Na minha recente estadia em Berlim, reparei na imensa quantidade de zonas de 30km/h. Quando é que nós vamos, finalmente, ter cá zonas destas?
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E quando é que vamos ter cá isto?
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Velocidade máxima: 30 km/h
O limite máximo de velocidade dentro das localidades vai cair de 50 para 30 km/h. O plano de segurança prevê ainda a atribuição de benefícios fiscais para os veículos mais seguros e a inspecção às estradas.
A proposta, inserida na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR), reúne o apoio da Estradas de Portugal, governos civis e Associação Nacional de Municípios. Objectivo: combater a crescente sinistralidade que se verifica dentro das localidades, em particular os atropelamentos.
O plano, que está a ser aprofundado, prevê a introdução de dois conceitos: "Zonas 30 km/h" e "Zona residencial multifuncional". A redução da velocidade será acompanhada de medidas de acalmia de tráfego (introdução de lombas e semáforos), avança o JN.
A estratégia de segurança rodoviária define 28 objectivos operacionais. A introdução da carta por pontos; a atribuição de benefícios fiscais aos veículos que disponham de mais apetrechos de segurança, como controlo de estabilidade (ESP); a requalificação de percursos pedonais e as inspecções às estradas, incluindo os troços onde se verificam mais acidentes, são alguns dos pontos.
O plano define como objectivo global, até 2015, a redução da percentagem de mortos dentro das localidades em cerca de 36%. Menos ambicioso fora delas: 21%.
JC, hoje às 9:03
Na altura caiu o carmo e a trindade porque 30 era pouco, ridiculo, e impossivel de cumprir..... acho que diz tudo sobre como vai ser cá.
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Está provado que basta o piso ser de côr diferente que "instintivamente" os condutores circulam mais devagar (30) nessas zonas. Nem lombas, nem radares. Basta isso.
Quantas ruas conhecemos com um piso "diferente" e passamos a andar mais devagar? Isso devia de ser norma perto de escolas, creches, lares, etc.
Nessas estradas a dizerem "30", também conta muito a velocidade a que os restantes condutores andam. Se os carros em nossa volta andam a 30, também iremos fazê-lo. E porque é que andam a 30? Civismo, Radares, Multas pesadíssimas, etc são alguns factores.
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostEstá provado que basta o piso ser de côr diferente que "instintivamente" os condutores circulam mais devagar (30) nessas zonas. Nem lombas, nem radares. Basta isso.
Quantas ruas conhecemos com um piso "diferente" e passamos a andar mais devagar? Isso devia de ser norma perto de escolas, creches, lares, etc.
Nessas estradas a dizerem "30", também conta muito a velocidade a que os restantes condutores andam. Se os carros em nossa volta andam a 30, também iremos fazê-lo. E porque é que andam a 30? Civismo, Radares, Multas pesadíssimas, etc são alguns factores.
Lembram-se em 1994 quando o cinto de segurança começou a ser obrigatório? A multa era cara e a malta nem hesitou em colocar, os "nhurros" do costume foram autuados sem dó nem piedade.
Hoje em dia é um gesto natural e até nos sentimos desprotegidos sem esse acessório posto.
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostQuando é que vamos ter ca disto? Só podes estar a gozar...
Não deves morar em Lx decerteza...fazer a Gago Coutinho a 50 é de cortar os pulsos...Quantos mais radares de 30...Originalmente Colocado por José Maia Ver PostAndar a 30km/h?? O que é demais é exagero.
Uma delas é uma zona de 3 vias de trânsito, so what?
O facto de a velocidade ser reduzida a 30 km/h num determinado local, terá a ver com a caracteristicas do local: zona de acidentes/atropleamneto, escolas, hospital, zona com muito movimento pedestre, etc.
Em Lx há várias zonas reguladas com sinalização vertical para 40 ou 30 km/h
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostVoces viram sequer as fotos do post inicial?
Uma delas é uma zona de 3 vias de trânsito, so what?
O facto de a velocidade ser reduzida a 30 km/h num determinado local, terá a ver com a caracteristicas do local: zona de acidentes/atropleamneto, escolas, hospital, zona com muito movimento pedestre, etc.
Em Lx há várias zonas reguladas com sinalização vertical para 40 ou 30 km/h
AMGfan, moro entre a Gago Coutinho e a av. do Brasil.
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O problema das zonas de 30 é o exagero.
Concordo se for uma zona de 30 kms/h no máximo de 50 metros.
Mais que isso ninguem vai cumprir e é um absurdo.
Mesmo estradas nacionais que passam dentro de localidades por vezes são 5 ou mais kms a 50, quando a localidade são meia duzia de casa dispersas no campo. Mais uma vez é absurdo, e ninguem cumpre.
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Vejo com bastante regularidade limite de 40. Mas também de 30 e até 10, este último já é mais raro.
Mas o problema é que nem o de 50, nas localidades, cumprem, qto mais esses.
Na zona onde moro, é uma zona exclusivamente residencial, só tem apartamentos, nada de cafés, bares, mini-mercados, etc, tem mta sinalização a avisar do limite de velocidade, lombas, avisos de crianças, pois há cá uma creche, mas não adianta nada, passa cá cada um que parece que vai na auto-estrada.
