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Grip ou handling?

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    Grip ou handling?

    outro dia estava a pensar em combinacoes de pneus ideias para varios carros, e deu para ver que ha um grande trade-off entre grip e handling.

    Por exemplo. O meu ex-corsa C acho que tinha a medida ideal de pneu. 185/55. Ja dava um bom nivel de grip mas mesmo assim era controlavel no limite.

    Uma jante de 16' ja daria grandes niveis de grip mas duvido da controlabilidade do carro no limite.

    E voces... quais sao as vossas preferencias?

    Qual seria a vossa combinacao ideal de medidas de jante/pneu no vosso carro?

    #2
    Um outro exemplo...

    no 320d E46 la de casa a jante tem 15' e os pneus sao 195/65.

    O carro e super facil de controlar no limite, mas o grip daquilo[xx(]

    O ideal, na minha opiniao, sao jantes de 16 e pneu 205.

    jante de 17 e pneu 225 ja acho um exagero de grip...

    Comentário


      #3
      mais que a medida, interessa tambem a qualidade do pneu!

      não é por um pneu funcionar bem num carro que funciona bem em todos.
      eu tinha RE720 no bm e eram impecaveis, no meu actual nao seriam nada de jeito (demasiado rigidos para estrada)
      tive Michelin Primacy no BMW e eram tao maus que os troquei bem antes do fim de vida util. no Velsatis e na Espace sao 5 estrelas!

      para cada carro ha um conjunto ideal de medida e qualidade, e isso tem ainda a ver com o setup de suspensoes (ha grandes diferenças entre o E46 normal e com pack M;))
      eu ja tive a experiencia de conduzir um 320i c pack M mas com jantes 15. é incrivelmente pior que o normal c jante 15! ja com jante 17 a situaçao inverte-se...o normal é violento nas reacçoes, inguiavel mesmo; com pack M fica bem melhor, mas ainda assim é brusco (225 é um exagero;))

      Comentário


        #4
        O meu tinha 185-60/14 contineltal, passei para 195/50-15 e agora com Toyo e paassei a ter tudo de bom!!grip e Handling

        Comentário


          #5
          [quote]Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

          Um outro exemplo...

          O ideal, na minha opiniao, sao jantes de 16 e pneu 205.

          [quote]concordo!é o que tenho quer no volvo quer no 156.;)

          Comentário


            #6
            Concordo c o elise

            Eu tenho um com 175 e jante 14 e acho a medida muito boa para o carro em questao (ford fiesta 1.2)

            maior, perderia nos arranques e em previsibilidade e suavidade das reacçoes...

            Eu sei sempre o que o carro vai fazerr e como, mas como tenho daqueles pneus fuel economy, o carro nao tem muito grip...e foge bastante, tanto de tras como de frente...

            Comentário


              #7
              Como o Elise disse, não há uma combinação standard, porque essa combinação depende de outros factores, que variam de carro para carro.

              Infelizmente, nos dias que correm, as pessoas, e até os constructores, só pensam no grip. É increditável como é que se colocam pneus 205 num Polo 1.2, por exemplo. Depois, é giro ver a forma como esses carros reagem quando se ultrapassam os limites de aderência e quem é que consegue controlar esses carros.
              O problema está que as marcas pensam só naqueles 90% dos condutores que nunca passam esses limites, nunca se apercebendo do que é que têm nas mãos. Aliás, por causa desta história é que há muita a gente a confundir bom comportamento com limites de aderência elevados.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por JGTB

                Como o Elise disse, não há uma combinação standard, porque essa combinação depende de outros factores, que variam de carro para carro.
                I
                nfelizmente, nos dias que correm, as pessoas, e até os constructores, só pensam no grip. É increditável como é que se colocam pneus 205 num Polo 1.2, por exemplo. Depois, é giro ver a forma como esses carros reagem quando se ultrapassam os limites de aderência e quem é que consegue controlar esses carros.
                O problema está que as marcas pensam só naqueles 90% dos condutores que nunca passam esses limites, nunca se apercebendo do que é que têm nas mãos. Aliás, por causa desta história é que há muita a gente a confundir bom comportamento com limites de aderência elevados.
                era exactamente ai que eu queria chegar.

                E para conducao desportiva em estradas publicas, convem muito mais ter um bom handling depois do limite do que ter um enorme grip, mas que quando e' ultrapassado...[xx(]

                Comentário


                  #9
                  para mim é ver pessoal a dizer que quer mais grip e sempre aumentar a dimenções dos pneus , sem exprimentar trocar os pneus para uns com borracha mais mole e paredes mais duras(pneus mas desportivos) mas com as mesmas medidas.
                  há que lembrar uma coisa. Antes de um carro ser lançado ao publico ouve muita gente que passou dias meses ou anos a decidir qual a melhor pneus,travões etc. logico que os engeneiros fizeram conseções
                  90% das mesmas são a favor do conforto, a fiabilidade e a principal a nabice de 90% dos clientes. é por isso que muitas marcas tem "entre aspas" departamentos desportivo como OPC,AMG, Renault sport, e por ai.

