que acaba por ser relativo a mota adquirir, se o rapaz tem os mesmos gostos do que eu aquilo que eu referi em cima é o mais indicado a meu ver, caso contrário opte por outra alternativa. Dei apenas minha opinião, seja lá qual for a escolha dele, tenha juízo e sorte, e boas curvas


                                                    Cumprimentos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ...seja lá qual for a escolha dele, tenha juízo e sorte, e boas curvas

                                                      Aqui estamos perfeitamente de acordo


                                                      Cump.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas pessoal! A r6 foi simplesmente um exemplo , se comprasse alguma limitada seria sei la uma hornet ou cb500. So que tenho de ponderar primeiro porque tou a tirar a carta de carro e vai-me ser mais util um carro e por esse mesmo motivo vou primeiro adquirir o carro e então quando for possivel pensar numa motinha para passear..!

                                                        Obrigado e cumpz!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                          O problema da subida gradual é que depressa nos fartamos ; )

                                                          Quem anda de moto sabe bem do que falo.

                                                          Posso dar o meu exemplo, em 1.5 anos troquei de moto 3 vezes... as 2 primeiras foram novas.

                                                          A 125 é porreirita, mas chega aos 100 (sem vento) e arruma as botas...

                                                          A 400 que tive, nx4, era engraçada, mas comecei a andar com mais pessoal, e andava sempre na velocidade máxima +-140... Para além de segundo a honda, mudar de oleo a cada 3 mil kms...

                                                          Daí eu achar que uma 500 é muito mais polivalente, e não é tão agressiva como uma 4 em linha, e já permite rodar a uns 140 sem grande esforço.

                                                          Além do mais, a meu ver, lá por uma moto curvar/travar melhor não invalida que seja uma boa escola na mesma. Ajuda sim, a perdoar os erros crassos de novato ; )

                                                          Mas isto é como tudo, se todos pensarmos assim, as marcas não vendem 125´s.

                                                          E contra mim falo, porque como disse eu fiz esta escalada, e sei bem quanto perdi €€€...


                                                          Cump.

                                                          A versão limitada a 34 cavalos não deve dar muito mais do que essa velocidade. E sem limitador é ilegal. É certo que é o que toda a gente faz, andar sem limitador, mas também já ouvi umas histórias de companhias de seguros que, em caso de acidente, pedem uma peritagem para verificar se a moto está limitada ou não

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                                            Porque é que ele há-de ir estragar a mota só para mostrar aos outros que tem uma R6? Compra uma acelera e vai treinando e deixa as R6 para quem as sabe dominar!

                                                            Para os p'rós, como tu, certo?

                                                            Comentário

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