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Baterias com nanotecnologia - o primeiro exemplo em carros

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    Baterias com nanotecnologia - o primeiro exemplo em carros

    Já é possível fazer uma pré-encomenda para o primeiro carro eléctrico com baterias que usam
    nanotecnologia.

    http://www.lightningcarcompany.com/nanosafe.php

    As baterias carregam em 10 minutos e dão para 400 kms.

    Performances anunciadas do carro:

    0-60 mph: 4 s
    Potência: 700+ cv

    #2
    Junto com o recibo do pagamento mandam uma cadeirinha para o futuro cliente ir esperando

    Estou-me a rir mas tenho pena que ainda assim seja...

    Comentário


      #3
      Vou adicionar este à lista dos meus futuros carros.

      Comentário


        #4
        Mesmo a ser verdade, para carregar as baterias em 10 minutos seria necessário ir a um centro de distribuição de energia da EDP, tal a necessidade de amperes necessários...

        Comentário


          #5
          Ainda não perecebi pk é que, com esta ideia de carros electricos, não se prevê postos de substituição de baterias à semelhança do que se faz com as bilhas de gás. Se por acaso o condutor estiver em apuros entra num posto entrega as suas baterias gastas traz umas carregadas mediante um pagamento obrigatóriamente baixo.
          Obviamente que para isso as baterias teriam que ser normalizadas em 2 ou 3 tamanhos e de fácil acesso... tipo uma "K7" em gaveta debaixo da mala ou outra coisa do género. Os carros maiores e com maiores necessidades energéticas usavam o tamanho grande os mais pequenos usavam os tamanhos mais pequenos, tal como acontece com as pilhas que usamos no dia-a-dia mas em vez de irem para o lixo ou de termos que as carregar, haveria centros de troca a baixo custo... e obviamente que o próprio carro teria modos de aproveitamento de energia onde ia tb carregando as baterias sempre que possivel.
          A meu ver é uma forma de baixar custos e impacto ambiental. Haveria da mesma forma concorrência com as diferentes marcas de baterias a dizerem que as suas duram mais e etc etc etc... e deste modo evoluir a técnologia e baixar custos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
            Ainda não perecebi pk é que, com esta ideia de carros electricos, não se prevê postos de substituição de baterias à semelhança do que se faz com as bilhas de gás. Se por acaso o condutor estiver em apuros entra num posto entrega as suas baterias gastas traz umas carregadas mediante um pagamento obrigatóriamente baixo.
            Obviamente que para isso as baterias teriam que ser normalizadas em 2 ou 3 tamanhos e de fácil acesso... tipo uma "K7" em gaveta debaixo da mala ou outra coisa do género. Os carros maiores e com maiores necessidades energéticas usavam o tamanho grande os mais pequenos usavam os tamanhos mais pequenos, tal como acontece com as pilhas que usamos no dia-a-dia mas em vez de irem para o lixo ou de termos que as carregar, haveria centros de troca a baixo custo... e obviamente que o próprio carro teria modos de aproveitamento de energia onde ia tb carregando as baterias sempre que possivel.
            A meu ver é uma forma de baixar custos e impacto ambiental. Haveria da mesma forma concorrência com as diferentes marcas de baterias a dizerem que as suas duram mais e etc etc etc... e deste modo evoluir a técnologia e baixar custos.
            Achas mesmo necessário, se as baterias carregam em 10 min e fazem 400 km, só tens de deixar o carro a carregar, comprar umas pastilhas e ir beber qualquer coisa, pagar e andar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
              Ainda não perecebi pk é que, com esta ideia de carros electricos, não se prevê postos de substituição de baterias à semelhança do que se faz com as bilhas de gás. Se por acaso o condutor estiver em apuros entra num posto entrega as suas baterias gastas traz umas carregadas mediante um pagamento obrigatóriamente baixo.
              Obviamente que para isso as baterias teriam que ser normalizadas em 2 ou 3 tamanhos e de fácil acesso... tipo uma "K7" em gaveta debaixo da mala ou outra coisa do género. Os carros maiores e com maiores necessidades energéticas usavam o tamanho grande os mais pequenos usavam os tamanhos mais pequenos, tal como acontece com as pilhas que usamos no dia-a-dia mas em vez de irem para o lixo ou de termos que as carregar, haveria centros de troca a baixo custo... e obviamente que o próprio carro teria modos de aproveitamento de energia onde ia tb carregando as baterias sempre que possivel.
