Ola pessoal! Tenho andado ausente, pois estou a passar ferias em Berlim (e dai este topico ir sem acentos nem cedilhas).
Depois de muito passear pela cidade, decidi ir a Leipzig, pois ja me tinham falado que e' muito bonita. E no vai-nao-vai, la decidi perder o amor a uns (bons) cobres, alugar um carro e seguir por auto-estrada. Dirigi-me a uma Europcar, onde aluguei um VW Golf 1.4 FSI (era isto ou um Beetle).
Toca de pegar no bicho, nos mapas e vamos fazer-nos 'a estrada.
Ao inicio, notei logo que em Berlim, toda a gente guia muito devagar, mesmo nas avenidas
grandes com varias vias para cada lado. Enquanto em Lisboa chego a ser o carro mais lento a cerca de 70km/h nalguns sítios, aqui, as vezes, ate a 50km/h ultrapasso imensos carros e as zonas de 30km/h sao muito respeitadas!
Aqui, em cidade, e' preciso muito cuidado tambem com os ciclistas, motivo pelo qual temos que usar o espelho direito ao virar à direita, mesmo quando vamos junto ao passeio. De notar que no CE alemao, uma bicicleta tem a mesma prioridade que um veiculo a motor!
Bem, toca de apanhar a A100. A A100 e uma circular que fica no Sul de Berlim, tipo uma 2a circular ou uma VCI, mas com duas diferencas que saltam a vista: melhor construida e sinalizada e com limites de velocidade a variar entre os 60 e os 80km/h. Para quem acha que em PT os limites sa ridiculamente baixos, facam o favor de vir guiar aqui!
Depois mudei para a A115, ja uma auto-estrada mais a serio, mas com muitas zonas de 60 e 100 km/h por causa de obras e transito intenso.
Os alemaes costumam respeitar estes limites ou excede-los por muito pouco.
Depois mudei para a A10, a qual ja nos oferecia o rectangulo azul a dizer 130 (velocidade recomendada 130km/h), mas o transito era intenso.
Mudei entao para a A9 e ai, sim, toca de fazer varios km's a velocidades dignas de Autobahn!
Antes de mais, devo dizer que ca, as AE's sao suberbas, com vias largas, sempre 3 para cada sentido, as curvas com o releve muito bem feito, quase a fazer lembrar os aneis das pistas ovais.
Ao entrar na A9, ja com escasso transito, comecei a puxar pelo bicho. Posso dizer que estabilizou muito bem a 180km/h, ainda chega aos 190km/h em plano, mas os 200km/h sao uma ambicao reservada 'as descidas.
A meio caminho, apanhei uma sinalizacao de curva perigosa, com o respectivo limite de 120km/h. A meia duzia de carros que ia "comigo", acendeu imediatamente as luzes de travao, reduziram para cerca de 120km/h e deparo-me com uma curva que, aqui e' perigosa, mas mais segura que 90% das curvas de AE em PT... Sem exageros...
Ja perto de Leipzig, mudei para a A14 e sai poucos km depois para a circular de Leipzig. Tambem notei em Leipzig muito civismo por parte dos condutores.
Quanto 'a qualidade dos cndutores, geralmente sao muito civilizados, mas o controlo policial e' muito forte e eu ainda vi dois radares camuflados. Disseram-me que ca, a Autobahn Polizei anda sem uniforme nos carros descaracterizados. Na AE, por vezes, veem-se riscos horizontar seguidos, os quais me disseram que sao usados para controlar a distancia de seguranca. Eis algo que podia muito bem ser adoptado ca!
Em jeito final, digo que jamais poderiamos ter AE's sem limite em PT. Para comecar, as nossas AE's nao tem condicoes para isso. Muitas vezes nao tem 3 vias, sao mal desenhadas e mal construidas. E depois precisariamos de um controlo policial bem mais intenso e de melhores condutores.
Bem, quando voltar a PT (amanha...), dou mais noticias.
1 abraço!!!
