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Dúvida - garantia de turbo

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    Dúvida - garantia de turbo

    Viva!

    Gostaria que me esclarecessem uma dúvida, p.f.
    É o seguinte: um amigo meu comprou um carro em 2003, com 2 anos de garantia de motor. Quando estava quase a terminar a garantia o turbo queimou, e no concessionário meteram um turbo novo. A dúvida é a seguinte: o turbo que foi colocado tem garantia? De quanto tempo? O problema é que o turbo anda a fazer um assobio.

    A que entidades podemos recorrer para esclarecer estas dúvidas? (De preferência ligadas ao ramo automóvel).

    Desde já obrigado
    Cumps, Sepeca

    #2
    O novo turbo mantém a garantia que já tinha o turbo anterior, ou seja, 2 anos após a data de compra do carro, deduzindo os eventuais dias de imobilização por avaria coberta pela garantia.


    Penso que poderás esclarecer isso na DECO.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Sepeca99

      Viva!

      Gostaria que me esclarecessem uma dúvida, p.f.
      É o seguinte: um amigo meu comprou um carro em 2003, com 2 anos de garantia de motor. Quando estava quase a terminar a garantia o turbo queimou, e no concessionário meteram um turbo novo. A dúvida é a seguinte: o turbo que foi colocado tem garantia? De quanto tempo? O problema é que o turbo anda a fazer um assobio.

      A que entidades podemos recorrer para esclarecer estas dúvidas? (De preferência ligadas ao ramo automóvel).

      Desde já obrigado
      Cumps, Sepeca
      qualquer material colocado no veiculo numa intervenção técnica, está sujeito a 2 anos de garantia. ou seja, neste caso, terá 2 anos de garantia no turbo, a contar da data da referida intervenção técnica.

      Comentário


        #4
        Não, as peças substituídas no âmbito da garantia, não prolongam o prazo da mesma, está na lei, infelizmente é assim, e mais, a peça substituída não precisa ser nova, pode ser reparada ou recondicionada, desde que não seja "mais usada" que a que tinha anteriormente, por exemplo, o turbo que rebentou tinha 100.000km, o turbo que é colocado pode ser novo, recondicionado ou ter menos que esses km.
        Se avariar ainda na garantia, volta a reparar, quando acabar a garantia passa a bola ao utilizador.
        Por um lado está mal, mas também compreendo o principio do utilizador pagador, enfim isto dava aqui uma palestra.....

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por DESCONHECIDO

          Não, as peças substituídas no âmbito da garantia, não prolongam o prazo da mesma, está na lei, infelizmente é assim, e mais, a peça substituída não precisa ser nova, pode ser reparada ou recondicionada, desde que não seja "mais usada" que a que tinha anteriormente, por exemplo, o turbo que rebentou tinha 100.000km, o turbo que é colocado pode ser novo, recondicionado ou ter menos que esses km.
          Se avariar ainda na garantia, volta a reparar, quando acabar a garantia passa a bola ao utilizador.
          Por um lado está mal, mas também compreendo o principio do utilizador pagador, enfim isto dava aqui uma palestra.....
          É assim sim senhor!

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por DESCONHECIDO

            Não, as peças substituídas no âmbito da garantia, não prolongam o prazo da mesma, está na lei, infelizmente é assim, e mais, a peça substituída não precisa ser nova, pode ser reparada ou recondicionada, desde que não seja "mais usada" que a que tinha anteriormente, por exemplo, o turbo que rebentou tinha 100.000km, o turbo que é colocado pode ser novo, recondicionado ou ter menos que esses km.
            Se avariar ainda na garantia, volta a reparar, quando acabar a garantia passa a bola ao utilizador.
            Por um lado está mal, mas também compreendo o principio do utilizador pagador, enfim isto dava aqui uma palestra.....
            isso é falso.
            um peça sujeita a intervenção está sujeita a garantia de 2 anos, mesmo que a garantia geral do veiculo acabe na semana a seguir.

            de uma forma geral, estão aqui explicadas as garantias.
            http://www.mun-trofa.pt/cmic/prazo_garantia.html

            Comentário


              #7
              Por acaso tb tinha a ideia que a peça nova tinha de novo 2 anos de garantia...


              Pq assim o stand pode meter um turbo para desenrascar... E depois a garantia acaba mesmo ao fim de uma semana e assim o dono já tem de ser ele a pagar o turbo todo novo.

              Comentário


                #8
                Não é falso não, é mesmo assim que funciona. Se tens dúvidas aproveita o dia 18 de Maio em que vários advogados prestarão consultas gratuitas em vários locais do país.

