Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen C5 Tourer vs Mazda 6 Sw vs Kia Cee'd SW

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen C5 Tourer vs Mazda 6 Sw vs Kia Cee'd SW

    Este fim de semana estive na Fil, no Salão Automóvel, pelo que tive a possibilidade de comparar estas viaturas.

    A escolha não foi à toa e no final vão perceber, que o facto de ter um veículo de outro segmento, a Kia Cee'd SW não é assim tão disparatado como pode parecer.

    Vou começar por enumerar as impressões que fiquei de cada um, apontando as respectivas diferenças entre ambas.

    MAZDA 6 SW Sport 2.0 diesel

    Foi o primeiro stand a aparecer e como tal, foi a primeira a ser analisada.

    A Mazda é linda! Muito linda!

    Fiquei uns largos minutos a aprecia-la... é mesmo muito linda. É daqueles carros em que se gosta logo, desde o primeiro impacto.

    Tudo está bem, no sitio certo, todo proporcional, linhas muito fluídas, aspecto possante, robusto. Os cromados primam pela elegância mas sem entrar no exagero. Até a cor que escolheram para a viatura exposta (cinzento escuro) assentava que nem uma luva.

    No interior, os estofos em pele sobressaem, mas não sendo pretos, são da mesma cor do tablier, pelo que o conjunto está em harmonia.

    Comecei pela mala, grande, muito grande quando comparada com a mala do meu Astra H 5 portas. A viatura presente, a Sport, tinha um estrado que desliza para o exterior ajudando assim, a carregar a bagageira. O sistema de bancos karakuri também ajuda, ao facilitar o seu rabatimento de uma só vez e a partir da mala.

    Em seguida passei para a frente. Gostei do conjunto, tudo me pareceu bem enquadrado, leitura simples, nada de muito complicado. Em seguida apreciei com o tacto, os plásticos são firmes, digo isto porque não são duros nem moles, lembro-me de ter pensado que finalmente tinham acertado com a dureza correcta dos plásticos. A montagem estava perfeita, os comandos e os botões funcionavam bem, os cliques sentiam-se directos, não encontrei folgas ou falhas de montagem.

    Os bancos tinham alguma dureza, eram firmes. Apreciei a solução inteligente do apoio de braço frontal ser deslizante, o que permite avançar para a frente, aumentando o conforto para o braço.

    Em seguida passei para trás. Apreciei o espaço para as pernas, tive pena de não ter saídas de ventilação na coluna central. No fundo, senti que o espaço era o correcto, isto é, não era acanhado, mas também não era enorme.

    Por fim os preços, aquela versão custava 38 km e tal euros. É a versão mais equipada e foi uma surpresa, pois contava com mais.

    Resultado final, carro muito lindo e equilibrado.

    Apenas uma nota para o facto do vendedor ter sido muito profissional, simpático e estava totalmente a par da viatura exposta, tendo-me respondido e esclarecido a todas as questões que lhe coloquei. Sabia igualmente das novidades que vão ocorrer naquela gama dentro em breve.

    CITROEN C5 Tourer 2.0 hdi Exclusive


    O stand seguinte que me apareceu foi o da Citroen.

    Estava à pinha, com muito mais gente do que na Mazda.

    Comecei por apreciar ao longe a C5. O primeiro impacto causa surpresa pelo facto da carrinha ser imponente. A imagem que a C5 impõe é respeito.

    Linhas não tão fluidas como a da Mazda, mas muito elegantes, bem enquadradas, impõe uma presença muito forte, de respeito.

    Abri a mala, igualmente era grande, também estava recheada de locais de arrumação, mas não consegui perceber se seria maior ou mais pequena do que a Mazda.

    Passei para o lugar do condutor. Xiiiiiiiiiiiiiii!!!!

    Passei-me. Que luxo, que bom gosto, que requinte!

    Fiquei babado. Tablier forrado a pele, cromados nas portas, caixa automática, displays com uma definição e iluminação sóbria e detalhada... enfim, senti que estava perante um carro que não é para familias atribuladas, embora sendo uma carrinha. Aquele carro é para puros apreciadores de requinte, VIPs por assim dizer. Pessoas de fato que prezam e respiram imagem.

    O tacto é formidável, a construção é imaculada, tudo direitinho, nada de folgas, tudo bem colocado, no sitio certo.

    E conforto? Aqueles bancos são de outro mundo. Se me senti confortável no Mazda então neste... aqueles bancos são mais confortáveis do que os sofás. Uma pessoa quando se senta naqueles bancos sentem-se totalmente abraçada por um misto de suavidade, envolvência perfeita, dureza quanto baste.

    No banco de trás, igual prazer. Espaço correcto, semelhante ao Mazda. Bancos muito confortáveis. Também não tinha saídas de ventilação para os bancos traseiros.

    No final, a cereja no topo do bolo. Convidaram-me para um test-drive, ali mesmo.

    Aceitei e escolhi e a versão Exclusive com o motor 2.0 hdi. Fiquei a saber que a versão Exclusive já tem de série a suspensão Hidraplus3 (ou lá como se chama...) e caixa automática.

    Bem, o carro é ultra silencioso. Não se ouve praticamente nada do exterior, nem o motor.

    Com aquela caixa e com aquela suspensão os poucos km que fiz foram de pura suavidade, motor progressivo, caixa muito correcta, inteligente até, pois ajustava as mudanças pelo modo como pisava o acelerador... (não sou "habitué" de cx automáticas, pelo que achei inovador, mas se calhar não é...).