                  Comentário


                    #10
                    Eu não percebo muito disto, mas acho esquisito haver muita gente a meter jantes de 17' e 18' em carros normais tipo focus diesel e outros do género. Pergunto-me se isso não prejudicará muito mais do k ajudará.
                    Sem falar no handling, coisa d k percebo pouco, as acelerações e consumos devem ficar bem piores, e a vantagem é so mm visual!

                    Essa dos polos 1.2 com jante 16' e pneus 205 tb acho estranho!
                    Mas, por exemplo, um série 1 ou parecido, k vem normalmente com jantes de 16' e pneus praí 205, o k ganha ou perde metendo as jantes supostamente desportivas de 17' com pneus 225?

                    Mais uma coisa. Eu acho k isto das jantes grandes é mt moda aki de portugal, pk mm de série há mts carros k trazem jantes maiores k no estrangeiro! Até o golf GTI traz de 18 quando em todo o lado traz de 17!

                    Comentário


                      #11
                      O meu (IMO) ficaria mais equilibraado com 205/50R16, mas nunca experimentei...
                      Actualmente esta com 195/55R15.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                        Eu não percebo muito disto, mas acho esquisito haver muita gente a meter jantes de 17' e 18' em carros normais tipo focus diesel e outros do género. Pergunto-me se isso não prejudicará muito mais do k ajudará.
                        Sem falar no handling, coisa d k percebo pouco, as acelerações e consumos devem ficar bem piores, e a vantagem é so mm visual!

                        Essa dos polos 1.2 com jante 16' e pneus 205 tb acho estranho!
                        Mas, por exemplo, um série 1 ou parecido, k vem normalmente com jantes de 16' e pneus praí 205, o k ganha ou perde metendo as jantes supostamente desportivas de 17' com pneus 225?

                        Mais uma coisa. Eu acho k isto das jantes grandes é mt moda aki de portugal, pk mm de série há mts carros k trazem jantes maiores k no estrangeiro! Até o golf GTI traz de 18 quando em todo o lado traz de 17!
                        Regra geral, a perda nos consumos e acelerações não é significativa. E não podemos partir do príncipio de que é sempre negativo aumentar o tamanho jante e/ou pneu. E, como em tudo na vida, é preciso ter-se bom senso e ter noção dos limites. E todos nós sabemos que, em termos estéticos, a mudança do tamanho da jante faz muita diferença.

                        Resumindo, desde que não se exagere, não há problema em se usar jantes de 17'.

                        Comentário


                          #13
                          Eu n tou a dizer k é mau, até gosto de jantes "grandinhas". Mas, em alguns casos, acho k pode ser. E não é por nada k os carros de competição, tipo WTCC têm jantes não muito grandes!

                          Por exemplo, num golf sport, tudo bem k tenha jantes de 17 em vez de 16. Mas o caso do polo 1.2 é mm desproporcional!
                          A minha questão é: qual será a melhor solução dinâmica e de consumos, tirando a parte da estética? E considerando os diferentes segmentos, diferentes em tamanho, peso e potência...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Chewbacca


                            Por exemplo, num golf sport, tudo bem k tenha jantes de 17 em vez de 16. Mas o caso do polo 1.2 é mm desproporcional!
                            A minha questão é: qual será a melhor solução dinâmica e de consumos, tirando a parte da estética? E considerando os diferentes segmentos, diferentes em tamanho, peso e potência...
                            É muito díficil "standarizar" essa questão. O que resulta num carro pode não resultar noutro muito parecido.

                            Comentário


                              #15
                              UP!!!

                              Pois, mas, lá está, considerando cada segmento e potencia. Por exemplo num golf ou num bmw série 3... o k seria o mais adequado não ligando à estética?

                              Comentário


                                #16
                                Além de todas as questões que já foram referidas estão também a esquecer-se do peso não suspenso que é fundamental para o comportamento dinâmico. Considera-se peso não suspenso tudo o que não está suportado pela suspensão, logo as rodas são uma porção significativa desse peso. Em geral jantes maiores significam um peso não suspenso maior porque são mais pesadas que os pneus.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                  citação:Originalmente colocada por JGTB

                                  Como o Elise disse, não há uma combinação standard, porque essa combinação depende de outros factores, que variam de carro para carro.
                                  I
                                  nfelizmente, nos dias que correm, as pessoas, e até os constructores, só pensam no grip. É increditável como é que se colocam pneus 205 num Polo 1.2, por exemplo. Depois, é giro ver a forma como esses carros reagem quando se ultrapassam os limites de aderência e quem é que consegue controlar esses carros.
                                  O problema está que as marcas pensam só naqueles 90% dos condutores que nunca passam esses limites, nunca se apercebendo do que é que têm nas mãos. Aliás, por causa desta história é que há muita a gente a confundir bom comportamento com limites de aderência elevados.
                                  era exactamente ai que eu queria chegar.

                                  E para conducao desportiva em estradas publicas, convem muito mais ter um bom handling depois do limite do que ter um enorme grip, mas que quando e' ultrapassado...[xx(]
                                  nem é preciso ser em conduçao desportiva!

                                  um bom handling é um enorme aliado do ESP, que tanto é beatificado por aqui:D
                                  mesmo num carro sem ESP, um carro que seja previsivel e suave nas suas reacçoes, será bastante mais facil de controlar. apesar de alguns nao acreditarem, sim, mesmo para o chamado "condutor normal".

                                  Comentário

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