                As peças utilizadas em reparações e que têm a garantia de 2 anos são as peças/reparações que o consumidor final pagou.

                Alguém pagou o turbo substituído ao abrigo da garantia? Não? Então mantêm-se os 2 anos iniciais de garantia acrescidos dos dias em que o veículo esteve imobilizado por causa dessa avaria.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por AF147

                  citação:Originalmente colocada por DESCONHECIDO

                  Não, as peças substituídas no âmbito da garantia, não prolongam o prazo da mesma, está na lei, infelizmente é assim, e mais, a peça substituída não precisa ser nova, pode ser reparada ou recondicionada, desde que não seja "mais usada" que a que tinha anteriormente, por exemplo, o turbo que rebentou tinha 100.000km, o turbo que é colocado pode ser novo, recondicionado ou ter menos que esses km.
                  Se avariar ainda na garantia, volta a reparar, quando acabar a garantia passa a bola ao utilizador.
                  Por um lado está mal, mas também compreendo o principio do utilizador pagador, enfim isto dava aqui uma palestra.....
                  isso é falso.
                  um peça sujeita a intervenção está sujeita a garantia de 2 anos, mesmo que a garantia geral do veiculo acabe na semana a seguir.

                  de uma forma geral, estão aqui explicadas as garantias.
                  http://www.mun-trofa.pt/cmic/prazo_garantia.html

                  Ah é?

                  Então diz-me lá onde está isso escrito....

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por CL

                    Não é falso não, é mesmo assim que funciona. Se tens dúvidas aproveita o dia 18 de Maio em que vários advogados prestarão consultas gratuitas em vários locais do país.

                    As peças utilizadas em reparações e que têm a garantia de 2 anos são as peças/reparações que o consumidor final pagou.

                    Alguém pagou o turbo substituído ao abrigo da garantia? Não? Então mantêm-se os 2 anos iniciais de garantia acrescidos dos dias em que o veículo esteve imobilizado por causa dessa avaria.
                    Pois, aqui está um belo ponto de vista.

                    Mas isto não servirá para empurrar a despesa para depois da garantia?

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                      citação:Originalmente colocada por CL

                      Não é falso não, é mesmo assim que funciona. Se tens dúvidas aproveita o dia 18 de Maio em que vários advogados prestarão consultas gratuitas em vários locais do país.

                      As peças utilizadas em reparações e que têm a garantia de 2 anos são as peças/reparações que o consumidor final pagou.

                      Alguém pagou o turbo substituído ao abrigo da garantia? Não? Então mantêm-se os 2 anos iniciais de garantia acrescidos dos dias em que o veículo esteve imobilizado por causa dessa avaria.
                      Pois, aqui está um belo ponto de vista.

                      Mas isto não servirá para empurrar a despesa para depois da garantia?
                      realmente, esse facto é curioso e não tinha visto dessa prespectiva!

                      Comentário


                        #12
                        tou a ver é que esta legislação tem mtos buracos.

                        um exemplo. um bem móvel tem 2 anos de garantia, nestes bens, ao detectarmos um proglema/defeito, temos 2 meses após a ocorrência para o denunciar junto do vendedor.
                        então e se detectamos um problema no ultimo dia de garantia, temos ainda mais 2 meses para o denunciar e ver corrigida a situação?

                        Comentário


                          #13
                          Outra coisa:

                          Uma revisao é paga pelo consumidor. Ja agora aproveito para me elucidarem.

                          Tenho um carro com 2 anos de garantia e muda de correia aos 5. Aos 4 anos (fora da garantia) fazem revisao incluindo inspeccao da correia.

                          Aos 4 anos e meio o turbo parte. TEnho eu de comprar 1 porque esta fora da garantia? Ou a revisao tem 2 anos de garantia?

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                            citação:Originalmente colocada por CL

                            Não é falso não, é mesmo assim que funciona. Se tens dúvidas aproveita o dia 18 de Maio em que vários advogados prestarão consultas gratuitas em vários locais do país.

                            As peças utilizadas em reparações e que têm a garantia de 2 anos são as peças/reparações que o consumidor final pagou.

                            Alguém pagou o turbo substituído ao abrigo da garantia? Não? Então mantêm-se os 2 anos iniciais de garantia acrescidos dos dias em que o veículo esteve imobilizado por causa dessa avaria.
                            Pois, aqui está um belo ponto de vista.

                            Mas isto não servirá para empurrar a despesa para depois da garantia?