    No final consegui estacionar nos lugares da Fil, super apertados, sem olhar uma vez para trás, deixei-me guiar pelas ajudas electrónicas e pela indicação no visor, que fez o favor de medir o espaço e me mostrar o carro a ser enfiado naquele buraco a que se chama estacionamento. Digo isto, pois com os espelhos rebatidos não consegui abrir as portas da frente, pelo que tive de saltar para os bancos traseiros e sair pelas portas de trás.

    Resultado final, requinte, suavidade, conforto, bom gosto e muito luxo. Parabéns Citroen, conseguiste surpreender-me e muito.

    Apenas uma nota para o vendedor da Citroen que não parecia vendedor da Citroen. Não sabia nada de nada acerca da viatura exposta do que qualquer versão do C5 e mesmo recorrendo a um pda como cábula, hesitava e corrigia o que me dizia.

    Preço da versão Exclusive que vi e ensaiei 46 km Euros.

    Kia Cee'd SW Tx 1.6 diesel

    Em frente à Citroen estava a Kia, e disse para mim próprio "nem de propósito, deixa-me ver a Cee'd".

    Fui ver com muita curiosidade. Estava curioso por ver o impacto do carro ao vivo, a qualidade, os materiais, o espaço...

    A versão que lá estava era a preta, cor que lhe assenta como uma luva. Não tem cromados, só na grelha da frente e muito discretos.

    A carrinha esta muito bem enquadrada, não há nada que se aponte que se possa dizer "aquilo está mal, não fica bem", pelo contrário, está um conjunto muito bem conseguido, e passado algum tempo pude dizer que é a carrinha mais bonita do seu segmento. Portanto, gosto muito da Cee'd.

    Vista de trás e de lado a carrinha é imponente, tem uma presença robusta, possante, as jantes de 17 polegadas (esqueci-me de dizer que na Mazda e na Citroen são de 18") ficam muito bem.

    Abri a mala (começo sempre pela mala, pois é de espaço que procuro). Uau" mala enorme, parece mesmo maior do que as duas que tinha acabado de ver. "540l" responde-me a vendedora, que me estava a apreciar sem eu me aperceber e deve ter notado a minha surpresa ao abrir a bagageira, "a maior do segmento", continua ela. Dei-lhe razão, deve ter sido a maior mala que já vi num carro, sem ser comercial. Tinha espaços de arrumação, argolas para suporte de rede, rede de divisória...

    Passei para a frente. As portas têm um toque e um bater robusto.

    Sentei-me, estofos mistos de pele e tecido. Comecei por apreciar o tablier, fiquei uns momentos a observar e depois passei a mão pelo mesmo. Exactamente o mesmo impacto que tive com a Mazda, toque firme, sem serem plásticos duros nem muito moles. Peça única, apenas quebrado pelo porta luvas e pela consola central.

    Tudo bem encaixado, sem folgas ou desalinhamentos, leitura correcta, simples e no lugar certo.

    Gostei. Confesso que contava com algo pior, em relação ao meu Astra H, aquela carrinha está MELHOR. Considero que tem mais qualidade, o apoio de braço nos bancos da frente é correcto, os bancos são confortáveis, dão bom apoio, tem regulação lombar, pelo que gostei mesmo muito do que vi.

    Passei para o banco de trás. Aqui foi a surpresa maior, pois pude cruzar as pernas, na maior (como se diz) e se tivesse mais um par de perna, podia cruza-las com o mesmo à vontade que cruzei as minhas, pois espaço é coisa que aquele carro mais tem. Pura e simplesmente, aquele carro tem mais espaço à trás do que qualquer um dos dois que acabei de descrever.

    Fiquei a pensar como é possível, um carro com medidas exteriores mais pequenas, de outro segmento, como é que pode ser maior interiormente do que o Mazda 6 e a C5?

    Mas a verdade é que é mesmo muito grande, muito espaçoso. Há semelhança dos anteriores, também não tem saídas de ventilação para os bancos de trás na consola central, também não tem cortinas laterais, embora os vidros são escuros.

    O preço, 24 km e tal euros.

    Resultado final, surpresa pelo espaço, pela qualidade, numa palavra "equilíbrio"

    Um nota final para a vendedora que ainda se serve dos defeitos dos outros para elogiar o seu produto. Não havia necessidade.

    Resultado do comparativo: vencedor Kia Cee'd.

    Porquê? Eu tenho um Astra H 1,7 Cdti Elegance, e fui fazer este comparativo para me ajudar a escolher o seu sucessor, tendo alguns requisitos de antemão, como sejam maior espaço, pois a minha filha a isso obriga e pelo menos o mesmo equipamento. Ora todos eles têm mais equipamento do que o meu astra. Por isso, não tenho necessidade de deitar dinheiro fora, quando há uma proposta que cumpre os meus requisitos iniciais.

    Entendam este comparativo não como um comparativo entre eles, mas sim como uma ajuda para o sucessor do meu carro actual.

    24km Euros do Kia para 46 km euros do C5, é muita coisa. Não tenho necessidade de mais do que a Kia me proporciona.


    Ps- desculpem o "testamento", mas isto merece este tamanho XL.

    #2
    Só não abre os olhos quem não quer....A Kia Ceed Sw esta um produto excelente, se se conseguir passar os preconceitos...

