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Galp compra Esso em Portugal e Espanha. E os LUBRIFICANTES MOBIL ???

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    Galp compra Esso em Portugal e Espanha. E os LUBRIFICANTES MOBIL ???

    Considerando esta noticia, e tendo em conta o anterior acordo que envolveu a Mobil e a BP, que resultou na quase completa ausência de lubrificantes Mobil no mercado Português durante quase 4 anos, a pergunta que se coloca é se além dos 130 postos que deixarão de ser ESSO, também os lubrificantes da EXXON/MOBIL deixarão de aparecer nos escaparates dos postos de abastecimento ou mesmo nos hipermercados.

    É que ter só lubrificantes GALP, e deixar de ter Mobil é no minimo uma aberração.


    Fica a noticia.

    Galp compra Esso em Portugal e Espanha

    (Notícia actualizada)A Galp Energia acaba de anunciar a compra dos negócios de distribuição de combustíveis e lubrificantes da ExxonMobil na Península Ibérica, ou seja, a Esso em Portugal e em Espanha. Para além de acrescentar um volume de vendas de cerca de um milhão de toneladas de produtos petrolíferos por ano, esta aquisição vai permitir à Galp ficar com mais 130 estações de serviço. «A Galp Energia assinou um acordo para a aquisição da participação da ExxonMobil Mediterranea na Esso Espanola e na ExxonMobil Portugal Holdings, proprietária da Esso Portuguesa. A transacção, que representa um volume de vendas de cerca de um milhão de toneladas de produtos petrolíferos por ano, inclui a rede ibérica de estações de serviço da ExxonMobil, actualmente constituída por 130 estações de serviço e os negócios de wholesale, GPL, aviação e indústria», refere a empresa em comunicado.
    O acordo inclui ainda a transferência para a Galp Energia da maioria do negócio de lubrificantes da ExxonMobil Petroleum and Chemical, BVBA, em Portugal e Espanha. Excluídos do acordo estão os negócios de asfaltos em Espanha, lubrificantes para aviação, marinha, lubrificantes de marca própria, parafinas, white oils e óleos base.


    Negócio dos químicos da Exxon não faz parte do acordo
    Adianta a petrolífera portuguesa que, o presente acordo não tem qualquer impacto no negócio dos químicos da ExxonMobil em ambos os países. «Uma vez que a transacção será realizada através da venda de participações, todos os contratos e acordos comerciais existentes, bem como os contratos de trabalho em vigor, manter-se-ão válidos após a data da conclusão», afirma.
    A transacção fica agora sujeita à aprovação das autoridades competentes.
    De acordo com a Galp, esta aquisição vai permitir-lhe aumentar a dimensão das suas operações ibéricas, o seu principal mercado na actividade de distribuição de produtos petrolíferos. «A aquisição resultará ainda em significativas economias de escala, que serão obtidas através da integração das operações», acrescenta.
    Diz ainda a petrolífera que os seus principais objectivos na sua actividade da distribuição de produtos petrolíferos são a maximização do retorno da sua rede através da melhoria de eficiência e o aumento do seu volume de vendas de forma a ficar equilibrada com a capacidade de refinação planeada.
    Quanto ao valor da operação, a mesma fonte diz que «as partes acordaram manter o valor da transacção sob sigilo».
    As acções da Galp sobem 1,05% para os 16,32 euros.




    Diário de referência

    Diga-se em abono da verdade, que com a "concertação" de preços que existe, o gigante EXXON/MOBIL, nunca mostrou no mercado português ser mais competitivo em matéria de valores de venda ao publico no que toca a combustíveis.

    #2
    Quanto á tua pergunta, não sei responder, mas em relação aos preços, pelo que me tenho apercebido os postos Esso são (pelos vistos eram) dos únicos que apresentam preços "significativamente" mais baixos relativamente ao cartel da distribuição de combustíveis.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Quanto á tua pergunta, não sei responder, mas em relação aos preços, pelo que me tenho apercebido os postos Esso são (pelos vistos eram) dos únicos que apresentam preços "significativamente" mais baixos relativamente ao cartel da distribuição de combustíveis.
      Alguns tinham cerca de 2 a 4 centimos de diferença - menos -, não me lembro de apanhar mais do que isso.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
        Alguns tinham cerca de 2 a 4 centimos de diferença - menos -, não me lembro de apanhar mais do que isso.
        O que já não é nada mau face á vergonhosa cartelização do mercado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          O que já não é nada mau face á vergonhosa cartelização do mercado.

          Nos chamados Hipermercados, ou Supermercados como o Intermarché ou Carrefour cheguei a usufruir de descontos até 8 centimos.

          Por isso num gigante internacional como a EXXON/MOBIL aquilo eram "peanuts".



          Para mim ´que me preocupa mesmo são os lubrificantes por além de usarmos os mesmos a nivel industrial aqui na empresa, a nivel pessoal tenho um "fetiche" pela aplicação do lubrificantes Mobil no meu automóvel.

          Tenho usado sempre MOBIL DELVAC, SUPER DIESEL, SUPER S DIESEL, etc, etc.

          E sempre com excelentes resultados.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
            Nos chamados Hipermercados, ou Supermercados como o Intermarché ou Carrefour cheguei a usufruir de descontos até 8 centimos.

            Por isso num gigante internacional como a EXXON/MOBIL aquilo eram "peanuts".



            Para mim ´que me preocupa mesmo são os lubrificantes por além de usarmos os mesmos a nivel industrial aqui na empresa, a nivel pessoal tenho um "fetiche" pela aplicação do lubrificantes Mobil no meu automóvel.

            Tenho usado sempre MOBIL DELVAC, SUPER DIESEL, SUPER S DIESEL, etc, etc.

            E sempre com excelentes resultados.
            Penso que os lubrificantes continuarão no mercado, somente a empresa distribuidora passará a ser a GALP ou uma sua afiliada.

            Comentário


              #7
              Lubrificantes Mobil

              Não é, de forma alguma, intenção da marca de lubrificantes Mobil sair do mercado Ibérico.Existe uma rede nacional de distribuição Mobil.
              Na zona de Braga e Viana do Castelo consegue ter acesso através de www.mobilub.pt

              Comentário


                #8
                Pois claro isso é que uma empresa nacional. comprar a esso e aquelas estações que faziam o preço mais barato da gasolina e ainda por cima a impringir o oleo deles. Maravilha

                Comentário


                  #9
                  Lá vão ao ar os descontos de 4 cêntimos por litro na Esso...

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                    #10
                    Primeiro foi o gigante Shell a sair e vender a rede à Repsol (a Galp também esteve na corrida). Agora é a Exxon/Mobil.
                    O mercado ibérico não deixou de ser interessante, será que a cartelização GALP/Repsol/Cepsa, teve alguma influência? Será que a próxima será a total (Que comprou postos à GALP)? Será que a única cocorrência serão os postos de grandes superficies, que compram combustível à GALP?
                    Isto merecia investigação, a sério, da autoridade da concorrência.
                    Os postos Esso eram os únicos, excluindo os hipers, a fazer real concorrência de preços às Big Tree (Repsol, BP e Galp), será por isso que a Galp comprou?

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