              A meu ver é uma forma de baixar custos e impacto ambiental. Haveria da mesma forma concorrência com as diferentes marcas de baterias a dizerem que as suas duram mais e etc etc etc... e deste modo evoluir a técnologia e baixar custos.
              Para isso acontecer, a tecnologia de baterias ainda tem que avançar muito mais. Até as baterias do HCH, cujo motor eléctrico debita escassos 20cv necessita de um volume/peso significativamente maior de baterias que qualquer K7.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                Ainda não perecebi pk é que, com esta ideia de carros electricos, não se prevê postos de substituição de baterias à semelhança do que se faz com as bilhas de gás. Se por acaso o condutor estiver em apuros entra num posto entrega as suas baterias gastas traz umas carregadas mediante um pagamento obrigatóriamente baixo.
                Obviamente que para isso as baterias teriam que ser normalizadas em 2 ou 3 tamanhos e de fácil acesso... tipo uma "K7" em gaveta debaixo da mala ou outra coisa do género. Os carros maiores e com maiores necessidades energéticas usavam o tamanho grande os mais pequenos usavam os tamanhos mais pequenos, tal como acontece com as pilhas que usamos no dia-a-dia mas em vez de irem para o lixo ou de termos que as carregar, haveria centros de troca a baixo custo... e obviamente que o próprio carro teria modos de aproveitamento de energia onde ia tb carregando as baterias sempre que possivel.
                A meu ver é uma forma de baixar custos e impacto ambiental. Haveria da mesma forma concorrência com as diferentes marcas de baterias a dizerem que as suas duram mais e etc etc etc... e deste modo evoluir a técnologia e baixar custos.
                Porque isso implica normalização, e se quiseres ter uma ideia do que são as dificuldades disso basta olhares para os formatos de video e DVD, as bilhas de gas tiveram e têm o mesmo problema, não são compativeis entre si se quiseres trocar de marca tens de mudar o redutor (penso que é assim que se chama)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                  Ainda não perecebi pk é que, com esta ideia de carros electricos, não se prevê postos de substituição de baterias à semelhança do que se faz com as bilhas de gás. Se por acaso o condutor estiver em apuros entra num posto entrega as suas baterias gastas traz umas carregadas mediante um pagamento obrigatóriamente baixo.
                  Obviamente que para isso as baterias teriam que ser normalizadas em 2 ou 3 tamanhos e de fácil acesso... tipo uma "K7" em gaveta debaixo da mala ou outra coisa do género. Os carros maiores e com maiores necessidades energéticas usavam o tamanho grande os mais pequenos usavam os tamanhos mais pequenos, tal como acontece com as pilhas que usamos no dia-a-dia mas em vez de irem para o lixo ou de termos que as carregar, haveria centros de troca a baixo custo... e obviamente que o próprio carro teria modos de aproveitamento de energia onde ia tb carregando as baterias sempre que possivel.
                  A meu ver é uma forma de baixar custos e impacto ambiental. Haveria da mesma forma concorrência com as diferentes marcas de baterias a dizerem que as suas duram mais e etc etc etc... e deste modo evoluir a técnologia e baixar custos.
                  E isso vai acontecer a partir de 2011.....em Israel!
                  Num acordo entre Israel e a Renault-Nissan, estão previsto surgirem 500.000 postos de troca de baterias em todo o pais e assim eliminar falhas de automomias. Os carros a serem utilizados são Meganes eléctricos.
                  http://www.tfot.info/news/1096/israe...tric-cars.html

                  O problema dos super-condensadores é que são caríssimos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rui Gonçalves Ver Post
                    E isso vai acontecer a partir de 2011.....em Israel!
                    Num acordo entre Israel e a Renault-Nissan, estão previsto surgirem 500.000 postos de troca de baterias em todo o pais e assim eliminar falhas de automomias. Os carros a serem utilizados são Meganes eléctricos.
                    http://www.tfot.info/news/1096/israe...tric-cars.html

                    O problema dos super-condensadores é que são caríssimos.
                    Mas se demorares mais de 10 min a trocar de baterias mais vale carregar-las que demoras o mesmo tempo. O problema da Renault é que não vai utilizar estas baterias mas sim umas de ião-polímero que demoram bastante mais tempo a carregar.