    Comentário


      #3
      Mas tambem tens a C5 com o 1.6 HDI que não custa os 46.000 € e tens a Accord que tambem fica mais barata que a C5,
      quanto á duvida que colocas em relação ao espaço, a resposta é simples, todo aquilo que te dá o condorto que relatas do teste do C5 acaba por "roubar" espaço util dentro do habitáculo, voltando ao accord sendo um pouco mais largo que o civic e mais comprido a sensação de espaço que se obtem é menor no accord que no civic, e tudo por causa dos "acolchoamentos" diferentes.

      Comentário


        #4
        Muito bem, gostei de ler.


        PS: Hoje de manhã, passei por ti no café carvalho à beira da farmácia.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
          Muito bem, gostei de ler.


          PS: Hoje de manhã, passei por ti no café carvalho à beira da farmácia.
          Tens de me fazer sinal, ainda não sei quem és...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
            Este fim de semana estive na Fil, no Salão Automóvel, pelo que tive a possibilidade de comparar estas viaturas.

            A escolha não foi à toa e no final vão perceber, que o facto de ter um veículo de outro segmento, a Kia Cee'd SW não é assim tão disparatado como pode parecer.

            Vou começar por enumerar as impressões que fiquei de cada um, apontando as respectivas diferenças entre ambas.

            MAZDA 6 SW Sport 2.0 diesel

            Foi o primeiro stand a aparecer e como tal, foi a primeira a ser analisada.

            A Mazda é linda! Muito linda!

            Fiquei uns largos minutos a aprecia-la... é mesmo muito linda. É daqueles carros em que se gosta logo, desde o primeiro impacto.

            Tudo está bem, no sitio certo, todo proporcional, linhas muito fluídas, aspecto possante, robusto. Os cromados primam pela elegância mas sem entrar no exagero. Até a cor que escolheram para a viatura exposta (cinzento escuro) assentava que nem uma luva.

            No interior, os estofos em pele sobressaem, mas não sendo pretos, são da mesma cor do tablier, pelo que o conjunto está em harmonia.

            Comecei pela mala, grande, muito grande quando comparada com a mala do meu Astra H 5 portas. A viatura presente, a Sport, tinha um estrado que desliza para o exterior ajudando assim, a carregar a bagageira. O sistema de bancos karakuri também ajuda, ao facilitar o seu rabatimento de uma só vez e a partir da mala.

            Em seguida passei para a frente. Gostei do conjunto, tudo me pareceu bem enquadrado, leitura simples, nada de muito complicado. Em seguida apreciei com o tacto, os plásticos são firmes, digo isto porque não são duros nem moles, lembro-me de ter pensado que finalmente tinham acertado com a dureza correcta dos plásticos. A montagem estava perfeita, os comandos e os botões funcionavam bem, os cliques sentiam-se directos, não encontrei folgas ou falhas de montagem.

            Os bancos tinham alguma dureza, eram firmes. Apreciei a solução inteligente do apoio de braço frontal ser deslizante, o que permite avançar para a frente, aumentando o conforto para o braço.

            Em seguida passei para trás. Apreciei o espaço para as pernas, tive pena de não ter saídas de ventilação na coluna central. No fundo, senti que o espaço era o correcto, isto é, não era acanhado, mas também não era enorme.

            Por fim os preços, aquela versão custava 38 km e tal euros. É a versão mais equipada e foi uma surpresa, pois contava com mais.

            Resultado final, carro muito lindo e equilibrado.

            Apenas uma nota para o facto do vendedor ter sido muito profissional, simpático e estava totalmente a par da viatura exposta, tendo-me respondido e esclarecido a todas as questões que lhe coloquei. Sabia igualmente das novidades que vão ocorrer naquela gama dentro em breve.

            CITROEN C5 Tourer 2.0 hdi Exclusive


            O stand seguinte que me apareceu foi o da Citroen.

            Estava à pinha, com muito mais gente do que na Mazda.

            Comecei por apreciar ao longe a C5. O primeiro impacto causa surpresa pelo facto da carrinha ser imponente. A imagem que a C5 impõe é respeito.

            Linhas não tão fluidas como a da Mazda, mas muito elegantes, bem enquadradas, impõe uma presença muito forte, de respeito.

            Abri a mala, igualmente era grande, também estava recheada de locais de arrumação, mas não consegui perceber se seria maior ou mais pequena do que a Mazda.

            Passei para o lugar do condutor. Xiiiiiiiiiiiiiii!!!!

            Passei-me. Que luxo, que bom gosto, que requinte!

            Fiquei babado. Tablier forrado a pele, cromados nas portas, caixa automática, displays com uma definição e iluminação sóbria e detalhada... enfim, senti que estava perante um carro que não é para familias atribuladas, embora sendo uma carrinha. Aquele carro é para puros apreciadores de requinte, VIPs por assim dizer. Pessoas de fato que prezam e respiram imagem.

            O tacto é formidável, a construção é imaculada, tudo direitinho, nada de folgas, tudo bem colocado, no sitio certo.

            E conforto? Aqueles bancos são de outro mundo. Se me senti confortável no Mazda então neste... aqueles bancos são mais confortáveis do que os sofás. Uma pessoa quando se senta naqueles bancos sentem-se totalmente abraçada por um misto de suavidade, envolvência perfeita, dureza quanto baste.

            No banco de trás, igual prazer. Espaço correcto, semelhante ao Mazda. Bancos muito confortáveis. Também não tinha saídas de ventilação para os bancos traseiros.

            No final, a cereja no topo do bolo. Convidaram-me para um test-drive, ali mesmo.

            Aceitei e escolhi e a versão Exclusive com o motor 2.0 hdi. Fiquei a saber que a versão Exclusive já tem de série a suspensão Hidraplus3 (ou lá como se chama...) e caixa automática.