Principalmente carrinhas comerciais cheias de pressa para fazer as entregas todas cedinho carago, pa ir pó café emborcar umas surbias.
Cambada de ignorantes. Fico lixado com isto pá.
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se em vez de reduzir a velocidade para valores RIDICULOS se aposta-se em melhorar os traçados de certas estradas, as condiçoes em que essas mesmas estradas estao, a colocaçao das passadeiras, muitas delas mal colocadas a baira das paragens de autocarros, outras a saida de rotundas, onde muitas vezes temos que ficar imobilizados na rotunda, ensinar as pessoas como se anda na estrada e como se atravessa uma passadeira isso sim seria de louvar, mas nao é sempre a velocidade, ok podem ter razao mas entao nao seria melhor proibir o transito dentro das localidades?ha e os transportes de mercadorias? carrinho de mao
pois é, tenta-se remediar o que esta mal com o que custa menos, dai fazerem-se mais sinais (se calhar temos algum ministro com uma fabrica de sinais)
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Originalmente Colocado por C3_soul Ver PostO problema das zonas de 30 é o exagero.
Concordo se for uma zona de 30 kms/h no máximo de 50 metros.
Mais que isso ninguem vai cumprir e é um absurdo.
Mesmo estradas nacionais que passam dentro de localidades por vezes são 5 ou mais kms a 50, quando a localidade são meia duzia de casa dispersas no campo. Mais uma vez é absurdo, e ninguem cumpre.
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Originalmente Colocado por Magno20 Ver PostNem mais klourty
Actualmente o limite de velocidade na Av Ceuta em Lisboa (aquela que passa por baixo do aqueduto) é de 50 km/h....
Antes, fazia-se aquilo a 80 , 100, 150 km/h.....e reparem...tudo isto numa avenida cheia de casas á beira, com passadeiras e cruzamentos.
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Originalmente Colocado por koluirty Ver Poste crianças atropeladas, com direito a reportagem televisiva ...
Sem falar no facto de que nesse sítio (junto dos semáforos) as pessoas atravessam a via "onde lhes dá na telha" e não nas passadeiras (com semáforo) ...
Mas pronto, metam zonas de 30 e mais radares. Os cofres públicos agradecem. O facto de continuar a morrer gente na estrada não é importante.
"V"
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Originalmente Colocado por fapoc Ver PostTens assim tanta vontade de adormecer ao volante??? 30Km/h por imposição? Tratem-se....
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Originalmente Colocado por koluirty Ver PostTrata-te tu, não é nas Auto-estradas que vão colocar o limite, o limite é para colocar onde é necessário, e os motivos para ser necessário podem ser muitos, desde a presença de crianças, animais, idosos, até á necessidade de regular o trafego por forma a não entupir um cruzamento por exemplo.
Achas necessário meter 1 sinal de 50km/h, onde tens 1 casa de km a km?! Eu ñ acho.... Isso para mim ñ é 1 localidade, mas sim montarecos... O problema ñ está na velocidade em si, mas sim da forma como nos portugueses temos a mania de impor os sinais. Sim nos na maior parte das vezes, ñ sabemos fazer vias, ñ sabemos colocar sinais adequados, ou seja, isto é 1 bandalhice pegada e sem sentido. Aderiu-se a moda das lombas, por tudo e por nada, depois veio a moda das rotundas, e pelos vistos depois vem a dos 30....
Eu na minha zona, tenho lombas, onde ñ fazem sentido, e tenho sitios onde faziam sentido e ñ existem...
Conforme isso é as rotundas... metem rotundas pequenas, onde o pessoal ñ se tem de desviar, sequer, é como se ela lá ñ tivesse em 2 sentidos, logo quem vem do outro lado, tem de parar a mm como se fosse 1 encontramento/cruzamento, pq se ñ levas com o carro a mm... e conforme isso, posso ficar a vida a dar exemplos de coisas feitas em cima do joelho...
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"Quando é que vamos ter cá disto?" No que depender de mim... NUNCA!
Digam o que disserem para mim dentro das localidades 50km/h é um limite adequado, o problema é que muita gente nem sempre cumpre esse limite, contra mim falo pois tento sempre adequar a minha velocidade não a sinais mas sim aquilo que tendo em conta inúmeros factores me parece certo naquele momento. Ou em determinadas ocasiões à possibilidade de estar um carro parado na berma a fazer uma sessão fotográfica para baixar o défice.
No entanto é frequente eu encontrar ruas com limites especiais mais baixo que os habituais 50km/h, principalmente nos centros de grandes cidades onde o elevado numero de passadeiras, cruzamentos, etc assim o impõe.
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Em Portugal escolhe-se o caminho fácil...Como se reduz atropelamentos? Reduz-se a velocidade para 30! Que tal fiscalizar quem não anda a 50? Que tal pintar e iluminar passadeiras? Isso dá muito trabalho...
Cá no Porto só há radares (escondidinhos...) dentro da cidade nas vias largas e sem obstáculos, não é junto a escolas, curiosamente com os radares nas descidas...Quem vai a 50 passa para 60 na descida...É a polícia que temos.
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