                    Comentário


                      #11
                      The electric car's lithium-ion battery pack (with an operational range of 200 km), may take up to several hours to fully recharge.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                        Achas mesmo necessário, se as baterias carregam em 10 min e fazem 400 km, só tens de deixar o carro a carregar, comprar umas pastilhas e ir beber qualquer coisa, pagar e andar.
                        A troca teria lógica com a técnologia de baterias actual.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                          Para isso acontecer, a tecnologia de baterias ainda tem que avançar muito mais. Até as baterias do HCH, cujo motor eléctrico debita escassos 20cv necessita de um volume/peso significativamente maior de baterias que qualquer K7.
                          Acho que perecebeste o que quis dizer com K7... ou não?

                          Quanto pesam as baterias do HCH? que volume têm?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                            Porque isso implica normalização, e se quiseres ter uma ideia do que são as dificuldades disso basta olhares para os formatos de video e DVD, as bilhas de gas tiveram e têm o mesmo problema, não são compativeis entre si se quiseres trocar de marca tens de mudar o redutor (penso que é assim que se chama)
                            As pilhas, por exemplo, estão normalizadas as próprias baterias dos carros também, o combustivel está normalizado assim como a maneira de abastecer, as fichas e tomadas de 220V na europa estão normalizadas, o USB é normalizado, os sinais de rádiodifusão também, as medidas dos pneus etc etc... as dificuldades que referes são politicas e não técnicas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                              Acho que perecebeste o que quis dizer com K7... ou não?

                              Quanto pesam as baterias do HCH? que volume têm?
                              A ambas: demasiado para que a operação que descreves se pudesse realizar (e trata-se de um híbrido, longe de um 100% eléctrico).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                As pilhas, por exemplo, estão normalizadas as próprias baterias dos carros também, o combustivel está normalizado assim como a maneira de abastecer, as fichas e tomadas de 220V na europa estão normalizadas, o USB é normalizado, os sinais de rádiodifusão também, as medidas dos pneus etc etc... as dificuldades que referes são politicas e não técnicas.
                                Mas as que referi são limitações bem reais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                                  Mas se demorares mais de 10 min a trocar de baterias mais vale carregar-las que demoras o mesmo tempo. O problema da Renault é que não vai utilizar estas baterias mas sim umas de ião-polímero que demoram bastante mais tempo a carregar.
                                  Actualmente não. O "sistema" que falei adapta-se às actuais soluções... e às futuras também... pk não?
                                  Até para os actuais Hibridos seria interessante poder aceder a um posto de troca e andar sempre com baterias carregadas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    A ambas: demasiado para que a operação que descreves se pudesse realizar (e trata-se de um híbrido, longe de um 100% eléctrico).
                                    Quanto? 50Kg? 30Kg? 100Kg?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                      Mas as que referi são limitações bem reais.
                                      Mas são ultrapassáveis, assim como foram nos exemplos que te dei... e até nalguns que deste.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                        Mas são ultrapassáveis, assim como foram nos exemplos que te dei... e até nalguns que deste.
                                        Não com as teccologias actuais.

                                        Até porque te esqueces que os fabricantes têm interesse em que as baterias se distribuam pelo fundo do carro, de modo a melhorar o comportamento dinâmico. Terias assim algumas dezenas de K7s para trocar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                          Não com as teccologias actuais.

                                          Até porque te esqueces que os fabricantes têm interesse em que as baterias se distribuam pelo fundo do carro, de modo a melhorar o comportamento dinâmico. Terias assim algumas dezenas de K7s para trocar.
                                          A técnologia de Ióes de Litio é bem actual, e até quase desactualizada, e mais leve que a de Niquel cádmio.
                                          Acho que continuas sem perceber o que quis dizer com K7. (até existem, caso não saibas, caixas de velocidades em K7...tiras uma e pões outra em segundos).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                            Actualmente não. O "sistema" que falei adapta-se às actuais soluções... e às futuras também... pk não?
                                            Até para os actuais Hibridos seria interessante poder aceder a um posto de troca e andar sempre com baterias carregadas.
                                            Humm, não, os hibridos precisam de baterias mais capazes, mais pequenas e mais leves, não precisam de trocar de baterias vazias por carregadas.

                                            Com isto não quer dizer que a ideia de k7 para trocar seja má, apenas respondi á tua pergunta porque é que não é posto em prática já.