            Bem, o carro é ultra silencioso. Não se ouve praticamente nada do exterior, nem o motor.

            Com aquela caixa e com aquela suspensão os poucos km que fiz foram de pura suavidade, motor progressivo, caixa muito correcta, inteligente até, pois ajustava as mudanças pelo modo como pisava o acelerador... (não sou "habitué" de cx automáticas, pelo que achei inovador, mas se calhar não é...).

            No final consegui estacionar nos lugares da Fil, super apertados, sem olhar uma vez para trás, deixei-me guiar pelas ajudas electrónicas e pela indicação no visor, que fez o favor de medir o espaço e me mostrar o carro a ser enfiado naquele buraco a que se chama estacionamento. Digo isto, pois com os espelhos rebatidos não consegui abrir as portas da frente, pelo que tive de saltar para os bancos traseiros e sair pelas portas de trás.

            Resultado final, requinte, suavidade, conforto, bom gosto e muito luxo. Parabéns Citroen, conseguiste surpreender-me e muito.

            Apenas uma nota para o vendedor da Citroen que não parecia vendedor da Citroen. Não sabia nada de nada acerca da viatura exposta do que qualquer versão do C5 e mesmo recorrendo a um pda como cábula, hesitava e corrigia o que me dizia.

            Preço da versão Exclusive que vi e ensaiei 46 km Euros.

            Kia Cee'd SW Tx 1.6 diesel

            Em frente à Citroen estava a Kia, e disse para mim próprio "nem de propósito, deixa-me ver a Cee'd".

            Fui ver com muita curiosidade. Estava curioso por ver o impacto do carro ao vivo, a qualidade, os materiais, o espaço...

            A versão que lá estava era a preta, cor que lhe assenta como uma luva. Não tem cromados, só na grelha da frente e muito discretos.

            A carrinha esta muito bem enquadrada, não há nada que se aponte que se possa dizer "aquilo está mal, não fica bem", pelo contrário, está um conjunto muito bem conseguido, e passado algum tempo pude dizer que é a carrinha mais bonita do seu segmento. Portanto, gosto muito da Cee'd.

            Vista de trás e de lado a carrinha é imponente, tem uma presença robusta, possante, as jantes de 17 polegadas (esqueci-me de dizer que na Mazda e na Citroen são de 18") ficam muito bem.

            Abri a mala (começo sempre pela mala, pois é de espaço que procuro). Uau" mala enorme, parece mesmo maior do que as duas que tinha acabado de ver. "540l" responde-me a vendedora, que me estava a apreciar sem eu me aperceber e deve ter notado a minha surpresa ao abrir a bagageira, "a maior do segmento", continua ela. Dei-lhe razão, deve ter sido a maior mala que já vi num carro, sem ser comercial. Tinha espaços de arrumação, argolas para suporte de rede, rede de divisória...

            Passei para a frente. As portas têm um toque e um bater robusto.

            Sentei-me, estofos mistos de pele e tecido. Comecei por apreciar o tablier, fiquei uns momentos a observar e depois passei a mão pelo mesmo. Exactamente o mesmo impacto que tive com a Mazda, toque firme, sem serem plásticos duros nem muito moles. Peça única, apenas quebrado pelo porta luvas e pela consola central.

            Tudo bem encaixado, sem folgas ou desalinhamentos, leitura correcta, simples e no lugar certo.

            Gostei. Confesso que contava com algo pior, em relação ao meu Astra H, aquela carrinha está MELHOR. Considero que tem mais qualidade, o apoio de braço nos bancos da frente é correcto, os bancos são confortáveis, dão bom apoio, tem regulação lombar, pelo que gostei mesmo muito do que vi.

            Passei para o banco de trás. Aqui foi a surpresa maior, pois pude cruzar as pernas, na maior (como se diz) e se tivesse mais um par de perna, podia cruza-las com o mesmo à vontade que cruzei as minhas, pois espaço é coisa que aquele carro mais tem. Pura e simplesmente, aquele carro tem mais espaço à trás do que qualquer um dos dois que acabei de descrever.

            Fiquei a pensar como é possível, um carro com medidas exteriores mais pequenas, de outro segmento, como é que pode ser maior interiormente do que o Mazda 6 e a C5?

            Mas a verdade é que é mesmo muito grande, muito espaçoso. Há semelhança dos anteriores, também não tem saídas de ventilação para os bancos de trás na consola central, também não tem cortinas laterais, embora os vidros são escuros.

            O preço, 24 km e tal euros.

            Resultado final, surpresa pelo espaço, pela qualidade, numa palavra "equilíbrio"

            Um nota final para a vendedora que ainda se serve dos defeitos dos outros para elogiar o seu produto. Não havia necessidade.

            Resultado do comparativo: vencedor Kia Cee'd.

            Porquê? Eu tenho um Astra H 1,7 Cdti Elegance, e fui fazer este comparativo para me ajudar a escolher o seu sucessor, tendo alguns requisitos de antemão, como sejam maior espaço, pois a minha filha a isso obriga e pelo menos o mesmo equipamento. Ora todos eles têm mais equipamento do que o meu astra. Por isso, não tenho necessidade de deitar dinheiro fora, quando há uma proposta que cumpre os meus requisitos iniciais.

            Entendam este comparativo não como um comparativo entre eles, mas sim como uma ajuda para o sucessor do meu carro actual.

            24km Euros do Kia para 46 km euros do C5, é muita coisa. Não tenho necessidade de mais do que a Kia me proporciona.