EDIT: Uma foto da viatura:
Como é óbvio, não tenho fotos tiradas das Autobahn em si, pois ia a guiar.
Depois de muito passear pela cidade, decidi ir a Leipzig, pois ja me tinham falado que e' muito bonita. E no vai-nao-vai, la decidi perder o amor a uns (bons) cobres, alugar um carro e seguir por auto-estrada. Dirigi-me a uma Europcar, onde aluguei um VW Golf 1.4 FSI (era isto ou um Beetle).
Toca de pegar no bicho, nos mapas e vamos fazer-nos 'a estrada.
Ao inicio, notei logo que em Berlim, toda a gente guia muito devagar, mesmo nas avenidas
grandes com varias vias para cada lado. Enquanto em Lisboa chego a ser o carro mais lento a cerca de 70km/h nalguns sítios, aqui, as vezes, ate a 50km/h ultrapasso imensos carros e as zonas de 30km/h sao muito respeitadas!
Aqui, em cidade, e' preciso muito cuidado tambem com os ciclistas, motivo pelo qual temos que usar o espelho direito ao virar à direita, mesmo quando vamos junto ao passeio. De notar que no CE alemao, uma bicicleta tem a mesma prioridade que um veiculo a motor!
Bem, toca de apanhar a A100. A A100 e uma circular que fica no Sul de Berlim, tipo uma 2a circular ou uma VCI, mas com duas diferencas que saltam a vista: melhor construida e sinalizada e com limites de velocidade a variar entre os 60 e os 80km/h. Para quem acha que em PT os limites sa ridiculamente baixos, facam o favor de vir guiar aqui!
Depois mudei para a A115, ja uma auto-estrada mais a serio, mas com muitas zonas de 60 e 100 km/h por causa de obras e transito intenso.
Os alemaes costumam respeitar estes limites ou excede-los por muito pouco.
Depois mudei para a A10, a qual ja nos oferecia o rectangulo azul a dizer 130 (velocidade recomendada 130km/h), mas o transito era intenso.
Mudei entao para a A9 e ai, sim, toca de fazer varios km's a velocidades dignas de Autobahn!
Antes de mais, devo dizer que ca, as AE's sao suberbas, com vias largas, sempre 3 para cada sentido, as curvas com o releve muito bem feito, quase a fazer lembrar os aneis das pistas ovais.
Ao entrar na A9, ja com escasso transito, comecei a puxar pelo bicho. Posso dizer que estabilizou muito bem a 180km/h, ainda chega aos 190km/h em plano, mas os 200km/h sao uma ambicao reservada 'as descidas.
A meio caminho, apanhei uma sinalizacao de curva perigosa, com o respectivo limite de 120km/h. A meia duzia de carros que ia "comigo", acendeu imediatamente as luzes de travao, reduziram para cerca de 120km/h e deparo-me com uma curva que, aqui e' perigosa, mas mais segura que 90% das curvas de AE em PT... Sem exageros...
Ja perto de Leipzig, mudei para a A14 e sai poucos km depois para a circular de Leipzig. Tambem notei em Leipzig muito civismo por parte dos condutores.
Quanto 'a qualidade dos cndutores, geralmente sao muito civilizados, mas o controlo policial e' muito forte e eu ainda vi dois radares camuflados. Disseram-me que ca, a Autobahn Polizei anda sem uniforme nos carros descaracterizados. Na AE, por vezes, veem-se riscos horizontar seguidos, os quais me disseram que sao usados para controlar a distancia de seguranca. Eis algo que podia muito bem ser adoptado ca!
Em jeito final, digo que jamais poderiamos ter AE's sem limite em PT. Para comecar, as nossas AE's nao tem condicoes para isso. Muitas vezes nao tem 3 vias, sao mal desenhadas e mal construidas. E depois precisariamos de um controlo policial bem mais intenso e de melhores condutores.
Bem, quando voltar a PT (amanha...), dou mais noticias.
1 abraço!!!
EDIT: Uma foto da viatura:
Como é óbvio, não tenho fotos tiradas das Autobahn em si, pois ia a guiar.
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