                                            Tambem não disse que a dificuldade era técnica, é mesmo politicamas é bem real, no caso de Israel, não é uma economia de mercado, é uma iniciativa do governo, e é um fabricante de automoveis exclusivo, ou seja é um sistema proprietário, desenvolvido a pedido.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                              A técnologia de Ióes de Litio é bem actual, e até quase desactualizada, e mais leve que a de Niquel cádmio.
                                              E mesmo assim, demasiado pesada e volumosa para que o que dizes possa ser praticavel.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pelo que tenho lido, para os sistemas de carregamento rápido, precisamos de ter corrente nos 500volts em vez dos habituais 220-240.

                                                Para ter energia elétrica a 500v é necessário transformadores que ainda não estão tão acessíveis como isso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os sistemas de carregamento rápido fazem mais sentido em áreas de serviço.
                                                  Em casa, as baterias podem carregar lentamente durante a noite.
                                                  Portanto, não há problema nenhum, desde que as baterias possam
                                                  carregar em 2 modos diferentes.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                    Pelo que tenho lido, para os sistemas de carregamento rápido, precisamos de ter corrente nos 500volts em vez dos habituais 220-240.

                                                    Para ter energia elétrica a 500v é necessário transformadores que ainda não estão tão acessíveis como isso.
                                                    E muitos amperes à mistura, coisa que não está acessível em qualquer lado.
                                                    Isso de carregar em 10 minutos, tem muito que se lhe diga. No entanto, a maioria toma-o como garantido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                      Pelo que tenho lido, para os sistemas de carregamento rápido, precisamos de ter corrente nos 500volts em vez dos habituais 220-240.

                                                      Para ter energia elétrica a 500v é necessário transformadores que ainda não estão tão acessíveis como isso.
                                                      Já ouviste falar de energia trifásica??? Vai a uma obra qualquer e tens voltagens de 460v...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AMCFVIEIRA Ver Post
                                                        Já ouviste falar de energia trifásica??? Vai a uma obra qualquer e tens voltagens de 460v...
                                                        Mesmo com essas tensões, só consegues transferir energia rapidamente com correntes muito elevadas, na ordem dos milhares de ampéres.

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                                                          #29
                                                          Com algumas alterações era possível pôr tomadas nos prédios com essa potência...mas quando o sistema entrar (PQ VAI ENTRAR) em funcionamento, irão existir sistemas normalizados, não é isso q me preocupa.
                                                          Eu gostaria era de saber o preço das novas baterias, tamanho e se é exequível um carro normal ficar com autonomia de 1000 km, como os diesel agora fazem.

                                                          PS: não importa ser trifásico ou monofásico, se tomarmos o exemplo das baterias dos tlm em Corrente Contínua, o q importa é a potência!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                            Com algumas alterações era possível pôr tomadas nos prédios com essa potência...mas quando o sistema entrar (PQ VAI ENTRAR) em funcionamento, irão existir sistemas normalizados, não é isso q me preocupa.
                                                            Eu gostaria era de saber o preço das novas baterias, tamanho e se é exequível um carro normal ficar com autonomia de 1000 km, como os diesel agora fazem.

                                                            PS: não importa ser trifásico ou monofásico, se tomarmos o exemplo das baterias dos tlm em Corrente Contínua, o q importa é a potência!
                                                            Parece-me que a aplicação dos carros electricos é mais interessante em citadinos, pelo menos numa primeira fase, e nesse contexto os 1000 Kms de autonomia têm menos importância.
                                                            O exemplo dado neste tópico, um desportivo de alto rendimento, não me parece o tipo de carro onde esta tecnologia seja mais apetecivel quer do ponto de vista do gozo quer do ponto de vsita ambiental, pois quem quer um super-desportivo quer também a emoção do barulho e do cheiro e os Kms que potencialmente fará por ano não justificam tamanha consciencia ambiental. Este tipo de técnologias servem que nem uma luva aos citadinos que precisam de menos potência, menos autonomia e têm pontos de carregamento mais "à mão". Podem ficar a carregar enquanto estamos nos escritorio a trabalhar, na cidade existem mais postos de abastecimento por KM2 onde se poderia fazer uma carga rápida ou uma troca de bateria (como eu "proponho" mais atrás). Carros menos potentes, mais leves e com menos gadgets electricos exigem menores baterias e consequentemente menos peso e menos custos. É na cidade que o impacto ambiental provocado pelas emissões e barulho se sente mais.

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