            Ps- desculpem o "testamento", mas isto merece este tamanho XL.
            Que os vendedores da Citroen são dos piorzinhos quanto a informação do produto não é novidade...

            Se lhes perguntares que motor tem, ainda te respondem, mas para o testar perguntei se a roda suplente é da mesma medida que as outras 4...ui

            Digam o que disserem, eu se fosse vendedor esta seria para mim uma pergunta de algibeira...Se eu sei o que sei sobre as caracteristicas de um automovel pelo que leio nas revistas, eles que têm formação e testam e testam e passam o dia inteiro a metros do carro não sabem...

            Comentário


              #7
              Hugo, concordo em pleno com o que descreves.

              Também ando em pesquisas para adquirir uma carrinha e daí que este salão teve para mim o dobro do interesse. Embora tenha objectivos diferentes dos teus - ou seja, o espaço não será factor decisivo, pois qualquer uma das minhas candidatas tem o q.b.

              A Ceed também me impressionou bastante pelo aspecto e qualidade, só tenho dois ou três reparos a fazer-lhe - ausência de caixa de 6v, bancos simplórios e falta de um quadrante "à la" i30 (cujo interior também me surpreendeu). Ficava no ponto, se rectificassem isto

              Também tenho uma Astra H em casa e saí da FIL com a noção de que em termos de qualidade está a ser ultrapassada.

              PS - não eras tu que tinhas uma Mazda 5?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                Este fim de semana estive na Fil, no Salão Automóvel, pelo que tive a possibilidade de comparar estas viaturas.

                A escolha não foi à toa e no final vão perceber, que o facto de ter um veículo de outro segmento, a Kia Cee'd SW não é assim tão disparatado como pode parecer.

                Vou começar por enumerar as impressões que fiquei de cada um, apontando as respectivas diferenças entre ambas.

                MAZDA 6 SW Sport 2.0 diesel

                Foi o primeiro stand a aparecer e como tal, foi a primeira a ser analisada.

                A Mazda é linda! Muito linda!

                Fiquei uns largos minutos a aprecia-la... é mesmo muito linda. É daqueles carros em que se gosta logo, desde o primeiro impacto.

                Tudo está bem, no sitio certo, todo proporcional, linhas muito fluídas, aspecto possante, robusto. Os cromados primam pela elegância mas sem entrar no exagero. Até a cor que escolheram para a viatura exposta (cinzento escuro) assentava que nem uma luva.

                No interior, os estofos em pele sobressaem, mas não sendo pretos, são da mesma cor do tablier, pelo que o conjunto está em harmonia.

                Comecei pela mala, grande, muito grande quando comparada com a mala do meu Astra H 5 portas. A viatura presente, a Sport, tinha um estrado que desliza para o exterior ajudando assim, a carregar a bagageira. O sistema de bancos karakuri também ajuda, ao facilitar o seu rabatimento de uma só vez e a partir da mala.

                Em seguida passei para a frente. Gostei do conjunto, tudo me pareceu bem enquadrado, leitura simples, nada de muito complicado. Em seguida apreciei com o tacto, os plásticos são firmes, digo isto porque não são duros nem moles, lembro-me de ter pensado que finalmente tinham acertado com a dureza correcta dos plásticos. A montagem estava perfeita, os comandos e os botões funcionavam bem, os cliques sentiam-se directos, não encontrei folgas ou falhas de montagem.

                Os bancos tinham alguma dureza, eram firmes. Apreciei a solução inteligente do apoio de braço frontal ser deslizante, o que permite avançar para a frente, aumentando o conforto para o braço.

                Em seguida passei para trás. Apreciei o espaço para as pernas, tive pena de não ter saídas de ventilação na coluna central. No fundo, senti que o espaço era o correcto, isto é, não era acanhado, mas também não era enorme.

                Por fim os preços, aquela versão custava 38 km e tal euros. É a versão mais equipada e foi uma surpresa, pois contava com mais.

                Resultado final, carro muito lindo e equilibrado.

                Apenas uma nota para o facto do vendedor ter sido muito profissional, simpático e estava totalmente a par da viatura exposta, tendo-me respondido e esclarecido a todas as questões que lhe coloquei. Sabia igualmente das novidades que vão ocorrer naquela gama dentro em breve.

                CITROEN C5 Tourer 2.0 hdi Exclusive


                O stand seguinte que me apareceu foi o da Citroen.

                Estava à pinha, com muito mais gente do que na Mazda.

                Comecei por apreciar ao longe a C5. O primeiro impacto causa surpresa pelo facto da carrinha ser imponente. A imagem que a C5 impõe é respeito.

                Linhas não tão fluidas como a da Mazda, mas muito elegantes, bem enquadradas, impõe uma presença muito forte, de respeito.

                Abri a mala, igualmente era grande, também estava recheada de locais de arrumação, mas não consegui perceber se seria maior ou mais pequena do que a Mazda.

                Passei para o lugar do condutor. Xiiiiiiiiiiiiiii!!!!

                Passei-me. Que luxo, que bom gosto, que requinte!

                Fiquei babado. Tablier forrado a pele, cromados nas portas, caixa automática, displays com uma definição e iluminação sóbria e detalhada... enfim, senti que estava perante um carro que não é para familias atribuladas, embora sendo uma carrinha. Aquele carro é para puros apreciadores de requinte, VIPs por assim dizer. Pessoas de fato que prezam e respiram imagem.

                O tacto é formidável, a construção é imaculada, tudo direitinho, nada de folgas, tudo bem colocado, no sitio certo.