                            Talvez seja! O meu pai teve um caso em que foi feita uma reparação à caixa de velocidades em garantia... tempos depois desta acabar, a caixa voltou a ter o problema, sendo reparada correctamente... pagando a factura!!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                              citação:Originalmente colocada por CL

                              Não é falso não, é mesmo assim que funciona. Se tens dúvidas aproveita o dia 18 de Maio em que vários advogados prestarão consultas gratuitas em vários locais do país.

                              As peças utilizadas em reparações e que têm a garantia de 2 anos são as peças/reparações que o consumidor final pagou.

                              Alguém pagou o turbo substituído ao abrigo da garantia? Não? Então mantêm-se os 2 anos iniciais de garantia acrescidos dos dias em que o veículo esteve imobilizado por causa dessa avaria.
                              Pois, aqui está um belo ponto de vista.

                              Mas isto não servirá para empurrar a despesa para depois da garantia?

                              Sim e não, é a tal história do copo meio cheio ou meio vazio.

                              Entretanto, ninguem consegue "remediar" até ao dia seguinte do final da garantia, não se consegue calcular isso, basta estar bom para avariar, embora haja casos que isso se verifica, como há casos que o cliente rebenta com o carro de proposito um dia antes de acabar a garantia, há de tudo....

                              A minha opinião é que as garantia deviam funcionar por percentagens e mediante o valor/km/idade do carro.

                              Isto é, por ex. não é justo para o vendedor, que recebe uma retoma com 16 anos, 500.000km, por 1.000 euros, recondicione por 250 euros, venda por, mesmo, vamos ser optimistas 2,000 euros e dê 2 anos de garantia, segundo a lei (mesmo reduzindo o prazo para um ano) garantindo o bom estado de funcionamento da viatura, independentemente dos kms a efectuar.
                              Agora suponhamos que é uma viatura Van turbo diesel que a pessoa que o compra vai usar intensivamente (ah pois é, custa pouco, gasta pouco, tem garantia e quando avariar o vendedor que pague...)
                              O comprador começa a usar "abusivamente" (digo abusivamente porque o carro é velho e "cansado"... mas não serve como argumento perante a lei) e então o turbo dá prego ao fim de mais 100000km, 11 meses, e então o vendedor repara, mete novo, garante por mais dois anos (segundo dizem...) e a entretanto avariou os vidros electricos, o alternador, o motor de arranque e não gripou porque acendeu a luz do óleo e o cliente foi simpatico em acrescentar, pois não é "negligente" e cuida bem do carrinho (ironic mode) se bem que fez o stand pagar o litro de óleo pois a marca recomenda 30000km de intervalo de mudança oleo (e só tinha 20000km).

                              Ora, se isto funcionar assim, pois, (normalmente o stand acaba por ser o vigarista, porque tem que fechar a torneira...) mais vale dar o carro ao homem, porque aí ganhas um amigo pra vida e ele não te reclama, ainda lhe vendes depois uns vidros electricos, alternador turbo etc etc..

                              Ora, se isso funcionasse com percentagens, ou seja, mediante o carro, os kms que utilizaste, o tempo que passou desde a compra o utilizador tivesse que suportar uma percentagem, era mais justo para os dois, não era?

                              Por ex. este caso em que comprou com 500000km, 16 anos, teria uma percentagem de utilizaçao/garantia do tipo, isto por alto...
                              até um mês ou 10000km de utilização: 100% pago pelo vendedor
                              Até 2 meses ou 20000km " " : 90% vendedor /10% cliente
                              3 meses 30000km 80% etc etc

                              dá para perceber o que quero dizer?

                              Não seria mais justo para todos?

                              Não se acabava com as filas dos tribunais (ok, pelo menos baixavam...)

                              Bem vou almoçar, já continuamos...

                              Comentário


                                #16
                                Boas
                                Acho que este tópico é um dos mais bem conseguidos do fórum[^]
                                e vai muito byte de escrita.
                                só para facilitar a pesquisa aconselho o seguinte link
                                http://www.ic.pt/pls/icnew/app_doc_a...&pmenu_id=5344

                                Devíamos todos, enquanto consumidores e/ou comerciantes utilizar mais este recurso que é o instituto do consumidor

                                cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Há duas coisas distintas
                                  1ª Uma reparação dentro da garantia faz com que as peças colocadas estejam garantidas até acabar a garantia do próprio carro.
                                  2ª Uma reparação feita após a garantia faz com que todas as peças ai colocadas tenham 2 anos de garantia.

                                  Sobre a DECO esta apenas clarifica e ajuda apenas quem é sócio, isto por experiencia própria.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu também estava com a idéia que a garantia era apenas a do carro.
                                    Muito obrigado pelas ajudas!

                                    Sepeca

                                    Comentário

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