                E conforto? Aqueles bancos são de outro mundo. Se me senti confortável no Mazda então neste... aqueles bancos são mais confortáveis do que os sofás. Uma pessoa quando se senta naqueles bancos sentem-se totalmente abraçada por um misto de suavidade, envolvência perfeita, dureza quanto baste.

                No banco de trás, igual prazer. Espaço correcto, semelhante ao Mazda. Bancos muito confortáveis. Também não tinha saídas de ventilação para os bancos traseiros.

                No final, a cereja no topo do bolo. Convidaram-me para um test-drive, ali mesmo.

                Aceitei e escolhi e a versão Exclusive com o motor 2.0 hdi. Fiquei a saber que a versão Exclusive já tem de série a suspensão Hidraplus3 (ou lá como se chama...) e caixa automática.

                Bem, o carro é ultra silencioso. Não se ouve praticamente nada do exterior, nem o motor.

                Com aquela caixa e com aquela suspensão os poucos km que fiz foram de pura suavidade, motor progressivo, caixa muito correcta, inteligente até, pois ajustava as mudanças pelo modo como pisava o acelerador... (não sou "habitué" de cx automáticas, pelo que achei inovador, mas se calhar não é...).

                No final consegui estacionar nos lugares da Fil, super apertados, sem olhar uma vez para trás, deixei-me guiar pelas ajudas electrónicas e pela indicação no visor, que fez o favor de medir o espaço e me mostrar o carro a ser enfiado naquele buraco a que se chama estacionamento. Digo isto, pois com os espelhos rebatidos não consegui abrir as portas da frente, pelo que tive de saltar para os bancos traseiros e sair pelas portas de trás.

                Resultado final, requinte, suavidade, conforto, bom gosto e muito luxo. Parabéns Citroen, conseguiste surpreender-me e muito.

                Apenas uma nota para o vendedor da Citroen que não parecia vendedor da Citroen. Não sabia nada de nada acerca da viatura exposta do que qualquer versão do C5 e mesmo recorrendo a um pda como cábula, hesitava e corrigia o que me dizia.

                Preço da versão Exclusive que vi e ensaiei 46 km Euros.

                Kia Cee'd SW Tx 1.6 diesel

                Em frente à Citroen estava a Kia, e disse para mim próprio "nem de propósito, deixa-me ver a Cee'd".

                Fui ver com muita curiosidade. Estava curioso por ver o impacto do carro ao vivo, a qualidade, os materiais, o espaço...

                A versão que lá estava era a preta, cor que lhe assenta como uma luva. Não tem cromados, só na grelha da frente e muito discretos.

                A carrinha esta muito bem enquadrada, não há nada que se aponte que se possa dizer "aquilo está mal, não fica bem", pelo contrário, está um conjunto muito bem conseguido, e passado algum tempo pude dizer que é a carrinha mais bonita do seu segmento. Portanto, gosto muito da Cee'd.

                Vista de trás e de lado a carrinha é imponente, tem uma presença robusta, possante, as jantes de 17 polegadas (esqueci-me de dizer que na Mazda e na Citroen são de 18") ficam muito bem.

                Abri a mala (começo sempre pela mala, pois é de espaço que procuro). Uau" mala enorme, parece mesmo maior do que as duas que tinha acabado de ver. "540l" responde-me a vendedora, que me estava a apreciar sem eu me aperceber e deve ter notado a minha surpresa ao abrir a bagageira, "a maior do segmento", continua ela. Dei-lhe razão, deve ter sido a maior mala que já vi num carro, sem ser comercial. Tinha espaços de arrumação, argolas para suporte de rede, rede de divisória...

                Passei para a frente. As portas têm um toque e um bater robusto.

                Sentei-me, estofos mistos de pele e tecido. Comecei por apreciar o tablier, fiquei uns momentos a observar e depois passei a mão pelo mesmo. Exactamente o mesmo impacto que tive com a Mazda, toque firme, sem serem plásticos duros nem muito moles. Peça única, apenas quebrado pelo porta luvas e pela consola central.

                Tudo bem encaixado, sem folgas ou desalinhamentos, leitura correcta, simples e no lugar certo.

                Gostei. Confesso que contava com algo pior, em relação ao meu Astra H, aquela carrinha está MELHOR. Considero que tem mais qualidade, o apoio de braço nos bancos da frente é correcto, os bancos são confortáveis, dão bom apoio, tem regulação lombar, pelo que gostei mesmo muito do que vi.

                Passei para o banco de trás. Aqui foi a surpresa maior, pois pude cruzar as pernas, na maior (como se diz) e se tivesse mais um par de perna, podia cruza-las com o mesmo à vontade que cruzei as minhas, pois espaço é coisa que aquele carro mais tem. Pura e simplesmente, aquele carro tem mais espaço à trás do que qualquer um dos dois que acabei de descrever.

                Fiquei a pensar como é possível, um carro com medidas exteriores mais pequenas, de outro segmento, como é que pode ser maior interiormente do que o Mazda 6 e a C5?

                Mas a verdade é que é mesmo muito grande, muito espaçoso. Há semelhança dos anteriores, também não tem saídas de ventilação para os bancos de trás na consola central, também não tem cortinas laterais, embora os vidros são escuros.

                O preço, 24 km e tal euros.

                Resultado final, surpresa pelo espaço, pela qualidade, numa palavra "equilíbrio"

                Um nota final para a vendedora que ainda se serve dos defeitos dos outros para elogiar o seu produto. Não havia necessidade.

                Resultado do comparativo: vencedor Kia Cee'd.

                Porquê? Eu tenho um Astra H 1,7 Cdti Elegance, e fui fazer este comparativo para me ajudar a escolher o seu sucessor, tendo alguns requisitos de antemão, como sejam maior espaço, pois a minha filha a isso obriga e pelo menos o mesmo equipamento. Ora todos eles têm mais equipamento do que o meu astra. Por isso, não tenho necessidade de deitar dinheiro fora, quando há uma proposta que cumpre os meus requisitos iniciais.

                Entendam este comparativo não como um comparativo entre eles, mas sim como uma ajuda para o sucessor do meu carro actual.

                24km Euros do Kia para 46 km euros do C5, é muita coisa. Não tenho necessidade de mais do que a Kia me proporciona.


                Ps- desculpem o "testamento", mas isto merece este tamanho XL.
                Boas! Gostei de ler o "testamento"! Está muito bem elaborado e fiquei com uma ideia sobre os 3 carros que ainda não tinha oportunidade de ver e expriementar. Só um reparo, a Kia C'eed Sw tem 534 litros de capacidade da mala e não 540 como te disse a vendedora. Mas o que são 6 litros numa mala desse tamanho? Tem uma boa mala! Sabia que a Megane break era das maiores (520) senão a maior da classe mas a Kia veio ultrapassa-la.
                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MAN35 Ver Post
                  Boas! Gostei de ler o "testamento"! Está muito bem elaborado e fiquei com uma ideia sobre os 3 carros que ainda não tinha oportunidade de ver e expriementar. Só um reparo, a Kia C'eed Sw tem 534 litros de capacidade da mala e não 540 como te disse a vendedora. Mas o que são 6 litros numa mala desse tamanho? Tem uma boa mala! Sabia que a Megane break era das maiores (520) senão a maior da classe mas a Kia veio ultrapassa-la.
                  Cumps
                  Não esquecer que esse 534 litros são com os espaços de arrumaçao por baixo do piso.

                  Comentário


                    #10
                    O vendedor da KIA tambem disse ao meu irmão que eram 534 litros. Eu tenho uma mégane break e a mala do Kia realmente parece ligeiramente maior.
                    O meu irmão está na duvuda entre o Kia sw e o focus sw titanium e com a visita na Fil ainda ficou mais indeciso, só um aparte, pensava que o ceed sw fosse mais barato, é que o preço é identico ao do focus...

                    Comentário


                      #11
                      Atenção que esse preço é da versão automática(C5). A versão manual é cerca de 5000euros mais barata.

                      Comentário


                        #12
                        Continuam a levar o Ceed ao colo

                        O KIA até pode ser um carro jeitoso mas quererem comparar com um C5 ou Mazda 6

                        Não estou a dizer que seja mau, estive dentro de um e deu para ver que tem uma qualidade de construção razoavel, os bancos embora bastante duros sao bem desenhados e confortaveis, esta bem equipado, etc.

                        Mas não exagerem... não é assim tão barato e no futuro é que se vai ver se foi bom negócio compra-lo... ou não.

                        Comentário


                          #13
                          Também ainda não percebi o que é que um Ceed tem a ver com um C5 ou com um Mazda 6

                          Comentário


                            #14
                            Parem de fazer quote ao texto inicial, q o tópico ainda tem poucas participações e já parece enorme

                            Só uma ressalva, no site da Kia referem q todos os níveis de equipamento têm cortinas laterais.

                            Comentário


                              #15
                              Gostei da descrição dos carros. Muito interessante

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Magno20 Ver Post
                                Também ainda não percebi o que é que um Ceed tem a ver com um C5 ou com um Mazda 6
                                Ganha aos outros em espaço, o que para o autor é o mais valorizado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                  Ganha aos outros em espaço, o que para o autor é o mais valorizado.
                                  Em espaço aparente, mas o campeão nisso é o Jazz e é bem mais pequeno que a Ceed

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                                    Hugo, concordo em pleno com o que descreves.

                                    Também ando em pesquisas para adquirir uma carrinha e daí que este salão teve para mim o dobro do interesse. Embora tenha objectivos diferentes dos teus - ou seja, o espaço não será factor decisivo, pois qualquer uma das minhas candidatas tem o q.b.

                                    A Ceed também me impressionou bastante pelo aspecto e qualidade, só tenho dois ou três reparos a fazer-lhe - ausência de caixa de 6v, bancos simplórios e falta de um quadrante "à la" i30 (cujo interior também me surpreendeu). Ficava no ponto, se rectificassem isto

                                    Também tenho uma Astra H em casa e saí da FIL com a noção de que em termos de qualidade está a ser ultrapassada.

                                    PS - não eras tu que tinhas uma Mazda 5?
                                    Não, tenho um Astra H 1.7 cdti Elegance e um Citroen C3 1.4 hdi entreprise, embora também aprecie a Mazda 5. Esse segmento dos monovolumes é outro que se apresenta como alternativa...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver Post
                                      Atenção que esse preço é da versão automática(C5). A versão manual é cerca de 5000euros mais barata.
                                      Não, é cerca de 7000€ mais barata, mas segundo o vendedor, a versão exclusive traz de série essa caixa. Logo, os 7000 € referem-se ao valor que é necessário pagar a mais nas outras versões para ter essa caixa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                                        Tens de me fazer sinal, ainda não sei quem és...

                                        ehehe


                                        Quando passar novamente faço sinal, passei por ti com uma Transit.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Magno20 Ver Post
                                          Também ainda não percebi o que é que um Ceed tem a ver com um C5 ou com um Mazda 6
                                          Simples, eu fui ver o C5 e o Mazda 6 pois procuro espaço, logo é de esperar que o segmento D tenha mais espaço do que o segmento C em que insere o meu carro actual.

                                          Mas, encontrei um veículo do segmento C que é maior do que esses do segmento D.

                                          É claro que não são comparáveis, aliás eu próprio digo isto no final do testamento. Lê o texto sem ser na diagonal e já percebes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                                            Não, é cerca de 7000€ mais barata, mas segundo o vendedor, a versão exclusive traz de série essa caixa. Logo, os 7000 € referem-se ao valor que é necessário pagar a mais nas outras versões para ter essa caixa.
                                            Não assim sendo os 7.000 são a caixa e o resto dos equipamentos diferentes entre as 2 versões,

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                              Não assim sendo os 7.000 são a caixa e o resto dos equipamentos diferentes entre as 2 versões,
                                              Não foi isso que ele me disse. Ele disse-me claramente que a caixa automática é um opcional de 7000€. Não se referia ao resto de equipamento.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                                                Não foi isso que ele me disse. Ele disse-me claramente que a caixa automática é um opcional de 7000€. Não se referia ao resto de equipamento.
                                                Bolas, na Accord a diferença para a cx automática são 1500 € para o mesmo nivel de equipamento.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tb estive na FIL. E tb analisei as mesmas carrinhas.

                                                  No entanto ( e isto é a minha opiniao ) não considero que o Kia tenha comparação com o C5 ou com a Mazda 6. A mala pode até ser maior.. mas nao deixa de ser um produto a dar mais pro "simplorio".. sem o nivel de acabamentos e principalmente de materiais e de requinte do C5.

                                                  No entanto, do ponto de vista racional, acaba por ser uma boa escolha.

                                                  Só uma questão : porque não tiveste em conta tambem a Mondeo e a Accord ?

                                                  Tambem estão muito giras...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                    Tb estive na FIL. E tb analisei as mesmas carrinhas.

                                                    No entanto ( e isto é a minha opiniao ) não considero que o Kia tenha comparação com o C5 ou com a Mazda 6. A mala pode até ser maior.. mas nao deixa de ser um produto a dar mais pro "simplorio".. sem o nivel de acabamentos e principalmente de materiais e de requinte do C5.

                                                    No entanto, do ponto de vista racional, acaba por ser uma boa escolha.

                                                    Só uma questão : porque não tiveste em conta tambem a Mondeo e a Accord ?

                                                    Tambem estão muito giras...
                                                    Porque não tive tempo...

                                                    A Mondeo já conheço e não a aprecio muito, principalmente por causa da traseira e do "aparelho nos dentes", já a Honda, não tive mesmo tempo de ver.

                                                    Infelizmente só estive no salão 2h e o resto do tempo que tive, para além do que gastei a analisar estas que aqui apresento, foi sempre a andar.

                                                    Após ter visto a Kia, fiquei a pensar se as actuais carrinhas do segmento C seriam todas assim grandes, pelo que também gostava de ter visto melhor esse segmento.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                                                      Porque não tive tempo...

                                                      A Mondeo já conheço e não a aprecio muito, principalmente por causa da traseira e do "aparelho nos dentes", já a Honda, não tive mesmo tempo de ver.

                                                      Infelizmente só estive no salão 2h e o resto do tempo que tive, para além do que gastei a analisar estas que aqui apresento, foi sempre a andar.

                                                      Após ter visto a Kia, fiquei a pensar se as actuais carrinhas do segmento C seriam todas assim grandes, pelo que também gostava de ter visto melhor esse segmento.
                                                      Penso que a maior é mesmo a Kya, e a mais barata também..., faltam-lhe algumas coisas fundamentais como o FAP, mas isso ...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                                        Penso que a maior é mesmo a Kya, e a mais barata também..., faltam-lhe algumas coisas fundamentais como o FAP, mas isso ...
                                                        FAP? Podes dizer o que é por favor?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                                                          Não, é cerca de 7000€ mais barata, mas segundo o vendedor, a versão exclusive traz de série essa caixa. Logo, os 7000 € referem-se ao valor que é necessário pagar a mais nas outras versões para ter essa caixa.
                                                          Há ai 1 confusão qualquer. Quando disse os 5000euros, referia-me á diferença simplesmente de ser automática, mas ambos Exclusive.
                                                          Retirado do site Citroën.pt,

                                                          Gama Citroën
                                                          VTR
                                                          Preço total (PVP): 36042.57 €

                                                          VTR+
                                                          Preço total (PVP): 37642.19 €

                                                          Exclusive
                                                          Preço total (PVP): 38642.86

                                                          todos manual

                                                          E a automática, Exclusive
                                                          Preço total (PVP): 44142.31

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver Post
                                                            Há ai 1 confusão qualquer. Quando disse os 5000euros, referia-me á diferença simplesmente de ser automática, mas ambos Exclusive.
                                                            Retirado do site Citroën.pt,

                                                            Gama Citroën
                                                            VTR
                                                            Preço total (PVP): 36042.57 €

                                                            VTR+
                                                            Preço total (PVP): 37642.19 €

                                                            Exclusive
                                                            Preço total (PVP): 38642.86

                                                            todos manual

                                                            E a automática, Exclusive
                                                            Preço total (PVP): 44142.31
                                                            Pois eu sei. Mas fiquei confuso após o vendedor me ter dito isto. Se calhar foi mais uma bacorada do moço, que sabia tanto do C5 como eu da cozinha...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X